MOODBOARD TERRAL COLLAB




MOODBOARD TERRAL COLLAB

   
Laura Lidia Rosa
Arq. Urb. Xeropaisagista
CEO URBAN etc
Setembro 2023






"VOCÊ SABIA QUE EM FLORIANÓPOLIS TEM UMA LOJA COLABORATIVA E MULTIESPAÇO PARA EVENTOS NO BAIRRO CAMPECHE? "

Pois é! E no mês de setembro nosso Escritório Urban etc... foi contratado para realizar o MOODBOARD do "TERRAL COLLAB", uma loja colaborativa que inaugurou em março de 2023, e fica na Av. Campeche n° 555.

Nosso contrato e projeto de ECODESIGN, visa "organizar e montar" a vitrine da fachada "quinzenalmente", além da redecorar as estantes e espaços internos.

"Seguindo padrões de ecodesign, sustentabilidade, economia colaborativa, vitrinismo, merchandising e networking, elaborados pelo Sebrae e seguindo tendências globais de Lojas Colaborativas, para valorizar os produtos de cada "micro empreendedor", visando maior qualidade quanto aos seus respectivos usos nas prateleiras da loja e melhor comercialização." 

Aqui, vamos trazer muitas dicas e ideias de como catalogar produtos e criar a paleta de cores, para distribuir os produtos num ecossistema de layouts, com técnicas de psicologia da cor, formalizar o ecodesign e o design biofílico, trabalhar com arquitetura holística e neuroarquitetura, além de propôr o visual merchandising da loja colaborativa, para criar uma identidade regional, atrair o público das redes socias e aqueles que circulam pelo bairro.


CURIOSIDADES! 

>>> Um breve resumo sobre o que seria uma loja colaborativa?
A loja colaborativa é um modelo de negócio fundamentado nos princípios da economia colaborativa, que acontece através do compartilhamento e troca de serviços e objetos entre empresas e/ou microempreendedores individuais.

E lembrando da importância que é investir no visual merchandising de loja colaborativa.

>>> O que é merchandising? Essa é uma ferramenta de marketing cujas técnicas têm a finalidade de apresentar e repassar informações sobre os produtos disponíveis nos pontos de venda. O objetivo final é que as mercadorias tenham giro, ou seja, grande rotatividade, evitando que fiquem paradas muito tempo no estoque.

Muito importante lembrar sobre os Cinco Principais Tipos de Merchandising Visual Merchandising para adotar na loja colaborativa. 

>>>Quais os 5 principais tipos de merchandising?

  1. A identidade visual não pode ser negligenciada, pois dá vida a uma marca. 
  2. Merchandising Editorial. 
  3. Merchandising no Ponto de Venda. 
  4. Merchandising de Varejo. 
  5. Merchandising Digital.
>>> O que é o marketing colaborativo?
O marketing colaborativo, ou marketing 4.0, como o próprio nome sugere, se dá pela propagação do conteúdo por meio da colaboração dos indivíduos. Nesse processo, a corporação cria a ação com seu público-alvo e os próprios consumidores ajudam a espalhar as informações.


ARQUITETURA E DESIGN DA FACHADA

VITRINE EXTERNA- TERRAL COLLAB 

Como fazer o visual merchandising para a Loja Colaborativa TERRAL COLLAB?

A loja colaborativa TERRAL COLLAB,  recebe destaque pela sua grande fachada em L, o que valoriza muito mais o espaço, ganhando uma linda área frontal com materiais que trazem tendências de praia, além de ampla área de convívio e lazer na av. campeche, com detalhes arquitetônicos tropicais, trazendo o tipo de piso "uni-stein/estilo copacabana", esse tipo de material têm crescido muito no país, sobretudo nas capitais, que geralmente reúnem condições mais favoráveis às experimentações de novos modelos de negócios. 

Vale destacar também que essa loja TERRAL COLLAB têm uma dinâmica diferente, ela é uma espaço multifuncional com área para café, e todas as sextas feiras, promove HAPPY HOUR com encontros presenciais que trazem um cardápio criativo e música, essas ações partiram do casal de investidores, Leonardo e Juliana.

Quanto a organização do espaço interno, ele foge de um modelo tradicional de loja multimarcas: o gestor do espaço não compra as mercadorias para revenda, apenas subloca pequenos ou médios espaços para que as marcas apresentem seus produtos, ficando ele responsável pela manutenção das estruturas e serviços comuns, como equipe de vendas, provadores, limpeza da loja, recebimentos, reservas, trocas etc.

Assim, é o pequeno empreendedor – muitas vezes com perfil de artesão – que vai cuidar do seu micro ponto de venda, já que a maioria das lojas colaborativas optam pelo formato de nichos, ou seja, cubos ou caixas de madeira ou alvenaria que vão delimitar o espaço do locatário. Nesses espaços o expositor é responsável pela reposição das mercadorias, apresentação, precificação e limpeza.

Num ambiente comercial no qual a inovação é a maior demanda, a concorrência se torna altamente qualificada e, em função dos espaços pareados, altamente comparativa. Algumas dessas lojas colaborativas trabalham também com a curadoria do público, ou seja, se uma marca não bate a meta de vendas pré-definidas na locação será substituída por outra interessada da fila de espera. Assim, os espaços garantem que o mix de produtos esteja sempre alinhado ao interesse do público-alvo.



Passo a passo de como criar um moodboard de moda
Para começar, é necessário fazer uma pesquisa dentro da loja e coletar os materiais dos respectivos artesãos e artistas.
  1. Busque inspiração. 
  2. Defina seu estilo. Eleger um estilo para o seu moodboard é muito importante. 
  3. Escolha sua paleta de cores. 
  4. Explore texturas. 
  5. Dedique-se à tipografia.
  6. Vá além de imagens.

Como montar um mood board no Pinterest?
Um moodboard pode conter imagens, vídeos, tipografias e outros componentes visuais que sirvam como referência para o tema do projeto. Para montar um painel semântico, é preciso definir a área, o tema e objetivo do projeto. Além disso, escolha uma paleta de cores e a ferramenta que criará o mural.



MOODBOARD TERRAL_SETEMBRO


Primeiramente vamos definir uma paleta de cores. No mês de setembro vamos investir nas paletas em tons pastéis e beges médio.




Ao criar o conceito de uma coleção da Loja Colaborativa, é fundamental contar com uma etapa de pesquisa e coleta de referências. Isso porque, para construir uma linguagem que estabeleça relação entre as peças, é preciso muita inspiração.

Nesse contexto, o moodboard de moda figura como uma ferramenta que facilita a organização de ideias, a definição de estilos e a orientação de elementos visuais. As referências dispostas no “quadro de emoções” ajudam a traduzir a atmosfera do projeto.

Para te ajudar no processo, reunimos dicas práticas sobre como criar um painel de inspiração de moda, seja físico ou online. Confira!


ESTAS PALETAS DE CORES TRAZEM DIVERSOS ELEMENTOS COMPOSITIVOS:


Como criar um moodboard passo a passo

Como fazer um moodboard de interiores? 

5 passos para encantar o cliente:
  1. Escolha um local para a montagem do moodboard.
  2. Defina a paleta de cores.
  3. Reúna referências.
  4. Faça a “colagem”
  5. Revise o material.
O que colocar no Mood Board?
O moodboard pode ir além de imagens. Você pode trazer texturas, vídeos, sons e até mesmo cheiros ao seu quadro de referências.


COMPOSIÇÃO DA VITRINE ITINERANTE PARA O MÊS DE SETEMBRO:

PRIMEIRA SEMANA DE SETEMBRO

Dicas para criar um Mood board para LOJA COLABORATIVA em um projeto de design de interiores.


Todos os anos, um dos recursos que usamos aqui na loja para para auxiliar no desenvolvimento das novas coleções é a criação de mood boards, que nos auxiliam na fase de pesquisa de referências, inspirações e estudo de cores.

Em termos gerais, os mood boards são uma excelente ferramenta para colocar suas ideias de design lado a lado e ver como elas funcionam juntas, além de servirem como diretriz para qualquer tamanho de espaço ou fase de projeto.

VITRINISMO E MERCHANDISING:

Iniciamos nosso trabalho de moodboard para redes sociais, instagram e facebook, coletando e construindo a paleta de cores e tendências dos produtos artesanais da loja colaborativa

Rede social moodboard_terral collab


VAMOS ESPECIFICAR A PALETA DE CORES PARA CADA MERCHANDISING E VITRINISMO:
Rede social moodboard_terral collab

Rede social moodboard_terral collab

Rede social moodboard_terral collab

Rede social moodboard_terral collab

CORES CLARAS:



Vitrine de setembro_terral collab

Vitrine de setembro_terral collab




Como fazer um mood board?
Como fazer um moodboard de interiores? 

5 passos para encantar o cliente
  • Escolha um local para a montagem do moodboard.
  • Defina a paleta de cores.
  • Reúna referências.
  • Faça a “colagem”
  • Revise o material.


Decoração interna- TERRAL COLLAB 


Confira aqui as dicas para planejar o seu MOODBOARD:

1- Separe projetos e móveis com os quais você se identifica. Procure em revistas de decoração e moda, catálogos de marcas que admira, instagram e pinterest. Inclusive nessas duas mídias é possível salvar as imagens em pastas bem divididas de acordo com cada ambiente.

2- Baseado nessas referências, determine o estilo que você deseja para o espaço. Você irá notar que essas informações todas juntas contarão uma história e ajudarão no direcionamento do seu projeto

3- Coloque lado a lado as cores, amostras de tinta, acabamentos de madeira e laca e tecidos, estampas e texturas, para que você possa visualizar a composição entre eles

4- Acrescente pequenos objetos que você já tenha em casa ou que combinem com a proposta que você esta buscando

Com o primeiro piloto pronto, é possível fazendo os ajustes até que o mood board fique pronto e atenda todas as suas expectativas. Animado para começar o seu?

Confira abaixo os mood boards que preparamos especialmente, para as nossas coleções de 2021 e mãos a obra!


Decoração interna- TERRAL COLLAB 


Decoração interna- TERRAL COLLAB 



GANHARÁ DESTAQUE NOSSA SEGUNDA VITRINE E VISUAL MERCHANDISING,  QUE ADOTOU TONS TERROSOS E TONS BEGES:

PALETA DE CORES SETEMBRO- TERRAL COLLAB 


PRODUTOS ARTESANAIS FEITO À MÃO:
Conseguir o devido destaque vai além de bons e diferentes produtos, afinal, um produto único merece um espaço único. Pensando nisso, listamos algumas dicas básicas para que você consiga dar o devido destaque ao seu cubo e faço do seu negócio um grande sucesso.

Revista sua caixa: os espaços geralmente são lisos (preto, branco ou madeira crua), você pode agregar valor revestindo esse ambiente. Para isso há opções como papel de parede, tecidos, madeira, papel de presente, ladrilhos, pastilhas, placas de gesso e o que mais a imaginação permitir.


Otimize a exposição: se estiver no 2º ou 3º alinhamentos de caixa aproveite as paredes do seu nicho. Você pode buscar sistemas de exposição, como slatwall e painel de malha, que ajudarão a aproveitar melhor o espaço todo.

Ilumine-se: nossos olhos sempre procuram pela luz! Por isso iluminação e cores causam bastante impacto visual. Dica: ilumine sua caixinha. A melhor opção são as fitas de LED. Já que são baratas para aquisição e de fácil aplicação.

Produto na altura ideal: se você vende acessórios priorize caixas no segundo alinhamento. Produtos pequenos podem não ser vistos em exposição muito baixa ou alta. E, nesse caso, espelho ao fundo para prova é algo obrigatório. Se o cliente tiver que ir para outra caixinha ver o espelho que existe lá, ele também verá os produtos do seu concorrente.

Vendendo roupas: se vende roupas vale não sobrecarregar de produtos [pouco espaço, pouco produto]; use tags explicativas sobre a matéria-prima, processo produtivo, estampas exclusivas, modelagem, enfim, destaque as características únicas do seu produto; e cuidado com as peças longas, elas não devem se sobrepor às peças do alinhamento inferior.

Pense na sua fachada: seu espaço/caixinha deve ter identificação na “fachada”, tanto para reforçar sua marca e potencializar as vendas em outros canais, como para dar destaque para aqueles que já conhecem sua marca e te procuram.

FACHADA E VITRINE DO TERRAL COLLAB:

VITRINE EXTERNA- TERRAL COLLAB 


DEMARCAMOS O TERRITÓRIO DO CAFÉ

Decoração interna- TERRAL COLLAB 


Decoração interna- TERRAL COLLAB 


Decoração interna- TERRAL COLLAB 


DEMARCAMOS O TERRITÓRIO DOS CONGELADOS

Decoração interna- TERRAL COLLAB 




VITRINISMO- TERRAL COLLAB 




VITRINISMO- TERRAL COLLAB 


VITRINISMO- TERRAL COLLAB 


VITRINISMO- TERRAL COLLAB 
PALETA MOODBOARD- TERRAL COLLAB 

PALETA MOODBOARD- TERRAL COLLAB 


 



Acesse o instagram através desse QR CODE





VITRINISMO- TERRAL COLLAB 


VITRINISMO- TERRAL COLLAB 






PALETA MOODBOARD- TERRAL COLLAB 

PALETA MOODBOARD- TERRAL COLLAB 

PALETA MOODBOARD- TERRAL COLLAB 

PALETA MOODBOARD- TERRAL COLLAB 

PALETA MOODBOARD- TERRAL COLLAB 

PALETA MOODBOARD- TERRAL COLLAB 






DICAS E SUJESTÕES DE IDEAIS MOODBOARD PARA LOJAS COLABORATIVAS:

PARA OS PRÓXIMOS MESES SERÃO PENSADAS NOVAS PALETAS DE CORES COMO MOSTRAM OS EXEMPLOS ABAIXO:

MINIMALISTA:
Fonte: Imagem pinterest





ARQUITETURA DE INTERIOR

Fonte: Imagem pinterest


DECORAÇÃO ÉTNICA
Fonte: Imagem pinterest


DECORAÇÃO RÚSTICA NATURAL
Fonte: Imagem pinterest

DECORAÇÃO ÉTNICA

Fonte: Imagem pinterest


DECORAÇÃO SCANDINAVIAN
Fonte: Imagem pinterest


DECORAÇÃO MODERNA RUSTICA

Fonte: Imagem pinterest


DECORAÇÃO SCANDINAVIAN

Fonte: Imagem pinterest

DECORAÇÃO COM GRIFES DE DESIGN
Fonte: Imagem pinterest



DECORAÇÃO DE PRAIA:
Fonte: Imagem pinterest


DECORAÇÃO CONTEMPORÂNEA:
Fonte: Imagem pinterest


Fonte: Imagem pinterest



APRENDA A FAZER O SEU PAINEL SEMÂNTICO:

PAINEL SEMÂNTICO Fonte: Imagem pinterest



TONS EVERDEADOS:
PALESTAS DE CORES PANTONE

Fonte: Imagem pinterest

Fonte: Imagem pinterest

Fonte: Imagem pinterest


Fonte: Imagem pinterest


TONS BEM COLORIDOS:
Fonte: Imagem pinterest

PALETA AZUL E FIBRAS NATURAIS:
Fonte: Imagem pinterest

TONS DE CINZA E ROSA:
Fonte: Imagem pinterest

PALETA DE CORES PANTONES EM DEGRADÊ:
Fonte: Imagem pinterest

PAINEL SEMÂNTICO MAIS COLORIDO E VIBRANTE:

Fonte: Imagem pinterest

SOLTE SUA CRIATIVIDADE NA COMPOSIÇÃO DAS CORES:
Fonte: Imagem pinterest

Fonte: Imagem pinterest

Fonte: Imagem pinterest

Fonte: Imagem pinterest



GOSTOU DO CONTEÚDO?

POSTE UM COMENTÁRIO


>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.

Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> ttps://www.behance.net/lauraldarosa


https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc


CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


▶️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️
#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagismo #xeropaisagismobr #xeropaisagista #xeriscaping
#xeriscape #xerofita #xerofila #xerophile #zeroagua #caatinga #cerrado #pampa #deserto




▶️ Desenvolvimento sustentável; #ods #onu #agenda2030 #esg
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel


▶️ Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana


▶️ Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio


▶️ Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility


▶️ Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra


▶️ Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura



 

Comentários

TOP CONTÉUDO