OBRAS DE ARTE BAUHAUS

OBRAS DE ARTE BAUHAUS

Posted by Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa

CEO_ @urban_etc

fevereiro 2021




O estilo que veio dominar a arquitetura no mundo e definir o modernismo nasceu na Alemanha. 

A Bauhaus (Casa da Construção), uma escola estatal fundada em 1º de abril de 1919, em Weimar, que foi sucessivamente transferida para Dessau e Berlim, e, por fim, em 1933, foi fechada a mando de governo nazista.

Racionalidade, rejeição de ornamentos e funcionalidade: 
Um estilo não convencional, mas ainda hoje muito moderno.


Cada objeto produzido nesse período é porta-voz dos princípios que se tornaram em ícones significativos do movimento moderno.

Porém, é necessário voltar por um momento para as Arts and Crafts de Morris e Ruskin.

Tudo parte da convicção de que o artista/artesão tem o dever social de educar para a beleza, intervindo no processo de industrialização, produção e massificação de produtos.

Um objeto, no entanto, é belo quando funciona. Desta forma, o conceito de funcionalidade expande-se até se fundir completamente com o conceito de beleza.

Uma nova filosofia surge: “Form follows function” (a forma segue a função), filha da revolução racionalista que avança e “se adapta a um mundo de máquinas, rádios e veículos rápidos”.


As formas são simplificadas para se adaptarem às necessidades de produção em massa. Os ornamentos desaparecem até obter geometrias mínimas, buscando o equilíbrio entre estética e funcionalidade, bem como combinando abstração e mecanização.






Em outras palavras, a Bauhaus revolucionou o design de forma permanente, incentivando os seus alunos a levar em consideração os aspectos psicológicos, linguísticos, econômicos e visuais do que eles projetavam.

Os ideais da Bauhaus, ao contrário dos de outras correntes, não desapareceram, nem foram substituídos pelos ideais de novos movimentos: continuam a ser atuais e basta navegar na web ou ler uma revista para tomar consciência disso. 

A Bauhaus deixou um legado imortal que testemunha quão fosse uma escola de vanguarda.

Um exemplo? De acordo com algumas pesquisas, a interface gráfica de Windows 8 inspirou-se fortemente na ideologia da Bauhaus.

Em 1928 Gropius renunciou ao cargo de diretor da Bauhaus e foi sucedido pelo arquiteto Hannes Meyer.

Meyer manteve o foco no design de massa, eliminando partes do programa que ele acreditava serem excessivamente formalistas. 

Enfatizou, ainda, a função social da arquitetura e do design, preferindo o bem público ao luxo privado. 

Publicidade e fotografia continuaram a ter grande importância durante a sua direção.






Bauhaus Weimar | 1919-1925

Walter Gropius (1883-1969) criou a Staatliches-Bauhaus em Weimar ao fundir duas instituições locais – Academia de Artes e a Escola de Artes e Ofícios. Seu período na direção, de 1919 a 1928, ficou conhecido como anárquico expressionista, já que sua proposta unificadora desafiava várias tradições.

Os primeiros artistas de alto calibre nomeados como mestres na Bauhaus Weimar incluíam Gerhard Marcks, Lyonel Feininger, Johannes Itten, Paul Klee, Oskar Schlemmer e Wassily Kandinsky.

A marca da primeira editora da Bauhaus, o chamado Sternenmännchen (manequim de estrelas) de Karl Peter Röhl, foi projetado em 1919 através de uma competição de estudantes e foi substituído em 1922 por um projeto de Oskar Schlemmer.

Desde sua fundação, a Bauhaus foi pega no fogo cruzado entre diferentes partidos políticos. Entre 1919 e 1923, o governo do Estado geralmente promovia os planos de Gropius. Nas eleições de 1924, o partido de direita Thüringer Ordnungsbund obteve a maioria na Assembleia Legislativa do Estado, a Landtag.

O orçamento para a Bauhaus foi imediatamente cortado pela metade e os contratos dos professores cancelados em 31 de março de 1925. Em um ato de autoafirmação, Gropius e os mestres da Bauhaus renunciaram aos cargos em dezembro.

Várias cidades sinalizaram um interesse em fornecer um novo lar para a Bauhaus. Em última análise, a cidade de Dessau foi eleita.

Após a mudança para Dessau em 1925, Walter Gropius doou 160 produtos feitos nas oficinas da Bauhaus para a coleção do Estado de Weimar, que, portanto, possui a mais antiga coleção autorizada da Bauhaus em todo o mundo.




ERGONOMIA








Bauhaus Dessau | 1925- 1932

Surpreendentemente, após o fechamento politicamente da Bauhaus em Weimar, a mudança de localização para Dessau não resultou em uma crise na escola. Proclamada na exposição de Weimar em 1923, a nova unidade de arte e tecnologia – que ainda é a base para a reputação internacional da escola – só alcançou todo o seu potencial em Dessau. Começando com o famoso Edifício Bauhaus – projetado pelo escritório de arquitetura privada de seu diretor fundador Walter Gropius em cooperação com as oficinas da Bauhaus e inaugurado em 1926 -, a maioria dos produtos e edifícios que ainda definem a imagem da Bauhaus hoje foram criados em Dessau.

Com exceção de Gerhard Marcks, os mestres de Weimar, Lyonel Feininger, Wassily Kandinsky, Paul Klee, László Moholy-Nagy, Georg Muche e Oskar Schlemmer, que já eram famosos, seguiram com Gropius para Dessau e se mudaram para as Casas dos Mestres que ele havia projetado.

A partir de 1927 em Dessau, assim como em Weimar, Gropius foi mais uma vez forçado a lutar pela sobrevivência política de sua escola. Um ano depois, por recomendação de Gropius, o posto do diretor foi entregue ao arquiteto e urbanista suíço Hannes Meyer (1889-1954), anteriormente chefe do departamento de arquitetura estabelecido na Bauhaus em 1927.

Para Hannes Meyer, o processo de construção tinha de levar em conta as necessidades humanas – biológicas, intelectuais, espirituais e físicas. Embora ele fosse arquiteto, foi sob seu comando que o design industrial ganhou evidência na Bauhaus.

A escola publicava uma revista chamada Bauhaus e uma série de livros chamados Bauhausbücher e Herbert Bayer era o diretor de publicações e design.

Sob a direção dele, os estudantes se tornaram mais radicais e engajados no comunismo. Como resultado, em 1930, os políticos demitiram Hannes Meyer, ele próprio um marxista.

Foi o próprio Walter Gropius quem recomendou Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) como terceiro diretor. Ele converteu-se à simplicidade da Bauhaus e cunhou a frase “menos é mais”.






Bauhaus Berlim | 1932-1933

Sob a direção de Mies van der Rohe, o curso preliminar foi abolido e o trabalho da oficina reduzido. Arquitetura, lógica construtiva e liberdade espacial entraram em foco. Enquanto isso, os nacional-socialistas alcançaram a maioria na assembleia da cidade de Dessau.

A cidade aprovou uma resolução para fechar a Bauhaus em Dessau em setembro de 1932. A transferência da escola com todo o equipamento para uma antiga fábrica de telefones em Berlin-Steglitz, organizada por Mies van der Rohe, foi apenas um breve interlúdio que precedeu seu fechamento final em 20 de julho de 1933.

Após a dissolução da Bauhaus em Berlim, um grande número de pessoas que ensinaram e estudaram na Bauhaus emigraram, contribuindo grandemente para a disseminação global do conceito da Bauhaus.





Influências da Bauhaus no mundo

Com o fechamento da instituição decretado pelos nazistas em 1933 – que classificaram sua produção como “arte degenerada” –, professores e ex-alunos emigraram para outros países, espalhando sua filosofia pelo mundo.

Gerhard Marcks, por exemplo, foi para a escola de arte aplicada de Burg Giebichenstein em Halle em 1925. Oskar Schlemmer lecionou na academia em Breslau em 1929 e Paul Klee na academia de arte em Dusseldorf em 1932.

Com a emigração de muitos membros da Bauhaus, o seu conceito foi transplantado para outros círculos culturais. Josef e Anni Albers, Walter Gropius, Ludwig Mies van der Rohe, Marcel Breuer, Ludwig Hilberseimer, Walter Peterhans e Herbert Bayer emigraram para os EUA.

Em 1937, a New Bauhaus foi fundada em Chicago por Lászlo Moholy-Nagy, Walter Gropius e sobretudo Ludwig Mies van der Rohe tornaram-se os arquitetos mais importantes e influentes dos EUA.







Mestres e professores da Bauhaus

Os professores foram chamados de mestres na Bauhaus. 

Eles incluíram artistas renomados como: Lyonel Feininger, Wassily Kandinsky, Gerhard Marcks e Paul Klee. Mais tarde, alunos destacados graduados da Bauhaus foram nomeados como jovens mestres.

Destacamos alguns dos importantes mestres que atuaram na Bauhaus:
  • Georg Muche (arquitetura)
  • Gerhard Marcks (cerâmica)
  • Gunta Stölzl (tecelagem)
  • Herbert Bayer (tipografia)
  • Johannes Itten (vorkurs – curso preliminar)
  • Joost Schmidt (escultura, tipografia, publicidade, caligrafia e fotografia)
  • Josef Albers (vorkurs – curso preliminar, carpintaria, desenho e rotulação)
  • László Moholy-Nagy (vokurs – curso preliminar, tipografia, design e metal)
  • Lyonel Feininger (xilogravura)
  • Marcel Breuer (móveis)
  • Marianne Brandt (metal)
  • Oskar Schlemmer (teatro)
  • Walter Gropius, Hannes Meyer e Mies van der Rohe (Diretores e arquitetura)
  • Wassily Kandinsky, Paul Klee (Pintura)




OBRAS DE ARTE



Influências da Bauhaus no mundo

Com o fechamento da instituição decretado pelos nazistas em 1933 – que classificaram sua produção como “arte degenerada” –, professores e ex-alunos emigraram para outros países, espalhando sua filosofia pelo mundo.

Gerhard Marcks, por exemplo, foi para a escola de arte aplicada de Burg Giebichenstein em Halle em 1925. Oskar Schlemmer lecionou na academia em Breslau em 1929 e Paul Klee na academia de arte em Dusseldorf em 1932.

Com a emigração de muitos membros da Bauhaus, o seu conceito foi transplantado para outros círculos culturais. Josef e Anni Albers, Walter Gropius, Ludwig Mies van der Rohe, Marcel Breuer, Ludwig Hilberseimer, Walter Peterhans e Herbert Bayer emigraram para os EUA.

Em 1937, a New Bauhaus foi fundada em Chicago por Lászlo Moholy-Nagy, Walter Gropius e sobretudo Ludwig Mies van der Rohe tornaram-se os arquitetos mais importantes e influentes dos EUA.




REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Bauhaus. História das Artes, 2021. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/bauhaus/>.

Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> ttps://www.behance.net/lauraldarosa

GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO
CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450

#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagista #xeriscaping

Desenvolvimento sustentável; #solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel

Legislação; #laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana

Softwares; #bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio

Design Universal; #arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility

Construção Civil; #engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra

Arquitetura de interiores; #interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura


Comentários

TOP CONTÉUDO