CASA DE EARTHBAG NA COLOMBIA

Casa de Earthbag na Colombia com passo a passo

Fonte: Pinterest


Casa na Colômbia feita com sacos de terra mantém ambiente naturalmente fresco


LAURA LIDIA ROSA
Arquiteta Paisagista
DEZEMBRO 2020


La Casa Vergara
José Andrés Vallejo, arquiteto
de www.a57.org

DESCRIÇÃO DO PROJETO:

Esta residência foi projetada por José Andrés Vallejo e construído em Bogotá, Colômbia, em apenas 5 meses, no início de 2011. 

Arquitetura em Equilíbrio é uma plataforma de design especializada em soluções arquitetônicas sustentáveis. 
Architecture in Balance implementa tecnologias alternativas, construção de baixo impacto ambiental, integrando design contemporâneo para criar projetos inovadores e ambientes equilibrados. 

Arquitectura em Equilíbrio encoraja a utilização de materiais de construção não transformados, tais como o solo, e utiliza métodos diferentes, tais como sistemas de superadobe, entre outros.


http://www.clubedoconcreto.com.br/2013/09/casa-de-earthbag-na-colombia-com-passo_25.html

O projeto do La Casa Vergara explora o potencial de resistência sísmica com superadobe como a tecnologia de construção e design contemprary. O uso da terra como um elemento estrutural predominante praticamente desapareceu, mas esta técnica desenvolvida pelo arquiteto iraniano Nader Khalili na década de 90 traz de volta este material tradicional.


O superadobe utiliza três elementos:
  • terra / concreto,
  • sacos tubulares e
  • arame farpado.
Uma construção monolítica usando este método elimina o atrito entre os componentes estruturais e não estruturais, e oferece a capacidade de criar espaços orgânicos e flexível. Este invólucro também minimiza o uso de materiais industriais, tais como tijolos cozidos, betão e aço ondulado, que tem pegadas de alto carbono. O custo por m2 é estimado em US $ 300 (cerca de US $ 28/sq.ft.), Tornando-se uma alternativa robusta para a habitação de baixo custo e alto desempenho bioclimático.













Mas como eu vou fazer uma casa segura e confiável com terra?

Pensemos numa técnica para se construir barreiras, barragens, paredes etc. em momentos de necessidade e com muita velocidade. 
Nas guerras são empilhados sacos e mais sacos de terra/areia até a formação de uma parede, uma barreira.

PASSO A PASSO:

Fonte: Pinterest

O edifício emprega uma prática antiga que foi recentemente atualizada para projetar casas mais modernas. Vallejo construiu a casa usando o sistema chamado superadobe, que foi originalmente inventado pelo arquiteto iraniano Nader Khalili e usa três elementos principais para criar espaços de vida flexíveis – terra, sacos tubulares e arame farpado. 

Com apenas US $ 28 por metro quadrado, o baixo custo é complementado por seu suave impacto ambiental, tornando-se uma solução arquitetônica promissora para áreas de baixa renda.

Fonte: Pinterest

O superadobe utiliza uma técnica bem parecida. 

  • As bobinas de polipropileno são nada mais, nada menos, que um saco enorme (comprimento) e 40~50 cm de largura. 

  • A técnica é baseada em encher este saco com terra formando uma linguiça. 

  • Quando a linguiça atinge o tamanho da parede desejada, ela é interrompida e finalizada. 

  • Depois de finalizada ela deve ser socada com um pilão. Com o intuito de compactar o solo que está dentro do saco (ainda úmido).

  • Depois de socada e a parede estiver com cerca de 40 cm de espessura, passa-se dois fios de arame farpado sobre a linguiça, deixando cerca de 10 cm de distancia entre as laterais e 20 cm entre um fio e outro. 

  • Sobre estes arames, colocaremos mais uma linguiça e assim sucessivamente até atingirmos a altura desejada.

  • As paredes de superadobe são naturalmente estruturais, ou seja, não precisa de alicerce para uma construção em superadobe, não requer vigas, colunas, ferros e concreto. 

  • Fica como opção apenas, que a primeira linguiça fique abaixo do nível do solo, a segunda já no nível do solo e assim por diante. 

  • Recomenda-se ainda, que as primeiras fiadas (a sob o solo e as 3 ou 4 subsequentes) sejam preenchidas com areia e cimento (9:1) no lugar de solo, apenas com a função de não reter umidade por estar em contato direto com a área aeróbia do solo (primeiros ~50 cm) que poderá comprometer a estrutura caso seja feita de terra também.

Fonte: Pinterest

La Casa Vergara é uma residência em forma de cúpula construída com o sistema bioconstrutivo ‘earthbag’ que utiliza sacos de terra (ou sacos de areia) na construção.

Fonte: Pinterest

Construída em Bogotá em 2011 pelo arquiteto colombiano Jose Andres Vallejo a residência usa a terra tradicional para criar uma residência naturalmente fresca com um impacto ambiental suave. 

Fonte: Pinterest

Coberto com acabamento de concreto, a construção de terra não é apenas rentável, mas também resistente a terremotos e alagamentos.

Fonte: Pinterest

A forma orgânica arredondada de La Casa Vergara foi criada através do empilhamento de uma série de sacos tubulares repletos de terra. 




Fonte: Pinterest

Com o uso de uma moldura de madeira, o formato exterior foi construído com sacos de tamanhos variados em formato de cúpula, bem como uma sala retangular adjacente.

Fonte: Pinterest



Fonte: Pinterest

Quando as paredes tiverem o tamanho desejado, a construção poderá ser coberta com telhados convencionais, porém, o superadobe é capaz de ser cobertura também. Ao concluir as paredes, continue com as fiadas de solo afunilando-as deixando entre 5 e 10 cm mais próximas do centro da construção (por linguiça). Claro que também os fios de arame farpado devem ser aproximados um do outro e ambos do centro da construção.

A construção pode ser levada desta maneira até a finalização. Após a conclusão, a obra deve ser revestida interna e externamente com o mesmo solo umedecido misturado a cimento (7:1), simulando um reboco (pode ser amassado com os pés ou com betoneira), de preferencia jogado com força nas fendas onde se unem as linguiças, para que fique totalmente vedado. Após a secagem total, pode ser dado acabamento com tinta cal para evitar que a chuva destrua o acabamento, como fazemos numa residência em alvenaria.

REBOCO

Fonte: Pinterest

INTERIOR SUPERADOBE
Uma vez pintada, a estrutura de terracota parece uma casa moderna, proporcionando uma solução sustentável para habitação que pode ser personalizada com interiores exclusivos.

Fonte: Pinterest


Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Por que superadobe?

O superadobe é uma técnica construtiva sugerida pelo arquiteto iraniano Nader Khalili na década de 80.
Apresentou a NASA como sugestão arquitetônica para construções lunares.
O objetivo era minimizar o volume de materiais de construções que precisariam ser levados ao espaço.
As construções em superadobe requerem, basicamente, solo úmido (do próprio local da construção, praticamente qualquer tipo de solo serve), sacos de polipropileno e arame farpado.
Você já pode morar numa casa da lua!
O superadobe possui características exclusivas!

Você não confiaria em morar numa casa de barro?

É só um formigueiro gigante?

As casas em superadobe têm o formato de cúpula, chamada também de “dome home”. São construções mais resistentes a situações críticas (como terremotos), onde as casas de alvenaria convencional não possuem qualquer chance.

  • Paredes de 40 cm de espessura, fora o revestimento tomam MUITO espaço interno se comparado com a alvenaria, mas 40 cm de terra representam 40 cm de uma camada isolante térmica e acústica, diga-se de passagem, não há melhor isolante térmico que a terra. Isso faz com que sua casa fique fresca no verão e quente no inverno.
  • O superadobe suporta tubulações hidráulicas e elétricas embutidas e sobrepostas.
  • As tubulações térmicas são mais eficientes, pois perdem menos calor para o ambiente, devido ao isolamento com o meio externo.
  • Suportam todos os formatos de portas e janelas, retos, arcos e ogivas internos e externos.
  • A única limitação do superadobe “puro” que pude perceber até o momento é que as construções devem ter apenas um pavimento.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

  • Os sacos foram cobertos com uma mistura de cimento por dentro e por fora para selar e proteger contra a umidade, juntando. 
  • Os quartos foram acabados com vigas expostas de madeira sustentável, bem como uma série de claraboias para fornecer iluminação natural ao interior.
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest


Fonte: Pintere
st


Leia a diferença entre Super adobe e Hiperadobe:
Construindo uma casa com Hiperadobe:


Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> ttps://www.behance.net/lauraldarosa

GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO
CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450

#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagista #xeriscaping

Desenvolvimento sustentável; #solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel

Legislação; #laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana

Softwares; #bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio

Design Universal; #arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility

Construção Civil; #engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra

Arquitetura de interiores; #interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura



Comentários

TOP CONTÉUDO