xeriscape: 7 princípios de conservação de água

XERISCAPE: 7 PRINCÍPIOS DE CONSERVAÇÃO DE ÁGUA

Laura Lidia Rosa
Arq. Urb. Xeropaisagista
Dezembro 2022




Usando as etapas descritas aqui no blog, você obtém uma melhor compreensão no site  https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc e dos desafios únicos que enfrenta em projetos de paisagismo assinados pela arquiteta xeropaisagista Laura Lidia Rosa. 

PALAVRAS-CHAVE: Xeriscaping, Paisagismo urbano, Irrigação, Indicadores de uso da água, Água conservação

As Ecomentorias realizadas pelo Escritório de Projetos Coletivos @urban etc  tem como objetivo principal, reduzir o uso incorreto de recursos hídricos e na ordem de serviços, diminuir os custos de manutenção, reduzir a zero o serviço de podas, diminuir as prestações de serviços e custos municipais e federais, além de estimar as economias geradas por uma possível implementação das técnicas do xeriscaping no planejamento urbano das cidades.

Além de fornecer informações muito boas e detalhadas sobre os Princípios do Xeriscape, Laura fornece em seu blog, muitas informações úteis sobre a manutenção de plantas depois de selecioná-las e ter seu projeto no solo.

E da valorização da flora endêmica na manutenção de jardins públicos de Florianópolis, sobretudo na redução do consumo hídrico na rega suplementar da vegetação urbana, pois além de ser um recurso oneroso as cofres públicos, a escassez da água é o pivô mais recorrente nas crises ambientais históricas do estado. 







Os dados encontrados corroboram que a pesquisa realizada pela Arquiteta e a metodologia sugerida além de mais sustentável, poderia sanar problemáticas ligadas a vigente gestão de recursos e áreas verdes da capital, que atualmente podem estar não só trazendo encargos desnecessários as contas do estado, como também prejudicando diretamente o ecossistema local e a qualidade de vida dos cidadãos.

XERISCAPE URBANO

Vamos praticar o Xeriscape em nossa Cidade ou em nosso bairro?

XERISCAPE é uma prática paisagística que tem como filosofia utilizar plantas resistentes à seca para efetivar a economia de água. 

"Sua escrita deriva das palavras gregas “xeros”, seca, e “scape”, paisagem, e sua implementação se baseia em alguns princípios: a seleção apropriada de espécies de plantas; o uso de “mulch”, que substitui os gramados; e a irrigação pontual."


O xeriscape desenvolveu-se nos Estados Unidos nos anos de 1980, influenciado pelas graves secas da Califórnia e do Colorado na década de 1970.

Desde então, a arquitetura paisagística vem sofrendo mudanças frente às questões ambientais e se mostra cada vez mais necessária no nosso clima tropical, Laura iniciou essa pesquisa em meados de 2020 e de lá para cá, sentiu a necessidade de projetar soluções e criar ESTRATÉGIAS PROJETUAIS XERISCAPING, ou seja projetar o paisagismo sustentável para o futuro das próximas gerações, interagindo diretamento com os órgãos públicos e gestores sejam eles locais, tal como Governo Municipal e ou Governo federal.

"Atualmente, o BRASIL enfrenta uma crise hídrica severa que deve exigir políticas de restrição no abastecimento hídrico para a população, além de tarifas de contingência na conta d’água." 


A crise hídrica vivida pelo Brasil está afetando mais do que a conta de luz dos brasileiros. Levantamento do jornal O Globo publicado neste sábado (17.jul.2021) mostra que cidades de pelo menos 5 Estados têm racionamento de água desde o início de maio. A medida foi adotada em municípios de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Norte....

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/brasil/cidades-de-pelo-menos-5-estados-tem-racionamento-de-agua-por-falta-de-chuva/)

© 2022 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Então os brasileiros começam a ficar preocupados e a se perguntar: 

Quais estados brasileiros mais sofrem com a falta de água? 
jul. 2021) mostra que cidades de pelo menos 5 Estados têm racionamento de água desde o início de maio. A medida foi adotada em municípios de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Brasil sofre a maior crise hídrica em 91 anos.
No nordeste por exemplo: A capacidade total média das 12 bacias hidrográficas do Ceará está na casa dos 10%. O Castanhão, em específico, responsável pelo abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana, chegou aos 5,17% do volume em 2016, o menor da história. 

No centro Oeste temos São Paulo, com severos problemas de recursos hidricos.
Leia na íntegra:


https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2022/03/22/mesmo-com-crise-hidrica-brasil-perde-40-da-agua-tratada.htm



Nesse contexto, o objetivo do trabalho de PAISAGISMO XERISCAPE é criar um catálogo de plantas adequadas às condições de pouca água, e disponíveis no mercado local, para orientar os diversos setores na implantação de jardins xeriscape.

A metodologia de trabalho constou de pesquisas bibliográficas e tabulação de dados, além de visita em campo nas experiências já implantadas. 

Até o momento foram levantadas 3175 espécies de plantas adequadas, entre elas diversas espécies nativas do cerrado, caatinga, mata atlântica espécies endêmicas e famílias de AGAVES, ALOE VERA,  BROMÉLIAS, CAPIM NATIVO, CACTOS, ARBÓREAS,  GRAMÍNEAS e outras FORRAÇÕES E AS SUCULENTAS.


SOLUÇÃO XERISCAPE:

>>> Ademais, os jardins xeriscape surgem como proposta ecologicamente correta para a problemática abordada, pois associa a importância da presença da natureza no meio urbano à eficiência no uso de água, ao tempo em que fortalece nos espaços de intervenção o seu potencial paisagístico, e disponibiliza mais uma ferramenta no processo de gestão ambiental urbana, ao sensibilizar a comunidade acadêmica com relação à redução e ao reuso da água.


Quase metade de toda a água que usamos em casa é usada para manter a paisagem. 

O problema é que enquanto moramos na cidade, tradicionalmente fazemos paisagismo com plantas nativas de regiões com precipitação anual muito maior. 

Para cultivar essas plantas com sucesso, devemos complementar o precipitação natural com nossas limitadas águas superficiais e subterrâneas. 

O uso de plantas com alta demandas não é nossa única opção de paisagismo; felizmente, nem a remoção de plantas do paisagem. 

HISTÓRIA DO XERISCAPE:

>>> O conceito de Xeriscape foi desenvolvido em Denver, Colorado, em resposta à escassez de água em década de 1980. 

"Xeriscape refere-se a uma paisagem que usa pouca água suplementar. não se refere a uma paisagem seca e estéril, nem um xeriscape é uma paisagem "sem manutenção". 

Ao utilizar plantas que são bem adaptados, coberturas que suprimem as ervas daninhas e conservam a água e irrigação eficiente sistemas para aproveitar ao máximo a água, essas paisagens podem ter cor e fragrância com apenas tarefas de jardinagem mensais ou sazonais. 


Xeriscape não é um estilo de paisagem ou design de jardim. 

Xeriscape é um conceito de conservação de água que podem ser aplicadas a paisagens de qualquer estilo, do tradicional ao inglês, do japonês ao Sudoeste. 

Eles podem ter aparência formal ou natural. 


ESPÉCIES ALTAMENTE RESISTENTES XERISCAPE 


"Os princípios usados ​​para desenvolver xeriscapes são boas práticas de horticultura aplicadas ao nosso ambiente único de deserto de High Plains."






O Xeriscape incorpora sete princípios de conservação de água: 


 PROJETO 

Uma boa paisagem e jardim começa com um bom design. Xeriscapes podem ser divididos em zonas com diferentes necessidades de água. 

Um "oásis", uma zona com maior consumo de água, geralmente é onde as pessoas gastam mais tempo (uma área de pátio e talvez a área de entrada, por exemplo). o oásis recebe mais água e, como resultado, é mais fresco. 

Esta área pode exigir mais manutenção e geralmente será a área mais colorida da paisagem. Além do oásis há uma zona de transição de uso moderado de água. 

A zona de transição contém plantas que requerem irrigação menos frequente e geralmente menos manutenção. 

Mais longe pode estar uma zona de baixo consumo de água, que não requer água suplementar ou irrigação muito pouco frequente durante períodos secos prolongados. 

Projetando o paisagem com áreas de diferentes demandas de água é chamada de "hidrozonamento". 




 IRRIGAÇÃO 

A irrigação é necessária em uma paisagem xérica, pelo menos durante os primeiros anos enquanto a raiz das plantas sistemas estão se desenvolvendo. 

Após o estabelecimento, a irrigação ainda pode ser necessária, dependendo o projeto paisagístico e as necessidades das plantas. 

O oásis e as zonas de uso moderado da água têm a maior necessidade de irrigação, mas é aconselhável planejar a irrigação mesmo na zona de baixo uso de água para permitir para novos plantios, mudanças e anos de seca severa. 

Regue abundantemente e com pouca frequência para encorajar plantas com raízes mais profundas e mais tolerantes à seca. 

 MOLHO 

A cobertura morta fornece uma cobertura sobre o solo, reduzindo a evaporação, a temperatura do solo e a erosão. Isso também limita o crescimento de ervas daninhas e a competição por água e nutrientes. 

As coberturas orgânicas ajudam a manter o solo úmido e refletem menos calor. Eles funcionam bem com a maioria dos xeriscapes. 

 PREPARAÇÃO DO SOLO 

A preparação do solo é uma parte importante do sucesso do xeriscape e da jardinagem. 

No oásis e zonas de uso moderado de água, adicionando composto aumenta a capacidade de retenção de água do solo. 

Na zona de baixo uso de água, a preparação do solo pode consistir apenas em rotocultivar para soltar o solo e reduzir o compactação do solo em áreas de plantio. 

Afrouxar o solo melhora o desenvolvimento das raízes e permite melhor infiltração de água e ar necessária para as raízes das plantas. Isso é importante em todas as zonas de uso de água.

 USO ADEQUADO DO RELVADO 

O mais controverso e incompreendido dos princípios do xeriscape é o conceito de grama apropriada.  Os gramados têm um lugar na paisagem, até mesmo o xeriscape. Turf fornece um superfície de jogo para crianças e animais de estimação, e é um elemento importante na refrigeração do ambiente, reduzindo a erosão e evitando o brilho do sol. 

Considere onde e quão grande é uma área de relva desejado, como será usado e em quais estações será usado. 

Limite a relva a espaços úteis e determine quais gramíneas atenderão melhor às suas necessidades. Esteja ciente de que o gramado bluegrass que usamos no Colorado está muito bem adaptado a períodos prolongados de seca. 

Bluegrass pode ser permitido ir dormente (marrom) durante o calor do verão – ele se recuperará quando for regado novamente no outono ou primavera, desde que o uso seja restrito durante o período de dormência. 

 PLANTAS DE BAIXO USO DE ÁGUA 

Plantas que requerem menos água estão prontamente disponíveis na maioria dos viveiros. Embora você possa usar muitos dos seus velhos favoritos na zona do oásis, há uma grande variedade de plantas coloridas, perfumadas e bonitas para a parte menos irrigada da paisagem. 

Muitos têm longas temporadas de floração e atrativos folhas. 
Alguns fornecem interesse de outono com folhagem e frutas multicoloridas, enquanto outros oferecem um atrativo aparência de inverno.



 MANUTENÇÃO 

A manutenção da paisagem não pode ser esquecida, mesmo em um xeriscape. Poda, capina ocasional e controle de pragas, verificando se o sistema de irrigação está funcionando corretamente e ajustando serão necessários sistemas de irrigação automáticos à medida que as estações mudam. 

O projeto final determinará o nível de manutenção necessária. 

Xeriscaping oferece uma maneira de ter paisagens bonitas e habitáveis ​​sem o uso excessivo de água. Permite áreas próximas a nós sejam mais frescas e hospitaleiras, investindo menos água em partes da paisagem em que passamos menos tempo. 

Mesmo as áreas com menor consumo de água podem ser muito atraentes se os sete os princípios do xeriscape são empregados.





A percepção negativa da vegetação local, advinda principalmente do período colonial do Brasil, ainda se faz muito presente no paisagismo de Fortaleza/CE. 


O horto municipal da cidade, entidade máxima na produção e preservação de espécies vegetais, tem 67% do seu acervo composto por espécies exóticas ao bioma da caatinga , índice que ca evidenciado não só pelos impactos diretos ao ecossistema e à qualidade de vida local, mas também no excesso de gastos públicos na manutenção de áreas verdes. 


A caatinga é a única floresta exclusivamente brasileira e possui mais de 1500 espécies vegetais endêmicas reconhecidas, o fato de apenas 39 destas estarem representadas no horto municipal de uma das maiores capitais dentre as inseridas neste bioma, por si só já evidencia a sua depreciação

 

https://www.academia.edu/44560640/Xeriscaping_em_jardins_p%C3%BAblicos_de_Fortaleza


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CORRÊA, R. S. Revegetação. In: Reabilita: reabilitação ambiental sustentável arquitetônica eurbanística. 2ª Ed. Brasília: ETB-UnB, 2015. p.210 - 252.

DE OLIVEIRA, Diogo G.; PRATA, Ana P.; FERREIRA, Robério. Herbáceas da caatinga: Composição orística, ftossociologia e estratégias de sobrevivência em uma comunidade vegetal. Revista Brasileira de Ciências Agrárias. Recife, 2019.

ESTEVES, M. C.; CORRÊA, R. S. Natividade da ora usada na arborização de cidades brasileiras.Paranoá , n. 22, 159-171, 2018.

GIULIETTI, A. M.et al. Diagnóstico da vegetação nativa do bioma caatinga. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2003.

GONÇALVES, W.; PAIVA, H. N. Árvores para o ambiente urbano. Viçosa: Aprenda Fácil, 2004. 242 p.

LACERDA, R. M.; FILHO, J. A.; SANTOS, V. Indicação de espécies de porte arbóreo para aarborização urbana no semi-árido paraibano. Revista da Soc. Bras. de Arborização Urbana.  v. 6, n.1, p.51-68, 2011.

MAIA, G. Caatinga: árvores e arbustos e suas utilidades. Editora Leitura e Arte. São Paulo, 2004.413p.

SILVA, A.; PINTO, A. M.; TORRES, G. Paisagismo xeriscape  em campi universitários: contribuições para gestão ambiental da água. Revista Encontros Universitário da UFC, v. 2, n. 1, 2017.

WILSON, C.; FEUCHT, J.R. Xeriscaping: creative landscaping. Colorado State University. Colorado, 2007.



GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO

>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.


Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> 
https://www.behance.net/lauraldarosa
https://br.pinterest.com/lauralidiarosa/


https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc


CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450

▶️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️
#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagismo #xeropaisagismobr #xeropaisagista #xeriscaping
#xeriscape #xerofita #xerofila #xerophile #zeroagua #caatinga #cerrado #pampa #deserto

▶️ Desenvolvimento sustentável; #ods #onu #agenda2030 #esg
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel

▶️ Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana

▶️ Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio

▶️ Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility

▶️ Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra

▶️ Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura



Comentários

TOP CONTÉUDO