AGRICULTURA SINTRÓPICA



AGRICULTURA SINTRÓPICA_ futuro das novas gerações!
LAURA LIDIA ROSA
Arquiteta Paisagista
DEZEMBRO 2020







Texto / pesquisa : Laura Lidia Rosa

LEIA ESTE ESQUEMA:




Agricultura sintrópica e o paisagismo:
– Conservação da Natureza
– Manejo ecológico de Espécies Invasoras
– Cultivos Consorciados
– Adubação Verde
– Semeadura
– Compostagens
– Cultivo de Alimentos
– SAFs (Sistemas Agroflorestais)
– Preparados Biodinâmicos
– Podas
– Plantas ornamentais
– Plantas curativas e aromáticas
– PANCs (Plantas alimentícias não convencionais)
– Sucessão vegetal
– Planejamento da paisagem


VISITE O JARDIM SINTRÓPICO:
https://www.youtube.com/watch?v=ZBbOn7a4RqQ





Quais são os benefícios da agrofloresta?

Confira agora 10 benefícios dos sistemas agroflorestais:

  • Melhoria do balanço hídrico;
  • Aumento na capacidade de absorção do solo;
  • Maior infiltração de água, desse modo, redução do risco de erosão;
  • Diminuição da emergência de plantas invasoras;
  • Estimula a atividade biológica;
  • Sustentabilidade do sistema produtivo;


O que é a agricultura Sintropica?
A agricultura sintrópica pode ser realizada em qualquer terreno e suas plantas apresentam poucas pragas ou doenças. O equilíbrio da natureza faz com que o solo esteja sempre bem nutrido e garante a qualidade do produto final.


O que quer dizer Sintropia?
substantivo feminino Confluência de fatores e processos que torna possível o aparecimento de outra doença ou patologia. [Agricultura] Sistema que busca a harmonia entre os processos de produção e o meio ambiente. ... expressão Agricultura Sintrópica.

Como surgiu a agricultura Sintrópica?
A agricultura sintrópica foi idealizada e difundida pelo agricultor e pesquisador Ernst Götsch em 1948. ... Ernst Götsch chegou ao Brasil em 1982 e dois anos depois adquiriu a Fazenda “Fugidos da Terra Seca”, localizada na Bahia.


O que plantar em uma agrofloresta?
Numa linha de árvores, a exemplo do que se faz em nossa horta, recomenda-se combinar árvores de estratos diferentes, como eucalipto (emergente), gliricidia (alto) banana prata (médio), café (baixo), por exemplo, para planejar seu sistema agroflorestal.

O que devo saber para iniciar uma agrofloresta?
Passos importantes para a implantação da SAF (Sistema Agroflorestal): Reconheça o potencial do local e da comunidade. É importante que você escolha as espécies conhecidas, com as quais já se possui alguma familiaridade. Escolha diferentes espécies e famílias para cultivar.



Como funciona a agro floresta?
As agroflorestas são constituídas de espécies lenhosas perenes como árvores e arbustos em coexistência com plantas herbáceas, vegetais e pastagens, ou animais. ... Quando as árvores que levam um tempo maior para produzir crescem, pode-se então colher frutas, plantas medicinais e outros produtos.


A LÓGICA DA ABUNDÂNCIA:
A FLORESTA É DINÂMICA

Soberania alimentar:


A GAMA DA BIODIVERSIDADE:






VOCÊ SABIA!
Tem um pessoal por aí, recuperando o meio ambiente, inclusive eu!
O que fazemos?

Sou arquiteta sustentável, através de um curso na Cidade Escola Ayni em 2017, eu obtive curso de agrofloresta e lá aprendi a importância dos sistemas produtivos misturados, biodiversidade de plantas.






























SISTEMA AGROFLORESTAIS SÃO
CONSÓRCIOS DE COMBINAÇÃO



A medida que você consegue criar uma floresta num solo, você observa a dinâmica da estruturação da fertilidade do solo, sem necessidade de adubos.




Oque precisamos ter?
agua e solo







Alimentos e produtividade:
  • Trazer a lógica da sustentabilidade;
  • Produzir alimento saudável;
  • Fonte de renda economicamente viavel;
  • Socialmente justo;





TRAZER O NITROGÊNIO PARA O SOLO:





EXEMPLO NEGATIVO/ VENTO:
Como plantar em terra ruim e recuperar?
  • PLANTAR BANANEIRAS E MUITO ESTERCO;
  • A VIDA VAI RENASCENDO COM PERSISTÊNCIA;
  • O REFLORESTAMENTO PRECISA ATUAR COM A CULTURA DE AGROFLORESTA
  • USAR CAPIM PARA MELHOR O SOLO E PODA DE ÁRVORE;
  • A TERRA COM PODA VIRA ADUBO DE PRIMEIRA E SEGURA A ÁGUA NA TERRA;
  • NÃO TIRAR O MATO, DEIXAR ELE CUIDAR DO CANTEIRO;
  • A NECESSIDADE QUE O CANTEIRO ESTEJA SEMPRE COBERTO;
  • COBRIR O PÉ DAS ÁRVORES;



VAMOS PLANTAR CAPIM?

START INICIAL/ PREPARAÇÃO DO SOLO:
SÃO CONSIDERADAS PLANTAS PLACENTAS: CURAM O SOLO, SÃO ENFERMEIRAS DO SOLO; CORREÇÃO DE CALCÁRIO, MICRONUTRIENTES, ADUBOS, DEPOIS O PROPRIO SISTEMA VAI SE AUTO REGULANDO; E O SOLO VAI FICAR RICO DE NUTRIENTES; 


HORTALIÇAS E ÁRVORES:
VAMOS PODAR?





AGRICULTURA SINTRÓPICA/ VÍDEOS:
https://www.youtube.com/watch?v=uSiuV0CkREM


Agricultura sintrópica é o termo designado a um sistema de cultivo agroflorestal (SAF) baseado no conceito de sintropia - principio contrário ao de entropia - caracterizado pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente.

Esta vertente agrícola busca inspiração na dinâmica natural dos ecossistemas virgens – que não sofreram interferência humana – para um manejo sustentável e foi idealizada e difundida por Ernst Götsch, agricultor e pesquisador suíço, nascido em Raperwilsen, em 1948. Enquanto trabalhava com pesquisa em melhoramento genético na instituição Zurique-Reckenholz, Ernst começou a se questionar se não era mais sensato melhorar as condições de vida das plantas, ao invés de alterá-las geneticamente de modo que estas sobrevivam à escassez de nutrientes e boas condições climáticas aos quais são submetidas nas monoculturas

Assim começou a redirecionar o seu trabalho para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. Chegou ao Brasil em 1982 e em 1984 adquiriu a então Fazenda “Fugidos da Terra Seca”, localizada em Piraí do Norte/BA, hoje conhecida como Fazenda Olhos D’água, devido à quantidade de nascentes que foram recuperadas graças ao trabalho sintrópico desenvolvido.



Neste modelo de SAF, as plantas são cultivadas em consórcio e dispostas em linhas paralelas, intercalando sempre espécies de portes e características diferentes, visando o aproveitamento máximo do terreno, e levando em consideração a manutenção e reintrodução das espécies nativas. O ciclo temporal dos consórcios provou-se também fator fundamental para o bom funcionamento deste SAF, assim como a compreensão do mecanismo de sucessão ecológica em uma floresta não manipulada. 

A ideia geral deste manejo é justamente acelerar o processo de sucessão natural, e para tal usam-se principalmente duas técnicas: a capina seletiva, removendo plantas pioneiras nativas (gramíneas, herbáceas e trepadeiras) quando maduras, e a poda de árvores e arbustos, distribuindo em seguida sobre o solo como mulch, proporcionando maior disponibilidade de nutrientes ao solo. 


As partes removidas das plantas que não são comercializáveis, retornam ao solo com o intuito de adubá-lo e funcionam como uma injeção de NPK natural. Faz-se, portanto, imprescindível o conhecimento e uso adequado dos instrumentos de poda para um bom desenvolvimento da vegetação.




O uso de controladores químicos como inseticidas e herbicidas não é praticado, assim como o uso contínuo de fertilizantes químicos ou mesmo orgânicos que não sejam originários da própria área cultivada. Os insetos e organismos vivos que povoam as áreas sintrópicas não são vistos como inimigos do plantio, mas como sinalizadores de deficiências no sistema, e ajudam o produtor a compreender as necessidades ou falhas daquele cultivo. 





Este método permite a recuperação de pastos abandonados, cujos solos sofreram degradação, em um curto período, transformando os mesmos em sistemas altamente produtivos. Em uma cultura tradicional, ou monocultura, à medida que o ciclo de plantação e colheita acontece, o solo vai se degradando e perdendo seus nutrientes. Já no modelo sintrópico acontece o contrário, à medida que os ciclos de plantio ocorrem, há um enriquecimento do solo, devido à disponibilidade de matéria orgânica remanescente das colheitas.




A TERRA DÁ!
MISTURE HORTALIÇAS:



Todos estes processos tendem a gerar modificações positivas no ecossistema, como o aumento da biodiversidade, melhoria da estrutura edáfica, maior retenção de nutrientes no solo, modificações no microclima, como o aumento da umidade relativa, e o favorecimento do ciclo da água.[carece de fontes]

O modelo também se mostrou economicamente viável. A produção demanda um baixo investimento, já que exige um mínimo de irrigação e não utiliza produtos químicos na sua manutenção. O consórcio de diversos tipos de espécies, entre frutíferas e hortaliças, com diversos tempos de colheita diferentes, beneficia o agricultor que permanece retirando uma fonte de renda da terra constantemente. Além do fato de que, os produtos oriundos são orgânicos, o que valoriza seus preços no mercado.



Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=3P1DjXEfY84






Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> ttps://www.behance.net/lauraldarosa

GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO
CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450

#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagista #xeriscaping

Desenvolvimento sustentável; #solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel

Legislação; #laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana

Softwares; #bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio

Design Universal; #arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility

Construção Civil; #engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra

Arquitetura de interiores; #interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura


Comentários

TOP CONTÉUDO