PARIS 2050




PARIS 2050_SMART CITY

LAURA LIDIA ROSA
ARQ. URB. XEROPAISAGISTA
MAIO 2022


Figura 1: Paris 2050_ Auto Retrato Vincent Callebaut

>>> Hoje irei abordar O arquiteto visionário e belga "Vincent Callebaut" que criou o projeto Paris 2050 Smart City, com projeções arquitetônicas para o futuro de uma das cidades mais famosas e bonitas do mundo. A obra mostra uma Paris verde, povoada por fazendas verticais, torres alimentadas pela fotossíntese de árvores e plantas.

>>> Se a Vincent Callebaut Architectures fizer o que quer, Paris 2050 se tornará um paraíso da arquitetura inteligente incorporada em plantas.


Figura 2: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  arquiteto Vincent Callebaut

>>> Essa arquitetura faz parte do cenário para resolver o problema de habitação e densidade de Paris, desenvolvendo vários arranha-céus com produção de energia positiva (BEPOS).


>>> Composto por oito estruturas multiuso que habitam vários locais dentro de Paris, esse plano busca solucionar os principais problemas de sustentabilidade que afetam cada distrito, além de fornecer funções importantes para a cidade.


>>> Para atender ao Plano de Energia Climática de Paris para reduzir 75% das emissões de gases de efeito estufa nos próximos 35 anos, a empresa de arquitetura colaborou com engenheiros do Setec Bâtiment para projetar oito protótipos de torres que poderiam trazer vegetação de volta à cidade e fornecer fontes de energia renovável .

PROPÓSITO DO ARQUITETO:
>>> O trabalho de Callebaut tem como propósito provocar o debate sobre questões ambientais, mostrando que a situação alarmante das cidades pode se transformar em um futuro sustentável – desde que a questão seja levada a sério e com urgência.  

TRANSPORTE: 
>>> Todos os meios de transporte e a construção dos prédios foram feitas de maneira sustentável, com a utilização de energia limpa e materiais ecologicamente amigáveis. Todo o verde da cidade também compensa o impacto ambiental causado pelo consumo de alimentos, energia elétrica e produção de lixo. 

DESIGN E ESTRUTURA:
>>> Estruturas parecidas com troncos e entrelaçadas com plantas cobrem vários pontos da cidade, criando sombras naturais e garantindo a pureza do ar. A cor branca de todas as edificações garante menos absorção de calor, mantendo a temperatura da cidade agradável e dispensando o uso de refrigeradores de ar, que emitem grande quantidade de gás carbônico. 

imagens via:
https://vincent.callebaut.org/object/150105_parissmartcity2050/parissmartcity2050/projects

Figura 3: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  arquiteto Vincent Callebaut

  • TIPO: Comissão de Arquitetura, "Procédure Adaptée" 
  • ARQUITETO DE DESIGN INTERNACIONAL: Vincent Callebaut Architectures, Paris 
  • CLIENTE: Mairie de Paris - Prefeitura de Paris PROGRAMA: 8 protótipos de torres de energia positiva eco-concebidas para combater o aquecimento global 
  • CONSULTOR DE ENGENHARIA VERDE: Setec 
  • EQUIPE VCA: Agnès Martin, Fabrice Zaini, Maguy Delrieu, Vincent Callebaut

CONHEÇA OS PROJETOS_ CROQUIS /ESBOÇOS 
E PROTÓTIPOS DA ARQUITETURA VERDE:

Figura 4: Paris_2050_ Primeiros Esboços elaborados  pelo arquiteto Vincent Callebaut


Figura 5: Paris_2050_Protótipos 3D elaborados pela equipe do arquiteto Vincent Callebaut


Figura 6: Paris_2050_ Protótipos 3D elaborados pela equipe do arquiteto Vincent Callebaut






Conheça Paris Smart City 2050
Figura 7: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  arquiteto Vincent Callebaut

Isso é Paris?

>>> O projeto todo é audacioso, transformando Paris em uma cidade mágica ou extremamente futurista. A verdade é que a metrópole ficou irreconhecível na versão imaginada pelo arquiteto, perdendo sua característica de “museu vivo”. Contudo, os gostos e padrões de beleza são discutíveis, diferente da sustentabilidade que o projeto oferece.

>>> A Paris de 2050 de Vincent Callebaut traria consigo todos os benefícios de uma cidade verde, como reaproveitamento da água das chuvas, controle de temperatura natural, produção de energia solar, edifícios capazes de gerar sua própria eletricidade com o movimento do rio, produção local de comida, parques suspensos etc.

>>> Há uma infinidade de vantagens, além da preservação do meio ambiente e redução drástica da poluição. Atualmente, um projeto como esse é impossível em Paris por conta de leis que protegem edifícios históricos. Naturalmente, legislações podem se adaptar às novas ideias e necessidade humanas. Contudo, apesar de a possibilidade existir, 2050 parece uma estimativa um tanto otimista para algo tão drástico.

>>> Cidades verdes e ecologicamente sustentáveis estão em pauta há um bom tempo, e uma hora ou outra vemos alguns projetos ambiciosos de projeções arquitetônicas para o futuro. O arquiteto Vincent Callebaut imaginou uma capital francesa em 2050 toda coberta de vegetação e autossustentável em moldes futurísticos. Confira na galeria abaixo toda a criatividade de Callebaut:


>>> Paris em 2050 será uma cidade com torres de plantas, painéis solares, casas-ponte, apartamentos sustentáveis ​​e prédios de apartamentos estilo colmeia. Paris não está presa ao legado do edifício Haussman tipicamente parisiense, mas está se desenvolvendo e crescendo com uma série de projetos arquitetônicos para tornar a capital mais verde e mais conectada. PARIS SMART CITY 2050 é o resultado de um estudo que foi realizado durante o verão de 2014 para a cidade de Paris por “Vincent Callebaut Architectures” e “Setec Bâtiment”. Eles imaginaram uma cidade verde, funcional e ecologicamente correta, com zero emissões de carbono e zero desperdício! 


Figura 8: Livro publicado sobre Paris 2050_  de Vincent Callebaut


Paris 2050: confira uma projeção verde para a capital francesa


>>> Paris é uma referência na Europa, com sua arquitetura espetacular e cultura rica. Até mesmo jogos como Assassin’s Creed tomaram a cidade como inspiração de enredo, por tamanha beleza. Mas estamos em novos tempos, com novas ideias, que, sejam elas viáveis ou não, são interessantes de se conhecer.

Figura 9: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  arquiteto Vincent Callebaut



Figura 10: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  arquiteto Vincent Callebaut




2050 sustentável: realidade ou otimismo?
>>> Sustentabilidade não sairá dos holofotes do mundo, já que provavelmente nossas próprias necessidades nos obrigarão a adotar uma forma de vida mais verde. Há prós e contras, e não necessariamente cidades sustentáveis vão se parecer com a imaginação de Callebaut. Talvez seja possível conciliar a beleza única de Paris com os conceitos verdes sem tirar a identidade da cidade.

gif 1:  Apresentação sobre Paris 2050_  Equipe do Arquiteto Vincent Callebaut


>>> E você, está no time dos otimistas, que querem viver em cidades assim dentro de algumas décadas, ou do lado dos céticos, que não esperam ver em nosso ciclo de vida projetos como esse saírem do papel?
Cada um dos sistemas de torre se encaixa dentro do seu contexto existente com formas informadas pela natureza. Processos naturais (aquecimento e resfriamento passivos, oxigenação, retenção de água da chuva) são utilizados sempre que possível para criar unidades autossustentáveis. Além disso, a inserção de espaços verdes, como jardins comunitários e suspensos, traz os efeitos purificadores da vida rural para a cidade e incentiva os moradores a se envolverem no cultivo de um estilo de vida sustentável.

>>> Além de estratégias de economia de energia passivas e naturais, a Smart City também emprega técnicas inovadoras. As peles das torres, por exemplo, respondem à luz do sol de maneiras que impactam positivamente a carga térmica. A pele das “Torres de Mangue” é composta por células individuais que formam uma concha eletroquímica foto-sensível, utilizando a luz solar que a atinge para gerar eletricidade para o edifício. Da mesma forma, as “Torres de Fotossíntese” empregam uma fachada biológica isolante, que gera seu próprio biocombustível utilizável. 

>>> Outra tecnologia que suporta a auto-suficiência da Smart City é o “phylolight”, um sistema de lâmpada de turbina hibridizado que fornece iluminação e energia necessária para produzi-la.

>>> Todos os programas das torres são de uso misto, combinando funções residenciais, comerciais e comerciais, divididas internamente. Isso tenta resolver a necessidade de transporte extensivo, que é uma boa solução para combater o efeito de ilha de calor. A Cidade Inteligente reforça a ideia de que as cidades podem se expandir e, ao mesmo tempo, manter seu caráter e contribuir para um futuro mais verde.


O esquema oferece 8 projetos ecologicamente corretos que estão surgindo em algumas das áreas mais emblemáticas de Paris: 

 1. No centro histórico de Paris: “TORRES DE MONTANHA” Rue Rivoli, 1º arrondissement Torres de usinas solares e hidrodinâmicas. O projeto visa triplicar o número de apartamentos em cada ilha parisiense e adensar e tornar mais natural esse tipo de planejamento urbano. 


Figura 11: Torres da Montanha_ Paris 2050_  arquiteto Vincent Callebaut

 
Figura 12: Slides da apresentação sobre Paris 2050_ Torres da Montanha


Figura 13: Slides da apresentação sobre Paris 2050_ Torres da Montanha

Figura 14: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres da Montanha


Figura 15: Slides da apresentação sobre Paris 2050-Torres da Montanha


2. Cinturão de Paris: “TORRES ANTISMOG” 14º arrondissement Blocos de apartamentos cobertos de plantas e vegetação e com um toque arquitetônico, ao longo de um corredor ecológico de 23 km.

Figura 16: Slides da apresentação sobre Paris 2050_ Torres Antismog


Figura 17: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres Antismog



Figura 18: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres Antismog

Figura 19: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres Antismog





 3. Central Park em Paris: “TORRES DE FOTOSSÍNTESE” Tour Montparnasse, 15º arrondissement Um parque central em espiral ascendente, com biofachadas de algas verdes cobrindo a torre Montparnasse e o edifício C e a Express Tower. 

Figura 20: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torre de Fotossíntese


Figura 21: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torre de Fotossíntese

Figura 22: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torre de fotossíntese


Figura 23: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torre de fotossíntese


Figura 24: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torre de Fotossíntese



 4. Um novo campo de inovação social: “BAMBOO NEST TOWERS” Conjunto Massena, 13º arrondissement Este projeto visa tornar mais naturais os treze blocos de apartamentos em Massena (a maior concentração de torres de Paris). As torres termodinâmicas cobertas de vegetação terão varandas de hortas e os moradores cultivarão seus próprios alimentos orgânicos. 

Figura 25: Slides da apresentação sobre Paris 2050_Bamboo Nest Towers

Figura 26: Slides da apresentação sobre Paris 2050_Bamboo Nest Towers

Figura 27: Slides da apresentação sobre Paris 2050_Bamboo Nest Towers

Figura 28: Slides da apresentação sobre Paris 2050_Bamboo Nest Towers


Figura 29: Slides da apresentação sobre Paris 2050_Bamboo Nest Towers



 5. Apartamentos para deixar as abelhas com inveja: “TORRES DE FAVO DE MEL” Porte des Lilas, 20º arrondissement Uma colmeia de apartamentos que oferece dobrar a altura dos prédios usando essa arquitetura parasitária. Estes apartamentos são ecológicos e terão hortas e pomares suspensos. 

Figura 30: Slides da apresentação sobre Paris 2050_ Torres de Favo de Mel

Figura 31: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Favo de Mel


Figura 32: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Favo de Mel




Figura 33: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Favo de Mel


Figura 34: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Favo de Mel

Figura 35: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Favo de Mel

Figura 36: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Favo de Mel




 6. A fazenda na cidade: “TORRES DE ARRANHEIROS”: Porte d'Aubervilliers, 19º arrondissement Esta quinta vertical irá recriar o campo na periferia da cidade. Esta parte de Paris reduzirá o uso do transporte e tornará os espaços públicos e privados mais naturais. 

Figura 37: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Arranheiros


Figura 38: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Arranheiros


Figura 39: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Arranheiros


Figura 40: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Arranheiros


Figura 41: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Arranheiros




Figura 42: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Arranheiros


Figura 43: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Arranheiros



7. Apartamentos em um mangue urbano “TORRES DE MANGUE”: Gare du Nord, 10º arrondissement Essas torres ramificadas e sensíveis à luz estarão localizadas diretamente acima das plataformas da Gare du Nord. Eles abrigarão escritórios, hotéis e apartamentos para clientes internacionais e viajantes. 


Figura 44: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Mangue


Figura 45: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Mangue

Figura 46: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Mangue


Figura 47: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Mangue


Figura 48: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Mangue


Figura 49: Slides da apresentação sobre Paris 2050_  Torres de Mangue


 8. Apartamentos com zero resíduos e zero emissões de carbono: « BRIDGE TOWERS »: Pont Aval, 16º arrondissement e Pont Amont, 12º arrondissement. Essas pontes cobertas de apartamentos de anfíbios cruzarão o Sena na Pont Amon e na Pont Aval. Eles representam um novo tipo de inovação urbana e social em termos de habitação coletiva.

Figura 50: Slides da apresentação sobre Paris 2050_ Bridge Towers

Figura 51: Slides da apresentação sobre Paris 2050_ Bridge Towers


Figura 52: Slides da apresentação sobre Paris 2050_ Bridge Towers


Figura 53: Slides da apresentação sobre Paris 2050_ Bridge Towers


Figura 54: Slides da apresentação sobre Paris 2050_ Bridge Towers



>>> REFERÊNCIAS DE PESQUISAS:

  • https://vincent.callebaut.org/object/150105_parissmartcity2050/parissmartcity2050/projects
  • https://www.hometeka.com.br/f5/arquiteto-belga-preve-como-sera-paris-no-ano-2050/
  • https://www.archdaily.com.br/br/tag/vincent-callebaut-architectures
  • http://blog.lodgis.com/en/world-ecological-c
  • http://parisfutur.com/projets/paris-2050/apital-paris-in-2050/
  • https://www.archdaily.com/585254/vincent-callebaut-s-2050-parisian-vision-of-a-smart-city
  • https://viverforadosistema.org.br/conheca-paris-smart-city-2050/


GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO


>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.

Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>> ttps://www.behance.net/lauraldarosa
https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagista #xeriscaping

Desenvolvimento sustentável;
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel

Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana

Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio

Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility

Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra

Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura




Comentários

TOP CONTÉUDO