BIOCONSTRUÇÃO



BIOCONSTRUÇÃO
Cidade Escola_ AYNI

A ideia de pertencimento a um local justifica os meios e o ambiente... 
Quando decide fazer voluntariado em 2017, estava descobrindo meus propósitos de vida!

"Você mergulha numa imersão profunda quando está em contato com a Natureza, tudo é questionável, inclusive a vida! Porque estou aqui na terra? Qual é a missão como arquiteta?"

_Em 2017 recém formada em arquitetura e urbanismo com ênfase em paisagismo e terapia ocupacional e já com a especialidade em Sustentabilidade desde 2012, resolvi que deveria colocar a mão na massa, literalmente!
_Ou melhor, no barro!
_Esses processo já fazia parte de meus interesses como arquiteta, foi meu primeiro voluntariado em Bioconstrução, com técnicas de Adobe, Super Adobe, Geodésica, técnicas de plantio, paisagismo, Horta, Agricultura Sintrópica, Permacultura, Culinária PANC (Plantas alimentícias não convencionais), culinária vegana, meditação,   um aprendizado ímpar, realizado todos os anos pela gestão de Thiago Berto dentro da Cidade Escola AYNI, localizada no interior da Serra Gaúcha, na cidade de Guaporé a  200km da capital do Rio Grande do Sul,  Porto Alegre.



Eles tem um cronograma variado e os professores podem ser você!


⇒ Uma imersão que reúne:



- Prototipação
- Oficina auto-replicável
- Auto conhecimento e propósito

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa



Desenvolvimento Sustentável
na Sociedade


Fundada por Thiago Berto a  Ayni é uma forma de viver, essa é nossa pedagogia. Uma relação primeiro de tudo de aceitação como adultos, de nos reconectarmos com o nosso ser, com a natureza, de reconhecermos nossa própria essência, nossas verdades e a partir daí desenvolvermos uma nova perspectiva e relação com as crianças: elas são nossos mestres, companheiros de um caminho de evolução como seres humanos, e a oportunidade de compartilhar esse tempo e espaço com as crianças é vista com gratidão e honra. Essa é a nossa base pedagógica. A relação de respeito, carinho e os limites como forma de amor para as crianças. Nesse espaço sagrado, nessa relação entre adultos e crianças, todos crescemos, nos desenvolvemos e avançamos como sociedade, como humanidade.





Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa
BOSQUE DA AYNI:
Esse local é muito lindo e acolhedor!

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa
Casa Octagonal, abrigo para voluntários:

Casa Octagonal, construída com pedras, cimento e madeira, sua cobertura é toda em madeira de lei, telhas de cerâmica, com um eixo central que tem uma claraboia, aonde entra a luz natural do dia, esse eixo central subdivide todos os ambientes da casa tendo um fogão a lenha para acomodar os friolentos, inclusive eu,  muito bem  utilizado para aquecer um belo quentão, ou chocolate quente, para aceitarmos nossas temperaturas frias e típicas do nosso estado do RS.

Subdivisão:
Com 6 camas/ bicamas, forros de cama, cobertas, anexados entre dois quartos, uma cozinha comunitária (sujou/lavou) versus (bagunçou arrumou),lavanderia comunitária, banheiro comunitário com duas privadas e dois box  e uma sala de estar/ jantar para refeições e possíveis reuniões temáticas trazidas pelas pessoas;



Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa




Caminhos do bosque da AYNI
VIDEO: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa



BIOCONSTRUÇÃO
Construção de Refeitório
Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa




Como é feito o adobe?

A técnica

O adobe é um material vernacular usado na construção civil. ... Adobes são tijolos de terra crua, água e palha e algumas vezes outras fibras naturais, moldados em fôrmas por processo artesanal ou semi-industrial. O adobe é um material que consiste em terra compactada com materiais orgânicos, como milho, feno e esterco animal. É um dos materiais de construção mais antigos do mundo, embora seus componentes possam variar.







Como é feito o superadobe?



A técnica da terra ensacada em Sacos de polipropileno, são preenchidos com solo argiloso e moldados no próprio local através do apiloamento do mesmo por processo artesanal ou semi-industrial, através de pistões. 

A preparação é feita no próprio local, colocando o solo umedecido em sacos de polipropileno onde ela será socada, com o auxílio de um socador manual ou mecânico, e em seguida coloca no local onde será a parede, em fiadas de 20 cm de altura. 

Quando a parede estiver na altura desejada, os sacos de polipropileno são retirados das laterais e reboca-se a parede.



As paredes da casa são cobertas por três camadas de terra, cal, grama e esterco de cavalo. 



O telhado é, atualmente, uma lona.



O superadobe também é fabricado a partir de terra e de materiais orgânicos.

 Mas a mistura é fortificada com cal, depois comprimida em sacos de polipropileno - o mesmo material usado para criar diques de sacos de areia para conter inundações.

Estes sacos são empilhados uns sobre os outros - e cada camada é separada por arame farpado. Isso mantém os sacos no lugar e efetivamente forma as paredes da estrutura.

Estima-se que as residências de superadobe podem durar séculos, e sua produção é de baixo custo.

A principal característica do superadobe é sua simplicidade e rapidez em relação ao adobe comum. Além de ser um material com baixo custo e conforto térmico e acústico, as construções tem grande resistência e suportam conturbações variadas.
Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa





Mais tarde, a lona será substituída por telhas de barro fabricadas localmente.



"Para mim, é fascinante ter uma obra, ou propôr esse construção de superadobe para espaços de lazer e convívio, acima de tudo por causa da arquitetura e pelo uso da terra, a partir de recursos locais", diz Laura Lidia Rosa.



Superadobe: é um tipo de material de construção sustentável e resistente a terremotos que pode salvar vidas!


Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa





Origem 'espacial'



O superadobe foi desenvolvido pelo arquiteto iraniano-americano Nader Khalili. Ele apresentou seu sistema de construção com sacos de terra pela primeira vez em um simpósio da Nasa, agência espacial americana, em 1984.



Os participantes do evento deviam compartilhar ideias sobre como fazer construções na Lua e em Marte, usando materiais disponíveis localmente, devido aos custos exorbitantes de transportar materiais da Terra para o espaço.



"Sou apaixonada pela nossa cultura e tradições. Construímos casas de terra por muitos anos. Ter uma construção feita de superadobe é levar isso a outro patamar."


Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa


Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa



Hiperadobe X Superadobe



Existem diversas técnicas de construções ecológicas alternativas. No entanto, são poucas as técnicas que permitem utilizar a própria terra do terreno como principal matéria prima para a construção da casa, o que é um grande diferencial principalmente para quem possui um terreno aclive onde será necessário a retirada da terra e o transporte para outra área autorizada pela prefeitura. 



Há muitos anos em diversas partes do mundo se utilizou o tijolo Adobe (mistura de barro cru, areia e fibra vegetal) como principal matéria prima de construção. 
No entanto, a industrialização nos trouxe opções mais vantajosas em comparação aos tradicionais tijolos Adobe. 

Porém foram desenvolvias técnicas que aperfeiçoaram o método construtivo com adobe, uma delas é o superadobe e o hiperadobe, tornando as construções sustentáveis, econômicas e resistentes.


O superadobe é uma técnica de autoconstrução ecológica e sustentável, onde é possível construir uma casa com poucos recursos usando sacos de polipropileno amarrados com arame, preenchidos com terra argilosa e moldado através do apiloamento por processo artesanal ou semi-industrial, através de pistões.

A desvantagem do superadobe é a fragilidade à umidade, além do fato de que para impermeabilizar, chapiscar e rebocar é necessário retirar o saco, colocando fogo no mesmo.



O hiperadobe foi desenvolvido a partir do superadobe, a grande diferença entre eles é que no superadobe se utiliza o sacos de polipropileno, já o hiperadobe usa o Raschel, o mesmo material utilizado em sacos de frutas que além de não usar muito plástico comparado com os sacos de polipropileno, não precisa ser queimado. 

O Raschel funciona como um "chapisco" para receber o reboco natural, não precisa de arame farpado entre as camadas, pois por sua trama natural, a terra da camada de baixo se fundi com a camada nova. 

Podemos dizer que o hiperadobe é uma evolução do superadobe. Mesmo tendo que comprar os sacos de hiperadobe pagando mais caro do que os sacos de superadobe, no final da obra a economia será maior, e o acabamento será melhor.



Vantagens do hiperadobe:

Técnica simples 
A técnica não requer grandes conhecimentos técnicos qualquer pessoa pode colaborar na construção de sua própria casa. 

Execução rápida 

A construção é muito rápida e extremamente simples, para se ter uma idéia, um pequeno grupo de cinco pessoas treinadas pode erguer em apenas vinte dias uma casa de 60m2. 




Economia

A técnica é extremamente econômica, pois grande parte do material da construção consiste de terra e pode ser proveniente do próprio local. Eficiência energética. 

A terra é também um excelente isolante natural, resultando em economia nos gastos com refrigeração e aquecimento. 

Em zonas climáticas onde as diferenças de temperatura são amplas, o barro pode balancear o clima interior. 

Ecológica 

O processo é considerado uma técnica de construção ecológica justamente por dispensar um processo industrializado de fabricação e transporte da fábrica até o canteiro de obras 

– atividades que usualmente consomem combustíveis fósseis e produzem rejeitos tóxicos. Além disso o barro cru pode ser usado ilimitadamente. 

Só necessita ser triturado e umedecido com água para ser reutilizado. Em comparação com outros materiais, não será nunca um resíduo que contamine o meio ambiente.

 Hiperadobe veja as fotos:


Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa


Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

VIDEO: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Video: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa



Video: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

video



Construção de Refeitório
Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia R

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia R

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia R

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia R

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia R

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia R









BIOCONSTRUÇÃO_Construção de banheiro

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa


Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa

Foto: Cidade Escola AYNI_ Arquivo Laura Lidia Rosa


BIOCONSTRUÇÃO
PERMACULTURA










BIOCONSTRUÇÃO
Construção de Fossa Ecológica

Video

banheiro ecologico
Banheiro ecologico















PARA ONDE CAMINHAMOS?

Endereço: R. Marcelino Champagnat, 180 - Planalto, Guaporé - RS, 99200-000





Telefone: (54) 99641-0037






Para obter mais informações sobre o assunto, entre em contato via whatsapp:
Fone: 55 99735 6611 
E -mail: contato.urbanetc@gmail.com




#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:



Comentários

TOP CONTÉUDO