XEROMORFIA _2022


XEROMORFIA_

XEROMORFIA =XERO=ZERO H2O/+MORFIA= morfologia

Laura Lidia Rosa
Arq. Urb. Xeropaisagista
abril 2022


PLANTAS XEROMÓRFICAS

>>> Para o futuro das próximas gerações a arq. paisagista Laura Lidia Rosa aposta em plantas xerófitas que independem da água e diminuem o índice CO2 em quaisquer área, seja em área urbana ou rural
XEROMORFIA ou "zero agua" na "morfologia das plantas", vai virar moda no Brasil!

>>>Todos irão pensar em como cuidar dos recursos hídricos das cidades, para isto acontecer, precisamos evidenciar as soluções sustentáveis para cada cidade, acompanhando a escassez de cidades que vivenciam modelos de sucesso em clima semiárido e desértico; 

Figura 1: Emissão de CO2 dados do globo terrestre


AINDA DÁ TEMPO!

>>> Ao longo dos tempos, o planeta Terra sofreu diversas mudanças geológicas, geográficas, oceânicas, bioclimáticas, pela crescente atuação urbanísticas tanto esses aspectos, modificaram o biomas, zonas rurais e as próprias cidades, e o motivo foi o crescimento das populações que o habitam. 

>>> COMO AGIR?

Gif 2: Como iniciar um projeto?

Arquitetos e PAISAGISTAS 
Lancem um projeto de XEROPAISAGISMO em sua comunidade :

  • Procure grupos de pesquisa em Sustentabilidade;
  • Procure órgãos públicos e gestores políticos;
  • Crie Campanhas de PAISAGISMO XERÓFITO SOLIDÁRIO sociedade;
  • Educar a população;
  • Crie cartilhas;
  • Estude os fatores bioclimáticos correlacionados a ondas de calor em áreas densas, como ex: asfalto e concreto;
  • Estude os fatores bioclimáticos correlacionados a ondas de calor em edificações, como ex: loteamentos urbanos, bairros, edifícios comerciais, edifícios residenciais;
  • Contratação de equipe de "georeferenciamento de dados" para mapeamento de rodovias;
  • Contratação de satélite de "georeferenciamento de dados" para mapeamento de ondas de calor;



>>> IDEIAS DE ADOÇÃO DE XEROPAISAGISMO_ OU PAISAGISMO SUSTENTÁVEL E ECOEFICIENTE:
  • Implantação de Telhados verdes;
  • Implantação de Irrigação eficiente;
  • Implantação de Permacultura;
  • Implantação de Agricultura Sintrópica;
  • Implantação de Paisagismo Vertical ou verticalização de vegetação;
  • Implantação de Hortas verticais;
  • Implantação de Agricultura vertical;
  • Implantação de Arquitetura Solar Punk;

PODEMOS CRIAR CAMPANHAS DE PLANTIOS DE ESPÉCIES XERÓFITAS em diversas áreas, por exemplo:


      ZONA              / QUANT. PLANTIO      / TEMPO  DE RESPOSTA
  • ÁREAS RURAIS;            20 %                          2 anos
  • ÁREAS URBANAS;         50%                           2 anos
  • ESTRADAS _BR;            50%                           2 anos
  • ESTRADAS _RS;            50%                           2 anos
  • RODOVIAS;                   50%                           2 anos
  • CICLOVIAS;                  50%                           2 anos
Para distribuição sintrópica aplica-se o mínimo de 50% de cada espécie:
  • 50% mata nativa
  • 50% xerófitas
  • 20% hidrófitas

CURIOSIDADES!!!

ou denúncia!!!
Você sabia que as companhias aéreas desmatam muitas áreas para poder atuar?
gif 3: Essa imagem mostra como o CO2 nasce a partir de atitudes empresariais


"NINGUÉM DESEJA SE INCOMODAR, ENTÃO TODOS SEGUEM SUAS VIDAS!
PORÉM, VOCÊ É ATUANTE EM TUDO QUE ESTÃ ACONTECENDO COM O UNIVERSO". 

Eu Laura Lidia Rosa, te convido a participar de uma cadeia de produção, ajudando na produção de projetos sustentáveis!

Vem comigo escrever...

Figura 2: Áreas de stress da vegetação produzem mais CO2

>>> Tornou-se muito importante mapear espaços geográficos através da tecnologia dos satélites e computadores pelo  geoprocessamento de dados  e ter o conhecimento da área de estresse independente qual for, se faz necessário para a contribuição do desenvolvimento de novas tecnologias para correções, uso correto e principalmente cuidados com o solo. 

Figura 3: Subdivisão da Vegetação nativa do Brasil


>>> Nesse contexto, áreas como biotecnologia e biologia molecular tem suma importância na evolução do conhecimento de mecanismos de tolerância à seca, para adquirir informações preciosas de como superar períodos de deficiência hídrica e as plantas xerófilas, xerófitas. possuem um grandioso papel.


Figura 4: Análise da destruição da Vegetação nativa do Brasil  

>>> Essas modificações hídricas, fizeram com que o reino vegetal se adaptasse ao decorrer dos anos, e consequentemente estabelecer plantas capazes de sobreviver as condições atuais do planeta, muitas plantas de deserto trazem um equilíbrio a flora e diminuem as pragas, porém o processo de plantio, envolvem técnicas de agricultura sintrópica e permacultura.  

Figura 5: Áreas de stress da vegetação que foram corrigidos diminuíram a emissão de CO2

>>>Previsões indicam que com o aumento do efeito estufa, ocorrerá um acréscimo de até 5,8º C na temperatura da Terra, gerando períodos de intensa seca e inundação. 



>>> Existem diversos tipos de estresse que as plantas podem sofrer, um deles é o hídrico, tanto por falta ou excesso de água, compreender como as plantas se adaptam ao déficit hídrico e os mecanismos de adaptação que elas utilizam para superar esses períodos é fundamental para desenvolver tecnologias e melhorar ainda mais a capacidade de superação ao déficit hídrico, para auxiliar nesse processo a arq. urb. xeropaisagista Laura Lidia Rosa investe em plantas xerófitas que são muito resistentes a ausência de água e ajudam no processo de cura do solo. 

Em ecologia, o termo usado para designar espécies vegetais adaptadas a condições áridas (desérticas) e semi-áridas é a xeromorfia (a palavra, de origem grega, significa “forma seca”).

>>> O xeromorfismo também pode ser observado fora dos climas desérticos, ocorrendo em solos com grandes concentrações de sais ou em ambientes em que o acesso a água seja limitado.



Figura 6: Xerofilia

Xerofilia: (do grego clássico: ξηρός; ksērós, "seco") é a designação dada em biologia e ecologia às características adaptativas desenvolvidas pelos organismos para sobreviver em situações de grande aridez, nomeadamente em desertos e em biótopos em que o acesso à água esteja severamente restrito. As plantas e animais adaptadas a condições xéricas dizem-se xerófilos,[carece de fontes] sendo que se classificam como xerófitos as plantas com morfologia especificamente moldadas à aridez, típicas das formações xeromórficas, e como xerócolos os animais que apresentam essas adaptações.


Figura 7: Diferença entre Xerófitas e hidrófitas

Xerófito (do grego ξηρός (ksērós, “seco”), transliterado xe rós, á, ón, + phyto- phytón vegetal, planta) em botânica é nome que se dá aos vegetais que desenvolvem estruturas especiais para sobreviver em meio semiárido e desértico , como o reforço das paredes celulares ( principalmente a parede tangencial externa) e da cutícula , com grande presença de tecidos mecânicos, e outras modificações para resistir às secas, tais como: folhas pequenas e compactadas, densidade maior de estômatos, mais parênquima paliçádico que esponjoso, algumas folhas podem ser suculentas com presença de parênquima aquífero para armazenamento de água, as folhas são coriáceas e espessas e com muitos tricomas. As plantas xerófitas têm sistema vascular muito bem desenvolvido e folhas com capacidade de se enrolar ou são cilíndricas, para evitar a perda de água os estômatos dessas plantas se fecham ao dia e abrem a noite. O habitat dessas plantas são ambientes secos com pouca água disponível.Exemplos de plantas xerófitas: Mandacaru, Cactos, suculentas, etc. No Brasil os xerófitos são mais comuns na Caatinga, Cerrado e Pantanal.



Agricultura Sintrópica:  O que é a agricultura Sintrópica? A Agricultura Sintrópica (ou plantio sintrópico) é um sistema que junta, na mesma área, a produção de hortaliças, frutas, legumes (entre outras culturas) com a finalidade de criar condições ambientais e sustentáveis para a recuperação de áreas degradadas, ajudar no reflorestamento e proteger o meio ambiente. O equilíbrio da natureza faz com que o solo esteja sempre bem nutrido e garante a qualidade do produto final. Além disso, a agricultura sintrópica mantém as estruturas da mata, permitindo o convívio da fauna e da flora sem que seja necessário desmatamento ou expulsão de espécies nativas.


Permacultura: A permacultura que significa “cultura permanente”, é um sistema de planejamento de ambientes humanos sustentáveis que se utiliza de práticas agrícolas e sociais cujo planeamento do seu design é centrado em simular ou utilizar diretamente os padrões e características observados em ecossistemas naturais e foi sistematizada para dar resposta à nova e crescente consciencialização da degradação ambiental global. A própria designação “permanente” foi concebida como a antítese dos modernos sistemas industriais, incluindo sistemas de produção de alimentos que, através da sua alta emergia, por exemplo pela dependência dos combustíveis fósseis e produtos químicos, foram se revelando instáveis, não-resilientes e poluentes (portanto insustentáveis). Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.

O que é o que é permacultura? per·ma·cul·tu·ra ra. 
[ Ecologia ] Sistema, inspirado nos ecossistemas naturais, que visa a construção de comunidades humanas ecológicas ou de sistemas agrícolas estáveis, equilibrados, auto-suficientes e que causem reduzido impacto ambiental.

Os três pilares da PERMACULTURA:
  • Cuidar da Terra: Provisão para que todos os sistemas de vida continuem e se multipliquem. ...
  • Cuidar das Pessoas: Provisão para que as pessoas acessem os recursos necessários para sua existência.
  • Repartir os excedentes: Ecossistemas saudáveis utilizam a saída de cada elemento para nutrir os outros.
Figura 8: Atuação da Permacultura



>>> Terminando estas observações sobre os índices de CO2 lançados na atmosfera vamos mergulhar nas espécies XERÓFITAS / XEROMORFIA/ XERÓFILAS.


PLANTAS XEROMÓRFICAS

>>> A pesquisa recém está começando, então iremos te apresentar as plantas xerófitas e sua influência na melhoria da qualidade de vida do solo em áreas rurais e urbanas;
Figura 9: As plantas xeromórficas

>>> As plantas xeromórficas possuem características típicas que permitem diferencia-las de outros grupos vegetais:

  • Suas folhas são reduzidas em tamanho, modificadas em outras estruturas (como espinhos) ou estão completamente ausentes, o que reduz a superfície foliar exposta a radiação solar e diminui a transpiração e a perda de água;
  • Em alguns casos, durante períodos de extrema seca, as plantas xeromórficas podem permanecer dormentes interrompendo o crescimento das partes aéreas (caules e folhas) e alocando seus recursos para o aumento da raiz;
  • Seus estômatos, comumente pequenos, são adaptados para abrir e fechar rapidamente, muitas vezes somente no período noturno, e podem estar confinados em cavidades crípticas nas folhas;
  • Possuem tecidos especializados no armazenamento de água (os parênquimas aquíferos), o que lhes confere um aspecto “carnudo” ou “suculento” e lhes permite armazenar grandes volumes de água;
  • Podem apresentar sobre a grossa epiderme resinas e ceras impermeabilizantes com a função de retenção de água;
  • Algumas espécies possuem pelos cobrindo a epiderme, o que reduz o fluxo de ar e diminui a ação do vento, reduzindo a taxa de evaporação;
  • Diferente de outras plantas, seus caules muitas vezes são clorofilados, aumentando sua área fotossinteticamente ativa;
  • Em geral possuem raízes bem desenvolvidas, ampliando sua eficiência de captação de água do solo.

figura 10: DIAGRAMA de espécies xerófitas 


>>> As plantas xeromórficas ocorrem nos desertos, tanto nos quentes (como no Saara) quanto nos frios (como na Patagônia), nas savanas, cerrado, caatinga, pantanal, alpes e até mesmo em ambientes de grande umidade tais como as florestas tropicais.

Deste modo, sua distribuição geográfica é global, ocorrendo inclusive nos ambientes ártico e antártico. Dentre os exemplos mais comuns dessas plantas podemos citar os cactos (família Cactaceae) e as bromélias (família Bromeliaceae).


Contudo, a xeromorfia surgiu independentemente em muitas famílias vegetais, ocorrendo também entre as Fabaceae, Asparagaceae, Crassulaceae e outras.


XERÓFITAS E A REDUÇÃO DO CO2

>>> Algumas das plantas xeromórficas, especialmente aquelas que vivem em regiões muito quentes e secas, possuem um metabolismo diferente do C3 e C4, que são os predominantes no reino vegetal.

>>> Esse metabolismo especial é denominado CAM (ou Metabolismo Ácido das Crassuláceas) e sua característica principal é a inversão dos horários do dia em que a planta realiza a captação de CO2.

>>> Este gás é normalmente captado pelas plantas durante o dia, sendo utilizado para a síntese de açúcares através da energia luminosa absorvida do sol.

>>> Nos vegetais CAM, o CO2 é absorvido no período noturno, sendo retido no interior da célula na forma de ácido málico.

Isto porque a abertura dos estômatos ocorre à noite, quando a temperatura é mais amena e não haverá grande perda de água por transpiração.

>>> De dia, o ácido málico é convertido em malato e transportado para os cloroplastos, onde o ciclo de Calvin utilizará esta molécula para produzir os açúcares que nutrirão todos os tecidos vegetais.





>>>Quais são as plantas xerófilas?
figura 11: Cerrado com espécies xerófitas 
>>> As plantas xerófitas são aquelas que vivem em locais com pouca água e clima quente.

Xerófitas são plantas adaptadas para viverem em regiões de climas semiárido e desértico (árido).

>>> Os Cactos, Agave e as Suculentas são as plantas xerófitas mais conhecidas, demais são, Aloe vera, espécies de capim, bromélias, etc...

figura 12: vários tipos de espécies xerófitas 

Porém, existem diversas espécies, que não são cactos, que pertencem às xerófitas.


>>>O que é a vegetação xerófila?
xerófilas: aparecem em regiões de clima seco. Nesse caso, os vegetais se adaptam à falta de chuva, substituindo as folhas por espinhos, perdendo a folhagem ou cobrindo-a com uma cera que pode impermeabilizar a folha, evitando a evaporação (cactos e outros vegetais da caatinga brasileira).

figura 13: cactos espécies xerófitas 

>>> O que são plantas xerófilas da caatinga?


>>> As plantas xerófilas, tais como:
  • Palma,
  • Maniçoba,
  • Jureminha,
  • Lã de Seda,
  • Feijão Bravo já são consideradas como forrageiras de grande potencial para a pecuária.
  • >>> Da mesma forma, plantas como:

    • Umbuzeiro,
    • Licurizeiro,
    • Murici,
    • Quixabeira, também, tem grande potencial de utilização na alimentação humana e na agroindústria.

    gif: paisagem de espécies xerófitas 


figura 14: espécies xerófitas 

>>>Quais as características das plantas xerófitas?

Possui raízes largas para que possam retirar água do solo, talos grossos e folhas reduzidas a espinhos (normalmente). Os cactos do deserto são exemplos de xerófilas, pois são plantas adaptadas a um clima extremamente seco e quente. Por possuir raízes longas, são capazes de absorver água do solo, armazenando-a.

figura 15: raízes de espécies xerófitas 

Figura 15: Alguns exemplos de formas que permitem às plantas sobreviverem à seca. 

a) Árvores de folha caduca que armazenam água nos troncos; 
b) suculentas que armazenam água no caule; 
c) suculentas que armazenam água nas folhas; 
d) árvores e arbustos de folha persistente e raiz principal profunda; 
e) arbustos de folha caduca frequentemente espinhosos; 
f) arbustos de caules clorofilinos; 
g) tufos de ervas com gemas de renovo protegidas pelas baínhas das folhas e sistema radicular extenso; 
h) plantas de hábito em roseta; 
i)geófitas com raízes de armazenamento; 
j) geófitas com bolbos ou tubérculos; 
k) pluvioterófitas (plantas anuais); 
l) plantas tolerantes à dessecação do tipo poiquilohídricas. Retirado de Larcher (1995),



Referências:

  • Crawford, R.M.M. and Balfour, J., 1983. Female predominant sex ratios and physiological differentiation in arctic willows. The Journal of Ecology, pp.149-160.
  • Lyshede, O.B., 1979. Xeromorphic features of three stem assimilants in relation to their ecology. Botanical Journal of the Linnean Society, 78(2), pp.85-98.
  • Rotondi, A., Rossi, F., Asunis, C. and Cesaraccio, C., 2003. Leaf xeromorphic adaptations of some plants of a coastal Mediterranean macchia ecosystem. Journal of Mediterranean Ecology, 4, pp.25-36.


Sites pesquisados:

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Permacultura
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Vegeta%C3%A7%C3%A3o_de_Santa_Catarina
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Vegeta%C3%A7%C3%A3o_de_Santa_Catarina





GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO


>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.

Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> ttps://www.behance.net/lauraldarosa
https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagista #xeriscaping

Desenvolvimento sustentável;
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel

Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana

Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio

Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility

Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra

Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura




Comentários

TOP CONTÉUDO