Mulching e Xeriscaping ajudam a enfrentar a estação seca




Mulching e Xeriscaping ajudam a enfrentar a estação seca
Laura Lidia Rosa
Arq. Urb. Xeropaisagista
Fevereiro 2023



Todos os anos, no início da estação seca, gosto de lembrar aos leitores a importância de conservar nossos recursos hídricos.

À medida que a Costa Rica cresce e se desenvolve, a água está se tornando um recurso cada vez menor; portanto, é o desafio do jardineiro desenvolver um sistema de irrigação residencial que reduza, reutilize e recicle a água. Aqui estão algumas dicas importantes que podem ajudar.









Reduzir
Primeiro, reduza suas atividades de jardinagem para não sobrecarregar a si mesmo ou seu suprimento de água. Use alguns canteiros com bastante diversidade. Um espaçamento mais próximo entre as plantas sombreará o solo abaixo para temperaturas mais baixas do solo e evaporação lenta.

Mulching com aparas de grama ou folhas secas é um dos melhores truques de economia de água que um jardineiro pode usar. A cada ano, a encosta do Pacífico e o Vale Central enfrentam quatro meses de clima seco e quente, praticamente sem chuvas. Um sol tropical escaldante pode superaquecer os solos expostos, colocando em risco a vida biótica na camada superficial do solo. As minhocas, por exemplo, se refugiam nas profundezas do solo e ali permanecem até que voltem as chuvas. As plantas ficam desidratadas rapidamente nessas condições secas e murcham rapidamente sem irrigação pesada constante. Mas com a cobertura morta, seu solo ficará úmido e fresco, permitindo um melhor crescimento das raízes e maior atividade de minhocas na zona bioativa.


Use 15 centímetros ou mais de cobertura fresca em seus canteiros e passarelas. Em pouco tempo, isso se compactará em uma cobertura protetora de cinco a sete centímetros, dando ao seu jardim um atraente efeito de carpete. 

A cobertura morta também é uma ótima cobertura para canteiros de plantio adormecidos. Ele mantém o solo úmido e livre de ervas daninhas, enquanto os vermes ficam ocupados arejando o solo. 

Com o retorno das chuvas, essa cobertura morta pode ser incorporada ao solo para aumentar a fertilidade do solo.

Regue seu jardim no final da tarde ou à noite. Isso evita a perda excessiva de água por evaporação sob o sol quente. Regar à noite ajuda a condensar mais orvalho no jardim durante a noite. Tente regar o solo em vez da folhagem da planta; uma quantidade maior de umidade ficará então retida no solo sob a cobertura morta. A rega manual com uma mangueira de jardim equipada com um chuveiro é o método mais simples e eficiente.

O pano de sombra, ou Saran, como é conhecido comercialmente, é outra adição valiosa ao seu jardim de verão. Isso ajuda tremendamente a manter seu jardim mais fresco e a diminuir as taxas de evaporação. 

Uma malha de sombra de 50% é a melhor para hortaliças. No entanto, uma moldura de bambu construída sobre o jardim e coberta com folhas de palmeira pode substituir o pano de sombra mais caro.


Reutilizar e Reciclar

Muitas casas podem ser convertidas para que o encanamento de pias e chuveiros colete a água cinza. Se você tiver o cuidado de usar sabonetes biodegradáveis, essa água é boa para regar as plantas em casa.

Captações de chuva são outra ótima maneira de resolver problemas de irrigação na estação seca. As calhas do telhado podem ser conectadas a uma cisterna ou tanques para coletar e armazenar água da chuva para jardinagem na estação seca. Apenas certifique-se de que seus tanques de captação de água estejam bem cobertos para evitar que os mosquitos da dengue se reproduzam em casa.

O plantio de contêineres em casa e nas varandas é outra maneira de reduzir a quantidade de água que você usa para produzir alimentos. E, claro, há a hidroponia, um sistema de cultivo de vegetais em um substrato líquido que é reciclado continuamente. Alguns dos resultados que os jardineiros domésticos obtiveram usando hidroponia são realmente surpreendentes, e a prática está rapidamente ganhando popularidade entre os jardineiros urbanos.


Redesenhar

Pode ser necessário redesenhar parte do paisagismo para ajudar a reduzir o consumo de água.

Por exemplo, especialistas dizem que gramados vistosos usam mais água e requerem mais manutenção do que qualquer outra parte da paisagem doméstica. Tente projetar o jardim e o paisagismo de sua casa usando uma nova abordagem chamada xeriscape (TT, 6 de fevereiro de 2004).

O termo vem da palavra grega xeros , que significa “seco” ou paisagismo para áreas secas. A palavra foi cunhada na cidade americana do Departamento de Água de Denver no início dos anos 1980 e rapidamente se espalhou para o sudoeste dos Estados Unidos, Califórnia e Flórida.


Um projeto xeriscape consiste em três zonas importantes. A “zona de oásis” situa-se mais próxima da casa e deve conter plantas vistosas e a horta, que requer irrigação frequente.

A segunda zona é chamada de “zona tolerante à seca”, onde as plantas precisam de rega ocasional durante os períodos de seca. Esta área pode consistir de árvores frutíferas e outras plantas ornamentais resistentes à seca.

A seguir vem a “zona natural”, que idealmente não precisa de irrigação durante a estação seca. Essa área costuma ser afastada de casa, com pouco trânsito e visibilidade, e deve ser composta por plantas totalmente nativas que resistam à seca sem água. Por exemplo, a resistente grama local para o gramado chamada jenjibrillo pode ficar marrom durante a estação seca, mas nunca precisa ser regada e fica verde quando as chuvas voltam.


GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO

>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.


Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>>
https://www.behance.net/lauraldarosa
https://br.pinterest.com/lauralidiarosa/



https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


▶️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️
#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagismo #xeropaisagismobr #xeropaisagista #xeriscaping
#xeriscape #xerofita #xerofila #xerophile #zeroagua #caatinga #cerrado #pampa #deserto


▶️ Desenvolvimento sustentável; #ods #onu #agenda2030 #esg
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel


▶️ Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana


▶️ Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio


▶️ Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility


▶️ Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra


▶️ Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura



▶️ XEROPAISAGISMO;
#paisajismoregenerativo #jardineriaregenerativa #xeropaisajismo #biodiversidad #diseñodepaisajes #huertaurbana #huertaescolar #huertourbano #agriculturasintropica #agriculturaorganica #agriculturaregenerativa #paisajismoecosistemico #paisajismosustentable
#cubiertasverdes #ciudadsostenible #plantascobertoras #plantastapizantes #suculove #succulentobsession #sedums #delosperma #drosanthemum #lampranthus #suculentslover #tejados #tejadosdemadrid

Comentários

TOP CONTÉUDO