XEROPAISAGISMO_ ARQUITETOS DA PAISAGEM SUSTENTÁVEL

 

XEROPAISAGISMO_ ARQUITETOS DA  PAISAGEM SUSTENTÁVEL



LAURA LIDIA ROSA
ARQ. URB. XEROPAISAGISTA

Em sua forma mais simples, xeriscaping é sobre selecionar plantas que podem prosperar na paisagem com o mínimo de água suplementar possível.

Tradicionalmente as plantas xerófitas ocorrem em ambientes desérticos, de clima árido e semiárido. 

Embora todo paisagismo tenha o potencial de aproximar as pessoas da natureza, as pessoas com xeriscape podem encontrar uma conexão ainda mais profunda com o mundo ao seu redor. 

À medida que se acostuma com os ciclos naturais das plantas nativas que crescem em seu jardim, você notará as mesmas plantas e ciclos ao entrar em parques e áreas selvagens. 

Quando você cultiva plantas em casa, desenvolve uma compreensão e um sentimento de afinidade com elas, o que pode se traduzir em um sentimento de conexão com o mundo ao seu redor.


Este conceito é uma forte tendência no paisagismo e uma opção mais sustentável, considerando o nível de esgotamento da água e de outros recursos naturais do nosso planeta.



Se o seu interesse em xeriscape deriva de querer economizar dinheiro, dos benefícios ambientais de usar menos recursos ou do desejo de ficar longe da manutenção constante do jardim estilo gramado e canteiro de flores, as dicas profissionais nesta seção irão ajudá-lo.

 

Isso significa escolher uma variedade de plantas nativas, bem como outras espécies bem adaptadas. No entanto, embora o xeriscaping seja sobre paisagismo de águas baixas, as pessoas que estão interessadas neste estilo de paisagismo frequentemente procuram outras maneiras de ter uma pegada menor no planeta.




Alcance seu objetivo de plantar uma paisagem de águas baixas que seja tão satisfatória e bela quanto as paisagens tradicionais às quais nos acostumamos.



Uma série de coisas pode despertar o interesse em xeriscaping. Muitas regiões restringem o uso de água em paisagens, portanto, escolher plantas xéricas é uma forma de ter um belo jardim, mesmo regando menos. Outras pessoas estão interessadas nos benefícios ambientais de plantar nativos e usar menos recursos.


Por último, o xeriscaping é uma forma eficaz de economizar tempo e dinheiro na paisagem, um benefício que todos podem apreciar.


ESBOÇOS PROJETUAIS

Além da seleção de plantas, existem outras maneiras de reduzir o uso de água na paisagem.


Substituir gramados sedentos por pátios ou plantações xéricas pode reduzir o uso de água em 80% ou mais, e até mesmo eliminar um pouco de gramado pode ajudar.


Outra maneira de aproveitar ao máximo os recursos em seu site é usar nivelamento e contorno do solo para guiar toda a umidade disponível para um local na paisagem onde ela possa ser usada, como um jardim de chuva.





Mas no paisagismo podemos aplicar soluções arquitetônicas e técnicas de jardinagem para simularmos esses ambientes, alterando o solo, trazendo elementos naturais próprios como pedras, drenando o solo através da alteração dos substratos, disponibilizando as plantas nos locais mais ensolarados.





A composição de JARDINS XERÓFILOS também deve considerar a segurança dos circulantes, principalmente crianças e animais domésticos que frequentarão o espaço. Por isso, é importante que o projeto seja elaborado por um paisagista com conhecimento técnico sobre o assunto. Assim, o cliente poderá desfrutar da beleza de um jardim exótico, rústico, de fácil manutenção, com menor necessidade hídrica e totalmente sustentável, com a devida segurança.













___________________________________

NA HORA DE ELABORAR O PROJETO DE PAISAGISMO TENHA EM MENTE TIPOS DE MOBILIARIOS, ACESSÓRIOS, DECORAÇÕES















O XEROPAISAGISMO é um tipo jardim dentro do estilo contemporâneo, que consiste na utilização de plantas xerófitas para composição dos chamados jardins xerófilos, xéricos, desérticos ou secos. O termo xerófito vem do grego xeros = seco phytos = planta, que significa planta de seco.

As PLANTAS XERÓFITAS são aquelas que possuem características específicas (adaptações morfológicas e fisiológicas) que lhes conferem:
Capacidade de armazenar água para realizar suas necessidades vitais durante o período de estiagem através da presença de raízes modificadas (xilopódios), caules e folhas suculentas, tecidos especializados, abertura dos estômatos à noite, folhas pequenas e compactas, folhas modificadas em espinhos ou espessas; 
Maior resistência às condições climáticas das regiões semiáridas e desérticas, onde comumente ocorrem, como tolerância a alta radiação solar e temperaturas elevadas;


Adaptações fisiológicas: controle da transpiração (regulação dos estômatos para abertura noturna), abscisão foliar (caducifolia, senescência foliar), floração intensa e rápida no início das chuvas, ciclo de vida curto, mecanismo de ajuste osmótico, mecanismo fotoprotetor, mecanismo de defesa antioxidativa, metabolismo ácido das crassuláceas (CAM), dormência das sementes
Adaptações morfoanatômicas: mecanismo de compensação da fotossínetese, mecanismo de regulação do excesso de luz e de controle da transpiração, mecanismos de capacidade de armazenamento de água e reserva nutritiva

Dentre as principais espécies utilizadas no xeropaisagismo, temos
 
  • Os cactos, 
  • Os agaves, 
  • As aloes, 
  • Algumas dracenas, em sua maioria plantas com espinhos e até tóxicas, como é o caso das euforbias.


Quando for estudar xeropaisagismo, um exemplo é a região onde ocorre o Bioma Caatinga, que tem como características condições climáticas adversas com baixo índice pluviométrico, longos intervalos de tempo entre as chuvas, geralmente essas regiões tem solos bem drenáveis com terrenos arenosos ou cascalhentos que naturalmente facilitam o escoamento das águas nesses períodos chuvosos, evitando encharcamento e apodrecimento das raízes. 

DISTRIBUIÇÃO DE ÁREAS
  • Espécies de plantas
  • Nomenclaturas
  • Materiais de instalação
  • Delimitação espacial
  • tipografias
  • família de plantas
  • Especificação de tamanhos
  • Estudo de poda
  • Paleta de cores
  • Temáticas do jardins xerófitos



















SISTEMA DE IRRIGAÇÃO XEROPAISAGEM
Embora você possa pensar que o objetivo do xeriscape é que você não precisa regar, na verdade até as plantas xéricas precisam de um pouco de água. 

Durante os dois primeiros verões, a rega completa em intervalos regulares permitirá que as plantas desenvolvam as raízes profundas de que precisam para se tornarem fortes. 

Depois que as plantas estão maduras, a maioria das pessoas ainda rega a paisagem cerca de uma vez por semana durante as épocas mais quentes do ano. 

É por isso que paisagistas profissionais consideram um sistema de irrigação por gotejamento uma obrigação para quase todas as xeriscapes.

 XEROPAISAGISMO EM CASA


No entanto, se você quiser reduzir sua dependência do abastecimento de água da cidade, analise a coleta de água da chuva, onde você coleta a chuva de inverno em barris ou tanques subterrâneos. 

Quase todas as marcas de barris de chuva ou cisternas subterrâneas podem ser conectadas ao seu sistema de irrigação por gotejamento para facilitar o uso dessa fonte anual de água gratuita. 

Enquanto as configurações instaladas profissionalmente mais convenientes começam em US $ 5.000, existem opções de coleta de água da chuva para quase todos os orçamentos, e os descontos da sua cidade ou empresa de água podem reduzir o preço ainda mais.

COMO ORGANIZAR AS PRANCHAS DE PAISAGISMO














GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO


>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.

Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> ttps://www.behance.net/lauraldarosa
https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagista #xeriscaping

Desenvolvimento sustentável;
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel

Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana

Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio

Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility

Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra

Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura




Comentários

TOP CONTÉUDO