COMO INICIAR A COBERTURA MORTA MULCHING

COMO INICIAR A COBERTURA MORTA MULCHING


Laura Lidia Rosa
Arq. Urb. Xeropaisagista
Janeiro 2023



COMO INICIAR A COBERTURA MORTA DE INVERNO?

Iniciou o ano e agora precisamos elaborar novas estratégias para cuidar de nossos jardins, canteiros de plantas e flores.
Para isto reservei um material específico e amigo da sustentabilidade.
Hoje você irá mergulhar no tema MULCHING ou MATERIA MORTA;
Utilizada para diminuir o calor, substituir o concreto, terra e produtos químicos;



Você está procurando uma maneira de proteger suas plantas enquanto reduz a remoção de ervas daninhas e a rega?



Continue lendo para obter as principais dicas sobre como começar a cobertura morta no inverno, por que é uma boa ideia e o melhor tipo de cobertura morta para jardim a ser usada. 



(Psiu, alerta de spoiler – a fibra de coco é a melhor cobertura!)



POR QUE SUAS PLANTAS PRECISAM DE COBERTURA MORTA

No inverno, nós, humanos, podemos desenterrar nossos suéteres e casacos para nos aconchegar. Mas as plantas não têm essa opção. Felizmente, a cobertura morta é uma excelente maneira de manter suas plantas aquecidas durante os meses mais frios. Ajuda a isolar o solo e, portanto, as raízes das plantas do ar gelado. Além de proteger qualquer solo de ser arrastado em tempestades.

Uma camada de cobertura morta bloqueia a luz. Isso não é um problema para raízes estabelecidas. Mas é para quaisquer ervas daninhas que estão tentando crescer. Ou sementes sopradas para definir a base. E se as ervas daninhas conseguem se firmar, a cobertura morta é mais solta do que o solo. Portanto, é muito mais fácil arrancá-los!


Quando está chovendo no inverno, é tentador pensar que a Mãe Natureza cuidou da rega para nós. Mas as plantas precisam de água, mesmo no inverno. Se você regar as plantas antes de aplicar cobertura morta, ele retém mais água e reduz a quantidade de água que evapora.

Mulching também equilibra as temperaturas. Um período de calor assustadoramente quente no inverno pode acordar plantas decíduas prematuramente. Mas uma planta com cobertura morta é menos afetada pela flutuação das temperaturas do ar e, portanto, é menos provável que seja acionada no modo de crescimento da primavera.

BÔNUS BIODEGRADÁVEL

Mas se você usar uma cobertura morta biodegradável, os benefícios não param por aí. Mulching cria uma espécie de 'lasanha' do solo. Microbactérias e organismos não resistem a mastigar essa nova camada superior. Eles então retornam ao solo abaixo, levando os nutrientes da cobertura morta até o nível da raiz. Esse movimento cria pequenos canais que estimulam a drenagem e a distribuição de oxigênio perto das raízes.


POR QUE OS HUMANOS GOSTAM DE COBERTURA MORTA

Você gosta que as coisas pareçam arrumadas? Uma camada de cobertura morta em um jardim ou uma coleção de vasos realmente une as coisas. Isso também significa que você não terá que olhar para o solo nu durante o inverno!

QUAIS PLANTAS PRECISAM DE COBERTURA MORTA NO INVERNO?
Se o seu pátio ou jardim apresentar temperaturas abaixo de zero, a cobertura morta é uma boa ideia.



UM ESCUDO CONTRA OS EXTREMOS

Muitas plantas resistentes sobreviverão sem cobertura morta, mas ainda apreciarão uma camada extra para ajudá-las a evitar o gelo. Pense na cobertura morta como uma apólice de seguro para plantas perenes, como salvias, verbena bonariensis e agapanthus decíduos. Também cubra os bulbos de lírio que lançam brotos durante o inverno.

Se você cultivar alcachofras, a cobertura morta em torno de suas bases ajuda a protegê-las.

O DILEMA DA DÁLIA

Você deve desenterrar dálias e armazenar seus tubérculos em algum lugar fresco e seco, conforme recomendado pelo jardineiro Monty Don? Ou arriscar deixá-los no chão, como aconselha seu colega apresentador do Gardeners 'World, Toby Buckland? Se você mora em um clima ameno com solo de drenagem livre, pode arriscar deixá-los em paz, com uma cobertura espessa ajudará a protegê-los contra os elementos.

TIPOS DE COBERTURA MORTA
MULCHES NÃO BIODEGRADÁVEIS:

• Carpetes ou tapetes velhos
• Argila expandida
• Cascalho – impede as ervas daninhas, mas não isola
• Tecido de paisagismo/geotêxteis
• Seixos
• Folhas de plástico • Pedra
-pomes • Cobertura de
borracha – mas há risco de incêndio
• Conchas do mar
• Telhas
• Ardósia
• Lascas de pedra



MULCHES BIODEGRADÁVEIS:

• Lascas de casca – mas temperadas, não frescas
• Papelão e jornal – a tinta xadrez é biodegradável
• Folhas picadas
• Coco
• Composto de jardim
• Feno
• Mofo de folha
• Estrume – mas precisa ser bem apodrecido
• Composto de cogumelos (já usado)
• Pinheiro agulhas – embora eventualmente tornem o solo menos ácido
• Algas marinhas – bem apodrecidas e sem teor de sal
• Palha – mas se decompõe em 6 a 10 semanas
• Lascas de madeira temperadas (pelo menos um ano) – mas tenha cuidado com introdução do fungo do mel. E não use lascas frescas, pois elas lixiviarão o nitrogênio do solo.

Depende de você qual cobertura morta você usa. Mas como é biodegradável, sustentável e com pH neutro, achamos que a fibra de coco é uma boa aposta!



COMO USAR COBERTURA MORTA DE INVERNO

Pense no que você está prendendo com suas plantas antes de sua cobertura morta. Certifique-se de remover as ervas daninhas e limpar o solo ao redor de suas plantas primeiro. E dê-lhes um pouco de água antes da cobertura morta.

Cultivo de safras de inverno? 
Você precisará esperar até depois de colhê-los antes de fazer a cobertura morta.



NÃO SEJA MESQUINHO

O RHS recomenda camadas de cobertura morta biodegradável , como coco, que precisam ter entre 5 cm e 7,5 cm de espessura. Você pode usar camadas mais finas em pontos mais sombrios. Mas uma camada espessa retém mais água, isola melhor e evita que a luz do sol atinja as ervas daninhas.


DÊ-LHES ALGUM ESPAÇO

É muito importante garantir que a cobertura morta não toque diretamente na planta. Você deve deixar pelo menos 3 – 5 cm de espaço. Isso deve ser maior para caules de arbustos: 8 – 12 cm. E 15 – 30cm ao redor das bases das árvores. Se a cobertura morta tocar o caule ou tronco de uma planta, eles podem amolecer. O que os coloca em maior risco de adoecer ou apodrecer.


SAIR OU NÃO SAIR?

Lembre-se de remover sua cobertura morta de inverno não biodegradável assim que suas plantas crescerem na primavera. E assim que a ameaça de uma forte geada passar.

Mas se você usou cobertura morta de inverno biodegradável, relaxe! Basta deixá-lo no lugar e ele acabará se decompondo em seu solo.



PALHA DE COCO EM EXPANSÃO

Se você deseja reduzir o crescimento de ervas daninhas em 90%, por que não experimentar nosso mulch ? 

É sustentável, parece ótimo e lesmas e caracóis odeiam rastejar por ele!

Quando estiver pronto para fazer a cobertura morta, basta colocar o tijolo Coco Coir Chip Peat Free compactado em um recipiente. 

Adicione água – água morna é mais rápida – e deixe descansar até que a fibra de coco absorva toda a água. Isso geralmente leva 15 minutos. Em seguida, afofe e comece a espalhar.



À procura de mais dicas e sugestões? 

Nossos blogs estão repletos de conselhos:

VOCÊ FAZ COBERTURA MORTA DE INVERNO?

Você faz cobertura morta?

Adoraríamos ver os resultados de seu trabalho duro.
Por favor, poste suas fotos e marque no Instagram .

Daremos crédito a você por todas as imagens que usarmos e você receberá R$100,00 (cem reais) em pontos de fidelidade por qualquer uma de suas histórias que usarmos!




Qual é o benefício de adicionar cobertura morta a um quintal?

Seguir o exemplo da Mãe Natureza fornecerá os mesmos benefícios em um quintal. Uma camada de cobertura morta ao xeriscape mantém o solo mais fresco e reduz a evaporação, de modo que menos água é necessária. As coberturas mortas também podem reduzir as ervas daninhas e adicionar cor e textura a uma paisagem.


Quais são os diferentes tipos de cobertura morta?

Existem basicamente dois tipos de cobertura morta - orgânica e inorgânica. No Colorado, as coberturas mortas orgânicas mais comuns incluem lascas de madeira, pedaços de casca, barra desfiada, agulhas de pinheiro, aparas de grama e palha. As coberturas mortas orgânicas gradualmente se decompõem e adicionam nutrientes ao solo. Eles precisarão ser renovados periodicamente. A decomposição de cobertura morta de madeira fresca pode criar deficiências de nitrogênio. Esteja preparado para complementar a área com um fertilizante.

As coberturas mortas inorgânicas são à base de pedra e incluem rocha, paralelepípedos, cascalho de ervilha, rocha de lava e rocha triturada. Eles duram mais do que as coberturas orgânicas e dão às paisagens uma aparência mais formal. 

Aplique cerca de 3” de cobertura morta para controle de ervas daninhas. Use menos diretamente ao redor das plantas para permitir que a água alcance a área da raiz. As coberturas inorgânicas também armazenam e irradiam calor, portanto, evite colocar grandes áreas de rocha sem sombra ao lado de uma casa.

Instalar folhas de plástico sob as coberturas mortas não é uma boa ideia. O ar e a umidade não permeiam o plástico, então as raízes das plantas não se desenvolvem, mas as ervas daninhas podem passar pelo plástico. Em vez disso, use um tecido paisagístico permeável ao ar e à água sob a cobertura se for necessária uma barreira adicional contra ervas daninhas.

Ao usar cobertura morta, você terá um belo jardim e também economizará água.






MODELO DE MULCHING IMPLANTADO EM JARDINS


MULCHING IMPLANTADO EM JARDINS LIVRES

MULCHING IMPLANTADO EM JARDINS COM DELIMITADORES

MULCHING IMPLANTADO EM JARDINS COM LIMITADORES


MULCHING IMPLANTADO EM VASOS

MULCHING IMPLANTADO EM ESCADARIAS

MULCHING IMPLANTADO EM ESCADARIAS


MULCHING IMPLANTADO EM CANTEIROS

MULCHING IMPLANTADO EM JARDINS COM CASCALHO

MULCHING IMPLANTADO EM JARDINS

MULCHING IMPLANTADO EM JARDINS

MULCHING IMPLANTADO EM JARDINS COM PEDRAS

MULCHING IMPLANTADO EM JARDINS COM PEDRAS

MULCHING IMPLANTADO EM CANTEIROS

MULCHING IMPLANTADO EM CANTEIROS











GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO


>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.




Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>>
https://www.behance.net/lauraldarosa
https://br.pinterest.com/lauralidiarosa/




https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


▶️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️
#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagismo #xeropaisagismobr #xeropaisagista #xeriscaping
#xeriscape #xerofita #xerofila #xerophile #zeroagua #caatinga #cerrado #pampa #deserto


▶️ Desenvolvimento sustentável; #ods #onu #agenda2030 #esg
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel


▶️ Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana


▶️ Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio


▶️ Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility


▶️ Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra


▶️ Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura





Comentários

TOP CONTÉUDO