ECOTELHADO OU TERRAÇO JARDIM


ECOTELHADO OU TERRAÇO JARDIM

Laura Lidia Rosa
Arq. Urb. Xeropaisagista
Março 2023



Fonte: google Esboço projetual de ecotelhado e rede hidraulica


"O Escritório de Projetos Coletivos, Urban etc projeta "Ecotelhados e "Terraço Jardim, e hoje, te convida para vir conhecer essa tendência para o futuro da Arquitetura Solar Punk, atuamos em Florianópolis, e somos a única empresa que oferece soluções e gestão de projetos sustentáveis, trazendo o conceito de biofilia e xeropaisagismo com técnicas inovativas e completas,  com assinaturas de arquitetura sustentável e infraestrutura verde do Brasil. Navegue no blog e veja o que podemos fazer pelo seu projeto."

Qual a durabilidade do telhado ecológico?
Resistentes e duráveis
Não se engane achando que as telhas ecológicas são menos duráveis ou resistentes só porque são fabricadas com material reciclado ou fibra vegetal. Essas telhas duram, no mínimo, 25 anos.

Fonte: pinterest/ Projeto 2D especies de plantas a serem adotadas


A construção civil é um segmento crucial para a infraestrutura urbana e também uma indústria que deve adotar métodos que reduzam os impactos ao meio ambiente, utilizando, por exemplo, alternativas como o ecotelhado.

Seguindo uma tendência global de preocupação com a sustentabilidade presente em praticamente todas as indústrias, a construção civil está se reinventando. Por isso hoje vemos com mais frequência os conceitos de construção sustentável e alternativas ecológicas.

Existem diversas maneiras de construir causando menos impactos ambientais, principalmente com o auxílio de novas tecnologias. Uma das alternativas, que une uma parte fundamental todas as construções, com elementos ecológicos, é o ecotelhado.

O que é um ecotelhado?
Fonte: pinterest/Esquema de materiais

Infelizmente com o crescimento acelerado e muitas vezes mal planejado das cidades, há uma diminuição constante das áreas verdes nos centros urbanos e arquitetura bioclimática, essas áreas verdes são fundamentais pois  auxiliam na absorção da água da chuva bem como a radiação solar, o que gera enchentes e ilhas de calor.

Com a criação de projetos de telhados verdes e terraço jardim, promovemos soluções nessas áreas que aproveitam ao máximo  a cobertura de uma edificação, que é "preenchida com terra e plantas" . Além de criar um ambiente mais saudável, melhorando a qualidade do ar, por exemplo, cria um visual mais natural que contrasta com a paisagem árida urbana. obs: contratar sempre um engenheiro que calcule a carga estrutural das lajes.

Mas um ecotelhado é diferente de um telhado verde, pois nele além de utilizar a cobertura para aplicar uma camada vegetal, há também um sistema de captação de água da chuva. Ainda pode haver um sistema de produção de energia através da captação da luz solar.

Ou seja, além de criar uma cobertura com uma camada de vegetação, no ecotelhado há a implementação de elementos que tornam a construção ainda mais eficiente e sustentável. Tudo isso gerando benefícios tanto para o meio ambiente quanto para aqueles que vão usufruir da construção.

Como aplicar o ecotelhado?

Primeiro é preciso criar um projeto detalhado e bem estudado, já que são vários os aspectos que devem ser levados em consideração. Um deles é escolha da vegetação, algo que precisa levar em conta o clima da região, além de apresentar baixa manutenção, aqui em meu blog, você poderá conferir as espécies xerófitas que independem de rega, água, manutenção e poda;

Além disso, é interessante "utilizar as plantas nativas xerófitas" da região em que a obra será construída, algo que ajuda a preservar a flora local. Mas é claro que, para isso, é necessário estudar questões como custo, manutenção e logística de transporte. Contate nossa equipe contato.urbanetc@gmail.com e realize um orçamento de projeto xeriscape;

Outro fator importante a ser avaliado no projeto após a decisão de qual vegetação e quais sistemas serão implementados, é a carga que o ecotelhado aplicará sobre a edificação. Isso porque, dependendo do peso, os custos com a fundação podem aumentar.

Já na hora de efetivamente implementar o ecotelhado, é preciso se atentar a detalhes como:
  • Impermeabilização;
  • Inclinação do telhado;
  • Disposição dos sistemas de drenagem e captação de energia solar.
Na hora de impermeabilizar, deve-se ter o cuidado de aplicar a técnica correta, pois se a superfície não for bem impermeabilizada pode haver vazamentos. Além disso, é preciso instalar uma membrana anti-raízes no sistema.

Quais as vantagens desse conceito?
As vantagens de adotar um ecotelhado abrangem não só a questão de sustentabilidade mas também de eficiência da edificação, além de contribuir ativamente para uma melhoria do meio urbano.
Diminuição da formação de ilhas de calor

O sistema, além de ser esteticamente agradável, funciona como um filtro que reduz a poluição do ar e diminui a poluição sonora e a chance de enchentes, já que as plantas retardam o escoamento das águas pluviais para os sistemas públicos.

Aumento de eficiência térmica, acústica e energética

A camada de vegetação melhora também a eficiência térmica e acústica. Assim, o ambiente interno da edificação permanece com uma temperatura agradável independente das variações climáticas, além de reduzir o nível de ruídos provenientes do exterior.

Como a vegetação melhora o desempenho térmico, consequentemente aumenta a eficiência energética. Dessa forma, os gastos com aquecimento e refrigeração são minimizados, o que resulta em um menor custo na conta de luz e em uma maior sustentabilidade.

Quais as desvantagens do telhado verde?
Fonte: pinterest/ Projeto 2D especies de plantas a serem adotadas

3 desvantagens de usar o telhado verde nos seus projetos
  1. Custo da mão de obra qualificada. ...
  2. Burocracia com aprovação de projeto. ...
  3. Adaptação do ciclo de manutenção

Reaproveitamento da água
Além disso, quando utilizados sistemas de drenagem de água da chuva, essa água pode ser reaproveitada para fins não potáveis. Esse método reduz os gastos por quem usufruir da construção e impacta positivamente no meio ambiente.
Obtenção de selos e certificados

Unir o ecotelhado com outras soluções sustentáveis é uma forma das construtoras obterem selos e certificados de construção sustentável em seus empreendimentos. Alguns dos selos são o Selo Casa Azul da Caixa e a Certificação Leed.

Os selos e certificados dão visibilidade e credibilidade, provando que a construtora adotou métodos mais sustentáveis nas construções. Isso ajuda a valorizar os imóveis construídos e é um diferencial que atrai muitos clientes.

Fonte: pinterest/ Projeto 

Fonte: pinterest/ Projeto 
Fonte: pinterest/ Projeto 

É necessário ter algum cuidado especial?

As desvantagens desse sistema são, em sua maioria, relativas, já que dependem do propósito e da forma com que o sistema será utilizado.

O custo de investimento para a instalação do ecotelhado pode ser alto, mas com o tempo é compensado com a economia de energia e água para quem for usufruir da construção.

Além disso, é necessário um cuidado especial em todas as etapas da instalação, principalmente a impermeabilização, para não haver imprevistos.

Também é preciso haver manutenções periódicas. Mas vale lembrar que os telhados convencionais também precisam de manutenção e acabam gerando pouco benefício e não são nada sustentáveis.
Tenha um diferencial na sua construção!

Atualmente, adotar formas mais sustentáveis de construir é um diferencial exigido por muitos clientes, além de auxiliar na obtenção do licenciamento ambiental. Por isso é necessário que as empresas e profissionais procurem implementar técnicas e sistemas mais ecológicas nas construções.

Uma construção sustentável é também, na maioria das vezes, muito mais eficiente em questões térmicas, acústicas e energéticas. Assim, os clientes que usufruem das edificações terão mais conforto e qualidade de vida, o que pode tornar vantajoso adotar métodos sustentáveis.

Agora você já sabe alguns dos benefícios de um ecotelhado e de implementar soluções sustentáveis em seus empreendimentos. Que tal começar a construir causando menos impacto ao meio ambiente? Se você ficou com alguma dúvida é só comentar aqui embaixo!

O que é telhado sustentável?

Fonte: pinterest/ Projeto

O que é telhado verde ou ecotelhado?

Como o nome sugere, ecotelhado ou telhado verde é uma solução que utiliza recursos naturais na área de cobertura de uma edificação. Ou seja, obras com telhado verde utilizam terra e plantas, em vez de telhas, concreto ou chapas.


Como funciona o ecotelhado?
O ecotelhado é construído com a aplicação de diversas camadas que garantem a impermeabilização da laje, impermeabilidade das raízes e permeabilidade da água, que é captada e conduzida até um reservatório.



Qual é a função do telhado verde?


O telhado verde pode servir, tmasbém, para captar água da chuva. As plantas e a terra se tornam filtros naturais e com o uso de um sistema de armazenamento, a água pode ser utilizada no banheiro, na limpeza das áreas externas, na cozinha ou até mesmo para molhar as plantas do jardim.




TERRAÇO JARDIM

O terraço-jardim é um conceito arquitetônico segundo o qual a cobertura de um edifício é utilizada como espaço de convivência e lazer. O terraço jardim pode conter de facto "um jardim" (como ele é popularmente imaginado, repleto de vegetação) ou pode ser constituído de espaços abertos e elementos construídos, como num solário.

TERRAÇO JARDIM COMO PRINCÍPIO SUSTENTÁVEL

Pensando no futuro das próximas gerações e para diminuir o impacto ambiental gerado na construção civil, a Arquiteta Laura Lidia Rosa assina projetos com terraço Jardim e Ecotelhados, eles tem uma diferença muito sutíl. Ambos cumprem a mesma função. Laura dialogo com seu cliente e aponta as problemáticas do urbanismo, e com a alta densidade populacional, está cada vez mais difícil de se encontrar espaços vazios nas regiões metropolitanas, pensando nisso busca-se cada vez mais o aproveitamento de espaços subutilizados, como é o caso dos terraços.

IMPACTO AMBIENTAL DAS CONSTRUÇÕES:
As construções são as principais responsáveis pelos impactos causados à natureza, chegando a produzir mais da metade de todos os gases que vem modificando o clima, por isso é importante que se pense em ações que possam qualificar uma arquitetura já existente, de forma que seu impacto ao meio ambiente seja o mínimo possível.

Muitos arquitetos ao projetar uma edificação não destinam um uso para os terraços, de forma que eles se tornam espaços subutilizados e esquecidos pela população. Para reaproveitar uma área que não era utilizada Le Corbusier desenvolveu na década de 1920, um novo conceito para estes espaços, utilizado eles como um ambiente de integração, estar, lazer ou até mesmo um local mais intimista.

Fonte: pinterest/ Projeto 2D Le Corbusier

O conceito de Le Corbusier, faz parte de seus cinco pontos para a nova arquitetura. Sua ideia foi a de "recuperar" aos cidadãos o espaço ocupado pela construção (espaço "subtraído" ao solo) na cobertura do edifício. 

Com a difusão da arquitectura moderna, o conceito de terraço jardim foi adoptado por outros arquitetos. No Brasil, foi utilizado por Lucio Costa e a equipa responsável pelo projeto da sede do então Ministério da Educação e da Saúde (actual Palácio Gustavo Capanema) na década de 1930.

Fonte: pinterest/ esboços de Le Corbusier

Fonte: pinterest/ esboços de Le Corbusier


Fonte: pinterest/ esboços de Le Corbusier


O terraço jardim pode ser considerado um princípio sustentável, pois uso de vegetação de pequeno, médio porte, bem como vegetações rasteiras como gramas, absorvem o gás carbônico e libera oxigênio, se tratando de uma cidade como São Paulo onde se tem uma grande densidade edifícios, o uso de vegetação contribuiria de forma expressiva para o meio ambiente, além de ser um excelente isolante acústico, pois a vegetação não permite que as ondas sonoras se propaguem.

Para a edificação em relação ao conforto térmico, a vegetação reduz uma área que antes recebia insolação intensa, tornando os ambientes mais agradáveis. Pode-se também fazer a retenção de água da chuva, com ralos que conduzam a um armazenamento, á agua pode ser utilizada para descarga, regar plantas, entre outras atividades.

Muitos arquitetos ao projetar uma edificação não destinam um uso para os terraços, de forma que eles se tornam espaços subutilizados e esquecidos pela população. Para reaproveitar uma área que não era utilizada Le Corbusier desenvolveu na década de 1920, um novo conceito para estes espaços, utilizado eles como um ambiente de integração, estar, lazer ou até mesmo um local mais intimista.

O terraço jardim adotando plantas Xerófitas é considerado um princípio de projeto de paisagismo Ecológico ou sustentável, pois uso de vegetação de pequeno, médio porte, bem como vegetações rasteiras como gramas, absorvem o gás carbônico e libera oxigênio, o uso de vegetação contribuiria de forma expressiva para o meio ambiente, além de ser um excelente isolante térmico/ acústico, pois a vegetação não permite que as ondas sonoras se propaguem.

Para a edificação em relação ao conforto térmico, a vegetação reduz uma área que antes recebia insolação intensa, tornando os ambientes mais agradáveis. Pode-se também fazer a retenção de água da chuva, com ralos e cisternas de captação de aguas pluviais, ambos conduzem ao armazenamento e redirecionamento de água, essa água pode ser utilizada para descarga, lavar calçadas, limpeza de vidros, regar plantas, entre outras atividades que beneficiem a natureza.

Quais as estruturas de um terraço?
Em terraços podemos colocar muitas coisas: Piscinas, Jacuzzis, gazebos, pergolados, estátuas, fonte, deck, sofás, plantas, grama, rede, iluminação externa... ou... varais, cadeiras de praia, churrasqueira, pufs... depende do uso que quer dar para ele.


PROJETOS ARQUITETÔNICOS TERRAÇO JARDIM:

Fonte: google Esboço projetual terraço JARDIM

Fonte: google Esboço projetual terraço JARDIM


Fonte: google Esboço projetual terraço JARDIM

Fonte: google Esboço projetual terraço JARDIM

Fonte: google Esboço projetual terraço JARDIM





Fonte: google Esboço projetual de ecotelhado e rede hidraulica


Fonte: google Esboço projetual de ecotelhado e rede hidraulica




Fonte: google Esboço projetual de ecotelhado e ENERGIA FOTOVOLTAICA



Preço da construção de um terraço jardim?
Até R$ 150
R$ 150 – R$ 450
R$ 450 – R$ 1.000
Acima de R$ 1.000


PRESTAÇÕES DE SERVIÇO DO ESCRITÓRIO:

  1. ESTUDO PRELIMINAR
  2. MENTO DE DADOS
  3. BRIEFING
  4. MODELAGEM 3D
  5. ALINHAMENTO
  6. REFINAMENTO
  7. ALTERAÇÕES
  8. PROJETO EXECUTIVO
  9. CADERNO TÉCNICO
  10. PLANILHA DE QUANTITATIVOS
  11. APRESENTAÇÃO
  12. ACOMPAMENTO DE OBRAS
  13. CRONOGRAMA DE OBRA
  14. CONTATO COM FORNECEDORES
  15. VISITAS
  16. ASSESSORIA

GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO

>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.


Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>>
https://www.behance.net/lauraldarosa
https://br.pinterest.com/lauralidiarosa/



https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


▶️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️
#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagismo #xeropaisagismobr #xeropaisagista #xeriscaping
#xeriscape #xerofita #xerofila #xerophile #zeroagua #caatinga #cerrado #pampa #deserto


▶️ Desenvolvimento sustentável; #ods #onu #agenda2030 #esg
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel


▶️ Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana


▶️ Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio


▶️ Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility


▶️ Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra


▶️ Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura



▶️ XEROPAISAGISMO;
#paisajismoregenerativo #jardineriaregenerativa #xeropaisajismo #biodiversidad #diseñodepaisajes #huertaurbana #huertaescolar #huertourbano #agriculturasintropica #agriculturaorganica #agriculturaregenerativa #paisajismoecosistemico #paisajismosustentable
#cubiertasverdes #ciudadsostenible #plantascobertoras #plantastapizantes #suculove #succulentobsession #sedums #delosperma #drosanthemum #lampranthus #suculentslover #tejados #tejadosdemadrid

Comentários

TOP CONTÉUDO