AGRICULTURA URBANA SUSTENTÁVEL



AGRICULTURA URBANA & SUSTENTÁVEL
Laura Lidia Rosa
Arq. Urb. Xeropaisagista
Maio 2022

A moda é !


A estratégia é produzir espaços verticais para implantar a "agricultura urbana" e o "paisagismo vertical". As necessidades surgem conforme as catástrofes naturais ganham forças com o aquecimento global. LLR


Para diminuirmos as desvantagens precisamos elaborar uma gestão de projetos sustentáveis com planejamentos com implantação da carta solar, ventilação e iluminação de ambientes e estudar os biomas.

Hoje iremos compreender a sobrevivência de multi-espécies do globo terrestre, aonde as espécies de sementes mais resistentes ao calor ou frio, serão adotadas.

Também estudaremos estratégias para diminuir o índice CO2 com campanhas carbono zero, pensaremos em insolação, ventilação,  cômodos, lares e ambientes compartilhados e como será a qualidade do ar, diminuir a troca de áreas com o aquecimento solar.

Tudo é possível!


Estes dias mencionei a história da origem do paisagismo, e como ele iniciou seu ciclo durante o período da PANGÉIA, quando os territórios e continentes passaram a ser divididos e como a permuta de espécie poderiam se adaptar em climas seco, semi-árido e desérticos, sem sofrer consequências.

Agora a nossa pauta é a crise ambiental!
Tal como o aquecimento e elevação dos oceanos, a diminuição dos plânctons e a ação criminosa do homem com a natureza!


Já sabemos que tudo isso acelera o derretimento das calotas polares, muitas cidades já estão sofrendo e outras irão sumir em função do nível do mar.

Para isso, surgem equipes de arquitetos, engenheiros, ambientalistas, geógrafos, biólogos e empreendedores do verde, que já pensam em soluções sustentáveis, uma delas é como criar áreas de plantio em ambiente urbano?

Como ampliar os jardins suspensos e transpor os espaços de convívio e lazer para as moradias verticais, tão logo e vender espaços para o Agronegócio do futuro?

As metrópoles verticalizaram nosso modo de viver, mas com criatividade vamos encontrando soluções e abrindo espaços. Já usamos as coberturas de prédios para festas, como área de lazer e, agora, é cada vez mais comum também o cultivo de plantas e alimentos.

Em Paris, capital da França, acaba de ser inaugurada uma enorme fazenda urbana de 14 mil m² sobre a cobertura de um edifício. O plantio ainda não cobre toda esta área, mas quando isso acontecer ela poderá ser considerada a maior da Europa e, talvez, do mundo.



O nível do mar está subindo em todo o mundo, mas à medida que sobem, Bangkok está afundando.

A megacidade de baixa altitude, construída em pântanos, agora também está tão coberta de concreto que durante chuvas fortes – o tipo de tempestade que está se tornando mais comum por causa das mudanças climáticas – as ruas podem inundar rapidamente.

Os 23.600 m² podem armazenar até 3 milhões de galões de água – é a maior fazenda de telhados da Ásia







Paris inaugura a maior fazenda urbana da Europa construída sobre uma cobertura

Projeto: A empresa Agripolis;
Cliente: Batizado de Nature Urbaine;
Local: o projeto é realizado no Paris Expo Porte de Versailles – o maior parque de exposições da França

Estratégias de projetos sustentáveis com as seguintes FUNÇÕES:
  • No topo do prédio, serão produzidas mais de mil frutas e vegetais por dia, de cerca de 20 espécies diferentes. 
  • Haverá sempre alimentos sazonais e fresquinhos da horta. 
  • Vinte jardineiros serão responsáveis por cuidar do cultivo e, o melhor, sem usar agrotóxicos ou fertilizantes químicos.
  • Uma estufa foi criada para acomodar até 100 pessoas e outro espaço menor, de 43 m2, para grupos pequenos e ao ar livre. 

"Paris inaugura maior fazenda urbana em telhado com 14 mil m²".

Implantação de Sustentabilidade:
A empresa Agripolis, responsável pela implantação, também gerenciará o espaço para diversos usos. Haverá, por exemplo, oficinas, passeios educacionais sobre agricultura urbana, área para eventos corporativos, entre outros serviços.
Com a pandemia, áreas internas certamente não serão o mais desejado neste momento, mas futuramente servirão para a realização de atividades.

Método de cultivo
Duas técnicas de cultivo são adotadas nesta fazenda urbana: hidroponia e aeroponia. Em nenhuma se usa terra.

A hidroponia consiste em usar uma mistura equilibrada de água com nutrientes para o desenvolvimento das plantas. Já o aeropônico é um método onde as raízes das plantas ficam suspensas e também não precisam de solo. Em alguns plantios, também é usado substrato de fibra de coco.

Em calhas são produzidos tomates, berinjela, pepino. Já em colunas verticais de PVC e bambu são produzidos morangos, vegetais folhosos e ervas diversas – cebolinha, salsa, manjericão, coentro, sálvia.

Apesar da França ser um país de muitos campos e fazendas, os moradores da capital, como de qualquer grande cidade, precisam se reconectar com a origem da comida que chega ao prato. Com base nisso, haverá ainda um projeto em que moradores – aspirantes ao plantio urbano – poderão alugar pequenos lotes para cultivar seus próprios alimentos. Neste caso, a área é separada e o plantio é realizado no solo, do modo convencional. Mas, os “inquilinos” terão passe livre para circular por toda a área e aprender novas técnicas.


“A Nature Urbaine é uma alavanca para uma Paris mais resiliente. 

Permite a criação de vínculos sociais, a reconexão dos parisienses com a natureza, a conscientização de uma alimentação melhor, o suprimento de produtos frescos e locais, o desenvolvimento da natureza na cidade, a biodiversidade, a criação de empregos verdes”, destaca Pascal Hardy, presidente do projeto.

Projeto :Nature Urbaine

Projeto :Nature Urbaine

Projeto :Nature Urbaine

Projeto :Nature Urbaine


Projeto :Nature Urbaine

Projeto :Nature Urbaine



Projeto :Nature Urbaine



Kotchakorn Voraakhom

Arquiteta Voraakhom

Kotchakorn Voraakhom (Tailandês: กชกร วร อาคม , nascida em 1981) é uma arquiteta e paisagista tailandesa e diretora executiva da Porous City Network, uma empresa social que busca aumentar a resiliência urbana no Sudeste Asiático. É a fundadora da Koungkuey Design Initiative, que trabalha com comunidades para reconstruir espaços públicos. Kotchakorn também faz campanhas por mais espaços verdes nas cidades e foi uma TED fellow em 2018.

Em 2011, a Tailândia sofreu sua pior inundação em meio século, deixando famílias isoladas, incluindo a do arquiteto paisagista Kotchakorn Voraakhom. Em resposta, Voraakhom decidiu povoar a capital tailandesa com espaços verdes resistentes ao clima como amortecedores contra as tempestades anuais.

Depois de ganhar um contrato para construir o primeiro parque público de Bangkok em três décadas, ela criou um terreno “sede” de 11 acres capaz de absorver 1 milhão de galões de água através de uma combinação de jardins inclinados, pântanos e uma lagoa de retenção.

Ainda este ano, sua empresa Landprocess abrirá um segundo parque de 36 acres com o maior telhado verde agrícola urbano da Ásia.

À medida que as emergências relacionadas ao clima atingem cidades ao redor do mundo, diz Voraakhom, os arquitetos devem enfrentar o desafio. “Se continuarmos construindo negócios como de costume, nossa sobrevivência estará em jogo.”


Por que construiremos Cidades mais verdes?

“Em um mundo em que o verde perde cada vez mais espaço, este espaço é uma alternativa real, prática e otimista de inserir a agricultura sustentável em espaços urbanos”, explica um comunicado da Universidade de Thammasat.

“Lições da agricultura tradicional tailandesa, paisagem e solo native são elementos do TURF. “Com isso estamos educando futuros líderes a construírem cidades mais sustentáveis”.



Fazenda urbana sustentável de Bangkok - Foto: Divulgação/Kotchakorn Voraakhom/Landprocess

Situado na Universidade de Thammasat, em Banquecoque, capital da Tailândia, o TURF é o maior teto verde do continente asiático, com uma área superior a sete mil metros quadrados. Equipado com painéis solares, a estrutura conta ainda com um sistema de captação de água da chuva e irrigação. O resultado é a produção orgânica e sustentável de 40 espécies de alimentos, incluindo arroz, frutas, vegetais e ervas. As práticas de cultivo também são inspiradas nos métodos tradicionais do Sudeste Asiático.


Construção sustentável

Equipado com painéis solares, o teto verde pode produzir mais de 500 kWh. A estrutura ainda conta com um sistema de captação de água da chuva e irrigação. O resultado é a produção orgânica e sustentável de 40 espécies de alimentos, incluindo arroz, frutas, vegetais nativos e ervas.

O design em zigue e zague remete à paisagem dos campos de arroz , mesclados com terraços e tecnologia. As práticas de cultivo também são inspiradas nos métodos tradicionais do Sudeste Asiático.

Os terraços em cascata não apenas ajudam a organizar diferentes camadas de solo, mas funcionam como funcionam como camadas para absorver e filtrar a água da chuva lentamente, com a ajuda da gravidade.

Graças a este sistema, a filtragem e absorção é 20 vezes mais eficientes do que em tetos verdes convencionais. Desde o topo até a base são 4 níveis de retenção que podem armazenar até 3 milhões de galões de água no total.

Agricultura urbana orgânica, energia renovável e uma paisagem de tirar o fôlego. Todos estes elementos se encontram na Universidade de Thammasat, em Bangkok, capital da Tailândia. O TURF, do inglês Thammasat University Rooftop Farm, é a maior cobertura verde da Ásia, com mais de 70 mil metros quadrados. Projetado


FAZENDA URBANA SUSTENTÁVEL
Fazenda urbana sustentável de Bangkok - Foto: Divulgação/Kotchakorn Voraakhom/Landprocess




Fazenda urbana sustentável de Bangkok - Foto: Divulgação/Kotchakorn Voraakhom/Landprocess


Fazenda urbana sustentável de Bangkok - Foto: Divulgação/Kotchakorn Voraakhom/Landprocess


O TURF irá produzir + de 80 mil refeições!


Gestão Projetual de Logística Reversa:
  • O TURF pode produzir até 80 mil refeições, ou 20 toneladas de alimentos orgânicos por ano. 
  • A produção é destinada aos cerca de 40 mil pessoas que vivem na universidade.
  • Os restos de alimentos do campus são destinados para um patio de compostagem.
  • O teto verde também serve como ferramenta de eduação ambiental e recebe workshops, visitas e aulas de agricultura sustentável para estudantes e visitantes.
  • O espaço abriga ainda áreas sociais e acessos externos ao anfiteatro e auditório.

Fazenda urbana sustentável de Bangkok - Foto: Divulgação/Kotchakorn Voraakhom/Landprocess

EQUIPE DE PROJETO:
Pelo escritório de arquitetra e urbanismo LANDPROCESS, a área foi idealizada como uma solução para um desenvolvimento verde da cidade.

Fazenda urbana sustentável de Bangkok - Foto: Divulgação/Kotchakorn Voraakhom/Landprocess


Fazenda urbana sustentável de Bangkok - Foto: Divulgação/Kotchakorn Voraakhom/Landprocess


Fazenda urbana sustentável de Bangkok - Foto: Divulgação/Kotchakorn Voraakhom/Landprocess



Bangkok + Roof Farm


O nível do mar está subindo em todo o mundo, mas à medida que sobem, Bangkok está afundando. A megacidade de baixa altitude, construída em pântanos, agora também está tão coberta de concreto que durante chuvas fortes – o tipo de tempestade que está se tornando mais comum por causa das mudanças climáticas – as ruas podem inundar rapidamente.

ADOÇÃO DE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS:
  • Armazenar até 3 milhões de galões de água em seus 23.600 m²  – é a maior fazenda de telhados da Ásia.
  • Captção da águas pluviais. Um enorme telhado verde foi projetado para ajudar a captar a água da chuva em um bairro, no campus de Bangkok da Universidade Thammasat
  • Serve como uma fazenda urbana, tendo uma parte do telhado projetado para imitar os tradicionais terraços de arroz, agora a maior fazenda do gênero na Ásia;
  • Design dos terraços em cascata que usam a chuva para cultivar arroz junto com plantas nativas.
  • Armazenam até 3 milhões de galões de água em tanques de detenção para serem usados ​​posteriormente para irrigação em uma seca.
  • Parte do telhado é coberta por painéis solares para ajudar a alimentar o prédio abaixo, 
  • Horta e permacultura no telhado, também será usado como sala de aula ao ar livre para os alunos da universidade. 
  • Telhado térmico e acústico. Como outros telhados verdes, o projeto também ajuda o edifício abaixo dele a se manter fresco nas ondas de calor 
Necessidades climáticas!

O eco telhado reduz o efeito urbano de “ ilha de calor ”, a forma como as superfícies de concreto e os telhados típicos refletem a luz do sol para tornar as cidades ainda mais quentes em dias quentes.

Como o telhado verde absorve a água das tempestades, também pretende demonstrar uma alternativa à agricultura industrial que se tornou comum nas zonas rurais do país. 

A Tailândia está entre os maiores importadores mundiais de pesticidas; a nova fazenda urbana será orgânica. 

Em um ano, a fazenda pode cultivar arroz suficiente para mais de 100.000 refeições a serem servidas no campus. 

Qualquer sobra de comida dos pratos e da cozinha será compostada e enviada de volta ao telhado para fertilizar a próxima safra de arroz.

Fazenda urbana sustentável de Bangkok - Foto: Divulgação/Kotchakorn Voraakhom/Landprocess


Fazenda urbana sustentável de Bangkok - Foto: Divulgação/Kotchakorn Voraakhom/Landprocess



Fazenda urbana sustentável de Bangkok - Foto: Divulgação/Kotchakorn Voraakhom/Landprocess



Fazenda urbana sustentável de Bangkok

Fazenda urbana sustentável de Bangkok


Fazenda urbana sustentável de Bangkok

Fazenda urbana sustentável de Bangkok




Distrito Agrícola Urbano Sunqiao

Distrito Agrícola Urbano Sunqiao

Sasaki divulga projeto de fazenda urbana em Xangai

Com cerca de 24 milhões de habitantes para alimentar e um declínio na disponibilidade e qualidade de terras agrícolas, a megacidade chinesa de Xangai está decidida a concretizar o Distrito Agrícola Urbano Sunqiao, um masterplan de 100 hectares proposto pela Sasaki Associates, dos EUA. 

Situado entre o principal aeroporto internacional de Xangai e o centro da cidade, Sunqiao introduzirá a agricultura vertical em grande escala na cidade famosa por seus arranha-céus. 

Embora responda principalmente à crescente demanda agrícola na região, a visão de Sasaki vai mais longe, usando a agricultura urbana como um laboratório vivo e dinâmico para inovação, interação e educação.

Xangai é uma cidade ideal para a agricultura vertical. Os altos preços dos terrenos faz com que construir para dentro seja mais viável que construir para fora, enquanto a demanda por folhas verdes na dieta típica dos habitantes pode ser satisfeita com eficientes sistemas hidropônicos urbanos. 

O masterplan de Sasaki, portanto, implementa uma série de técnicas de cultivo urbano, como fazendas de algas, estufas flutuantes, paredes verdes e bibliotecas de sementes verticais.



Distrito Agrícola Urbano Sunqiao

Distrito Agrícola Urbano Sunqiao

Distrito Agrícola Urbano Sunqiao

Distrito Agrícola Urbano Sunqiao

Distrito Agrícola Urbano Sunqiao

O alto preço dos terrenos faz com que construir para dentro seja mais viável que construir para fora, enquanto a demanda por folhas verdes na dieta típica dos habitantes pode ser satisfeita com eficientes sistemas hidropônicos urbanos. 

O projeto, da empresa Sasaki Associates, dos Estados Unidos, envolverá várias técnicas de cultivo urbano, como Hidroponia e Aquaponia, fazendas de algas, estufas flutuantes, paredes verdes e bibliotecas de sementes verticais.

O projeto cria um domínio público robusto, comemorando a agricultura como um componente-chave do crescimento urbano. A estufa interativa, o museu de ciência, o mostruário hidropônico e o mercado sinalizam uma tentativa de educar gerações de crianças sobre a origem de seus alimentos.

A fazenda urbana será um conceito estranho para Xangai. Enquanto os países ocidentais dependem da agricultura em grande escala, rural e empresarial, a agricultura em pequena escala tem tradicionalmente dominado a paisagem urbana da metrópole. No entanto, a escala do projeto aprovado pela Sasaki indica o aumento do valor colocado no setor agrícola da China.


O país é o maior consumidor e exportador mundial de produtos agrícolas, sendo que a indústria fornece 22% do emprego do país e é responsável por 13% do seu Produto Interno Bruto (PIB). Por isso, o governo chinês está ansioso para preservar, modernizar e mostrar uma indústria que tem ajudado a reduzir significativamente as taxas de pobreza e influenciado o crescimento da biotecnologia e indústrias têxteis.

Distrito Agrícola Urbano Sunqiao


Distrito Agrícola Urbano Sunqiao

Distrito Agrícola Urbano Sunqiao

Distrito Agrícola Urbano Sunqiao

Distrito Agrícola Urbano Sunqiao

Distrito Agrícola Urbano Sunqiao

Distrito Agrícola Urbano Sunqiao

Distrito Agrícola Urbano Sunqiao




Sites e Bibliografias pesquisadas:
  • https://time.com/collection/time-100-next-2019/5718871/kotchakorn-voraakhom/
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Kotchakorn_Voraakhom
  • Green Savers - SAPO
  • Esta é a maior quinta urbana da Ásia e vai produzir 20 toneladas de alimentos por ano
  • https://www.archdaily.com.br/br/869213/sasaki-divulga-projeto-de-fazenda-urbana-em-xangai
  • Conexão Planeta
  • Bangkok ganha a maior fazenda urbana e telhado verde da Ásia
  • https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/horta/paris-maior-fazenda-urbana-telhado/
  • https://conexaoplaneta.com.br/nosso-logo/
  • https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/fazenda-urbana-e-inaugurada-e-tera-cursos-de-agricultura-urbana-apos-a-pandemia/56403
  • https://www.sonoticiaboa.com.br/2020/01/14/fazenda-urbana-sustentavel-construida-telhado-universidade
  • https://greenroofsaustralasia.com.au/news/bangkokroof-farm
  • https://plataformahidroponia.com/noticias/nasce-uma-nova-fazenda-urbana-em-xangai
  • http://cenaset.com.br/o-escritorio-que-e-uma-fazenda-urbana/
  • https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/fazenda-urbana-e-inaugurada-e-tera-cursos-de-agricultura-urbana-apos-a-pandemia/56403
GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO


>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.

Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> ttps://www.behance.net/lauraldarosa
https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagista #xeriscaping

Desenvolvimento sustentável;
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel

Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana

Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio

Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility

Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra

Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura




Comentários

TOP CONTÉUDO