SOLARPUNK: NOTAS PARA UM MANIFESTO NO BRASIL




MOVIMENTO S❍larpunk: Notas para um manifesto no BRASIL

Laura Lidia Rosa
Arq. Urb. Xeropaisagista
CEO URBAN ETC
Abril 2023

 


Somos solarpunks porque as únicas outras opções são a negação ou o desespero.

Bem-vindo a Solarpunk, um novo gênero dentro da ficção científica que é uma reação contra o pessimismo percebido da ficção científica atual. 

A ficção espera trazer histórias otimistas sobre o futuro com o objetivo de encorajar as pessoas a mudarem o presente. O primeiro livro que explicitamente identificado como Solarpunk foi: Solarpunk: Histórias ecológicas e fantásticas em um mundo sustentável (Solarpunk: Ecological and Fantastic Stories in a Sustainable World), um livro brasileiro publicado em 2012. Em 2014, o autor Adam Flynn escreveu Solapunk: Notes Toward a Manifesto.


Acho que você verá que é possível proporcionar um futuro melhor tomando medidas realistas para melhorar o que existe simplesmente criando um novo tipo de comunidade em um futuro muito próximo.

Acho que a ficção científica deveria lidar mais com o futuro próximo se quiser realmente causar impacto. Caso contrário, o público pensa que o que está sendo apresentado é fantasia e mero entretenimento, e não um guia prático para o futuro.




Tornar-se solar é uma mudança mental profunda: será a metáfora central de nossa futura civilização.

Considere este fato impressionante: o heliocentrismo nunca foi mitificado. Em outras palavras, todas as nossas tradições mitológicas e religiosas ignoram este simples fato físico e geográfico: é o sol que está "no meio".


Claro que nós 'sabemos' disso. Toda criança aprende na escola. Mas nós realmente sabemos disso? Nós experimentamos isso? Todas as línguas humanas ainda usam as palavras 'nascer do sol' e 'pôr do sol'.

Quantos de nós nos visualizamos voando para trás enquanto contemplamos o sol 'poente'?

Tornar-se solar é colocar o sol no meio, no centro de nossa identidade como seres humanos. Nós somos os filhos do sistema solar, junto com todos os nossos semelhantes nesta terra. E nós, humanos, somos sua consciência e consciência.

É hora de as crianças seguirem em frente e abraçarem o próximo estágio de nossa evolução.
A revolução copernicana ainda está à nossa frente.
O sistema solar é o nosso playground.
O sistema solar é o nosso jardim.
Solar ou busto!


Aqui é difícil para futuristas com menos de 30 anos.

Nosso ponto de partida é claro. É o fim de um mundo, e se quisermos nos erguer até o cume do desastre, para enfrentar verdadeiramente a devastação em curso, cabe a nós, em todos os lugares, construir os novos mundos que substituirão este. Não mundos como os mundos antigos, não mundos como este mundo, mas – começando de onde estamos, usando todos os nossos meios disponíveis – mundos novos e sensíveis que assumirão suas próprias formas particulares. Aceitamos um estado de isolamento e dependência frenético porque parece inevitável. Não é. Às vezes, a magnitude da devastação que enfrentamos parece insuperável. Não é.

REALIDADE OU FICÇÃO? 

Olá eu me chamo Laura Lidia Rosa, sou arquiteta urbanista xeropaisagista, tenho uma visão futurista bem visionária e por esse motivo resolvi estudar MBA em Gestão de Projetos Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual e 3 pós graduações na área da Sustentabilidade.


Tudo isso me levou a um único caminho, prever as problemáticas do futuro e principalmente, remediar os problemas de escassez.


Em 2018 fui desafiada em um HACKATON da NASA, e nesse evento surgiu um projeto chamado NITRO CITIES.


"Temos de fazer o melhor que podemos. Esta é a nossa sagrada responsabilidade humana." Albert Einstein

 




Há muito sobre o movimento de jovens agricultores aqui em Adirondacks que vejo em seu ensaio. Veja, por exemplo, Greenhorns e Farm Hack .


Em um estágio muito inicial, levantei o assunto desse tipo de futurismo rural e agrário no site Hieroglyph, mas não tinha certeza de onde levar essa conversa.
Também interessante nessa linha é o Adirondack Futures Project .

POR QUE NITRO CC?

NITRO=nitrogênio: O NITROGÊNIO DO SOLO, É A PARTICULA MAIS IMPORTANTE PARA SOBREVIVÊNCIA NO PLANETA TERRA, CONSIDERANDO QUE É ELA QUE CUIDA DO SISTEMA DE CRESCIMENTO PRODUTIVO DE ÁRVORES;

CC= CIDADES & CAMPO: SOLO DA CIDADE E SOLO DO CAMPO;

Quando descobri as sequelas do IMPACTO AMBIENTAL,  decidi criar o projeto "Nitro Cities"_ realizando Estratégias para  "Smart Cities" e "Smart Farming" 

O movimento solar punk brasil iniciou o grupo "NITROCITIES" whatsapp:







O PROBLEMA: 

QUAIS SÃO OS 5 IMPACTOS AMBIENTAIS?
  1. A atmosfera e os oceanos estão sobrecarregados de carbono. 
  2. Desmatamento. 
  3. Extinção de espécies. 
  4. Degradação do solo. 
  5. Superpopulação.





OBJETIVO:
Criar um Grupo Estratégico, elaborando projetos para solucionar os 5 impactos ambientais. Esse grupo irá abordar sobre o movimento “Solar Punk”, e suas conexões com a Arquitetura e Urbanismo, abordando os temas mais delicados do “Impacto Global” e reunindo soluções, tais como abordagens apontadas na sequência;




A SOLUÇÃO:
Análises bioclimáticas, dados técnicos e científicos;
Expertise projetual para Redirecionamento de Resíduos Sólidos e criação de novos projetos de sustentabilidade; 
Expertise projetual para corrigir a escassez de Recursos Hídricos; 
Expertise projetual para Controles de Enchentes; 
Expertise projetual para Mobilidade Urbana; 
Expertise projetual para produção de alimentos nas cidades; 
Expertise para diagnosticar áreas com Alterações de Temperaturas; 


MOVIMENTO SOLAR PUNK:

Se você sente este chamado para evolução coletiva e sobrevivência do planeta terra, então este será um momento de imersão em um universo alternativo e visionário, no qual a tecnologia e a natureza caminham juntas em busca de soluções sustentáveis para nossos desafios contemporâneos.
Aqui no grupo “Nitro Cities” promoveremos ações sustentáveis e netowrking, teremos a presença de especialistas em diversas áreas, que nos ajudarão a compreender melhor os conceitos e ideias que permeiam o Solar Punk, incluindo o Xeropaisagismo. 

Será uma oportunidade para ampliar seu horizonte e conhecer novas possibilidades para o futuro da nossa sociedade.
Esperamos contar com sua presença e contribuição para essa discussão tão importante!


https://www.youtube.com/watch?v=Rz51PkJy2c0&ab_channel=Andrewism

À medida que percorríamos os sistemas educacionais de nossos respectivos países, fomos expostos a palestras WorldChanging e TED, a ONGs de consumismo verde e desenvolvimento sustentável artisticamente projetadas. 

No entanto, também crescemos com as previsões do dia do juízo final programadas para acontecer antes de nossa esperada idade de aposentadoria, com a lenta mas inexorável militarização dos departamentos de polícia metropolitana, com o fracasso da ordem política existente em lidar com a ameaça existencial, mas ainda não urgente. das mudanças climáticas. 


Do apocalipse surge a poesia, mas as Instruções não param na poesia. Existem instruções literais no início de cada seção: 
  • Comece do real; ser estratégico; 
  • Desenvolver técnicas; 
  • Construir poder/construir autonomia; 
  • Não tenha medo, vá em frente; 

Comece agora. Tudo isso pode ser resumido em nosso eterno refrão de “construir das ruínas”.

Muitos de nós achamos antiético trazer filhos para um mundo como o nosso. Crescemos sob a sombra e, se às vezes nos assemelhamos a fungos, isso deve ser considerado um crédito à nossa adaptabilidade.


Somos solarpunks porque as únicas outras opções são a negação ou o desespero.

As promessas oferecidas pela maioria dos singularistas e transumanistas são individualistas e insustentáveis: quantos deles visam um mundo onde a energia não é barata e abundante, para não falar dos elementos de terras raras?

Solarpunk é encontrar maneiras de tornar a vida mais maravilhosa para nós agora, e mais importante para as gerações que nos seguirão – ou seja, estender a vida humana no nível da espécie, ao invés de individualmente. Nosso futuro deve envolver reaproveitar e criar coisas novas a partir do que já temos (em vez do modernismo do século 20 “destrua tudo e construa algo completamente diferente”). 


Nosso futurismo não é niilista como o cyberpunk e evita as tendências potencialmente quase reacionárias do steampunk: trata-se de uma arquitetura engenhosa, generativa, independente e a comunidade agindo com colobarativismo, como figura abaixo.




E sim, há um -punk aí, e não apenas porque se tornou um sufixo da moda. Há uma qualidade de oposição ao solarpunk, mas é uma oposição que começa com a infraestrutura como forma de resistência . Já estamos vendo isso nas lutas dos serviços públicos para lidar com a explosão da energia solar nos telhados. “Lidar com a infraestrutura é uma proteção contra ser roubado de sua autodeterminação”, disse Chokwe Lumumba, o falecido prefeito de Jackson, MS, e ele estava certo. Certamente há boas razões para ter uma grade, e não queremos que ela apodreça, mas uma das coisas saudáveis ​​sobre a resiliência local é que ela coloca você em uma posição de barganha muito melhor contra as pessoas que podem querer fechá-lo. off (Estamos olhando para você, Detroit).


Solarpunk baseia-se no ideal do agricultor de Jefferson, no ideal de swadeshi de Ghandi e na subsequente Marcha do Sal , e em inúmeras outras tradições de dissidência inovadora . (FWIW, tanto Gandhi quanto Jefferson foram inventores.)


A estética visual do Solarpunk é aberta e em evolução. Tal como está, é uma mistura do seguinte: Viver na era da navegação/fronteira dos anos 1800 (mas com mais bicicletas)

Reutilização criativa da infraestrutura existente (às vezes pós-apocalíptica, às vezes estranha)

Inovação no estilo Jugaad do mundo em desenvolvimento
Backends de alta tecnologia com saídas simples e elegantes

Obviamente, quanto mais você avança no futuro, mais ambicioso você pode ser. A longo prazo, o solarpunk pega as imagens que recebemos de blogs verde-claros e as extrai mais, mais e mais profundamente. Imagine permacultores pensando em tempo de catedral. Considere sistemas de irrigação em terraços que também atuam como computadores fluídicos. Contemple a vida de um oficial do Departamento de Recuperação gerenciando um sudoeste americano esparsamente povoado, entregue à coleta solar e armazenamento de bombas. Imagine “cidades inteligentes” sendo descartadas em favor de cidadãos inteligentes.

O Tumblr se iluminou na última semana a partir deste post , imaginando uma forma de punk solar com uma estética de jardim eduardiano art nouveau, que é linda e me lembra de Miyazaki . Há algo adorável na maneira como ele reage contra as visões dominantes de futuros de iPod modernistas excessivamente suaves, limpos e brancos. Solarpunk é um futuro com rosto humano e sujeira atrás das orelhas.

Imagem cortesia de Olivia/Land of Masks and Jewels . Confira a postagem de Olivia no Tumblr em solarpunk , que tem arte estelar e algumas ótimas ideias adicionais sobre o conceito!









SITES E BIBLIOGRAFIAS:

Confira o site:
https://www.voicers.com.br/bem-vindo-a-solarpunk/

Confira o novo livro BOLD NEW WORLD and the POTENTIALISTMOVEMENT (na Amazon) https://www.amazon.com/dp/1500968587



22 trackbacks








Solarpunk é o novo cyberpunk? em 22 de outubro de 2015;


Solarpunk | Corey J. White em 28 de outubro de 2015;







Solarpunk em 14 de novembro de 2015;




UTOPIAS / 2. Solarpunks | futuro nu em 16 de janeiro de 2016;



A arquiteta sustentável Laura Lidia Rosa, deseja que esse projeto seja NECESSÁRIO, VANTAJOSO e ECONÔMICO em todos os perfis sociais!
.

GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO

>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.


Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>>
https://www.behance.net/lauraldarosa
https://br.pinterest.com/lauralidiarosa/



https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


▶️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️
#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagismo #xeropaisagismobr #xeropaisagista #xeriscaping
#xeriscape #xerofita #xerofila #xerophile #zeroagua #caatinga #cerrado #pampa #deserto


▶️ Desenvolvimento sustentável; #ods #onu #agenda2030 #esg
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel


▶️ Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana


▶️ Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio


▶️ Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility


▶️ Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra


▶️ Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura


▶️ XEROPAISAGISMO;
#paisajismoregenerativo #jardineriaregenerativa #xeropaisajismo #biodiversidad #diseñodepaisajes #huertaurbana #huertaescolar #huertourbano #agriculturasintropica #agriculturaorganica #agriculturaregenerativa #paisajismoecosistemico #paisajismosustentable
#cubiertasverdes #ciudadsostenible #plantascobertoras #plantastapizantes #suculove #succulentobsession #sedums #delosperma #drosanthemum #lampranthus #suculentslover #tejados #tejadosdemadrid




Comentários

TOP CONTÉUDO