DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA

DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA
LAURA LIDIA ROSA
ESPECIALISTA EM PLANEJAMENTO DE CIDADES



_Nós do Escritório de Projetos Coletivos  URBAN etc... compreendemos que o caos na infraestrutura e planejamento de cidades, irá modificar o pensamento de mobilidade urbana e tornar ela cada vez mais inteligente e inclusiva, com práticas projetuais ergonômicas e técnicas de Desenho Universal. 

"O que é mobilidade urbana?
Mobilidade urbana pode ser entendida como a maneira das pessoas transitarem nos espaços urbanos, seja de maneira individual (a pé, bicicletas, motocicletas e/ou carros), seja de maneira coletiva (ônibus, metrô, trem, etc.)."



"Desafios da mobilidade urbana no Brasil
Os grandes desafios da mobilidade urbana brasileira passam pelo trânsito das grandes e médias cidades. Com o aumento da renda média dos brasileiros, aumento dos veículos nas ruas e preferência por transportes individuais, o ir e vir nas cidades está cada vez mais caótico.

Além do trânsito, há o inchaço populacional e a expansão das cidades, com áreas cada vez mais periféricas, que são desatendidas pelo poder público em relação às políticas de mobilidade. Com o aumento dessas áreas, as pessoas precisam se deslocar por distâncias maiores, o que demanda mais veículos nas ruas. Isso traz, com mais frequência, engarrafamentos e um trânsito lento na hora do rush."

Se faz necessário conhecer cada individuo identificar classes sociais, compreender cada "PERSONA" de um "Ecossistema", acompanhar as problemáticas, ter um cadastro regional de padrões corpóreos humanos, envolver dados de IBGE, rede de cadastro na saúde, como exemplo ter dados cadastrais de: idosos, pcd, pessoas com obesidade, anões, mães com carrinho de bebê, população que tem carro,  população carente, estudantes que dependem de mobilidade e transporte público.
É muito importante fazer um RAIO-X e diagnósticos anuais, compreender a cidade, o bairro e fatores de mobilidade desse grupo de pessoas, pertencente a cada região do país, através de inteligência artificial.  
Assim, a divisão administrativa do Brasil divide o nosso país em 26 estados e 1 Distrito Federal. Distribuídos por esses estados, encontram-se 5.570 municípios, número que pode aumentar nos próximos anos, pois vilas e distritos podem conseguir sua emancipação e também se transformarem em municípios.

"A mobilidade urbana é um grande desafio para a sociedade atual, precisamos elaborar estratégias em comunhão com as cidades."

O Brasil trata-se de uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos. 
Para administrar o país, existe uma divisão em governos: federal, estadual e municipal. Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil.
Aqui serão criadas estratégias de controle para organizar a gestão de mobilidade urbana.

Instituições, acadêmicos e profissionais reconhecem a necessidade de atender às necessidades diárias de mobilidade usando uma abordagem multidisciplinar, inovadora, centrada no usuário, sustentável e inclusiva . 

Neste contexto, a criação de projetos de infraestrutura urbana, podem contribuir para este desafio social não só do ponto de vista social, mas também na procura de soluções específicas ligadas ao desenvolvimento tecnológico e sua posterior validação. 


"Causas dos problemas da mobilidade urbana no Brasil
Por se tratar do direito de ir e vir das pessoas, a mobilidade urbana está diretamente ligada ao processo de urbanização das cidades. Esse processo teve sua acentuação com a chegada das grandes indústrias no Brasil, em meados da década de 1930.

Tais indústrias se concentraram em poucas áreas, principalmente na Região Sudeste. A industrialização acelerou a migração campo-cidade, conhecida como êxodo rural, em que as pessoas partiam das áreas rurais em busca de empregos e possíveis melhorias de vida.

Essa migração acelerada, entretanto, não acompanhou a geração de empregos, o que trouxe grande competitividade em várias áreas: moradia, trabalho, alimentação, lazer e, principalmente, o uso dos espaços públicos. Com isso, a mobilidade urbana, ao longo dos anos, ganhou evidência, gerando graves problemas urbanos."

"O número cada vez maior de veículos individuais nas ruas se deve a vários fatores, como:

  • aumento da renda média do brasileiro nos últimos anos;
  • péssima qualidade dos transportes coletivos;
  • créditos facilitados ao consumidor;
  • política histórica de priorizar rodovias;
  • impostos reduzidos sobre produtos industrializados (carros e motocicletas entram nessa lista); entre outros"
Problemas da mobilidade urbana

Limitação do fluxo; Aumento do índice de acidentes, tendo como consequência mutilações graves ou mortes; Pequena oferta de alternativa de mobilidade para atender o excesso de passageiros que dependem de transportes públicos; Poluição do ambiente.



"Soluções para a mobilidade urbana no Brasil
Vários geógrafos e urbanistas que se dedicam ao estudo da mobilidade urbana procuram soluções para melhorar o trânsito nas cidades e, consequentemente, a mobilidade urbana nos espaços públicos. Dentre algumas soluções, podemos citar:

  • ampliar áreas atendidas pelos transportes públicos coletivos (ônibus, metrô e trem);
  • diversificar o uso dos meios de transportes (carros, bicicletas, ônibus, motocicletas);
  • flexibilidade no horário das atividades urbanas: comércio em uma hora, atividades escolares em outra, para distribuir a mobilidade ao longo do dia;
  • incentivo a caronas coletivas para pessoas que vão para a mesma direção;
  • integração entre os transportes públicos (ônibus integrado com metrô, por exemplo)."

>>> A viabilidade e conveniência estratégica de qualquer comunidade  depende dos seguintes aspectos:


● Baseado em projetos reais :

É muito importante focar no desenvolvimento de projetos reais, através do desenvolvimento tecnológico e da criação de soluções baseadas em engenharia e arquitetura. Alguns exemplos de projetos reais são os seguintes: 
  • desenvolvimento de aplicações de mobilidade como serviço; 
  • projeto de projeto de acessibilidade universal para estações de transporte público; 
  • desenho de ferramentas para integração de plataformas de dados de mobilidade; 
  • desenho de políticas que melhorem a integração das estações multimodais ao nível urbano; 
  • desenho de políticas para espaços abertos habitáveis ​​e saudáveis ​​nas cidades.


● Baseado na cocriação de soluções : 

os métodos seguidos pelo qual baseiam-se na promoção de atividades onde docentes , alunos, empresas, instituições e stakeholders interagem entre si . Isso ativará processos de aprendizagem entre os participantes orientados para a resolução de desafios sociais reais. Para implementar esta abordagem metodológica, serão abrangidas atividades específicas, como séries de seminários focados em projetos reais de mobilidade; oficinas de cocriação envolvendo estudos de casos múltiplos vinculados a instituições; a implementação de hackathons para desafios específicos; escolas de verão .

Com base nas sinergias com as atividades de ensino existentes: 
As atividades promovidas estarão altamente conectadas às ofertas de PROJETOS DE MOBILIDIADE URBANA existentes nas cidades. Para elaborar esta comunidade, a equipe fez contatos e arranjos específicos com instituições dentro do distrito, que possuem programas de ensino focados em mobilidade urbana . Além disso, o corpo docente envolvido nesta proposta é responsável por uma ampla gama de cursos voltados à mobilidade urbana.

Com base em colaborações externas com instituições e partes interessadas : 
a criação não será apenas orientada para estabelecer ligações com outras instituições , mas também instituições externas e partes interessadas. Para que isso seja possível, a equipe já entrou em contato com diferentes instituições e stakeholders com interesse na mobilidade, como Consorcio de Transportes. Além disso, sabe-se que o restante das instituições abordadas por esta equipe também possui uma extensa rede de instituições externas e stakeholders interessados ​​nesta comunidade.




"Mobilidade urbana sustentável no Brasil
A mobilidade urbana, para ser sustentável, deve passar por um rigoroso planejamento urbano. O incentivo ao uso de ciclovias, transportes coletivos, caronas coletivas, rodízios de carros e até mesmo pedágios urbanos poderia melhorar a locomoção e diminuir os impactos ambientais causados pelo excesso de veículos nas ruas, um dos principais entraves a uma boa mobilidade.

O uso de bicicletas e possíveis carros elétricos auxiliaria também numa mobilidade sustentável, pois evitaria, nessas modalidades, a emissão de poluentes nos ares urbanos. Ademais, a criação de parques urbanos para o descanso populacional e realização de atividades físicas faria com que as pessoas priorizassem andar a pé nas curtas distâncias em vez de tirar o carro da garagem. Além de se exercitar, essas pessoas contribuíram para a temática ambiental, deixando a cidade mais limpa e menos barulhenta."

"Legislação da mobilidade urbana no Brasil
A legislação brasileira garante uma política pública teoricamente eficiente quando o assunto é mobilidade urbana. Dentre as leis que auxiliam na melhoria da mobilidade nas cidades, temos:
o Estatuto das Cidades;
  • a Lei 12.587/12 (que rege as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana);
  • a Lei 13.089/15 (conhecida como Estatuto da Metrópole);
  • a recente Lei 13.683/18, que trouxe pequenas alterações nas duas leis anteriores.
  • Essas leis obrigam os municípios a terem um Plano de Mobilidade Urbana que atenda a uma série de requisitos, como ciclovias e ciclofaixas, sustentabilidade no transporte público, proteção de áreas ambientais, entre outros."
"Essas soluções poderiam amenizar os problemas de mobilidade desde que houvesse uma parceria entre a sociedade e poder público, com campanhas de conscientização ambiental e de uso consciente dos espaços públicos. Afinal, a cidade é de todos, e todos têm o direito e dever de cuidar dela."

GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO


>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.

Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> ttps://www.behance.net/lauraldarosa
https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagista #xeriscaping

Desenvolvimento sustentável;
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel

Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana

Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio

Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility

Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra

Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura




Comentários

TOP CONTÉUDO