PINACOTECA

OBRA PATRIMÔNIO HISTÓRICO





Título: PINACOTECA_Patrimônio Histórico / Proposta de Arquitetura Sustentável_OBRA DE RESTAURAÇÃO

FICHA TÉCNICA:
Projeto: Pinacoteca 
Identidade Visual: Pinacoteca
Ano: 2013
Autor da obra: Laura Lidia Rosa
s/Execução



Materialidade:


Uma grande rampa, com piso vermelho, conduz o visitante ao museu. No primeiro pavimento estão recepção e administração. No segundo pavimento está o salão central de exposições, com 462m² e completamente livre de pilares, envolto por uma varanda com janelas panorâmicas que permitem uma linda visão. 




O partido arquitetônico

O partido adotado neste projeto não é novo.  

O desdobramento vertical contínuo de planos horizontais é uma das principais contribuições da arquitetura desenvolvida nesta edificação. 


Os estacionamentos públicos subterrâneos são usuais nas grandes cidades mundo afora. 

Dispostos estrategicamente em setores de grande atração de viagens individuais, essas garagens atendem a um segmento da sociedade que não utiliza o transporte coletivo e prefere pagar um alto custo pelo conforto de chegar a seu destino em seu próprio carro.


Este ambiente foi projetado para proporcionar conforto térmico/acústico, pois além de servir como estacionamento, também abriga obras de arte, bibliotecas infantis e mini parques de recreação.

A continuidade espacial da Garagem é acentuada pela integridade da superfície que se desdobra ininterruptamente, recebendo o uso programático ao longo dela toda, sem a especialização de setores concebidos apenas para a conexão dos planos horizontais.


Assim, a obra também se aproxima de projetos estrangeiros contemporâneos em que fica nítido o seu caráter tipológico. 
Os benefícios de investir na dimensão lúdica da arquitetura

Projetos lúdicos já são muito conhecidos por profissionais que têm como foco o público infantil. Eles são responsáveis por transformar os ambientes frequentados pela criança em locais onde é possível ter uma interação divertida, que estimula a criatividade e incentiva o desenvolvimento da personalidade.

Por exemplo: escolas que têm projetos de arquitetura lúdica aumentam consideravelmente o interesse da criança pelo aprendizado (que pode se tornar tedioso com o passar do tempo para várias delas).


PENSE EM TEMAS PARA OS CÔMODOS

Outra ideia muito válida é a escolha de ambientes temáticos. Inspire-se na Google, por exemplo, e invista em cômodos inusitados de acordo com os gostos do cliente. Faça referência a alguma série ou filme, inspire-se em cidades pelas quais os moradores têm um carinho especial ou busque temas mais abrangentes, como miniparaísos tropicais no jardim e na área da piscina.


ESTIMULE OS CINCO SENTIDOS

Não foque apenas na decoração visual. A arquitetura lúdica também deve se preocupar em instigar sentidos como o tato, o olfato e até o paladar. Isso pode ser feito por meio do uso de revestimentos em 3D, texturas em geral, aromatizantes de ambiente etc.


Veja algumas maneiras de desenvolver o que chamamos de sinestesia na arquitetura:
  • escolha sofás fofinhos e outros móveis de materiais aconchegantes, como plumas, algodão e o suede;
  • aplique revestimentos que causem sensações agradáveis ao toque. O porcelanato é uma ótima opção;
  • invista nas plantinhas, mesmo que sejam artificiais;
  • aposte em lareiras, minifontes e caixas de som embutidas nos cômodos.


Isso pode ser feito das seguintes maneiras:
  • ambientes confortáveis;
  • paleta de cores que estimula os sentidos;
  • disposição da mobília de forma inusitada, como nas salas de aula onde as mesas são posicionadas em círculos;
  • acesso fácil a brinquedos e objetos que incentivam a criatividade, como instrumentos musicais.

Com o passar do tempo, porém, uma nova pergunta começou a ser feita: por que investimos na dimensão lúdica da arquitetura apenas no dia a dia das crianças? Esse questionamento está cada vez mais forte, principalmente depois que percebemos os inúmeros benefícios dessa iniciativa para a personalidade e o desenvolvimento das crianças.




A possibilidade de criar projetos inovadores

Depois de sair das áreas de lazer e das escolas infantis, a arquitetura lúdica começou a sofrer alterações e ser adaptada para ambientes usados estritamente pelo público adulto. Escritórios de grandes empresas, inclusive, adotaram o conceito em seus projetos e transformaram por completo a interação dos funcionários com o espaço em questão.

Separamos abaixo alguns projetos muito interessantes que afirmaram o poder da arquitetura lúdica:

Passeio Panorâmico Edifício ARCO ÍRIS


A paisagem externa da Pinacoteca, compõe o espetáculo oferecido ao visitante, público alvo todas as pessoas cultas , conferindo também a função de mirante ao edifício. 

Os vidros triplos com película colorida, tem 18 mm de espessura, foram fabricados especialmente para o projeto, proporcionando conforto térmico/acústico.  

Cada uma das 40 lâminas mede 4,80m de altura por 1,85m de largura e estão inclinadas em 40º em relação ao plano horizontal. 

Arquitetada com tecnologia de ponta, a PINACOTECA é o primeiro prédio cultural da cidade de Santa Maria-RS, construído dentro de todas as normas internacionais de segurança e atendimento e de energia renovável. 

Considerado por profissionais da área um ícone de Restauro com aplicação de sustentabilidade em arquitetura e soluções em engenharia, a obra já recebeu a visita de mais de oito mil pessoas, entre estudantes, estudiosos de arte e arquitetura, críticos e curiosos pelo projeto.

O andar térreo do prédio tem um grandioso átrio que dá acesso ao balcão da recepção, à chapelaria e à loja cultural, e de onde se pode visualizar os andares superiores. 



OBRAS COMO ESCULTURAS DENTRO DA CIDADE!




OQUE É UMA PINACOTECA?

Pinacoteca (do grego pinacothêkê - πινακοθήκη) é um museu que contém um acervo de pinturas. Foi na Grécia antiga (o elemento culto pinac(o), do grego pinax, pinakos, remete para quadro que apareceu o conceito de pinacoteca como coleção de quadros de diferentes épocas, junto com a ideia de que os objetos de arte eram propriedades dos cidadãos que podia ter acesso para desfrutá-las. A pinacoteca era a ala dos propileus da Acrópole de Atenas que continha uma coleção de pinturas de Polignoto que podiam ser admirados pelos cidadãos.

As pinacotecas costumam conter quadros de pintores nacionais e internacionais, mas geralmente o acervo permanente é focado na arte nacional ou característica artística da região. Costuma também abrigar exposições temporárias, e às vezes a obra de artistas de renome internacional.

No Brasil destaca-se a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que abriga um rico acervo de obras acadêmicas e do Modernismo brasileiro, além do escultor francês Auguste Rodin e também a Fundação Ernesto Frederico Scheffel, esta sendo uma das maiores pinacotecas do mundo, herança cultural da colonização alemã no Rio Grande do Sul. A Pinacoteca costuma também sediar exposições de artistas internacionais e por esses motivos se distingue como uma das principais instituições artísticas do Brasil.

Em 1947, o pensador e escritor francês André Malraux criou o conceito de "museu imaginário". Ele dizia que, com a fotografia e a possibilidade de reprodução fotográfica das obras de arte, nosso contato com elas tornou muito mais fácil e pessoal. Dessa maneira qualquer pessoa pode criar sua pinacoteca imaginária, com pinturas que aprecia.



ESTACIONAMENTO
Proposta de Restauro





                                    




Para obter mais informações sobre o assunto, entre em contato via whatsapp:
Fone: 55 99735 6611 
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa


#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:

#especialista #ceo #lauralidiarosa #arquiteta #arquiteturamodular #bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio #projetista #empreendedora #llr #inclusao #designbiofílico  #paisagismo #urbanjungle  #meioambiente #pisoecologico #acessibilidade #accessibility #desenvolvimentosustetavel #revitalização #infraestrutura #urbanismo #designdeinteriores #arquitetapaisagista #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #sustentabilidade #jardimeco #permacultura #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #arquiteturaacessivel #permacultura #vasodefibradecoco #designbiophilic #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquitetura #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #engenharia #interiores #constru #engenhariacivil #interiordesign #projeto #arquiteto #reforma #casa #obra #construcaocivil #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #obras #bhfyp #paradaecologica #obrasurbanas #vasovietnamita #vasovietnamitavantagensedesvantagens #vasocerâmica #vasodecimento #vasodemadeira 

Comentários

TOP CONTÉUDO