ECONOMIA DE ENERGIA E ÁGUA NAS EMPRESAS


ECONOMIA DE ENERGIA E ÁGUA NAS EMPRESAS


Para aumentar a eficácia nos gastos e contribuir para o uso racional de energia e água em empresas é necessário identificar e entender o padrão de consumo das edificações e o quanto investimentos em eficiência energética e projetos de conservação de água podem contribuir para mitigação dos impactos ambientais e econômicos.

A consultoria tem por objetivo reduzir os custos de energia elétrica e água entre 15% a 35%, por meio de mensuração, gerenciamento e controle em direção às metas de sustentabilidade da empresa.



Inclui o planejamento e controle do consumo e da demanda de energia elétrica e água, o gerenciamento de resíduos sólidos, a especificação de estratégias tecnicamente e economicamente viáveis para a redução das faturas, a avaliação comportamental dos usuários, a inserção de programas de conscientização ambiental e a capacitação dos gestores prediais.



Conforme a necessidade, os edifícios mais antigos são submetidos a um processo de atualização (renovação), tornando-os compatíveis aos níveis de desempenho e eficiência exigidos atualmente pelas empresas que os administram.


Os sistemas de certificação ambiental se apresentam como uma importante ferramenta nos quais se reconhece as melhores práticas. As certificações LEED EB:O&M e AQUA Uso e Operação de edifícios existentes visam tornar mais eficientes a Operação, Uso e Manutenção dos edifícios, reduzindo também seu impacto ambiental.






Eficiência Energética
Consultoria por meio de avaliações baseadas em simulações computacionais termo energéticas ou auditorias de energia in loco. Introdução das melhores estratégias e tecnologias para reduzir o consumo de energia elétrica.





Uso Racional de Água

Consultoria para a adoção das melhores tecnologias e procedimentos operacionais, por meio de diagnósticos in loco e simulações, a fim de aumentar a performance da edificação existente no que se refere ao consumo e disponibilidade de água.


7 formas de reduzir o consumo de água em uma empresa



Antes de fazer investimentos, é fundamental conhecer como a água é usada em sua empresa. Setorizar o consumo dela é o primeiro passo para definir as próximas ações. Após saber onde e como sua empresa usa a água, fica mais fácil motivar os colaboradores a adotar práticas simples, como o desligamento de torneiras e o reparo de tubulações e reservatórios.É possível promover melhorias de acordo com as oportunidades mapeadas.


Conhecendo os setores da empresa que mais usam água, é hora de identificar onde investir. O mercado oferece uma séria de aparelhos e tecnologias que reduzem perdas de água, como a instalação de torneiras com arejadores – medida que pode resultar na redução do consumo em até 75%. Manter em dia a manutenção dos equipamentos também é fundamental para evitar os desperdícios.



Além da racionalização do uso da água, é importante analisar as oportunidades de adotar medidas simples para que a água seja aproveitada mais de uma vez em diferentes processos. Um exemplo é uso da água das pias para a lavagem de pátios e garagens, e para regar jardins. Dependendo dos requisitos de qualidade, a mesma água pode ser utilizada para o resfriamento de peças. Alguns sistemas de reutilização interna da água podem ser mais complexos, por isso é importante analisar a sua viabilidade econômico-financeira considerando sempre os riscos de racionamento e desabastecimento.





Setores como o siderúrgico, automobilístico e de máquinas e equipamentos reusam mais de 90% da água que consomem. O reúso nas operações industriais consiste no aproveitamento dos efluentes da própria empresa, após tratamento, como insumo reintroduzido no processo de produção.




A captação de água da chuva é um exemplo de como se pode aproveitar uma fonte que não seja a captação feita a partir dos mananciais ou o uso da água distribuída pelas concessionárias.



O tratamento de efluentes e a devolução da água para a natureza faz parte da realidade das grandes empresas. A indústria devolve para a natureza cerca de 80% da água que consome e faz o tratamento antes do descarte no meio ambiente.




Preparar mão de obra específica para a manutenção e monitoramento da qualidade da água, e para a análise de projetos de eficiência na utilização de energia.




Para obter mais informações sobre o assunto, entre em contato via whatsapp:
Fone: 55 99735 6611 
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa


#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:

#especialista #ceo #lauralidiarosa #arquiteta #arquiteturamodular #bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio #projetista #empreendedora #llr #inclusao #designbiofílico  #paisagismo #urbanjungle  #meioambiente #pisoecologico #acessibilidade #accessibility #desenvolvimentosustetavel #revitalização #infraestrutura #urbanismo #designdeinteriores #arquitetapaisagista #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #sustentabilidade #jardimeco #permacultura #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #arquiteturaacessivel #permacultura #vasodefibradecoco #designbiophilic #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquitetura #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #engenharia #interiores #constru #engenhariacivil #interiordesign #projeto #arquiteto #reforma #casa #obra #construcaocivil #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #obras #bhfyp #paradaecologica #obrasurbanas #vasovietnamita #vasovietnamitavantagensedesvantagens #vasocerâmica #vasodecimento #vasodemadeira 

Comentários

TOP CONTÉUDO