XEROPAISAGISMO MODERNO

XEROPAISAGISMO MODERNO


Laura Lidia Rosa
Arq. Designer e Xeropaisagista
Março 2023


O design "xeropaisagístico moderno" é definido por bordas limpas e uma aparência organizada. Este estilo de xeropaisagismo ou paisagismo sustentável pode ser uma ótima opção para uma propriedade com uma casa contemporânea ou moderna, bem como uma justaposição refrescante a um estilo arquitetônico mais tradicional.




Siga nossas redes sociais e estude nosso material:

INSTAGRAM:
https://www.instagram.com/lauralidiarosa/
https://www.instagram.com/urban_etc/




Como é Projetar um plano xeropaisagístico moderno? 
Essa prática sustentável, tem tanto ou mais a ver com materiais do que com as plantas. 

Muitas vezes, o paisagismo moderno apresenta caminhos de concreto, pátios, degraus e até floreiras - tudo combinado com detalhes em madeira ou metal. 

A louça de barro, como tijolo ou cerâmica, desvia a atenção das linhas do estilo paisagístico moderno; portanto, o concreto ou os ladrilhos (cortados em formas com ângulos retos) são a melhor escolha para os planos de paisagismo moderno.


É bom de encher um quintal com concreto?

Melhor não! 
E vou te explicar, (é importante delimitar áreas permeáveis em todo o quintal) pela prática de manutenção e poda, ele pode ser mais fácil de manter. 

As plantas são usadas simetricamente (ou seja, vasos de plantas em fileiras organizadas ou um par flanqueando a porta da frente) e destinam-se a suavizar as arestas duras da arquitetura moderna e adicionar um toque de cor. 


Um gramado pode ser a maior parte de uma paisagem moderna ou pode ser usado como um destaque se caminhos, canteiros cheios de cascalho e degraus compõem a maior parte do projeto.





PRINCÍPIOS DAS CORES: 
Mesclar cores / tendências da moda / matizes:

Cores pálidas e plantas com uma forma distinta funcionam melhor. 

Arbustos selvagens e lanosos, vinhas errantes e arbustos floridos não se encaixam na estética. 

Misturar muitos tipos de plantas pode fazer com que o design pareça imediatamente tradicional. 

Fique com um ou dois tipos de plantas para todo o plano de paisagismo moderno. 

ESCOLHAS MODERNAS
>>> Buxo japonês, bambu, samambaia foxtail e louro da montanha são escolhas populares para plantas fáceis de manter para paisagens modernas.


Não importa quais materiais ou plantas você escolha, pense em sua colocação em termos de geometria: como cada uma dessas peças se encaixa? 

O todo é maior que a soma de suas partes ou certas áreas do projeto paisagístico serão pontos focais? Sempre pense em retângulos e quadrados. 

As curvas não funcionam – e os caminhos sinuosos são uma maneira segura de estragar a pureza da estética.





O paisagismo moderno é muito popular em climas quentes porque se adapta bem a espaços abertos com móveis externos. Se você planeja usar móveis externos em seu paisagismo moderno, lembre-se de que a regra da geometria também se aplica aqui: seja um quadrado.


"Menos é mais pode soar como um clichê, mas quando se trata de paisagismo moderno, é a verdade."


>>>Benefícios da planta certa, lugar certo.

Quando você coloca a planta certa no lugar certo, dando-lhe condições de crescimento quase ideais, várias coisas acontecem:

As plantas se estabelecem rapidamente, crescendo e crescendo.
As plantas produzem sistemas radiculares saudáveis ​​e crescimento superior constante.

As plantas resistem ao ataque de insetos e doenças. 

Plantas no lugar errado têm um sistema imunológico comprometido, por assim dizer, e quando surge um problema, elas ficam fracas e sucumbem facilmente ao ataque.

O maior investimento que você fará ao lidar com a planta certa, a jardinagem no lugar certo ocorre antes de colocar uma espátula no solo. 

O planejamento é a chave para o sucesso com este conceito. 
Ao investir mais tempo antes do plantio, você investirá menos tempo na manutenção dos plantios. Você estará jardinando de maneira mais inteligente e ecológica - e economizando dinheiro também.
Shutterstock/KU Haessler


As plantas colocadas nas condições de crescimento corretas se estabelecerão rapidamente.

>>>Comece com Zona de Resistência

O USDA Hardiness Zone revela se as plantas sobreviverão aos invernos em sua região. 

Muitos jardineiros empurram o envelope na zona de robustez e cultivam plantas de uma zona mais quente. 

Eles colocam esses sobreviventes questionáveis ​​em um quintal protegido ou talvez em um canteiro perto de uma parede ao sul de sua casa, onde as temperaturas não caem tanto no inverno. 
Para garantir o sucesso, no entanto, preencha um projeto de paisagem usando plantas resistentes à sua zona. 

Não tem certeza de qual é a sua zona? 



Luz de inventário

Algumas plantas precisam de sol pleno para prosperar; outros requerem sombra. Você obterá os melhores resultados de jardinagem quando souber que tipo de luz seu quintal oferece. 



>>> Para descobrir isso, observe o sol quando ele atinge as áreas de sua paisagem. Idealmente, verifique a cada hora - e faça anotações. 


Faça isso em estações diferentes também, se estiver planejando tanto. 

Fazendo isso, você saberá se o seu quintal tem sol pleno, meia sombra ou sombra, termos que você verá nas etiquetas das plantas.


Coloque uma planta fora de sua condição ideal de luz e os resultados irão variar. As plantas de sol pleno freqüentemente florescem com menos frequência e ficam mais altas na sombra à medida que alcançam a luz do sol. 

Plantas que crescem agressivamente em pleno sol podem se tornar mansas e controláveis ​​na sombra. Muitas plantas de sombra, se colocadas em condições de sol, queimam e morrem.



Considere o solo

As plantas precisam de tipos de solo específicos para crescer melhor. 

O melhor do solo é que você pode alterá-lo adicionando correções. 

Por exemplo, você pode tornar o solo argiloso, que tem drenagem lenta, mais poroso e drenagem mais rápida, adicionando matéria orgânica, como composto, esterco compostado, finos de casca de abeto ou outro material disponível localmente. 

Ou você pode criar um tipo de solo completamente diferente em sua paisagem construindo e preenchendo canteiros elevados, o que também adiciona um belo paisagismo à cena.


Quando você coloca a planta errada no tipo errado de solo, você obtém resultados mistos. 

Na pior das hipóteses, a planta morre. Na melhor das hipóteses, sobrevive, mas com resultados medíocres. 

Cada tipo de solo acomoda uma paleta diferente de plantas. 

Antes de embarcar na criação de uma mudança total no solo, pesquise os tipos de plantas que crescem no solo que você possui. 

Você pode descobrir que pode criar uma paisagem atraente com o solo que possui.




>>>Pense na água

Agrupe plantas com necessidades de água semelhantes para facilitar a irrigação. Coloque as plantas com as maiores necessidades de água mais próximas da casa e os babadores de mangueira e as plantas com menos sede no perímetro do jardim.

Este método de projeto de jardim é conhecido como “ hidrozonamento ”. Essa técnica economiza dinheiro em instalação e custos de água porque requer uma configuração de irrigação menos extensa. O hidrozonamento também ajuda a economizar dinheiro nas contas de energia. Como as plantas mais próximas da casa são regadas com mais frequência, esse solo contém mais água, o que, por sua vez, cria um nível mais alto de resfriamento evaporativo no verão. Isso ajuda a tornar a casa e as áreas externas mais frescas.



>>>Tamanho das coisas

As etiquetas de plantas indicam como as plantas grandes crescem em circunstâncias ideais. 

Planeje essa contingência e localize as plantas de acordo, dando-lhes amplo espaço para se espalhar e bastante espaço para mobilidade ascendente.

No lugar certo, plantas altas podem formar uma tela de privacidade ou criar um cenário impressionante para outras plantações. No lugar errado, eles são uma monstruosidade. 

Por outro lado, as plantas que são muito pequenas podem ser ofuscadas pelas plantações circundantes ou hardscape e desaparecer de vista.



>>>Abrace a cor e a textura

Ao selecionar as plantas, considere as cores das folhas e flores - e como elas se misturarão ou se chocarão com a paisagem e o paisagismo existentes. 

Uma maneira fácil de obter sucesso com cores é projetar com matizes da mesma família de cores. 

Isso funciona especialmente bem em jardins frontais, onde você deseja causar uma ótima primeira impressão nos convidados e transeuntes.

Outro método infalível é espalhar aglomerados da mesma cor nas áreas de plantio, criando o que é chamado de eco de cor. 

Não se esqueça de estudar o tempo de floração e planejar as cores durante a temporada de jardinagem. 

Adicione texturas contrastantes de folhas e plantas para criar um pouco de drama na paisagem.
ProvenWinners.com

Esta borda anual colorida apresenta truques de design clássicos, incluindo arranjos de plantas curtas a altas e blocos de cores repetidos.
Supere a vida selvagem

A maioria dos jardineiros lida com algum tipo de problema com bichos. 

Quer se trate de ratazanas escavadoras de túneis, coelhos saltitantes ou veados a passear, a vida selvagem pode simplificar qualquer projeto paisagístico, transformando os esforços de jardinagem em caules e tocos. 

Embora você não consiga vencer todas as batalhas, pode ser mais esperto que os animais. 

A instalação de hardscaping, como uma cerca, fornece uma barreira física que pode limitar o acesso da vida selvagem às áreas de jardinagem. Mas em jardins frontais formais ou quintais excessivamente grandes, uma cerca nem sempre é prática ou acessível.

Você também pode enganar os bichos escolhendo plantas que eles não gostam. Se os coelhos devoram seus coralbells (mesmo que eles não devam comê-los), troque os coralbells por algo que os coelhos locais acham menos palatável. 

A longo prazo, você economizará horas de aborrecimento e provavelmente um maço de dinheiro que gastaria em plantas substitutas.



>>>Comprando plantas de paisagismo

O centro de jardinagem local é onde você encontrará as plantas de paisagismo mais adequadas às condições de crescimento do seu quintal. 

A maioria das plantas à venda é rotulada com uma etiqueta que informa quanto sol, sombra e água elas precisam, junto com a zona de resistência onde elas prosperam.

>>>Você pode até dividir sua lista de desejos em categorias :
  • - como plantas com flores, arbustos, árvores e gramíneas 
  • - para criar um design geral com plantações complementares que oferecem interesse em várias estações.



GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO

>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.


Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>>
https://www.behance.net/lauraldarosa
https://br.pinterest.com/lauralidiarosa/



https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


▶️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️
#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagismo #xeropaisagismobr #xeropaisagista #xeriscaping
#xeriscape #xerofita #xerofila #xerophile #zeroagua #caatinga #cerrado #pampa #deserto


▶️ Desenvolvimento sustentável; #ods #onu #agenda2030 #esg
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel


▶️ Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana


▶️ Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio


▶️ Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility


▶️ Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra


▶️ Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura



▶️ XEROPAISAGISMO;
#paisajismoregenerativo #jardineriaregenerativa #xeropaisajismo #biodiversidad #diseñodepaisajes #huertaurbana #huertaescolar #huertourbano #agriculturasintropica #agriculturaorganica #agriculturaregenerativa #paisajismoecosistemico #paisajismosustentable
#cubiertasverdes #ciudadsostenible #plantascobertoras #plantastapizantes #suculove #succulentobsession #sedums #delosperma #drosanthemum #lampranthus #suculentslover #tejados #tejadosdemadrid


Comentários

TOP CONTÉUDO