SOLO IDEAL PARA PLANTIO DE XEROPAISAGISMO


SOLO IDEAL PARA PLANTIO DE XEROPAISAGISMO

Laura Lidia Rosa 
Conteúdo Ⓡxeropaisagismo
Fevereiro 2025

>>> Estamos preparando cursos presenciais de XEROPAISAGISMO para 2023:
Interessados Ⓡxeropaisagismo entrem em contato no email: contato.urbanetc@gmail.com 
whatsapp: 55 99735 6611


VAMOS FALAR SOBRE O TIPO DE SOLO PARA O XEROPAISAGISMO

"Aqui no meu blog: Laura Lidia Rosa, atuo como palestrante: Especialista em sustentabilidade e expertise em plantas xerófitas, desenvolvi técnicas para solucionar os problemas de "IMPACTO AMBIENTAL". Como a diminuição e ou ausência de "Recursos Hídricos", com uma compilação de materiais fotográficos, pesquisas, visitas in loco, análise de solos de todo globo terrestre, com a capacidade de pensarmos em conjunto as melhorias em nossas cidades, com melhor "gestão de recursos hídricos", respeitando a fauna e a flora, e pararmos de superestimar os poderes da natureza!"  >>>LLR<<< 

Qual é o melhor solo para jardim xérico? 
Solo arenoso, argila, marga ou cascalho. Felizmente, muitas plantas xéricas requerem boa drenagem, ou seja, um solo arenoso ou pedregoso. Eles evoluíram ao longo de eras para não apenas sobreviver nesses solos magros e pobres em nutrientes com drenagem rápida, mas também precisam deles.

A areia do deserto é boa para as plantas? 
A areia do deserto ocidental é uma cobertura de solo decorativa para adicionar o toque final às plantas cultivadas em contêineres. A areia pode ser usada em ambientes internos ou externos para ajudar a reter a umidade do solo e reduzir a compactação causada por rega frequente.

Trago a pesquisa sobre tipos de "MATERIAIS MISTURADORES DE SOLO" , você irá se surpreender com a capacidade de variação para essa espécie de planta xerófita.  Solo arenoso, argila, marga ou cascalho. Felizmente, muitas plantas xéricas requerem boa drenagem, ou seja, um solo arenoso ou pedregoso. Eles evoluíram ao longo de eras para não apenas sobreviver nesses solos magros e pobres em nutrientes com drenagem rápida, mas também precisam deles. 


ESPIE ESSES 6 EXEMPLOS DE SUBSTRATOS USADOS NO SOLO:

  1. CARBONO PIROGÊNICO_ BIOCHAR;
  2. COMPOSTO ORGÂNICO_ TERRA E COCO;
  3. PERLITA_ ROCHA VULCÂNICA;
  4. MATÉRIA MORTA_ MULCHING;
  5. TERRA VEGETAL_SUBSTRATO ORGÂNICO;
  6. CHOP AND DROP_ PODAR E DERRUBAR;

Quais são os 4 tipos de solo? 

A OSHA classifica os solos em quatro categorias: 
  • Rocha Sólida, Tipo A, Tipo B e Tipo C. 
  • Rocha Sólida é a mais estável, 
  • e o solo Tipo C é o menos estável. 

Os solos são caracterizados não apenas por quão coesos são, mas também pelas condições em que são encontrados.

Fonte: google SOLO ARGILOSO

Qual solo superior é melhor para o cultivo de plantas? 
O melhor solo para o cultivo de plantas é o solo argiloso. É uma mistura de areia, argila e outro tipo de partícula de solo conhecida como silte. O silte ocorre como um depósito nos leitos dos rios. O tamanho das partículas de silte está entre os de areia e argila.


Qual é o pH do solo do deserto? 
Química do Solo Um pH alto reduz a disponibilidade de alguns micronutrientes. Os solos do deserto de Mojave variam em pH de 8,0-8,4 em média.

Qual é a diferença entre solo árido e solo desértico? 

O solo do deserto está presente em climas semiáridos e áridos com chuvas limitadas. A areia presente nas regiões desérticas é parcialmente soprada do Vale do Indo e parcialmente natural. O solo compreende 5-10% de argila e 90-95% de areia. O solo árido tem um alto nível de fosfato, mas uma baixa concentração de nitrogênio.
Fonte google: Solo orgânico

O solo do deserto é pobre ou rico? 
pobre em nutrientes

Os solos desérticos são pobres em nutrientes devido ao baixo teor de matéria orgânica e porque a falta de água retarda o processo de intemperismo que pode liberar nutrientes dos minerais do solo. 

Dentro desses ecossistemas variados, o solo desempenha muitos papéis importantes, como abrigar animais e armazenar água para as plantas.

Quais são os nomes dos solos desérticos? 
A maioria dos solos desérticos são chamados Aridisols (solo seco). No entanto, em regiões realmente secas do Saara e do sertão australiano, as ordens de solo são chamadas de Entisols. 

Entisols são solos novos, como dunas de areia, que são muito secos para qualquer desenvolvimento de horizonte de solo importante. A maioria dos solos desérticos são chamados Aridisols (solo seco).

Qual é o tipo de solo desértico? 
  • Aridisols (solo seco) 
  • Entisols são solos novos, como dunas de areia, 
Têm flores no deserto?
Fonte: google flores do deserto


A intervalos de poucos anos, mais de 200 espécies de plantas florescem e produzem um tapete espetacular de flores roxas, rosa e amarelas no chão do deserto. Muitas das espécies são endêmicas da área, incluindo nolanas, huillis e añañucas
.

FLORES QUE NASCEM NO DESERTO: 
Fonte: google_ Imagem de cenário com a planta rosa do deserto

Fonte: google flores do deserto



Fonte: google flores do deserto

Fonte: google_ Imagem de cenário com flores xeriscape

Fonte: google_ Imagem de cenário com flores xeriscape


Qual solo é altamente ácido por natureza? Solução. O solo laterítico é de natureza ácida

As rochas tornam o solo ácido? 
As principais causas são: Material de origem - Os solos são compostos de rocha moída e o tipo de rocha determina o pH natural do solo. Rocha básica como calcário cria solo alcalino e rocha ácida, rocha contendo mais sílica, cria solo ácido.

Fonte: google_ Imagem de cenário XERISCAPE NO COLORADO

Xeriscaping no Colorado:
Saiba mais aqui no link https://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto_do_Colorado

um guia passo a passo 
  • 1) Observe seu quintal e designe zonas de sol e água (também conhecidas como hidrozonas) ... 
  • 2) Aprenda sobre plantas tolerantes à seca que prosperam no Colorado. ... 
  • 3) Remova a grama do gramado. Remoção física. Folha mulching (também conhecido como método de lasanha). 
  • 4) Plante plantas xéricas, adicione cobertura morta e hardscape.

Fonte: google_ Imagem de cenário XERISCAPE NO COLORADO

Fonte: google_ Imagem de cenário XERISCAPE NO COLORADO

Fonte: google_ Imagem de cenário XERISCAPE NO COLORADO


Qual é o melhor solo para xeriscape? 
Resultado de imagem para Como preparar o terreno para o Xeriscape? 
lodo Existem três tipos básicos de solo - areia, silte e argila. 

A maior parte do solo é uma combinação dos três, mas o lodo funciona melhor para um jardim com Xeriscape. A areia permite que muita drenagem escorra, enquanto a argila retém a umidade por muito tempo.

Onde o xeriscape é mais comum? 
Resultado de imagem para tipo de solo para plantas xeriscape Xeriscaping foi adotado em regiões secas do oeste dos Estados Unidos. As secas prolongadas levaram a água a ser considerada um recurso limitado e caro. Denver, Colorado, foi uma das primeiras áreas urbanas a apoiar o xeriscape
Por que o solo do deserto é de natureza alcalina? 
Os solos contêm uma quantidade considerável de sais solúveis. Devido ao clima seco e ausência de vegetação, também contém uma porcentagem muito baixa de matéria orgânica. 5. O solo é de natureza alcalina, pois não há chuva para lavar os sais solúveis
O solo do cacto é ácido ou alcalino? solo ácido Os cactos crescem melhor em um solo ácido, com um valor de pH entre 5 e 6,5.

As plantas do deserto gostam de solo ácido? Para climas desérticos, nas montanhas, selecione plantas que aceitem solo com pH 7,0 (neutro). Em vales, selecione plantas que aceitem pH 7,5 - 8,5 (alcalino) solo. As plantas que gostam de ácido exigirão modificação pesada do solo e manutenção periódica do solo para sobreviver.
O solo do deserto é principalmente solo arenoso (90-95%) encontrado em regiões de baixa pluviosidade. Possui baixo teor de nitrogênio e matéria orgânica com altíssimo teor de carbonato e fosfato de cálcio, tornando-o infértil. A quantidade de cálcio é 10 vezes maior na camada inferior do que no solo superficial.

Os solos do deserto são alcalinos ou ácidos? 
Os solos desérticos baixos geralmente têm um alto teor de argila, baixo teor de material orgânico (menos de 1%) e um pH alto, o que significa que o solo é muito alcalino (salgado). O alto teor de argila ajuda o solo a reter água e nutrientes.


Os desertos são ácidos ou alcalinos? 
alcalino As pessoas também estão lendo… Nossos solos desérticos são alcalinos, principalmente pelo fato de não termos muita chuva (a chuva torna os solos mais ácidos). Esta baixa pluviosidade também leva ao acúmulo de cálcio, magnésio, potássio e nitrogênio em nossos solos. O termo alcalino significa apenas que o pH do solo está acima de 7.


O que está faltando no solo do deserto? 
Solos desérticos carecem de húmus devido à falta de vegetação em áreas desérticas. O húmus é um material orgânico escuro que se forma no solo quando a matéria vegetal e animal se decompõe. Se houver falta de vegetação, nenhum húmus se formará em solos desérticos.

Fonte: google_ Imagem de paisagem xeriscape no deserto


Por que o solo do deserto não é fértil? 
Resultado de imagem O solo do deserto é principalmente solo arenoso (90-95%) encontrado em regiões de baixa pluviosidade. Possui baixo teor de nitrogênio e matéria orgânica com altíssimo teor de carbonato e fosfato de cálcio, tornando-o infértil.


As plantas se dão melhor na areia ou no cascalho? 
A areia geralmente é tão compacta que as raízes das plantas têm dificuldade em crescer e se espalhar. Assim como o cascalho, a areia também não fornece nutrientes para as plantas. Mesmo com a adição de root tabs, não é a melhor opção para um aquário plantado.

Por que a areia do deserto não é usada? 
A areia do deserto, por outro lado, é abundante. Essa areia não é usada na construção, pois seus grãos são muito lisos e finos para serem unidos em materiais de construção.

Como você prepara o terreno para o Xeriscape? 
Remova a grama de faixas estreitas e difíceis de regar e substitua-a por plantas bonitas e tolerantes à seca. Remova a grama entre e atrás dos arbustos; substitua-o por adubo. Remova alguns metros da grama ao longo da entrada e da calçada.


CONHEÇA OS MATERIAIS MISTURADORES DO SOLO PARA XEROPAISAGISMO

1) CARBONO PIROGÊNICO_ BIOCHAR
Como você torna o solo do deserto fértil? 
Adicionando Carbono Pirogênico. 
O carbono pirogênico, também conhecido como carvão vegetal, Black Carbon ou biochar, é um subproduto da queima proposital ou não de matéria orgânica em condições mínimas de oxigênio (Lehmann et al. 2003).


Fonte: google_carvão biochar

Uma maneira de tornar o solo do deserto fértil é adicionando carbono pirogênico. O carbono pirogênico nada mais é do que o produto da matéria orgânica queimada de forma incompleta. Exemplos de carbono pirogênico incluem carvão, carvão negro e fuligem.


O que é carvão biochar?
O termo biochar é a união das palavras em inglês biomass (biomassa) e charcoal (carvão), e identifica um biocarvão obtido pela pirólise (queima) de biomassa de origem animal ou vegetal, em baixas quantidades ou ausência de oxigênio. O processo de obtenção é semelhante ao utilizado para a produção de carvão vegetal.
BIOCHAR


BIOCHAR: Uma alternativa de aproveitamento de resíduos de base florestal. Leia muito mais aqui: https://sif.org.br/2023/01/biochar-uma-alternativa-de-aproveitamento-de-residuos-de-base-florestal/

Biomassa residual pode ser entendida como toda matéria orgânica residual proveniente de fontes vegetais, animais, industriais, domésticas ou urbanas. Um exemplo são os resíduos da produção florestal, gerados após as atividades de colheita.

E o que podemos fazer com esse material gerado?
É certo que devemos otimizar os processos e operações florestais para que a quantidade de resíduo produzida seja a menor possível, mas, ainda assim, ela continuará existindo e devemos encontrar alternativas para aproveitar esse material residual de forma adequada, visando obter maior sustentabilidade. Portanto, o aproveitamento de resíduos pode ser visto como uma oportunidade de acessar novos mercados, de fazer um melhor gerenciamento dos resíduos, de reduzir problemas ambientais e de favorecer uma economia verde e circular, além de atender exigências legais, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Qual a função do carbono orgânico na planta?
Para que serve o carbono orgânico no solo? A matéria orgânica do solo é a principal fonte de energia para os microrganismos e de nutrientes para as plantas. Eles utilizam o nitrogênio como energia e o carbono vindo dos restos vegetais para formarem tecidos de sua própria composição.



2) COMPOSTO ORGÂNICO_:
O composto orgânico é um adubo de uso rotineiro nas propriedades orgânicas, especialmente nas de pequeno porte. Apresenta-se como excelente forma de aproveitamento dos restos vegetais e animais oriundos da atividade agropecuária. Ele pode ser elaborado apenas com resíduos vegetais ou em mistura com resíduos animais.

Foto: Google_Composto Orgânico terra preta




Foto: Google_ Esquemas de Composto Orgânico


COMO FAZER COMPOSTO ORGÂNICO?

Foto: Google_ Como fazer  Composto Orgânico




3) COBERTURA MORTA OU MULCHING:
Cobertura morta, também chamada de “mulch” é qualquer material usado para cobrir o solo, podendo ser tanto ser orgânico (restos de folhas, galhos, serragem etc.) ou inorgânicos (pneu moído, pedras etc.)
Fonte: Google_mulching ou materia morta


Fonte: Google_mulching ou materia morta

As plantas do deserto precisam de cobertura morta? 
A teoria é que a umidade no solo é impedida de escapar, as ervas daninhas são sufocadas e as temperaturas do solo ao redor das plantas permanecem mais baixas, permitindo que as plantas tenham um melhor desempenho. O uso de cobertura morta neste clima desértico é definitivamente uma vantagem para suas plantas, aumentando sua taxa de sobrevivência no jardim.

Qual é o melhor solo ou cobertura morta? 
Além de embelezar sua paisagem, a cobertura morta ajuda a prolongar a vida de suas plantas e a manter seu solo intacto. Com o tempo, a cobertura morta se decompõe e se torna efetivamente o solo superficial, mas não deve ser usado no lugar do solo superficial.

Qual é a melhor cobertura morta para xeriscape? 



Fonte: Google_mulching ou materia morta


Fonte: Google_mulching ou materia morta

Fonte: Google_mulching ou materia morta

Resultado de imagem para Como preparar o terreno para o Xeriscape? 
Cascalho de ervilha é freqüentemente a cobertura morta de escolha para plantas xéricas porque oferece excelente drenagem. Tal como acontece com as coberturas de casca, não use pano de paisagismo ou plástico preto sob o cascalho de ervilha e mova a cobertura morta para longe da copa das plantas.

Fonte: Google_mulching ou materia morta


Qual é a melhor cobertura morta para xeriscape? 
Resultado de imagem para tipo de solo para plantas xeriscape Cascalho de ervilha é freqüentemente a cobertura morta de escolha para plantas xéricas porque oferece excelente drenagem. Tal como acontece com as coberturas de casca, não use pano de paisagismo ou plástico preto sob o cascalho de ervilha e mova a cobertura morta para longe da copa das plantas.




4) PERLITA_ ROCHA VULCÂNICA:
Perlita é um substrato especial que proporciona uma maior oxigenação e menor retenção de líquidos em seus cultivos, mantendo ótimas níveis de umidade e temperatura. Isso permite uma rápida germinação e aumenta a capacidade de aderência das raízes.
Fonte: Google_perlita ou rocha vulcânica



Quais os tipos de perlita?
Existem dois tipos no mercado:
  • Perlita expandida: funciona como um isolante térmico pois deixa a temperatura do solo mais branda para a germinação.
  • Perlita comum ou não-expandida: utilizada em solos que encharcam mais facilmente. Dessa forma, promove a aeração e a drenagem.

A perlita é mais dura e resistente que a ferrita, porém mais branda e maleável que a cementita. Apresenta-se em forma laminar, reticular e globular.

Qual o pH da perlita?
A perlita é obtida do tratamento térmico que se aplica à rocha de origem vulcânica (grupo das riolitas). Sua porosidade é alta e retém água em até cinco vezes o valor do seu peso; seu pH fica entre 7,0 e 7,5. Pode ser misturada a outros elementos como a turfa e a casca de arroz carbonizada.

Qual a diferença entre perlita grossa e fina?
A perlita fina é mais dura e mais resistente que a perlita grossa justamente por que as camadas alternadas de ferrita e cementita são mais finas com uma menor taxa de difusão do carbono. Portanto existe mais área de fronteira de fase. A taxa de carbono também está diretamente relacionada com a dureza.

Posso apenas colocar perlita em cima do solo? 
A perlita média é frequentemente usada para sementes e mudas em vasos. Também pode ser espalhado no topo do solo. A perlita grossa é a melhor para misturar no solo argiloso do jardim ou espalhar no topo do solo. Também é usado para suculentas e orquídeas.


Fonte: Google_perlita ou rocha vulcânica

O que é um substituto natural para a perlita? 
A casca de arroz PBH é uma alternativa comprovada à perlita. Nos últimos anos, como os produtores de estufa adotaram a sustentabilidade e procuraram maneiras viáveis ​​de reduzir os custos de produção, o uso de casca de arroz parboilizada em meios de cultivo em estufa tornou-se um substituto popular para a perlita. 


O que substitui perlita no substrato?
Geralmente, turfa, areia grossa, vermiculita e perlita são usadas em várias proporções para criar substratos de cultivo. Dependendo das proporções das misturas, propriedades dos ingredientes e resultados desejados, pode-se utilizar turfa, areia calcinada e vermiculita como alternativas à perlita.
 
Fonte: Google_perlita ou rocha vulcânica

Como usar a perlita nas plantas?
No cultivo em solo a perlita pode ser misturada com a terra ou com outros substratos (como a turfa, o húmus de minhoca, o esterco ou substrato vegetal). Neste caso usaremos terra, mas a mesma mistura pode ser realiza com qualquer dos substratos mencionados anteriormente.


Quais plantas gostam de perlita?
Use em suculentas e outras plantas sensíveis ao solo úmido se beneficiam da adição de perlita ao composto para vasos. A perlita vai prender o ar no composto e estimular a drenagem da água, garantindo que as raízes da planta nunca fiquem no solo úmido.



5) TERRA VEGETAL_ SUBSTRATO ORGÂNICO: 
De forma simples, podemos classificar a terra adubada como um tipo de mistura de terra vegetal com adubo. É um mix de substâncias que tende a trazer benefícios às plantas, já que retém muito a água, ajudando a umedecer as raízes e nutrindo-as durante seu desenvolvimento. Já a terra vegetal, ou terra preta, é uma terra rica em matéria orgânica, vendida em sacos. A areia de construção é mesmo a mais indicada quando há necessidade de que o substrato seja mais solto e aerado para drenar a água.

Fonte: Google_ Terra Vegetal substrato orgânico




Fonte: Google_ Terra preta Vegetal substrato orgânico




Posso usar terra vegetal em vez de terra para vasos? 
Usar solo superficial para plantas em vasos significa que sua planta não obterá os nutrientes de que precisa para crescer e provavelmente morrerá mais cedo do que o esperado. Sabendo disso, o solo superficial idealmente não pode ser usado como solo para vasos.
Fonte: Google_ Terra Vegetal substrato orgânico

Você pode colocar terra nova em cima de terra velha? 
Ainda por cima: se o nível do solo caiu, adicione uma nova mistura de plantio, também conhecida como mistura para vasos. Idealmente, o solo chega a cerca de 2,5 cm da borda da plantadeira ou do canteiro elevado. Use um garfo ou ferramenta manual para misturar o novo solo no solo antigo. Misture o solo novo ao solo antigo

Fonte: Google_ Terra Vegetal substrato orgânico

Devo usar terra vegetal ou terra para vasos? 
Os bons solos para vasos são estéreis, o que significa que não contêm sementes de ervas daninhas ou doenças. O solo superficial é ideal para preencher áreas baixas em gramados ou ao longo de passeios e pátios. Adicionar alguns centímetros de solo superficial dá ao gramado uma chance melhor do que o subsolo ou a argila.


É correto usar terra vegetal em vez de terra para vasos? 
Não use solo superficial sozinho em recipientes. Pode ficar compactado e saturado com água, limitando o espaço de ar que é importante para o crescimento saudável das plantas. O solo superficial é ocasionalmente adicionado a misturas de vasos em grandes recipientes para maior retenção de umidade e peso adicional necessário para suportar plantas grandes.







6) CHOP AND DROP_ PODAR E DERRUBAR:
Se fossemos traduzir ao pé da letra Chop and Drop poderia ser Picar e Derrubar, ou talvez Podar e Derrubar.
Em muitos manuais de Permacultura vemos essas técnica disseminada.

Fonte: Google_CHOP AND DROP_ PODAR E DERRUBAR



Mas afinal o que é Chop and Drop?
Como na imagem acima, Chop and Drop ou Podar e Derrubar é uma das bases da agroecologia e do solo sadio.

ESQUEMA DE COMO PLANTAR:
Fonte: Google_CHOP AND DROP_ PODAR E DERRUBAR

O que iremos fazer no manejo de áreas é podar as espécies e deixar a matéria orgânica no chão. Assim todo o material podado irá cobrir e alimentar a vida no solo. Estruturando o solo e permitindo que os nutrientes sejam disponibilizados pela micro e macro fauna do solo. Reciclando e disponibilizando tudo o que as plantas precisam.

Parece simples, Podar e Derrubar e olhando para o manejo realmente é. Mas o segredo do Podar e Derrubar é plantar para Podar.

Em um Sistema Sintrópico ou em um design Permacultural de Agrofloresta, por exemplo, o X da questão está em escolher sabiamente as espécies que produzem bastante biomassa, aceitam poda, e se regeneram com rapidez.

Em um sistema inteligente a idéia é sempre produzir o máximo possível no local, com o objetivo de zerar a necessidade por insumos externos.

Algumas espécies são ótimas para esse tipo de manejo e incluir essas em sistemas agroecológicos, facilitam a logística do produtor, trabalho e manejo.

Aproveito para listar algumas espécies que tem potencial para gerar biomassa e que se adaptam e funcionam bem para a aplicação dessa técnica.


PODAR E DERRUBAR


Fonte: Google_CHOP AND DROP_ PODAR E DERRUBAR




EXEMPLOS DE 7 PLANTAS QUE SÃO PICADAS E CORTADAS:

1_Capins:
Aqui todos funcionam, mas se destacam algumas variedades como o Napie, Elefante e os Panicum Maximums como o Mombaça e Colonião.
Ótimos produtores de biomassa se renovam com facilidades e aceitam diversas podas.

2) Margaridão:
A Thithonea Diversifolia, Margaridão ou Girassol Mexicano é uma espécie largamente conhecida como adubo verde.
Conhecida por produzir bastante biomassa e ser uma boa fonte de Nitrogênio.

3) Eucalipto:
O Eucalipto funciona muito bem em sistemas agroflorestais. Aceita diversas podas e se regenera com rapidez produzindo muita matéria orgânica para o solo.

4) Leucena:
Polêmica a Leucena precisa ser manejada com cuidado. É uma espécie que produz muita semente é se espalha com facilidade, se tornando um problema.
Os pontos positivos são seu crescimento rápido e por ser uma leguminosa fixa Nitrogênio no solo.

5)Feijão Guandu
Também famoso por seu papel como adubo verde, fixa nitrogênio no solo, aceita bem podas e cresce bem mesmo em solos deficientes.

Fonte: Google_CHOP AND DROP_ PODAR E DERRUBAR

6) Bananeira
A bananeira é uma ótima espécie para poda. Além de disponibilizar Potássio e muita umidade no solo, a bananeira é uma espécie de touceira que sempre está soltando novas mudas. Bem manejada pode ser cortada diversas vezes sem prejudicar a produção de banana.
Fonte: Google_CHOP AND DROP_ PODAR E DERRUBAR

7) Mucuna
Tanto a Mucuna Preta como a Mucuna Cinza são boas opções para adubo verde.
Essas são apenas algumas opções e exemplos de espécies para fazer o Podar e Derrubar.







>>> PERGUNTAS FREQUENTES:

Posso apenas colocar composto em cima do solo? 
Você pode polvilhar composto por cima ou misturá-lo em seus canteiros de flores e vegetais, espalhar suavemente o composto em canteiros de árvores, misturá-lo com terra para vasos para revitalizar as plantas de interior ou espalhá-lo sobre o solo em seu gramado como uma correção do solo.

Posso usar composto puro como terra para vasos? 
Cultivar diretamente no composto geralmente não é recomendado. A retenção de água e o suporte podem faltar em um meio de cultivo 100% composto. A mistura de composto com solo arável ou misturas para vasos fornece todos os benefícios do composto e do solo do seu jardim ou misturas para vasos. Você pode fazer seu próprio composto ou comprá-lo a granel ou em sacos.

Qual é o melhor solo ou composto? 
Embora o composto tenha mais nutrientes do que o solo superficial, o solo superficial tem suas vantagens. O solo superficial é muito melhor em reter sua estrutura e retém a umidade necessária por muito mais tempo do que o composto. Também é geralmente mais barato.


Devo misturar composto com terra? 
Resultado de imagem A mistura de composto com solo fornece nutrientes para as plantas hoje, mas também melhora o solo para os anos futuros. A emenda se decompõe naturalmente, liberando importantes macro e micronutrientes enquanto alimenta os organismos biológicos benéficos no solo. Também aumenta a porosidade do solo e ajuda a conservar a umidade.


Devo comprar mistura para vasos ou terra para vasos? 
Solo para vasos versus mistura para vasos: Embora esses termos sejam usados ​​de forma intercambiável, há uma diferença. O solo para vasos pode ou não conter solo, enquanto a mistura para vasos é estritamente um meio sem solo. A mistura para vasos é estéril, o que a torna mais segura para as plantas porque não contém patógenos como fungos ou outras doenças.

Existe uma diferença entre o solo do jardim e o solo superficial?  
O que é solo de jardim? 
O solo do jardim é o solo superficial que foi enriquecido para torná-lo mais adequado para o crescimento das plantas. As alterações podem incluir composto ou outra matéria orgânica, e alguns solos - como misturas de vasos perenes - adicionaram ingredientes para estimular o crescimento de tipos específicos de plantas.

Tudo bem misturar terra para vasos com terra de jardim? 
A terra para vasos pode ser misturada com a terra do jardim para casos particulares, como canteiros elevados, mas não é uma boa mistura para recipientes. Saiba mais sobre esses diferentes tipos de solo e como utilizá-los em diversos tipos de jardins.

Qual é a diferença entre o solo no solo e o solo para vasos? 
Resultado de imagem A mistura de envasamento destina-se a ficar sozinha, em vez de ser misturada com solos existentes. É um produto independente projetado para fornecer plantas em vasos com tudo o que precisam para crescer e prosperar. O solo do jardim deve ser espalhado. Misture o solo do jardim com sua terra nativa para melhorá-lo.


Posso plantar diretamente no solo? 
Você certamente pode usar solo superficial para vasos de plantas, mas isso não significa que você deva. Se você fizer isso, sua planta provavelmente não obterá os nutrientes de que precisa, não crescerá na taxa esperada e provavelmente morrerá mais cedo. O melhor solo arável para hortas pode não ser solo arável.


O que é melhor do que envasar terra? 
Resultado de imagem Este é o solo superficial, enriquecido com composto e outras matérias orgânicas, por isso é nutritivo para as plantas. Tem uma textura mais pesada e retém a água por mais tempo do que as misturas para vasos. É mais acessível do que a terra para vasos porque não possui ingredientes mais caros como perlita, vermiculita ou musgo.





ESSE ANO 2023 SERÁ O ANO DE PROPAGAR O XEROPAISAGISMO NO BRASIL!
  • Como você prepara o solo para um jardim no deserto?
  • O que é solo saudável?
  • Adicione Composto e Matéria Orgânica.
  • MULCH_Deixe as folhas e as ervas daninhas
  • Mulch árvores e arbustos com lascas de madeira.
  • Aplique chás de compostagem aerados ativos (AACT)
  • Chop and Drop - Cobertura de cobertura.





GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO

>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.


Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>>
https://www.behance.net/lauraldarosa
https://br.pinterest.com/lauralidiarosa/



https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


▶️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️
#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagismo #xeropaisagismobr #xeropaisagista #xeriscaping
#xeriscape #xerofita #xerofila #xerophile #zeroagua #caatinga #cerrado #pampa #deserto


▶️ Desenvolvimento sustentável; #ods #onu #agenda2030 #esg
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel


▶️ Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana


▶️ Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio


▶️ Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility


▶️ Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra


▶️ Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura



▶️ XEROPAISAGISMO;
#paisajismoregenerativo #jardineriaregenerativa #xeropaisajismo #biodiversidad #diseñodepaisajes #huertaurbana #huertaescolar #huertourbano #agriculturasintropica #agriculturaorganica #agriculturaregenerativa #paisajismoecosistemico #paisajismosustentable
#cubiertasverdes #ciudadsostenible #plantascobertoras #plantastapizantes #suculove #succulentobsession #sedums #delosperma #drosanthemum #lampranthus #suculentslover #tejados #tejadosdemadrid

Comentários

TOP CONTÉUDO