O que é ESG

ESG_
Environmental, Social and Governance

ESPECIALISTA LAURA LIDIA ROSA
ARQ URBANISTA XEROPAISAGISTA
JUNHO 2022







Estamos sempre pesquisando e estudando novos termos e agora a sigla ESG resume a Sustentabilidade A governança ambiental, social e corporativa.


Mergulhamos no universo ( ESG ) é uma abordagem para avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais que vão além do papel de uma corporação para maximizar os lucros em nome dos acionistas da corporação. Normalmente, os objetivos sociais defendidos dentro de uma perspectiva ESG incluem trabalhar para atingir um determinado conjunto de objetivos ambientais, bem como um conjunto de objetivos relacionados ao apoio a certos movimentos sociais e um terceiro conjunto de objetivos relacionados ao fato de a corporação é governado de forma consistente com os objetivos do movimento de diversidade, equidade e inclusão.


Tem havido incerteza e debate sobre como chamar a inclusão de fatores intangíveis relacionados à sustentabilidade e ao impacto ético dos investimentos.


Os nomes variam desde o uso inicial de palavras da moda, como "verde" e "eco", até a ampla gama de descrições possíveis para os tipos de análise de investimento - "investimento responsável", "investimento socialmente responsável" (SRI), "investimento ético ", "extra-financeiro", "investimento de longo horizonte" (LHI), "negócios aprimorados", "saúde corporativa", "não tradicional" e outros. Mas a predominância do termo ESG agora se tornou amplamente aceita.


O que é ESG e quais os benefícios para a empresa?
A incorporação de práticas de sustentabilidade ambiental, inclusão social e de governança no ambiente corporativo — ESG (Environmental, Social and Governance), são necessárias para que negócios sejam bem sucedidos em tempos de mudanças ágeis e complexas. Entenda o que é ESG e os benefícios para as empresas.


O que quer dizer governança?
A GOVERNANÇA COMO DIREÇÃO
A raiz da palavra governança vem de uma vocá- bulo grego que significa direção1. Assim, logicamente, o significado fundamental da governança é dirigir a economia e a sociedade visando objetivos coletivos.

O que significa boa governança?

A "boa governança" implica que os mecanismos funcionam de maneira a permitir que os executivos (os "agentes") respeitem os direitos e interesses das partes interessadas (os "principais"), em um espírito de democracia.


Para promover a cultura da inovação, as empresas devem ir além da adoção de soluções tecnológicas disruptivas e implementar ideias e práticas inovadoras que impactam positivamente a sociedade no novo normal.


Empresas que se comprometem em minimizar o impacto ambiental, ter responsabilidade social e adotar boas práticas de governança corporativa se destacam, atraindo atenção de investidores. Um estudo realizado pela consultoria URBAN ETC, revelou que as empresas que promovem boas práticas ambientais, sociais e de governança obtêm maior lucratividade e geram melhores resultados, agregando valor de mercado a longo prazo.


Já o relatório elaborado pela Itaú Asset concluiu que as empresas preocupadas com questões ESG são mais resilientes e mais valorizadas na Bolsa de Valores. Os dados comprovam que o ESG é uma tendência cada vez mais forte nas organizações. Se antes, o emprego dessas práticas ficava limitado ao discurso, a partir de agora, as empresas devem integrar os princípios do ESG na prática.


O ESG certifica as organizações reconhecidas pela adoção de práticas ambientais, sociais e de governança. Recentemente, o CFA Institute, associação global de profissionais de investimento, anunciou que comercializará no Brasil e em centros financeiros de todo o mundo o Certificado em ESG Investing, criado pela CFA Society do Reino Unido. Até então, oferecido apenas no Reino Unido.




O Certificado em Investimentos ESG, desenvolvido pela CFA Society do Reino Unido, é reconhecido pelos Princípios das Nações Unidas para o Investimento Responsável (UN PRI). A iniciativa demonstra como o ESG tem sido valorizado por investidores. Estima-se que pelo menos 30 trilhões de dólares em ativos estão hoje sob gestão de fundos que apenas aplicam seus recursos em negócios e empresas com práticas sustentáveis, chamados de investimentos responsáveis.


Afinal, o que é ESG?


A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) abrange os princípios que tornam um negócio sustentável em termos ambientais, sociais e de governança. O ESG representa o índice de sustentabilidade e impacto social de uma organização. Adotar práticas sustentáveis se tornou extremamente relevante e o ESG das empresas passou a ser acessível para investidores consultarem esses dados por meio de relatórios empresariais.


Empresas pautadas pelo social, ambiental e governança incorporam uma cultura empresarial em que a sustentabilidade norteia a tomada de decisão. Entre as principais características dessas organizações estão as boas práticas de gestão que tornam a operação mais sustentável em diversos aspectos, incluindo o econômico e na gestão de riscos.



PERGUNTAS FREQUENTES!

>>> Quais são os princípios ESG?
A sigla quer dizer Environmental, Social and Governance, ou seja, na tradução para o português “boas práticas ambientais, sociais e de governança”. Esses são os princípios ESG que devem nortear as ações empresariais com o fim de promover um impacto social significativo

>>> Quais são os indicadores ESG?
A seguir, confira quais são os pilares dos indicadores ESG.
Environmental(Ambiental)
  • utilização de recursos naturais como água e energia elétrica;
  • escolha dos equipamentos para o funcionamento do negócio;
  • poluição do ar e da água;
  • geração e descarte de resíduos;
  • desmatamento;
  • biodiversidade;
  • emissão de carbono.
>>> Porque ser uma empresa ESG?
Empresas com boas práticas de ESG correm menos riscos de enfrentarem problemas jurídicos, trabalhistas, fraudes e sofrer ações por impactos ao meio ambiente. Além disso, em pesquisa recente, a Bloomberg estima que a agenda ESG deve atrair US$53 trilhões em investimentos em 2025.

>>> Como uma empresa demonstra estar comprometida com o ESG?
Os dados sobre as metas de ODS podem estar nos relatórios internos da empresa e também nos relatórios para investidores, reforçando a evolução da empresa com o ESG. A transparência nesse repasse de resultados demonstra o comprometimento da empresa com todas as partes interessadas e valoriza sua imagem no mercado.

>>> Como medir ESG de uma empresa?
O método mais conhecido e utilizado para relatórios de sustentabilidade é o GRI Standards, da Global Reporting Initiative. Desde 2018, as normas GRI também compilam dados para a divulgação pública de informações ESG e seus impactos econômicos, ambientais e sociais

>>> Como é calculado o Índice ESG?

Rating ESG
Como é calculado: para se chegar à classificação é preciso analisar em primeiro lugar a área de negócio da empresa para entender quais são os fatores mais relevantes em sua atividade. ...
Quem calcula: A MSCI e Sustainalytics são as principais agências classificadoras.


>>> Como aplicar o ESG na empresa?

Para desenvolver uma mentalidade ESG na sua scale-up e colocá-la em prática, é fundamental seguir os cinco passos abaixo:
Comprometimento e apoio da alta direção.
Instância responsável por garantir as práticas de ESG.
Análise de perfil e riscos.
Estruturação das regras e instrumentos.
Estratégias de monitoramento contínuo.

>>> Como saber se uma empresa tem ESG?
Algumas outras métricas avaliadas para saber se a empresa é comprometida com o SOCIAL da sigla ESG podem ser: melhores condições no ambiente de trabalho, garantir a segurança de dados de clientes e funcionários, garantir um relacionamento saudável e um impacto positivo na comunidade onde atua.


>>> Qual a importância da governança corporativa e ESG para as empresas e sociedade?
De forma simples, o ESG traz critérios que auxiliam investidores e gestores de fundos de investimentos na escolha de ativos, que vão muito além da rentabilidade.


>>> Como o ESG pode ser incorporado nas estratégias de uma organização?
A sigla está incorporada em estratégias de mitigação de risco, conformidade (atitudes, crenças e comportamentos) e investimento. As empresas que usam os padrões ESG são mais conscientes, possuem riscos calculados e maior probabilidade de sucesso no longo prazo.


>>> Quem dá o selo ESG?
O selo dado às empresas que cuidam do meio ambiente, da governança corporativa e que têm responsabilidade social se tornou cobiçado. E criou progressos notáveis. Mas o método para concedê-lo ainda é falho.


>>> O que é gestão de ESG?
Envolve ações sobre problemas como mudanças climáticas, pegada ambiental, uso de recursos e poluição, com medidas para redução da emissão de gases, eliminação de desperdícios, busca da eficiência energética, reciclagem e tratamento de resíduo


>>> Qual a importância para as empresas do ESG na modernidade?
O ESG sintetiza critérios de conduta das organizações, em áreas cada vez mais importantes para a sociedade: ambiental, social e de governança. Se antes esse tema ficava restrito a uma pequena parte de pessoas, hoje, empresas de grande capital estão considerando esses fatores antes de fazer investimentos.


>>> Como fazer selo verde?
Para conseguir um selo verde, a empresa deve obter um laudo técnico de instituições de pesquisas cadastradas, garantir os percentuais mínimos de 82% para papelão, 54% para plástico, 89% para papel e 80% de matéria-prima com recursos sólidos provenientes da construção civil






Princípios ESG

Atuar em uma economia sustentável requer uma nova governança corporativa que integre as práticas de ESG. As práticas de negócios baseadas em ESG estão relacionadas aos aspectos ambientais, sociais e empresariais.




Práticas ambientais

No âmbito ambiental, as práticas de ESG visam minimizar os impactos ambientais da cadeia de negócios, determinando parâmetros para emissões de carbono, gestão dos resíduos e rejeitos, uso eficiente de recursos naturais, entre outras questões ambientais importantes para a sustentabilidade do planeta. Diante da iminente possibilidade da escassez de recursos naturais e ameaças climáticas, a sustentabilidade ganha cada vez mais o status de vantagem competitiva nas organizações.


Práticas sociais


As questões relacionadas ao capital humano das organizações ganham relevância, impulsionando a inclusão social e a diversidade de gênero nas organizações, assim como os investimentos em um ambiente de trabalho saudável que impacta diretamente na produtividade e em melhores resultados.


Práticas de governança


As boas práticas de governança abrangem mecanismos de transparência que contribuem positivamente na reputação corporativa e proporcionam vantagem competitiva ao negócio no mercado.


Benefícios das estratégias de ESG nas empresas


As estratégias de ESG nas empresas contribuem para uma imagem positiva perante a consumidores e investidores e, consequentemente, nos resultados financeiros das organizações. Por esse motivo, implementar políticas e práticas sustentáveis passou a ser uma regra de mercado.


O impacto do ESG no ambiente empresarial é extremamente relevante do ponto de vista econômico, gerando benefícios tangíveis e intangíveis aos negócios.


  • Melhora desempenho financeiro;
  • Aumenta a confiança do investidor;
  • Garante a fidelidade do consumidor;
  • Fortalece imagem positiva da empresa;
  • Amplia retenção e satisfação de talentos;
  • Reduz custos e desperdícios;
  • Assegura transparência;
  • Mitiga riscos.


A incorporação do ESG à estratégia das empresas está mudando profundamente o mundo empresarial e financeiro.




Sua empresa está preparada para atuar em uma economia sustentável?





GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO


>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.

Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> ttps://www.behance.net/lauraldarosa
https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagista #xeriscaping

Desenvolvimento sustentável;
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel

Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana

Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio

Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility

Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra

Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura




Comentários

TOP CONTÉUDO