SUSTENTABILIDADE URBANA _ PLANEJAMENTO DE CIDADES

SUSTENTABILIDADE URBANA _ PLANEJAMENTO DE CIDADES



Laura Lidia Rosa
Arq. Urb. Especialista em Planejamento de Cidades


Vivemos em um momento de crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade das cidades. “O conceito de sustentabilidade foi apresentado na década de 80 e, desde aquela época, foi distorcido. Vale a pena refletir por um momento sobre o que a sustentabilidade significa. Não é o crescimento econômico, mas a teia a qual defende nossa vida. Tem que ser projetada considerando a natureza.”

Eu sempre faço essa pergunta a pequenos grupos pensando na resposta de Fritjof Capra, você já pensou no futuro das próximas gerações, seus filhos, netos, bisnetos ?
Resposta F.C.: Para o austríaco, o grande desafio de nossa época é construir e nutrir comunidades sustentáveis. “Os maiores problemas de nossa era: mudanças climáticas, pobreza, energia, água, estão conectados, são interdependentes.

Leia a opinião de um dos precursores da sustentabilidade no planeta Fritjof Capra.
https://vivagreen.com.br/blog/fritjof-capra-sobrevivencia-da-humanidade-dependera-de-nossa-alfabetizacao-ecologica/

Será que a sociedade esta preparada para passar por mais dificuldades referentes ao IMPACTO AMBIENTAL?
Este estudo tem por objetivo identificar como a "arborização urbana" ou um mundo mais verde, pode favorecer a eficiência energética das cidades e as contribuições dos principais estudos realizados sobre o tema.

Palavras-chave: Arborização urbana. Ilha de calor urnabo. Eficiência energética. Sustentabilidade Urb.

Nesse artigo sobre "Sustentabilidade Urbana" você irá aprofundar os estudos com base nos seguintes temas:

1. Crise ambiental como ponto de partida

2. Princípios básicos e estratégias de projeto, Metabolismo Urbano, Estrutura urbana e ecossistema urbano (morfologia urbana: tipologias urbanas, sistema viário, espaços públicos, vegetação, equipamentos urbanos).

3. Conforto ambiental proporcionado pelo emprego de morfologia adequada e pelo uso otimizado de recursos renováveis.

4. Os Métodos de Avaliação Ambiental Aplicados na Escala Urbana (HQE, AQUA, LEEDND, Selo Azul CAIXA).
Fonte google


Ainda é grande o debate que envolve as questões de sustentabilidade, sobretudo sustentabilidade urbana.


Tambem VAMOS abordar nesse artigo:
  1. Arborização urbana.
  2. Analise da sustentabilidade urbana no contexto das cidades.
  3. Habitação social e sustentabilidade urbana - Livro complementar.
  4. Reflexões sobre o futuro da sustentabilidade urbana com base em enfoque socioambiental.
  5. Sustentabilidade urbana - Contribuição das cidades frente à mudança climática.
  6. Sustentabilidade urbana e as certificações ambientais na construção civil.

Este artigo procura estabelecer uma crítica aos modelos de cidades sustentáveis e de cidade pós-moderna estruturada pelo modelo de cidade dispersa produzida pela lógica do capital.

Aqui iremos confrontar dois modelos de cidades.
1) Modelo capitalista de produção do espaço e o 
2) Modelo sustentável de cidade, ou seja, o modelo de cidade dispersa contra um modelo de cidade compacta. 

"Como arquiteta é meu dever cumprir e zelar para a proteção do meio ambiente", porém são feitas análises sobre as certificações ambientais, e nota-se que o setor da  construção civil virou barganha.
Os selos não zelam pela qualidade de vida do planeta, e os rótulos de "construção sustentável'  são meros simbolismos que mascaram e reafirmam os processos de produção da cidades na perspectiva do capitalismo e do exagero no consumismo com enfoque estético.
O maior exemplo de DESLEIXO EM IMPACTO AMBIENTAL do BRASIL é a cidade de Balneário Camboriú.
Faltam planejamentos estratégicos bem comuns e simples de implantar.


A Arborização Urbana no BrasiL

A era da extração no Brasil data dos anos 1500;1600, com a Exploração do pau-brasil: contexto, feitorias, impactos...https://mundoeducacao.uol.com.br›  Brasil Colônia . O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e sua exploração foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses, quando chegaram aqui, no século XVI e aconteceu por meio da exploração da mão de obra dos indígenas, e a era do plantio no BRASIL é uma atividade relativamente nova, com pouco mais de 100 anos, e tem fundamental importância na mitigação dos impactos ambientais resultantes da urbanização. 

Quais são os indicadores de sustentabilidade urbana?
Os nove temas definidores de indicadores de sustentabilidade urbana utilizados são: construção e infraestrutura sustentáveis, governança, mobilidade, moradia, oportunidades, planejamento e ordenamento territorial, questões ambientais, segurança, serviços e equipamentos.

UMA ANALISE DAS AREAS VERDES
A presença dos corredores verdes nas cidades, como se observa em grandes avenidas, além de melhorar o aspecto estético, tem função de minimizar as ilhas de calor, fornecer sombra para a população, diminuir a intensidade das pragas urbanas, manter abrigo e habitat para a avifauna (pássaros, urubus, beija-flores, tucanos, maritacas, pombos, entre outros) e para os insetos polinizadores, tem caráter psicológico (ao incentivar bons sentimentos como equilíbrio e harmonia em meio ao caos urbano) e, ainda, podem preservar os recursos genéticos vegetais.

O estudo apontou diversos benefícios da arborização na redução dos impactos resultantes da intensa urbanização, principalmente através da moderação climática e da conservação de energia. 

Fonte: GOOGLE. Contribuições da arborização para o conforto ambiental e a eficiência energética urbana

Por isso as atividades do paisagismo buscam aliar sensibilidade e critério científico para reconstituir a paisagem natural dentro do cenário da frieza das construções. 


POR QUE O USO DE RAIZES PIVOTANTES NAS CIDADES?
Normalmente, usam-se espécies de raízes pivotantes (que penetram verticalmente no solo) e porte menor para calçadas e, nos casos de áreas maiores, como praças e canteiros centrais (principalmente se não houver fiação aérea), espécies maiores e de raízes superficiais são permitidas.

Apesar disso, ainda há pouca evolução na busca por alternativas que promovam eficiência energética na escala urbana, tendo destaque, em nível nacional, apenas o Programa Reluz, que trata da substituição de sistemas de iluminação pública e semáforos.  

Estes dados confirmam o potencial da arborização como ferramenta para o planejamento urbano mais sustentável e chamam a atenção para a importância do seu conhecimento por parte dos planejadores para o melhor aproveitamento das potencialidades das espécies. 


É um exemplo de planta com raiz pivotante?




As raízes pivotantes ou axiais são caracterizadas por uma raiz principal maior, de onde partem raízes laterais. Elas são encontradas em plantas dicotiledôneas. Exemplos: feijão, café, ipê.

O aumento na temperatura dos espaços construídos e a crescente presença de ilhas de calor urbano chamam a atenção para a necessidade de estratégias para minimizar os danos causados pela urbanização e aumentar o conforto térmico de modo mais sustentável, reduzindo, assim, a necessidade de equipamentos para a climatização artificial e o consumo de energia elétrica. 

AUMENTO DE TEMPERATURAS
Nos casos apresentados foram constatadas diferenças de até 11,7°C e entre 10 e 12 horas de temperaturas do ar mais frias nas áreas arborizadas em comparação com áreas mais densificadas e, até 20°C de diferença de temperatura de superfície. 

MAIORES OCORRÊNCIAS DE VENTOS
Também foram observadas mudanças na velocidade dos ventos, com redução de até 46%, além de um aumento na quantidade e constância da umidade do ar. 

  1. Analise da sustentabilidade urbana no contexto das cidades.
fonte google
O que é planejamento urbano sustentável?

O planejamento urbano culmina em cidades sustentáveis, que no conceito do Estatuto da Cidade é o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações.

Qual é o marco que intensificou os problemas ambientais?

Um dos eventos históricos que mais contribuiu para o aumento dos problemas ambientais urbanos foi a Revolução Industrial, pois a construção das fábricas elevou a emissão de gases poluentes para a atmosfera.

Qual é a relação entre o lixo e o processo de urbanização?

Enríquez (2008) afirma que para atender as demandas crescentes, a economia intensifica a produção de bens e serviços, aumentando o uso dos recursos naturais e humanos, e esse processo inevitavelmente gera o aumento significativo de geração de resíduos.

Que fatores acompanham o processo de urbanização?

Os principais fatores são os repulsivos, como a mecanização do campo e concentração de terras, além de alguns fatores atrativos, como a industrialização realizada, predominantemente, pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras.

O que é a sustentabilidade urbana?

Pensar em sustentabilidade urbana é analisar conjuntos de ações que podem preservar e cuidar daquele meio, proporcionando, consequentemente, a possibilidade da população se manter próxima ao natural. Essa preservação deve ser estimulada para conscientizar toda a comunidade por meio de ações simples e diárias.

O que é sustentabilidade e o que seria a sustentabilidade urbana?

O conceito de sustentabilidade urbana defende que as cidades devam ser analisadas como um sistema integrado. O transporte, por exemplo, deve ser entendido em conjunto com as políticas de uso do solo e considerando questões ambientais. Em alguns lugares do mundo esse conceito é aplicado de forma exemplar.

O que é sustentabilidade Cite um exemplo de ação sustentável que pode ser aplicada em grandes centros urbanos?

Reflorestar áreas que foram devastadas pelo desmatamento é uma atitude básica dentro do conceito de sustentabilidade ambiental. A criação de "zonas verdes" nos grandes centros urbanos é um exemplo da preocupação com a necessidade de garantir a preservação de ecossistemas naturais.

Como promover a sustentabilidade no espaço urbano?

"Cidades mais sustentáveis implicam em promover mudanças nos hábitos de transporte, ampliando o acesso ao transporte público; em incrementar áreas verdes, o que coloca em questão o modelo de uso e ocupação do solo; em cuidar da qualidade das águas dos rios e córregos e isto tem relação com políticas públicas, práticas ...

Qual a relação entre zona urbana e as cidades sustentáveis?

Cidade sustentável é um conceito que prevê diretrizes para melhorar a gestão de uma zona urbana e prepará-la para as gerações futuras. Para ser sustentável, a administração da cidade deve considerar três pilares: responsabilidade ambiental, economia sustentável e vitalidade cultural.


Qual é a relação entre a urbanização e os problemas ambientais?

Urbanização e meio ambiente têm uma relação direta. A urbanização, por implicar a con- centração de pessoas e atividades produtivas sobre um espaço restrito, gera, necessariamen- te, impactos degradadores do meio ambiente com efeitos sinérgicos e persistentes.

Qual a importância da sustentabilidade no meio urbano?

Fonte google
Qual a importância da sustentabilidade urbana? ... Incentivar a sustentabilidade urbana significa garantir um mundo melhor para nossos filhos e netos, e ensiná-los a agir da mesma forma é deixar um ambiente em que as próximas gerações possam respirar e se desenvolver.





Que fatores seriam que influenciaram na sustentabilidade urbana?

A geração de energia mais limpa, a destinação adequada dos resíduos sólidos, a adequada mobilidade urbana e a disponibilidade de áreas verdes são alguns dos objetivos presentes nas diversas agendas das cidades sustentáveis.
• Estudo da adequação do projeto urbano às características regionais (recursos naturais e clima).

O desenvolvimento sustentável e consequentemente a sustentabilidade urbana estão longe de serem conceitos findados, mas constituem um processo que por um lado busca a introdução de novos modelos de eficiência e rompimento com o atual sistema de produção e, por outro lado, procura se reforçar em meio à estruturação cada vez maior de uma economia ambiental neoclássica. Na prática, são velhos discursos econômicos e sociais incorporando novas faces frente a uma modernidade líquida. 

Enquanto não se define um ideal de desenvolvimento social e ambiental comum, as cidades seguem sendo produzidas por agentes econômicos que procuram atender às necessidades do capital e do sistema capitalista de produção, revelando um modelo de cidade cada vez mais dispersa e menos integrada, cada vez mais individualizada e com menores possibilidades de se chegar a uma equidade urbana e social.

Enquanto o caminho mais justo não é apontado, seguimos enclausurados em nossos muros de salvação da violência, consumindo, cada vez mais, produtos “sustentáveis” para salvar o planeta da maldição criada por nós mesmos.


Qual a relação entre zona urbana e as cidades sustentáveis?

Cidade sustentável é um conceito que prevê diretrizes para melhorar a gestão de uma zona urbana e prepará-la para as gerações futuras. Para ser sustentável, a administração da cidade deve considerar três pilares: responsabilidade ambiental, economia sustentável e vitalidade cultural.

Fonte. catraca livre

Qual a rua mais bonita do mundo? 
Na fotografia acima, vocês podem notar as copas das árvores, eu cresci e me criei passeando nessa rua, as sensações da alma são inenarráveis ao olhar de uma criança perante esse espetãculo da natureza.

A Rua Gonçalo de Carvalho é na verdade um imenso corredor de árvores protegido como patrimônio ambiental. Plantadas há mais de 70 anos por imigrantes alemães, as Tipuanas chegaram a ser ameaçadas pela construção de um shopping center, mas os moradores se mobilizaram e conseguiram o tombamento da via, impedindo o massacre.


Fonte catraca livre


Fonte catraca livre


Se você deseja entrar em contato com Laura Lidia RosaArquiteta Urbanista Xeropaisagista e Designer, Especialista em 4 áreas da Sustentabilidade.
Entre em contato através do Escritório de projetos coletivos URBAN etc... 
email: contato.urbanetc@gmail.com  




REFERÊNCIAS BIBLOOGRÁFICAS

_AGENDA 21 DO EIXO ATLÂNTICO. A Sustentabilidade Urbana: As bases teóricas do modelo. Bragança: Conselho de Bragança, 2005.

_ACSELRAD, H. “Sentidos da Sustentabilidade urbana”. In: ACSELRAD, Henri (org.) A duração das cidades: sustentabilidade e risco nas políticas urbanas.
Rio de Janeiro: DP&A, 2001, pp. 27-56

_ACSELRAD, H. Discursos da Sustentabilidade Urbana. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. N.1, 1999, p. 79-90.

_BRAND, Peter C. The Environment and Postmodern Spatial Consciousness: A Sociology of Urban Environmental Agendas.Journal of Environmental Planning and Management , 42 (1), 1999, p. 631-648

_CAMPOS, P. A. A dinâmica imobiliária: elementos
para o entendimento da espacialidade urbana.
Cadernos IPPUR, Rio de Janeiro, vol. 3, nº especial, 1989, p.47-70.

_COELHO, L. Certificação Ambiental. Revista Techne,
n. 155, 2011. Disponível em: <http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/155/artigo162886-2.asp>,acesso em 24/01/2012.

_CORRÊA. R. L.O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.

_DEMATTEIS, G. Suburbanización y periurbanización. Ciudadades anglosajonas y ciudades latinas. In:

_MONCLÚS, F. J. (ed.), La ciudad dispersa. Barcelona: Centre de Cultura Contemporânea de Barcelona, 1998.

_DOMINGUES, A. Formas e escalas da urbanização difusa: interpretação e intervenção no
No de Portugal. Revista Infogeo. Lisboa, n.14, Edições Colibri, 1999,p. 43-64.

_MIELE, F. A. F. O movimento da economia financeira na dinâmica imobiliária de São Paulo. Dissertação (mestrado) em Geografia Humana. FFLCH: USP, São Paulo, 2008.

_EMELIANOFF, Cyria.“Les Villes Durables: L’émer-gence de nouvelles temporalités dans de vieux espaces Soc. & Nat., Uberlândia, 25 (2): 291-302, mai/ago/2013 302

_Sustentabilidade urbana e as certificações ambientais na construção civil
Paulo Cesar Zangalli Jr urbains”.Ecologie Politique, nº 13, printemps 1995,pp. 37-58.

_KOWARICK, L. Viver em risco: sobre a vulnerabilidade econômica e civil. São Paulo: Editora 34, 2009.

_MAGALHÃES, R. A. M. A construção da Sustentabilidade Urbana: Obstáculos e Perspectivas. In:III ENCONTRO DA ANPPAS, Brasília, 2006. Anais...,Brasília, 2006.

_REVISTA CONTRUÇÃO MERCADO.
Certificações Ambientais dobram em 2011. Disponível em: <http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/155/artigo162886-2.asp>, acesso em: 23/01/2012.

_SPOSITO, M. E. B._Urbanização difusa e cidades dispersas: perspectivas espaço-temporais contemporâneas. In: REIS, Nestor Goulart (Org.).

_Sobre a dispersão urbana. São Paulo: Via das Artes/FAUUSP, 2009. p. 38-54.

_SWYNGEDOUW, E. A cidade como um híbrido:
natureza, sociedade e “urbanização-cyborg”. In: ACSELRAD, Henri. (org)

_A duração das cidades. Riode Janeiro: D,P.& A, 2001.ana, Produção do Espaço, Simbolismo Ambiental, Cidade Dispersa,Certificações Ambientais

_https://catracalivre.com.br/cidadania/a-rua-mais-bonita-do-mundo-fica-em-porto-alegre/

_https://autossustentavel.com/2020/09/arborizacao-urbana-folego-e-inspiracao-para-cidades-mais-sustentaveis.html

https://vivagreen.com.br/blog/fritjof-capra-sobrevivencia-da-humanidade-dependera-de-nossa-alfabetizacao-ecologica/


GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO


>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.

Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> ttps://www.behance.net/lauraldarosa
https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagista #xeriscaping

Desenvolvimento sustentável;
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel

Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana

Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio

Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility

Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra

Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura




Comentários

TOP CONTÉUDO