7 PASSOS PARA CRIAR UM QUINTAL XERISCAPE

7 PASSOS PARA CRIAR UM QUINTAL XERISCAPE

Laura Lidia Rosa
Arq. Urb. Xeropaisagista
Novembro 2022



Olá, eu me chamo Laura Lidia Rosa sou arq.urb. xeropaisagista, e hoje vou te convidar a realizar um projeto de jardim, me contratando ou não, você sairá daqui com muitas ideias e noções sobre paisagismo sustentável.


 "XERISCAPING ou XEROPAISAGISMO, é um tipo de paisagismo tolerante à seca usando rochas e plantas nativas XERÓFITAS que trabalham com o meio ambiente, exigindo pouca ou nenhuma manutenção ou irrigação". 

Uma tendência crescente nos últimos anos - especialmente nas regiões sul e sudoeste que são propensas a condições secas - o XEROPAISAGISMO pode ajudar os proprietários a alcançar o quintal dos seus sonhos, economizando dinheiro e tempo.

Pesquisando sob a procura  de clientes por xeropaisagismo, notamos que para a maioria dos proprietários de primeira viagem (dos quais existem muitos graças ao boom de compra de casas da pandemia) e novatos em paisagismo, enfrentar o XEROPAISAGISMO por conta própria pode parecer bastante avassalador. 

Mas a verdade é que, com um pouco de tempo e pesquisa, talvez você não precise contratar um profissional para criar um quintal lindamente xeriscape. 

Na verdade, você pode fazer isso sozinho em menos tempo do que imagina, seguindo as dicas da arq. Laura Lidia Rosa e comprando sua assinatura tudo poderá ficar mais simples, peça seu E_book: XEROPAISAGISMO SOLO Através do e-mail: contato.urbanet@gmail.com ou pelo telefone: (55) 99735-6611

Pronto para começar? 

Leia as etapas abaixo, coloque suas luvas de jardinagem, pegue uma pá e comece a trabalhar!



7 passos para criar um quintal xeriscapado:
Criar um quintal com XEROPAISAGISMO requer planejamento, compras e muito trabalho físico. Mas com o plano certo e as ferramentas adequadas, você pode deixar seu gramado em ótima forma sem quebrar as costas ou a carteira.


1. Projete o layout do seu novo gramado:
>>> A fase de planejamento e layout, Sem dúvida é a parte mais importante de implantação de xeropaisagismo correto em seu gramado.  É necessário dedicar um tempo para considerar como essa atualização ficará no resto do seu quintal, bem como quais recursos você deseja incorporar, economizará muitas dores de cabeça no futuro. 

PROJETO PAISAGÍSTICO: Para ter certeza de começar com o pé direito, você precisará medir e desenhar corretamente o seu quintal. 

>>>Decida onde você quer colocar a borda, adicione pedras ou pedras de pavimentação e plante a vida selvagem nativa. Uma dica profissional é não apenas desenhá-lo de uma visão panorâmica, mas certifique-se de tirar um tempo para desenhá-lo de todos os ângulos. 

Enquadrar seu novo quintal de todos os ângulos garantirá que você não apenas goste do novo design, mas também não esqueça de nenhuma parte do seu quintal. Dessa forma, você não fica na metade do projeto e deseja ter feito algo diferente, como não colocar um recurso enorme diretamente na frente de uma janela ou porta.

Depois disso, você precisará decidir a cor e os tipos de rochas, pedras, decoração e plantas que deseja incluir em seu novo projeto. 

Se você consultar qualquer paisagista profissional, eles provavelmente enfatizarão a importância da cor para a sensação geral do projeto. 

Considere como as cores ficarão em cada estação e como elas se harmonizam com as cores e texturas da sua casa. 

Com as infinitas opções de cores disponíveis em sua loja de ferragens local, já ter feito sua lição de casa sobre cores, estilos e tipos de plantas ajudará você a não acabar em paralisia de análise.

Se você ficar preso em como fazer seu jardim brilhar – ou apenas quiser mais inspiração – baixe alguns aplicativos de reforma de casa para obter ajuda. 
Colaborar com sua família, pedir conselhos a amigos e explorar outros quintais em sua área também pode ajudar no processo de design.



2. Calcular custos e suprimentos necessários

Depois que o layout for desenhado e você tiver uma boa ideia de como deseja que o espaço seja, é hora de começar a adicionar tudo. Compreender quanto custará comprar todos os materiais necessários, ferramentas e possível ajuda de mão-de-obra é crucial para garantir que você possa pagar o projeto que projetou em sua cabeça (embora, se você tenha elaborado um projeto bastante caro, não Não se preocupe. 

>>> Temos um guia para ajudá-lo a fazer o orçamento da sua casa.

Primeiro, faça uma lista de todos os suprimentos que você precisa. Aqui está uma lista de suprimentos comuns para ajudá-lo a começar.
  • Afiação de metal
  • Rochas, cascalho ou areia
  • Herbicida
  • Tapete de ervas daninhas ou papelão
  • Pedras de pavimentação
  • Pás
  • Bolsas de gramado
  • Plantas nativas de pouca água
  • Protetor solar
  • Roupa de proteção
  • Sinais de decoração ou quintal
  • Removedor de coto químico

>>> Você também precisará levar em consideração o tamanho do seu projeto de paisagismo, pois isso afetará muito o custo. 
Xeriscaping  em todo o seu quintal em vez de uma pequena seção exigirá mais pedras, tapetes de ervas daninhas e afiação para fazer o trabalho, que vem com um preço mais alto. 

Mas lembre-se de que esse preço ainda empalidece em comparação com a manutenção tradicional do gramado em uma área de 800 m², que pode custar aos proprietários cerca de US$4.500 /em reais (R$23.000,00) + por ano apenas para cortar a grama (e esse preço aumenta ao levar em consideração outras necessidades de paisagismo, bem como pagar pela água).

Depois de saber a quantidade de suprimentos que você precisa, é hora de começar a fazer compras. 

Verifique com as empresas locais de cascalho e paisagismo para obter algumas cotações antes de comprar qualquer coisa para ter certeza de que está fazendo o melhor negócio. 

E não tenha medo de perguntar sobre descontos para compras em grandes quantidades, entrega gratuita ou outras ofertas antes de assinar na linha pontilhada.

3. Remova as plantas e grama atuais

Como o principal objetivo do xeriscaping é criar um ambiente livre de manutenção, você provavelmente terá que remover suas plantas e grama atuais para obter a aparência desejada.  Isso inclui arrancar árvores, arrancar ervas daninhas e plantas menores e eliminar qualquer grama que cresça nessa área. Embora a maior parte disso possa ser feita manualmente, às vezes você pode precisar de backup. Ferramentas como uma pá de jardim ou picareta podem ajudar a fazer o trabalho. 

Ou você pode chamar profissionais de paisagismo para ajudar a derrubar seu gramado, mas esteja preparado para pagar o custo do trabalho físico.



4. Trate a área para ervas daninhas

Depois que todas as plantas forem removidas, é hora de preparar o solo. 

>>> Pulverizar a área com ervas daninhas e herbicidas é uma boa ideia, assim como colocar um tapete de ervas daninhas para ajudar a prevenir o crescimento de novos a longo prazo. 

>>> Se você está seguindo a rota DIY e procurando economizar algum dinheiro nessa área, também pode usar caixas de papelão em vez de um tapete de ervas daninhas (às vezes chamado de jardinagem de lasanha ) para atingir o mesmo objetivo.


5. Plante nativos e adicione materiais xeriscape

>>>Agora você pode adicionar seus novos materiais xeriscape - sem dúvida a etapa mais recompensadora de todo esse processo! 

Afinal, este é o momento em que você finalmente vê o design em sua cabeça ganhar vida, fazendo todo o trabalho duro valer a pena.

Durante esta fase, você começará a plantar, colocando pedras de borda e pavimentação, além de espalhar pedras. 

Para levar seu gramado para o próximo nível, recomendamos o uso de uma base de pavimentadora para garantir que ninguém tropece em suas passarelas (embora seu seguro de proprietário cubra sua responsabilidade ).

 Também é uma jogada inteligente se concentrar em plantas nativas de sua região , pois elas terão maior probabilidade de prosperar em seu clima.


6. Adicione toques finais

A adição de toques finais ao seu projeto concluído pode ajudar a levar sua paisagem para o próximo nível. 

>>> SEJA CRIATIVO: Considere adicionar iluminação de painel solar, recursos de pássaros , vasos de plantas, placas de quintal, estatuetas ou até mesmo o número da sua casa para ajudar a adicionar um pouco de personalidade extra à sua casa.

Aqui no Escritório URBAN ETC, somos todos sobre tecnologia de casa inteligente, então você sabe que não poderíamos chegar ao final desta lista sem mencionar alguns que você pode adicionar ao seu quintal. 

>>> Tecnologia inteligente, como:
  • irrigação por gotejos de água,  
  • temporizadores, 
  • cortadores de grama robóticos, 
  • medidores de umidade do solo 
  • e monitores de plantas Bluetooth permitirão que você cuide do seu quintal com facilidade - seja completamente xeriscape ou não.



7. Crie um cronograma de manutenção

Depois que o sol se puser e o trabalho estiver concluído, antes de fazer qualquer outra coisa, reserve um momento para apreciar a nova paisagem que você criou.  Afinal, você trabalhou duro nisso, então tire algumas fotos e aproveite o tempo em seu oásis xeriscape.

Uma vez que a novidade tenha se estabelecido, é uma boa ideia preparar um cronograma de manutenção para essa área. 

Embora o xeriscaping deva exigir manutenção mínima, algumas tarefas aqui e ali podem ajudar essa área a prosperar nos próximos anos. 

Use as seguintes tarefas como orientação para a manutenção do seu novo quintal, ajustando a lista conforme necessário para atender às suas necessidades.

  • Uma vez por semana: corte e cuide da grama próxima para garantir que ela não cresça em sua área xeriscape. Algumas vezes por mês: Regue plantas nativas (conforme necessário)
  • A cada poucos meses: verifique o crescimento de ervas daninhasSe as ervas daninhas forem vistas, puxe da raiz e pulverize com herbicida. Se o problema persistir, pode ser necessário remover algumas pedras e colocar mais tapetes de ervas daninhas ou papelão.
  • Durante o outono: sopre as folhas que caíram na área xeriscape para manter seu gramado como novo.
MODELOS DE JARDINS XERISCAPE:









GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO

>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.


Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> ttps://www.behance.net/lauraldarosa


https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc


CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450

▶️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️
#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagismo #xeropaisagismobr #xeropaisagista #xeriscaping
#xeriscape #xerofita #xerofila #xerophile #zeroagua #caatinga #cerrado #pampa #deserto

▶️ Desenvolvimento sustentável; #ods #onu #agenda2030 #esg
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel

▶️ Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana

▶️ Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio

▶️ Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility

▶️ Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra

▶️ Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura




Comentários

TOP CONTÉUDO