MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL


MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL



Projeto: Arq. Urb. Laura Lidia Rosa/ 
Especialista em Projetos Urbanos

Ano projeto: 2017/2018
Cliente: Cdl
Materiais: 
  • Blocos de Concreto 
  • Eco Telhado e Polietireno
  • Paredes laterais:  Cobogós ou blocos de concreto de encaixe com floreiras
  • Fechamentos: Vidro ou Polietireno



Descrição:
Parada Ecológica, é muito mais que uma parada de ônibus é um projeto de Mobilidade urbana, é projeto social urbano , trazendo cultura, economia,  proteção, acessibilidade, seguindo as dezessete diretrizes do desenvolvimento sustentável.

Vantagens:
  • Implantação de tecnologias renováveis, sistema fotovoltaico, placas solares;
  • Implantação de Cisternas com captação de águas pluviais para irrigação das plantas;
  • Bem sinalizada internamente e externamente, chão sinalizado, placas em braile, sistema sonoro,  tótens, placas, lixeiras seletivas, banners, e sistema audiovisual alimentado por tecnologia fotovoltaica;
  • Promover proteção das pessoas com presença de outras hierarquias sociais de trabalho, como: ponto de feiras e artesanato, ponto de táxi, mototáxi, policia civil, brigada militar, guarda municipal;
  • Promover ações culturais, pinturas, grafitagem e até mesmo apresentações;
  • Acessível a todas as pessoas;
  • Ergonomia no padrão de mobiliário;
  • Fácil manutenção, blocos de encaixe;
  • Mão de obra local, gerando empregos;
  • Economia Local, produção de materiais da indústria local;


Desvantagens:
  • Sofrer vandalismo;
  • Material desgastar com o tempo;
  • Não passar por manutenção;
  • Não ter continuidade na gestão de outros prefeituras e secretarias de mobilidade urbana;
















MOBILIÁRIO SUSTENTÁVEL


A arquiteta e designer Laura Lidia Rosa projetou mobiliários urbanos, grandes móveis para diversos fins. 









DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSOS/ PARADA ECO_LÓGICA PENSE:


_ Sustentabildiade + Acessibilidade + Urbanismo + Democratização de acessos!


A concepção de um projeto social de pertencimento público e a não aceitação do CAOS. O coworking Urban etc... projetou uma Parada de ÔNIBUS, com diversas concepções sociais de acessibilidade, aplicando as técnicas de Sustentabilidade, com intuito de procriar soluções a longo prazo.


Isto mesmo, "procriar"! Precisamos que este projeto reproduza desenhos em série, que sejam praticáveis na sociedade, aqui, lá e acolá.


O aqui inicial, seria Santa Maria RS, uma cidade no interior do RS, o lá seria a capital do RS, o acolá seria o mundo, pois se trata de uma necessidade mundial! Percebemos esta lacuna irracional de produção em série de paradas de ônibus que não suprem as necessidades básicas do usuário, ou seja, ela não protege, não é sinalizada, não fornece informações, ela agride o meio ambiente com poluição visual e estrutural, ela machuca o usuário, interrompe fluxos, atrapalha as vias de acesso, é abandonada, sofre vandalismo, em resumo, não tem serventia na sua totalidade!


Por qual razão?
A população ainda não tem a ideia de pertencimento, de proprietária do mobiliário urbano e precisamos alterar esta falta de informação, não estamos aqui para sermos punidos pelas governanças alheias. Vamos interromper este processo de punição, por um novo processo, o de conhecimento, de uso, de propriedade, de direitos como consumidor!


Aqui surge o projeto da PARADA ECO->LÓGICA!Ela precisa disto, ter lógica e estar associada ao meio ambiente, a natureza e aos espaços urbanos. Vamos pensar em cada bairro, distrito, cidade, meio rural e também os acessos do campo. Pois, uma vez que as pessoas que procuram este abrigo, não o encontram? São diversos modelos, desenhos grotescos recriados, alguns em péssimas condições, raras exceções são elaborados.


Você aceita ter uma nova PARADA ECO - LÓGICA em sua cidade?



São quatro os desafios que o projeto urbano, em face ao século XXI, deve enfrentar. 


1_ O problema de escala: a própria condição horizontal da cidade condiciona o alcance em um território cada vez mais amplo. 


2_ A questão instrumental: já que os elementos clássicos do desenho urbano – quadra, lote, tipo - devem se renovar com a incorporação do novo vocabulário da metrópole (infraestruturas, grandes vazios, fragmentos de áreas rurais e industriais, naturezas, etc.). 


3_ O problema de gestão: já que muitos temas excedem as limitações administrativas locais e requerem decisões intermunicipais, envolvendo uma complexa rede de atores. 


4_ O problema ético, já que questiona a maneira como os projetos garantem a distribuição dos benefícios com sentido de equidade.


É neste quadro que a noção de paisagem – em sua complexa dimensão socioecológica - e o paisagismo como prática vêm surgindo nos últimos anos como fonte renovadora para o projeto urbano. 

texto: Laura Lidia Rosa_Arquiteta Urbanista Especialista em Sustentabilidade- agitadora do coworking urban etc. 




Para obter mais informações sobre o assunto, entre em contato via whatsapp:
Fone: 55 99735 6611 
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa


#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:

#especialista #ceo #lauralidiarosa #arquiteta #projetista #empreendedora #llr #inclusao #designbiofílico  #paisagismo #urbanjungle  #meioambiente #pisoecologico #acessibilidade #accessibility #desenvolvimentosustetavel #revitalização #infraestrutura #urbanismo #designdeinteriores #arquitetapaisagista #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #sustentabilidade #jardimeco #permacultura #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #arquiteturaacessivel #permacultura #vasodefibradecoco #designbiophilic #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquitetura #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #engenharia #interiores #constru #engenhariacivil #interiordesign #projeto #arquiteto #reforma #casa #obra #construcaocivil #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #obras #bhfyp #paradaecologica #obrasurbanas #vasovietnamita #vasovietnamitavantagensedesvantagens #vasocerâmica #vasodecimento #vasodemadeira 

Comentários

TOP CONTÉUDO