IRRIGAÇÃO XEROPAISAGISMO



IRRIGAÇÃO XEROPAISAGISMO
Arq. urb. Xeropaisagista
Laura Lidia Rosa Agosto 2022



Irrigação por gotejamento é alternativa ecoeficiente na paisagem xeriscape

A tecnologia de irrigação por gotejamento é de origem israelense e foi desenvolvida por conta da escassez de água, com um clima árido e baixa incidência de chuvas, a agricultura em Israel precisou recorrer à tecnologia o que transformou o país em referência na agricultura de precisão.

Qual o sistema de irrigação mais eficiente?
De acordo com o artigo da revista SFarm, o pesquisador da Embrapa analisou os sistemas de irrigação conforme sua eficiência da seguinte maneira: os sistemas de pivô central podem atingir uma eficiência de 85%, quando bem mantidos, os sistemas de aspersão convencional apresentam uma eficiência média de 75%, enquanto que nos sistemas de gotejamento a eficiência pode chegar a 95%.
Irrigação por gotejamento ECO EFICIENTE



IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO_ ECONOMIZE RECURSOS HÍDRICOS: 
A água é a chave para a vida na Terra, mas menos de três por cento dela está disponível para os humanos, então faça valer cada gota. A irrigação eficiente é importante porque mais de 50% da água residencial é usada para paisagismo. Além disso, a maioria das doenças e mortes de plantas são causadas por excesso de rega.

INICIAR O PROJETO E ESTUDO DO LOTEAMENTO
LEVANTAMENTO DE DADOS DO SOLO

figura: Loteamento e mapeamento de áreas



O que é a técnica do gotejamento Qual a vantagem desse sistema?

Gotejamento: O sistema de irrigação que reduz gastos e dobra a produtividade. A irrigação por gotejamento reduz gastos, custos de produção e pode dobrar a produtividade das lavouras, tendo como principal vantagem a economia de água



CROQUI DE SISTEMA DE REGA POR GOTEJAMENTO:
figura: Croqui

TIPO DE IRRIGAÇÃO:


O uso de água pode ser reduzido em pelo menos 30% com alguns passos simples. 
  • Certifique-se de que a água cai apenas em áreas ajardinadas, regue no fresco da manhã ou da noite para reduzir a evaporação e evite regar durante tempestades ou vento. 
  • Ajuste os bicos ou a pressão da água para produzir gotas de água em vez de uma névoa nebulosa. 
  • Altere os tempos de rega pelo menos uma vez por mês para atender às necessidades de água da paisagem. 
  • Agrupe plantas com necessidades de água semelhantes. 
  • A chuva também pode ser direcionada de calhas e bicas para uma paisagem.

MODELO DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

  • Uma forma de conservar a água é reduzir a área de uma paisagem que é irrigada. Outra maneira de reduzir a quantidade de água usada é mudar a forma como um gramado e um jardim são regados. 
  • Regue as paisagens manualmente com mangueiras e aspersores, ou com métodos mais sofisticados, como irrigação por gotejamento ou sistemas subterrâneos que usam tubos e bicos enterrados.


CROQUI DO PROJETO DE ASPERSÃO

CROQUI DO PROJETO DE XEROPAISAGISMO
MODELO DE IMPLANTAÇÃO:

MODELO DE COMO IRÁ FUNCIONAR A REGA POR GOTEJAMENTO:



PROJETO 3D DE XEROPAISAGISMO
MODELO DE IMPLANTAÇÃO:






MODELO DE IMPLANTAÇÃO IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO:













IRRIGAÇÃO XERISCAPING

Compare as opções de irrigação para paisagens xéricas.


Em paisagens com plantios bem espaçados como este, a irrigação por gotejamento de fonte pontual é a solução mais eficiente.


Paisagens com plantio completo de flores são ótimas candidatas para irrigação por gotejamento dispostas em uma grade.1 e 2


Você pode se perguntar se é necessário instalar um sistema de irrigação para um xeriscape de baixo uso de água. 

É uma pergunta razoável! No entanto, paisagistas profissionais concordam que a instalação de um sistema de irrigação por gotejamento é uma obrigação em 90% das paisagens. Um xeriscape bem-sucedido depende de rega regular e completa durante os dois primeiros verões para treinar as raízes a crescerem profundamente na terra fria. 
A rega inconsistente pode prejudicar esse crescimento e deixar as plantas dependentes de você nos próximos anos. Continue lendo para saber mais sobre as diferentes opções de irrigação usadas no xeriscaping.

Tipos de irrigação

Rega à mão pode ser uma opção eficaz para aposentados ou para quem trabalha em casa, mas deve ser usado apenas em uma paisagem com plantas excepcionalmente tolerantes à seca.

Sistemas de sprinklers são um estilo de irrigação de desperdício em um xeriscape, onde a grande quantidade de água quase sempre resulta em escoamento.

Irrigação por gotejamento de fonte pontual é o método tradicional de uso de gotejamento, onde cada planta individual recebe um ou dois emissores diretamente na base.

Irrigação por gotejamento em uma grade é um método mais recente de uso de gotejamento que fornece cobertura total do solo em todo o canteiro de plantio.

Classificando o solo com cuidado incentiva a chuva de inverno a fluir para um ponto baixo na paisagem onde plantas cuidadosamente escolhidas podem usá-lo.

>>> Cada um desses métodos tem vantagens e desvantagens, e a melhor escolha para o seu projeto depende de uma variedade de fatores, incluindo as plantas específicas da paisagem, tipo de solo, clima e sua programação.

Rega à mão
Se você conversou com seu paisagista claramente sobre seu desejo não apenas por uma paisagem com pouca água, mas por uma paisagem sem água, você pode ser uma das poucas pessoas que podem se safar com a rega manual. Embora sua paisagem ainda precise de rega profunda e regular durante os dois primeiros verões para se estabelecer, depois desse ponto você poderá regar apenas uma vez por mês. 

Ao regar à mão, procure regar o solo em vez da folhagem, use uma válvula de fechamento fácil na extremidade da mangueira para controlar o fluxo, tente regar logo pela manhã para que as plantas possam se beneficiar o dia todo e lembre-se de que , regas esporádicas são melhores do que borrifos rasos e frequentes.

Sistemas de sprinklers 
Se você tem um pequeno pedaço de gramado, pode acabar precisando de um sistema de irrigação para regar apenas essa seção. No entanto, a maioria das plantas xéricas se ressente de ter sua folhagem regada por um aspersor suspenso. Além disso, um sistema de aspersão libera uma grande quantidade de água em um curto período de tempo. 
Isso pode resultar em desperdício e escoamento quando o solo não pode absorver uma grande quantidade de água em um curto período de tempo. 
É por isso que o gotejamento lento e constante de um sistema de irrigação por gotejamento é uma escolha muito superior para xeriscaping. 
Mesmo se você tiver gramado, considere usar a Net afim ou outra marca de irrigação por gotejamento disposta em uma grade embaixo do gramado. Usar irrigação por gotejamento para regar um gramado é uma técnica relativamente nova, mas uma maneira altamente eficaz de reduzir o uso de água.

Irrigação por gotejamento em um temporizador automatizado. Esta é de longe a melhor maneira de regar o seu novo xeriscape, porque fornece a quantidade certa de água exatamente nos momentos certos. Um sistema de gotejamento é composto por uma série de tubos flexíveis que percorrem a superfície do solo. Os emissores são colocados em intervalos periódicos que driblam um fluxo lento de água por um longo período de tempo, como uma hora. A tubulação e os emissores são colocados em cima do solo, mas são cobertos com uma espessa camada de cobertura morta, que esconde a tubulação, retém a umidade e reduz as ervas daninhas.

Quase todo tipo de sistema de coleta de água da chuva, barril ou tanque pode ser conectado a um sistema de irrigação por gotejamento para que a água da chuva coletada seja usada primeiro, antes de depender do abastecimento de água da cidade. Há também sensores de chuva que podem ser usados ​​com seu temporizador automatizado para ajustar a quantidade de água fornecida com base na umidade do ar. Esta é uma ótima opção se você viaja muito e pode não estar em casa para ajustar o sistema sozinho.

>>> Existem duas maneiras comuns de estabelecer um sistema de gotejamento:

A irrigação por gotejamento de fonte pontual é o método tradicional em que cada planta individual tem seu próprio emissor (ou dois) que é definido na base da planta. Isso é ideal em paisagens onde as plantas estão espaçadas, porque você só rega as áreas que precisam. 
No entanto, esse tipo de irrigação precisa ser atualizado periodicamente para levar em conta o fato de que, à medida que as plantas crescem, seus sistemas radiculares não estão mais localizados na base do tronco.

Irrigação por gotejamento 
em uma grade é um novo estilo de irrigação que está ganhando popularidade. Com este método, é usado um tubo especial que contém emissores em linha espaçados a cada 12 polegadas e é configurado em um padrão de grade para que cada metro quadrado de seu canteiro seja regado. 
A vantagem é que você não precisará atualizar seu sistema de irrigação à medida que as plantas crescem, porque você já tem uma cobertura uniforme. Além disso, se você quiser adicionar plantas mais tarde, não precisará se preocupar em adicionar emissores extras. 
No entanto, essa configuração é melhor em paisagens onde a cobertura total do solo é desejada, pois não faz sentido regar toda a superfície do solo se suas plantas estiverem espaçadas de 6 pés. 
A irrigação por gotejamento em uma grade também pode ser usada para regar pequenos trechos de gramado, o que é uma estratégia de economia de água porque você não perde água por evaporação ou escoamento.

Classificando o solo com cuidado. 
Em paisagens desérticas, os paisagistas usam os contornos da terra para guiar a umidade natural para onde ela é mais necessária, geralmente para árvores e arbustos com raízes mais profundas. 
Embora o nivelamento e o contorno possam ser um elemento de design atraente, se desejado, o solo não precisa ser visivelmente inclinado para que a água flua.

Em climas úmidos, a mesma estratégia pode ser usada para criar jardins de chuva, áreas da paisagem plantadas com plantas nativas amantes da umidade que se beneficiam das chuvas sazonais. 
O influxo anual de água incentiva essas plantas a desenvolver sistemas radiculares profundos, que podem sobreviver a um verão seco com pouca água suplementar. 
Embora o contorno e a classificação cuidadosos não eliminem a necessidade de um sistema de irrigação, é uma maneira sábia de aproveitar a umidade sazonal.

Quanta água é necessária? 
A quantidade de água necessária dependerá inteiramente da sua seleção de plantas, tipo de solo e clima. 

No entanto, há uma regra prática que pode orientá-lo na hora de regar suas plantas: 
  • é melhor regar profundamente e com pouca frequência, em vez de dar às plantas uma pulverização rasa frequente. 
  • A rega profunda incentiva as raízes das plantas a crescerem para baixo no solo, em vez de se espalharem ao longo da superfície do solo. 
  • Quanto mais profundas forem as raízes, melhor elas serão capazes de aproveitar o frescor natural e a umidade do solo. 
  • Raízes rasas, por outro lado, assam ao sol e fazem com que a planta dependa de você para doses regulares de água. 
  • Veja com que frequência os profissionais recomendam regar um xeriscape.

Estabelecendo.
"Durante as duas primeiras semanas, eu rego muito a cada dois dias". Quando as plantas são recém-plantadas, elas dependem completamente de nós para regá-las regularmente. Após as duas primeiras semanas, Laura Lidia Rosa recomenda regar profundamente duas vezes por semana durante os dois primeiros verões.

Na maturidade.
"Em última análise, o objetivo é regar uma vez por semana, ou uma vez a cada duas semanas", diz  Laura Lidia Rosa. "Em um cenário com gramíneas, sálvias e outras plantas que parecem boas quando são um pouco ásperas, você pode conseguir regar apenas três vezes durante todo o verão."

À medida que seu jardim cresce, você desenvolverá uma noção de quão pouca água suas plantas podem tolerar enquanto ainda têm boa aparência. Muitas plantas nativas e bem adaptadas podem sobreviver com muito pouca água uma vez estabelecidas, mas parecem mais exuberantes e coloridas com água regular. Você se familiarizará com as necessidades de suas próprias plantas ao longo do tempo, e a questão de quanto regar se tornará intuitiva para responder.


COMO INSTALAR A IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO?



1)MODELO DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO/GOTEJAMENTO ECOFICIENTE:



2) MODELO DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO/GOTEJAMENTO ECOFICIENTE:



3) MODELO DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO/GOTEJAMENTO ECOFICIENTE:


4) MODELO DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO/GOTEJAMENTO ECOFICIENTE:







GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO


GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO


>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.

Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> ttps://www.behance.net/lauraldarosa
https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagista #xeriscaping

Desenvolvimento sustentável;
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel

Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana

Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio

Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility

Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra

Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura




Comentários

TOP CONTÉUDO