XEROPAISAGISMO NAS CIDADES_ O FUTURO DA AGENDA 2030



XEROPAISAGISMO NAS CIDADES_ 
O FUTURO DA AGENDA 2030

Laura Lidia Rosa
Arq. urb.
xeropaisagista
Março 2023



Pensar em sustentabilidade urbana é analisar conjuntos de ações que podem preservar e cuidar daquele meio, proporcionando, consequentemente, a possibilidade da população se manter próxima ao natural. Essa preservação deve ser estimulada para conscientizar toda a comunidade por meio de ações simples e diárias. 
A arquiteta XEROPAISAGISTA Laura Lidia Rosa projetou sistemas inteligentes e ecoeficientes com Memoriais Botânicos de PLANTAS XERÓFITAS .


Dedicamo-nos à conceção e construção de projetos de paisagismo regenerativo, integrando técnicas regenerativas como: 
🌾 Paisagismo do ecossistema 
🌾 Agricultura Sintrópica 
🌾 Florestas comestíveis 
🌾 Método Miyawaki 
🌾 Agricultura orgânica regenerativa 

Essas técnicas nos dão a base para gerar projetos de paisagismo que são uma contribuição real para o ecossistema e seus habitantes. 

Temos também uma vasta experiência em construção e paisagismo! 

Se você está pensando em transformar seu jardim em um espaço de biodiversidade, alimentação e beleza, envie-nos um DM💌 ou envie um e-mail para contato.urbanetc@gmail.com
📒 Entre em contato conosco para que possamos projetar seu #sonho personalizado. 
Renda-se à conquista dos #cactos e outras plantas #xerofíticas no seu jardim ou terraço! 

🏜️ Inclui grandes exemplares que brincam com diferentes formas, texturas e tons, serão o centro das atenções no seu cantinho preferido. 
😉 Aposte nelas, pois são plantas que a gente gosta... "bebem" pouco e dão pouco trabalho. Se pretender mais informações contacte-nos.


Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo

>>>Água


Uma cidade sustentável aproveita ao máximo as águas pluviais e a destina para a limpeza urbana e a indústria.

Para captar a água da chuva, as edificações podem instalar calhas que viabilizem a recolha da água e a instituição de “telhados verdes”. Estes são jardins planejados que são cultivados nos tetos dos edifícios e casas que ajudam a absorver o líquido.

Assim, o telhado verde é um jardim que refresca a zona urbana, absorve os gases poluentes e ainda embeleza o ambiente tornado-o menos hostil.

👷‍♀️👷‍♂️ Nossa equipe de paisagistas tem expertise em PLANTAS XERÓFITAS,  projetando e executando diversos modelos de jardins;

  • 🌵 As plantas que usamos suportam temperaturas de -13 graus e sol pleno. 
  • 💪🏻 Um #jardimsustentável é possível em qualquer lugar, nada nos resiste. 
  • 🚰💧 Sobre a água, aquele ambiente bem escasso que devemos cuidar e otimizar, nossas hortas consomem aproximadamente 80% menos água que uma horta convencional. 


📜📋 Devemos #cuidar do planeta e podemos fazê-lo sem abdicar de ter #belosjardins para nosso deleite. 
Devemos também proteger a nossa flora, certificando-nos de que as plantas utilizadas são #plantasdepapel, de produtores legais ou viveiros e plantas cultivadas a partir de sementes, nunca de habitat. 



Para a Cidade Sustentável ter um conceito que prevê uma série de diretrizes para melhorar a gestão de uma zona urbana e prepará-la para as gerações futuras.

Para ser sustentável, a administração da cidade deve considerar três pilares: 
  • responsabilidade ambiental, 
  • economia sustentável 
  • e vitalidade cultural.



O que podemos aprender dessas experiências para construir a cidade ecológica do futuro? 
Como não existe uma definição do que seja uma cidade ecológica, precisamos chegar ao consenso sobre quais são os critérios importantes para a sustentabilidade urbana e eu enfatizaria o papel da participação social para assegurar que os parceiros trabalhem juntos para um futuro comum para a cidade. As cidades ecológicas do futuro exigem uma abordagem integrada e são mais do que sistemas hídricos urbanos fechados geridos ecologicamente.

A gestão sustentável das águas urbanas é apenas o começo. 

Aqui a Arquiteta Laura Lidia Rosa pesquisou o sistema de Irrigação por automação a ser implantado em XEROPAISAGISMO.
Mas serão necessárias mudanças no comportamento dos consumidores e uma melhor gestão da água, da coleta e do tratamento de resíduos sólidos. 
A gestão da demanda da água (reduzir o consumo) pode ser um bom começo a nível de domicílio, assim como a separação na fonte e a compostagem doméstica são um bom começo para a gestão de resíduos sólidos ambientalmente amigável.



O desenvolvimento urbano significa forjar novas parcerias entre atores que em geral não trabalham juntos: funcionários do governo, ONGs e setor privado. Isso exige 'capacidade de organização' e habilidade para desenvolver uma abordagem integrada para as questões-chave enfrentadas pela cidade. Os problemas de poluição, resíduos sólidos e esgoto, agravados pelas mudanças climáticas demandam uma abordagem diferente de gestão urbana, se desejarmos construir a cidade ecológica do futuro.

As cidades ecológicas implicam na integração de diferentes abordagens e setores. Assim, as melhores praticas identificadas podem tornar-se políticas adaptadas e ser implementadas onde necessário. As autoridades locais são importantes para enfrentar os problemas globais e só conseguirão ter êxito se as comunidades locais forem envolvidas.
Quais são as 4 áreas da sustentabilidade?
É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. 

E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.
Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo




Quais são as principais ações de sustentabilidade urbana praticadas atualmente?
Entre as várias medidas incentivadas para garantir a sustentabilidade, foram descritos o consumo consciente, produção de produtos biodegradáveis, produção alternativa de alimentos, incentivo ao reaproveitamento e reciclagem, novos meios de transporte, novos combustíveis menos poluentes entre outras.

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo


Quais os benefícios da sustentabilidade urbana no xeropaisagismo?
Construir cidades sustentáveis com sistemas de paisagismo sustentável, virou um desafio para o Escritório de Projetos coletivos @urban_etc  existem projetos de implantação de sistemas ecoeficientes e inteligentes, que implica em pensá-las não apenas do ponto de vista econômico e social, mas também do ambiental. Essa evolução resulta em opções criativas para diminuir as emissões de carbono, a degradação dos ecossistemas e a poluição da água, ar e solo.


O que significa incentivar a sustentabilidade urbana?
Incentivar a sustentabilidade urbana significa garantir um mundo melhor para essa e futuras gerações. Se cada um fizer a sua parte por meio de pequenas ações do dia-a-dia, podemos garantir um futuro mais verde e sustentável.


Quais os desafios para a eficiência da sustentabilidade urbana?

O desenvolvimento sustentável urbano possui desafios que precisam ser ultrapassados a partir de reformas jurídicas e políticas que priorizem o direito coletivo, a descentralização dos processos decisórios, no sentido não apenas do fortalecimento dos governos locais em matérias ambientais e sociais, mas que sejam


Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo
Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo





 

Como é possível promover o desenvolvimento sustentável nas áreas urbanas?

Moradores da cidade:
É essencial que haja mudanças no nosso comportamento. Descarte o lixo adequadamente, otimize o uso da água e da energia e prefira formas de transporte que não emitam poluentes.


Quais são os objetivos do desenvolvimento urbano sustentável?
O desenvolvimento urbano ocorre de maneira sustentável quando a ocupação urbana acontece de forma a privilegiar o bem comum e de forma a reduzir as desigualdades. Mas não apenas isso. É necessário também equilibrar as necessidades sociais, dinamizar a cultura, valorizar e fortalecer idenfidades.


Qual a importância do ambiente urbano?
Além de aumentar o senso de conexão das pessoas com a natureza, doses diárias de natureza urbana proporcionam os benefícios de um melhor bem-estar físico, mental e social.


Quais são as iniciativas que visam a sustentabilidade urbana?

Defendemos a seguinte abordagem para a sustentabilidade urbana: 
1. Fechar o ciclo da água, a ligação entre os recursos hídricos, o uso de água potável e a reutilização da água tratada; 
2. Gestão energética, reduzindo os gases de efeito estufa; 
3. Minimização dos resíduos e gestão integrada do lixo; 
4.Políticas integradas de transporte; 
5. Objetivos referentes à justiça e equidade; 
6. Envolvimento de todos os atores; 
7. Integração do arcabouço de gestão urbana.


PROBLEMA?
ALTOS ÍNDICES DE CALOR / IMPACTO AMBIENTAL

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo







SOLUÇÃO:
  • ESCASSEZ DE ÁGUA, REDUÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS;
  • DIMINUIÇÃO DE MANUTENÇÃO DE PLANTAS;
  • DIMINUIÇÃO DE PODA;
  • DIMINUIÇÃO DA CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA;
  • IMPLANTAÇÃO DE ESPÉCIES NATIVAS MAIS RESISTENTES AO CALOR;
  • INTERDEPENDÊNCIA DO ECOSSISTEMA

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo


DIMINUIÇÃO DAS ILHAS DE CALOR_ ASPECTOS POSITIVOS DA
INFRAESTRUTURA URBANA SUSTENTÁVEL:


MODELOS DE PISOS CONCREGRAMA, PARA SEREM EMPREGADOS EM CALÇADAS E AUMENTAR A PERMEABILIDADE DO SOLO:

  


Quais os desafios para a eficiência da sustentabilidade urbana?
O desenvolvimento sustentável urbano possui desafios que precisam ser ultrapassados a partir de reformas jurídicas e políticas que priorizem o direito coletivo, a descentralização dos processos decisórios, no sentido não apenas do fortalecimento dos governos locais em matérias ambientais e sociais, mas que sejam

>>> Planejamento Urbano Sustentável com xerófitas: 
Os desafios das cidades do século XXI exigem respostas dos urbanistas e gestores públicos para a criação de cidades mais humanizadas e sustentáveis. Este post traz algumas ideias e dicas de possíveis soluções que possam ser adotadas nas cidades para se ter um planejamento urbano mais sustentável.

>>> 1- Criação de Corredores Verdes Urbanos

Corredores verdes urbanos (CVU) são um conjunto de áreas verdes, dispostas no sistema de espaços livres públicos (ruas, praças, parques etc) e que estão, em sua maioria, conectados, de forma a atuarem como uma única grande área verde urbana. 

A criação de corredores verdes urbanos traz uma série de benefícios para as cidades e diminuiriam as zonas de impacto ambiental pelo calor. 

Conforme Penteado e Alvarez (2007), Estes corredores têm objetivos ecológicos, culturais e estéticos, baseados em 5 ideias chave: 
  • Linearidade, baseados em espaços de circulação lineares, a exemplo de ruas, avenidas, entre outros;
  • Conectividade, relativa ao potencial de ligação entre espaços livres públicos (praças e parques), bairros, magnetos de atração, entre outros;
  • Multifuncionalidade, relativa ao potencial de uso misto no local (residencial, comercial, lazer, etc);
  • Desenvolvimento Sustentável, relativo aos benefícios ambientais, como redução da temperatura, aumento da permeabilidade do solo, entre outros;
  • Sistemas Lineares Integrados, relativo ao favorecimento à criação de uma rede integrada de mobilidade urbana.

Há outros possíveis efeitos positivos na criação de corredores verdes, como a manutenção do bioma local, com a preservação da fauna e flora nativa adotando espécies XERÓFITAS; melhoria da qualidade do ar, com o aumento da absorção de gases poluentes e aumento da umidade; viabilização da mobilidade a pé e por bicicleta e a criação de espaços de lazer e interação social.


>>> 2- Hortas Urbanas

Caracterizam-se hortas urbanas como sendo o plantio de hortaliças, condimentos e ervas medicinais em algum espaço público ou privado urbano. Tendência mundial, já existem casos no Brasil.

Entre os principais benefícios, Abreu (2012) cita efeitos positivos ambientais e econômicos, como o sequestro de carbono (entre 17 e 19 toneladas) e o valor econômico da produção. Além disso, pode-se citar outros benefícios, como a subsistência para famílias carentes, criação de espaços de socialização e educação ambiental, e pode contribuir também para os corredores verdes urbanos citados anteriormente.]

As hortas urbanas podem ser plantadas em espaços livres públicos, como praças e parques, como também podem ser uma solução, em termos de planejamento, para os vazios urbanos e subutilizados, valendo-se da função social da propriedade, um dos princípios do Estatuto da Cidade.

O manual “Hortas Urbanas: Moradia Urbana com Tecnologia Social“, além de mostrar os benefícios da horta urbana, também traz um passo-a-passo de como montar a sua horta

MODELOS URBANOS IMPLANTADOS EM BAIRROS:
    

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo


MODELOS DE PLANTAS XERÓFITAS ADOTADOS EM RUAS DE BAIRROS:

      


ADOÇÃO DE UM ECOSSISTEMA DE XERÓFITAS:


 

 

ZONA XERO:

Quais iniciativas podem ser tomadas para criar cidades sustentáveis?


>>> Uma cidade para ser considerada sustentável deve:
  • Destinar corretamente e reaproveitar resíduos sólidos;
  • Oferecer água de qualidade sem esgotar mananciais;
  • Reaproveitar a água da chuva;
  • Criar e utilizar de fontes de energia renováveis;
  • Ofertar transporte alternativo e de qualidade para a população;

O que é preciso para melhorar a cidade com o xeropaisagismo?
Realizar estudo de implantação de plantas xerófitas, fazer a manutenção das plantas em vias públicas e promover conscientização da população são algumas medidas que podem ser implantadas.

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo


MODELOS IMPLANTADOS PARQUES E PRAÇAS:

➡️Muitos gêneros da família Aizoaceae, como Drosanthemum, Delospermas, Carpobrotus, são plantas rasteiras de cobertura capazes de crescer em condições áridas extremas e em uma ampla faixa de temperaturas. 

➡️Por outro lado, o gênero Sedum, com quase 400 espécies diferentes e características únicas de aclimatação para viver em solos rasos ou quase inexistentes, acaba conquistando espontaneamente os telhados das casas das cidades⁉️Serão estas espécies as pioneiras dos telhados verdes que se querem impor nas cidades verdes sustentáveis ​​do futuro?


➡️Nem só os #cactos são capazes de sobreviver em condições de restrição hídrica. 
✅Outras famílias botânicas desenvolveram diferentes mecanismos para aproveitar da maneira mais eficiente a escassa água disponível. 

✅Na família das leguminosas (#fabaceae) temos vários exemplos como a Coronilla glauca ou a Caesalpina gillesii (barba de cabra). 

Você pode vê-los no jardim do @desertcityoficial na região da flora mediterrânea que chamamos de "TOSCANA" 

✅E na família das plantas compostas (#asteraceae) a Othona cheriifolia que é capaz de viver entre as dunas do deserto de Argel e Tunísia e que nos surpreende com suas flores em forma de margarida, suas folhas suculentas, cobertas de ceras e de tons glaucos que refletem a intensa radiação solar e baixam a temperatura em toda a massa vegetal. 

Causando menos transpiração e, portanto, perda de água. 👀 Plantas com engenhosidade para sobreviver onde outras não ousariam.


Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo


Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo


Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo


Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo


Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo



Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo


Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo


Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo


Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo


Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo


Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo



Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo

Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo



Paisagismo sustentável_ ecoeficiente_ xeropaisagismo
















GOSTOU DO CONTEÚDO?
POSTE UM COMENTÁRIO

>>> Quer saber como se tornar signatário do Pacto Global da ONU?
Clique AQUI e fale conosco.


Quer saber mais sobre a Arquiteta e Designer Laura Lidia Rosa, então espie seu BEHANCE >>>
https://www.behance.net/lauraldarosa
https://br.pinterest.com/lauralidiarosa/



https://urbanetc.wixsite.com/urbanetc

CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa
Para obter mais informações;
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
Whatsapp: (55) 99735 6611 / Florianópolis: (48) 99831 5450


▶️ ⚠️ ⚠️ ⚠️ ⚠️
#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#especialista #ceo #lauralidiarosa #llr #arquiteta #empreendedora #xeropaisagismo #xeropaisagismobr #xeropaisagista #xeriscaping
#xeriscape #xerofita #xerofila #xerophile #zeroagua #caatinga #cerrado #pampa #deserto


▶️ Desenvolvimento sustentável; #ods #onu #agenda2030 #esg
#solarpunk #energiasrenovaveis #arquitetapaisagista #designbiofílico #designbiophilic #paisagismo #urbanjungle #meioambiente #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #arquiteturamodular #permacultura #bioconstrucao #bioconstrutor #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #sustentabilidade #jardimeco #desenvolvimentosustentavel


▶️ Legislação;
#laudo #pericia #laudotecnico #reformas #reforma #projeto #arquiteto #casa #obra #obras #regularizar #habitesse #habits #nbr9077 #bombeiros #vistoria #vistoriatecnica #prefeitura #obrasurbanas #revitalização #infraestrutura #urbanismo #cau #iab #planejamentourbano #acupunturaurbana


▶️ Softwares;
#bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio


▶️ Design Universal;
#arquiteturaacessivel #inclusao #nbr9050 #pisotatil #designuniversal #capacitismo #universalismo #pisoecologico #acessibilidade #accessibility


▶️ Construção Civil;
#engenharia #construcaocivil #engenhariacivil #interiordesign #confortotermico #luminotecnico #confortotermicoacustico #painelsolar #painelfotovoltaico #painelsolar #energiasustentavel #canteirodeobra #engenheirocivil #engenheiroeletrico #radioestesia #geobiologia #geomática #topografia #topografo #mestredeobra


▶️ Arquitetura de interiores;
#interiores #projetista #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #paradaecologica #vasovietnamita #vasocerâmica #vasodecimento #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquiteturaemoda #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #designdeinteriores #vasodefibradecoco #rouanet #lic #leideincentivoacultura



▶️ XEROPAISAGISMO;
#paisajismoregenerativo #jardineriaregenerativa #xeropaisajismo #biodiversidad #diseñodepaisajes #huertaurbana #huertaescolar #huertourbano #agriculturasintropica #agriculturaorganica #agriculturaregenerativa #paisajismoecosistemico #paisajismosustentable
#cubiertasverdes #ciudadsostenible #plantascobertoras #plantastapizantes #suculove #succulentobsession #sedums #delosperma #drosanthemum #lampranthus #suculentslover #tejados #tejadosdemadrid


Comentários

TOP CONTÉUDO