O FUTURO E AGROFLORESTAL E ANCESTRAL



O FUTURO E AGROFLORESTAL E ANCESTRAL


   
Laura Lidia Rosa
Arq. Urb. Xeropaisagista
CEO URBAN etc
Outubro 2023






O que você compreende sobre FUTURO É AGROFLORESTAL?

Fonte: google_Amazofuturismo_ Campanha Natura.

Diante do desequilíbrio social e ambiental que estamos vivendo, tornou-se prioridade para empresas e organizações globais desenvolver ações com impacto em ESG. Os consumidores demandam das marcas maior transparência, posicionamento e ação imediata diante deste tema. Principalmente no mercado financeiro, as empresas estão sendo avaliadas por seu compromisso com o planeta. Atualmente, a conduta socioambiental e a responsabilidade estão virando dívidas com os povos que nos ensinam como perpetuar nossas ações no planeta terra.

Estou falando dos povos originários. E hoje eu vou escrever sobre a importância da ancestralidade como visão futurística da presença dos povos indígenas na sobrevivência da cadeia ecossistêmica do planeta terra e como implantaremos a sustentabilidade sob a ótica das visões ancestrais, e também como adotaremos a agrofloresta dentro do planejamento urbano, trazendo as florestas para dentro da cidade.

No Brasil existiam tribos que habitavam o nosso território em momentos anteriores à chegada dos colonizadores europeus, sendo reconhecidos como os povos originários do Brasil. Apesar de possuírem raízes semelhantes, esses povos partilham de diferenças entre si, que variam de acordo com suas regiões, origens, línguas e culturas. A abundância de alimentos das florestas tropicais, a riqueza dos biomas nativos, a qualidade de ar e o amor e cuidado com os animais. Agora não será diferente, porém com novas tecnologias e energias renováveis serão adotadas em escala global, em todos os territórios e ambientes da terra.


O que é sustentabilidade indígena? Ou seja, as iniciativas econômicas e sustentáveis indígenas eram caracterizadas pelo nomadismo, necessitavam de grandes extensões de terras para o uso dos recursos naturais e para a caça. Essa maneira de usufruir do solo e de seus recursos garantia a sustentabilidade do sistema produtivo. Reavaliando esse pertencimento, teremos o ODS 2- Fome zero e agricultura sustentável, para trazer abundância de alimentos e restaurar as cultura da agrofloresta no planejamento urbano.

Qual o objetivo do desenvolvimento sustentável para os povos indígenas? Os povos indígenas solicitam acesso à renda de reconhecimento para o cuidado e conservação da biodiversidade natural para cobrir as necessidades básicas e viver com dignidade. Pedem também acesso à educação, saúde, moradia, alimentação, lazer, transporte, comunicação e serviços básicos, etc. que está intimamente relacionado com ODS 1- Erradicação da pobreza.
Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o indígena pode ser identificado segundo conceito elaborado em 1986: “As comunidades, os povos e as nações indígenas são aqueles que, contando com uma continuidade histórica das sociedades anteriores à invasão e à colonização que foi desenvolvida em seus territórios, consideram a si mesmos distintos de outros setores da sociedade, e estão decididos a conservar, a desenvolver e a transmitir às gerações futuras seus territórios ancestrais e sua identidade étnica, como base de sua existência continuada como povos, em conformidade com seus próprios padrões culturais, as instituições sociais e os sistemas jurídicos”.


No que se refere à preservação ambiental, os povos indígenas ocupam um papel central na discussão. Esses povos enxergam a natureza como uma entidade sagrada e espiritual, reconhecendo a importância da sua preservação não apenas no presente, mas também para as gerações futuras. Dessa forma, pensar e manter a cultura dos povos indígenas é uma forma de preservar nossas raízes e contribuir para a construção de um mundo melhor. Por essa razão, a ONU estabeleceu o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, reforçando o ODS 10- Redução das desigualdades, lembrando que o Brasil está em dívida com os povos originários enquanto não resolve os problemas do Marco Temporal.

Qual é o papel dos povos indígenas na preservação do meio ambiente? Nas montanhas, os sistemas de manejo da paisagem dos povos indígenas preservam o solo, reduzem a erosão, conservam a água e diminuem o risco de desastres. Nas pastagens, as comunidades pastoris indígenas gerenciam o gado pastando e cultivando de forma sustentável, preservando a biodiversidade das pastagens.

Qual é a importância de valorizar os povos indígenas? A divulgação da cultura indígena pode sensibilizar a população para a importância de viver de forma sustentável e, assim, utilizar práticas conservacionistas e transmitir para as futuras gerações o conhecimento adquirido por esses povos. A valorização da cultura indígena é uma evolução consciencial e espiritual.

Destacamos aqui, que além do ODS 15 e de sua estreita relação com a questão dos povos indígenas na proteção das florestas e do meio ambiente, a ADPF 709 foi vinculada aos ODS 3 – Saúde e Bem-estar, em razão da principal motivação processual — a proteção da vida e da saúde dos povos indígenas — e ao ODS 10.

Os indígenas são, por definição, outsiders, devido ao seu afastamento geográfico e político. Eles representam 5% da população mundial e de 10% a 30% das pessoas mais pobres do mundo, segundo a ONU. No entanto, eles detêm o conhecimento vital de gerações sobre como viver com a natureza e estar em equilíbrio e harmonia com o mundo natural.

Enquanto nos preparamos para esses encontros, devemos abordar os negócios inacabados e reorientar o planejamento do desenvolvimento para as pessoas mais vulneráveis. Não devemos deixar ninguém para trás, e isso inclui a construção de uma estrutura sólida para florestas sustentáveis e a inclusão de povos indígenas no processo de tomada de decisão.

O que significa o futuro é ancestral? Quando diz que “o futuro é ancestral”, Ailton Krenak exprime que não teremos futuro sem o resgate das cosmovisões sustentáveis do passado. Privado de natureza, sono, sonho, alimentação, exercício físico e relações humanas de qualidade, o homem branco se enfiou num beco existencial e ecológico que parece não ter saída 8 de ago. de 2022

De quem é a frase o futuro é ancestral? O título da discussão do dia – e também do futuro documentário “Pisar Suavemente na Terra” – nasce de uma fala do ativista e escritor Ailton Krenak: “O futuro é ancestral e a humanidade precisa aprender com ele a pisar suavemente na terra.”

Ancestralidade e vida. Isso está relacionado ao autoconhecimento e como conhecemos cada vez mais nossos sentimentos e o que nos impede de evoluir. Honrar os ancestrais é o passo fundamental para que possamos fazer nossas próprias escolhas de forma leve, sem precisar honrar sofrimentos e padrões limitantes.


Apelidado de Amazofuturismo, o projeto mescla as diferentes culturas dos povos originários brasileiros com toques futuristas.

Cada um de nós deve fazer a nossa parte como cidadãos globais para garantir que aproveitemos a oportunidade da nova agenda global de desenvolvimento sustentável para defender e definir políticas que incluam todas as pessoas em nosso planeta. Devemos retornar às nossas raízes e nutrir um ambiente que promova o crescimento sustentável. Devemos proteger aqueles que viveram em harmonia com o nosso planeta, protegendo-o para o nosso futuro.

Como um dos nossos maiores sonhadores, Herman Melville, nos lembrou: “Não podemos viver apenas para nós mesmos. Mil fibras conectam-nos com nossos semelhantes; e entre essas fibras, como fios simpáticos, nossas ações funcionam como causas, e elas retornam a nós como efeitos.”

O que é futurismo indígenas? Definição de futurismos indígenas O termo “Futurismo Indígena” relaciona percepções que alteram a perspectiva de formas indígenas de conhecimento. Cunhado pela estudiosa Anishinaabe Grace L.



Você quer ser um Solarpunk?

https://www.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA-quer-ser-um-solarpunk-martin-restrepo?utm_source=share&utm_medium=member_android&utm_campaign=share_via



GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO

>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.


Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> ttps://www.behance.net/lauraldarosa



https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
CAU-00A1456121
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450



▶️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️
#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagismo #xeropaisagismobr #xeropaisagista #xeriscaping
#xeriscape #xerofita #xerofila #xerophile #zeroagua #caatinga #cerrado #pampa #deserto

▶️ Desenvolvimento sustentável; #ods #onu #agenda2030 #esg
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel

▶️ Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana

▶️ Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio

▶️ Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility


▶️ Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra


▶️ Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura





Comentários

TOP CONTÉUDO