TIPOGRAFIA DA BAUHAUS




TIPOGRAFIA DA BAUHAUS

Posted by Laura Lidia Rosa
Designer e Arquiteta_ Ceo @urban_etc
Fevereiro 2021





Você está ingressando numa Experiência da Escola BAUHAUS.



MODELOS DE SELOS DE ARQUITETURA:

https://www.archdaily.com.br/br/879870/10-sugestoes-de-tipografias-para-arquitetos

Selecionei alguns modelos de Tipografia como a: BAUHAUS, FUTURA e HELVETICA, influências da ESCOLA BAUHAUS, que podem auxiliar na escolha de produção de materiais, papelaria, identidade visual, selos, sinalização.




TIPOGRAFIA DA BAUHAUS

O laboratório de tipografia, embora não fosse inicialmente uma prioridade da Bauhaus, tornou-se cada vez mais importante graças a Moholy-Nagy e ao designer gráfico Herbert Bayer, influenciando significativamente a gráfica futura.

Antes da Bauhaus, o design gráfico, no sentido moderno, ainda não existia. 
É, de fato, graças à escola de Dessau que começamos a entender que não basta preencher uma página com imagens e textos, pois a construção do seu layout também desempenha um papel central na entrega da mensagem final.

Além disso, foi a Bauhaus a introduzir fontes tipográficas modernas e cores expressivas: não teríamos ‘Futura’, ‘Helvetica’ e o sans serif em geral sem o trabalho de Bayer sobre as fontes tipográficas. 

E quem sabe quando teríamos percebido o potencial de fotografia nos anúncios sem o trabalho de Moholy-Nagy.




VISITE TAMBÉM:






TIPOGRAFIA_ FUTURA

Criada por Paul Renner na década de 1920, essa tipografia é um clássico do Design Gráfico Moderno. Inspirada pelas técnicas da Bauhaus, utiliza linhas retas e curvas em sintonia, propiciando equilíbrio no conjunto textual. Contudo, apesar da limpeza visual, a fonte não é indicada a longos textos, por conta da exaustão visual provocada. Indicada a textos pontuais nas pranchas arquitetônicas, como títulos e subtítulos. Ainda muito utilizada para identidade visual de edifícios corporativos.













TIPOGRAFIA_ HELVETICA




















TIPOGRAFIA_ BAUHAUS


Desenvolvida pelo designer gráfico Herbert Bayer, em 1925, estabeleceu em sua concepção, atemporalidade, transcendendo o tempo. O designer responsável estudou na Bauhaus entre 1921 e 1923, sob a direção de Kandinsky e Moholy-Nagy. Utilizada até os dias de hoje, é em maior parte atribuída à títulos e subtítulos na composição de pranchas.







Na Bauhaus praticou-se a Tipografia orientada pela estética da «nova tipografia». Staatliches Bauhaus Weimar 1919-1923 — Lazlo Moholy-Nagy. ... «A natureza e o objectivo da comunicação (folheto ou pôster) determinam a maneira e o uso do material tipográfico.























Bauhaus Katalog


Staatliches Bauhaus Weimar 1919-1923 — Lazlo Moholy-Nagy.





Moholy-Nagy, que, antes de integrar o corpo docente da Bauhaus, já se havia familiarizado com a obra do construtivista El Lissitzy, criou uma inconfundível imagem visual para a escola usando formatos de letras simples, cores fortes, composições intrigantes de fotografia e texto.

Letras avulsas, vogais e consoantes, eram isoladas e tratadas como elementos de composição. Uma abordagem tipográfica séria mas que continha um elemento quase teatral.



Moholy-Nagy que atribuía uma grande importância à fotografia no design gráfico, desenvolveu pesquisas paralelamente a Richter e Man Ray e dedicou-se ao estudo da luz e do movimento podendo ser considerado um dos precursores da pesquisa visual-cinética e da pop-art que se difundiu na Europa e nos EUA nos anos 60.

Moholy-Nagy encorajava as tentativas de seus estudantes de “romper as convenções em relação ao conteúdo e à forma tradicional da tipografia e com isso, simbolicamente, o conteúdo e a forma da sociedade que aplicava mecanicamente as normas do passado”.

Ele considerava tipografia e layout uma arte e uma ciência ao mesmo tempo que se desenvolvia a partir de técnicas de impressão.

«A natureza e o objetivo da comunicação (folheto ou pôster) determinam a maneira e o uso do material tipográfico.»

«Em contraste com o equilíbrio estático concêntrico de séculos, hoje busca-se produzir um equilíbrio dinâmico-excêntrico.».

Ordem, simplificação e claridade eram os ideais gráficos.

As composições eram formadas por tipos dispostos verticalmente, diagonalmente e horizontalmente e por formas geométricas simples, como quadrados, círculos, triângulos que criavam ritmos e continuidades conduzindo o olhar de um bloco de texto ao outro.

Outra característica era o uso de barras pretas para dar ênfase e a manipulação do branco com o mesmo objetivo.



TIPOGRAFIA NA ARQUITETURA


















GOSTOU DO CONTEÚDO?

POSTE UM COMENTÁRIO


Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> ttps://www.behance.net/lauraldarosa

GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO
CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450

#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagista #xeriscaping

Desenvolvimento sustentável; #solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel

Legislação; #laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana

Softwares; #bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio

Design Universal; #arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility

Construção Civil; #engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra

Arquitetura de interiores; #interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura


Comentários

TOP CONTÉUDO