HORTA VERTICAL




HORTA VERTICAL
PASSO A PASSO


A vegetação é sempre uma alternativa simples e delicada de atribuir um toque de leveza e frescor ao ambiente, seja em casa, no trabalho, em um estabelecimento comercial, entre outros.



Não é preciso contar com jardim ou quintal em casa para usufruir de uma mini-horta. Confira algumas dicas para cultivar as espécies de sua preferência facilmente em espaços reduzidos, como áreas de serviço, varandas, jardineiras, ou até naquele cantinho da cozinha.


Foto reprodução



Ter uma horta caseira é uma boa alternativa para colher vegetais, legumes e temperos frescos para as suas receitas. E montá-la não é nenhum bicho de sete cabeças: basta tomar alguns cuidados básicos com o solo, rega e iluminação das plantas. 

O processo de criação de uma horta vertical é mais simples do que você imagina.


Foto reprodução




INSPIRE-SE PARA CRIAR SUA HORTA CASEIRA!

Siga as dicas da arquiteta paisagista Laura Lidia Rosa
 Aprenda aqui a fazer a sua!






Tendência de decoração e paisagismo que vem ganhando espaço em uma infinidade de casas e apartamentos, a horta vertical é uma forma simples e delicada de trazer a qualidade de alimentos para dentro do seu lar, além de vitalidade e qualidade de vida;

 Além de trazer frescor ao domicílio, as hortas verticais também são grandes aliadas para os entusiastas da cozinha, que podem plantar e colher seus temperos na hora do preparo do alimento. 



Caso você esteja pensando se há dificuldade em fazê-la, não se preocupe: além de ser fácil, neste texto você irá conferir um passo-a-passo de como fazer uma horta vertical. Siga nosso tutorial e comece o quanto antes a montar uma horta suspensa, dando mais vida e beleza em casa!





Foto reprodução
Escolhendo a área
Foto reprodução




Cultivar uma horta em casa é sinônimo de saúde; afinal, além de ser um incentivo a mais para incluir vegetais na alimentação cotidianamente, com o cultivo caseiro você garante hortaliças completamente livres de agrotóxicos. A horta em casa como um benefício da alimentação saudável pode ser um apelo de ainda mais valor para crianças.Além disso, cuidar da horta pode ser uma boa atividade para ser desenvolvida com a família, proporcionando mais tempo com os filhos, ajudando a ensinar lições de responsabilidade e proporcionando contato com a natureza.

Extrapolando as vantagens para a saúde, ter uma horta em casa traz também benefícios para o bolso: cultivando os vegetais, você evita gastar com compras em supermercados e feiras. É também um trunfo a mais na decoração – seja a horta dentro do espaço da casa ou no quintal, é uma forma de acrescentar um toque de verde e deixar o ambiente mais fresco e acolhedor.

Em meio a todas as vantagens, ainda vale apontar que o cultivo de uma horta caseira não é complicado: dedicando tempo aos cuidados com irrigação e adubagem, observando a saúde das plantas e atentando-se para as necessidades de cada espécie é possível obter alimentos de qualidade que podem fazer toda a diferença na alimentação da sua família.


Foto reprodução





Antes de qualquer coisa, é preciso escolher o local ideal para instalar a horta vertical. Por isso, é preciso verificar os seguintes pontos para tomar a decisão da maneira correta:


Em que horas do dia o local recebe luz do sol?
Por quantas horas os raios solares chegam à área?
O espaço é arejado?

Foto reprodução

Por que saber dessas coisas? Primeiramente, é preciso ter certeza que as plantas sejam posicionadas em um local que recebe luz do sol em parte do dia. O mais indicado é que o horário seja o da manhã.

Foto reprodução

Logo após, precisa-se saber por quantas horas essa planta receberá os raios solares no local escolhido. Afinal, cada espécie possui seu limite de exposição ao sol. Entretanto, a média para ervas e temperos é de 4 a 5 horas diárias. Confira o limite das plantas mais usadas em hortas verticais clicando aqui.

Por fim, o espaço precisa ser arejado para que as mudas recebam não só os raios de sol, como também as correntes de ar. Isso é necessário para que a terra não fique ressecada.

Meça o espaço disponível

Logo após a escolha do espaço, você precisa medir a área da horta vertical deverá ficar. A depender do tamanho, talvez seja preciso chamar um especialista – nesse caso um paisagista – para fazer a medição. Isso é importante porque, caso isso seja feito sem o auxílio de um profissional, a parede em que a horta em casa será instalada pode sofrer danos.
Para as residências, as mini-hortas têm aparecido como a tendência do momento. Além de fornecerem todos os aspectos positivos já citados, ainda colaboram e incentivam a alimentação saudável, uma vez que colocam à disposição temperos e ervas frescos para consumo, todos cultivados da forma mais natural possível.







A escolha do local onde a horta ficará pode exigir que seja feita uma preparação da parede.
 Nesses casos, você pode cobrir a superfície com folhas de PVC ou plástico. Além de impermeabilizar a área, o material também dará suporte à horta.


Escolhendo as plantas

Um vasinho de flor em cima de um balcão, um arranjo em uma mesa ou até mesmo um vaso enorme no canto, compondo a decoração final, transmitem a sensação de tranquilidade por trazer um pouco da natureza para a correria do dia a dia.
Foto reprodução




A terceira etapa do processo é escolher quais tipos de plantas serão cultivadas no espaço. Hortelã, salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, alface, couve e brócolis são as espécies mais requisitadas para cultivo. Entretanto, a depender do tipo de erva ou tempero que você use, há outras possibilidades. Confira uma lista com outras opções aqui.


Envasando as mudas
Foto reprodução

Chegando a hora de envasar, você pode optar por diversas opções de recipientes: canos de PVC, potes de vidro, vasos de barro, pequenas caixas de MDF e muitas outras opções de vasos suspensos.
Foto reprodução

Certamente, eles darão o toque especial que você deseja passar ao ambiente. O legal é que, nessa parte, você pode deixar a criatividade aflorar. Afinal, são infinitas as possibilidades de aplicação e as práticas sustentáveis deixam tudo mais leve!

Lembre-se de instalar a horta no ambiente da casa com maior iluminação natural, pouca umidade e que não receba ventos muito fortes, que podem prejudicar algumas plantas. Outro ponto a considerar na hora de começar uma horta em pequenos espaços é o tipo das plantas: as necessidades de luz e espaço podem variar bastante entre as espécies.





Suporte dos vasos
Foto reprodução





Assim como os vasos, o suporte também pode ser feito de diversas maneiras. Há quem utilize chapas de MDF cortadas na espessura dos vasos e os una com uma corda, há quem prefira o fazer na própria parede.



Foto reprodução




Foto reprodução
Foto reprodução



Foto reprodução


Foto reprodução



ESCOLHA DOS EQUIPAMENTOS
para horta vertical

Segundo Laura instrumentos básicos para montar uma horta vertical sem gastar muito dinheiro são:
  • tesoura,
  • garrafa pet 
  • balde velho
  • argila expandida (em pedra) 
  • areia
  • Terra boa á em floriculturas ou lojas de agropecuária para comprar substrato próprio para semeaduras – as hortaliças, por exemplo, pedem tipos específicos.
  • substrato de cultivo (terra),
  • muda ou semente à sua escolha.
  • Depois disso, mão na massa para fazer uma horta urbana vertical com PVC e garrafas PET.  
  • Adubo Como é uma horta caseira, adubos orgânicos podem ser uma boa opção. É possível fazer com minhocas, urtigas, borra de café e até cascas de ovos.

Foto reprodução


Foto reprodução







Esperamos que sua horta vertical fique linda!



 Ademais, se você quiser receber mais conteúdos como este, assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades! Além disso, veja o post que criamos sobre revestimento em apartamentos e cobertura garden.


Produtividade do solo

Para saber se a terra escolhida é boa, entre em contato com especialistas que podem avaliar o solo. No Estado de São Paulo, por exemplo, é possível enviar amostras para o Instituto Agronômico (IAC).
O teste, que vai analisar a fertilidade da terra, custa entre R$ 30 e R$ 50. 





Foto reprodução





COMO CONSTRUIR UMA HORTA VERTICAL?

Latas



É possível reutilizar as latas dos produtos industrializados que, eventualmente, você jogaria fora para plantar cebolinha, salsinha, manjericão, alecrim ou qualquer outra plantinha que for do seu gosto. Para isso, apenas lembre-se que é preciso fazer alguns furinhos no fundo utilizando martelo e prego, pois isso permitirá que a água escoe. Você pode pintar as latas, envolvê-las com contact ou decorá-las com qualquer outra técnica que achar mais interessante.



Foto reprodução



- Canecas e Xícaras



Da mesma forma como com as latas, você pode utilizar canecas, xícaras ou ainda potes de vidro para cultivar suas plantinhas. Os furos podem ser realizados com furadeiras de impacto.


Embalagens recicladas: garrafas pet, latas de refrigerante ou alimentos, caixas de leite, potes de vidro. É uma saída barata, rápida e sustentável. Garrafas Pet com esse tipo de material, é possível montar uma mini-horta vertical suspensa por cordas ou correntes, ou ainda afixá-la em muros e outros espaços externos da casa. Deve-se abrir as garrafas pela lateral, de modo que a fique na horizontal quando receber as mudas de temperos e plantas.


Foto reprodução
Foto reprodução

- Vasos

Em se tratando de mini-hortas caseiras, os vasos são indicados, sobretudo, para hortas verticais ou para serem colocados na parede, assim como as garrafas pets, mas também pode ser colocados em estantes e escadas. Vaso são alternativas práticas tanto para quem mora em casa quanto em apartamento, com várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores.
Foto reprodução



- Caixa

As caixas são ideias para serem usadas como canteiros, justamente por serem maiores. Podem ser usados caixotes de feira, engradados de madeira ou plástico, caixas de vinho, enfim, qualquer uma confeccionada em material mais resistente. Nelas, poderão ser cultivadas hortaliças um pouco maiores, como alface, rúcula, tomate-cereja.Caixas de madeira: espaçosos e baratos, caixotes de madeira e paletes podem ser boas escolhas.




Foto reprodução



Direto na terra: ideal para quem tem quintal com espaço, nesse modelo tradicional as sementes ou mudas são plantadas direto na terra.









Floreiras: oferecendo um bom espaço, as floreiras são ótimas para uma horta compacta em pequenos espaços.




Horta vertical: ideal para quem mora em apartamento, esse modelo consiste em montar a horta aproveitando espaços próximos a paredes. A horta vertical pode ser plantada em vasos, embalagens recicladas, estruturas de madeira e sapateiras.



Foto reprodução PASSO A PASSO


Foto reprodução


Foto reprodução




Foto reprodução




Foto reprodução








PAISAGISMO SUSTENTÁVEL

Foto reprodução
https://lauralidiarosa.blogspot.com/2020/04/projetos-de-paisagismo-vertical.html?view=flipcard
Foto reprodução
https://lauralidiarosa.blogspot.com/2020/04/projetos-de-paisagismo-vertical.html?view=flipcard
Foto reprodução








Compartilhe também esse post com alguém que também deseja ter sua própria horta em casa!



Para a Arquiteta Paisagista Laura Lidia Rosa, tudo esta conectado, desde o meio ambiente, animais, tecnologia, homem e espaço!
Vamos trazer para o nosso blog, muitas informações associados ao desenvolvimento sustentável, ética, projetos arquitetônicos, paisagísticos, plantas, design biofílico, referências e pesquisas, pertinentes aos apaixonados pelo planeta, alunos e demais pesquisadores interessados.
Aqui vou deixar o link de SOFTWARES DE PAISAGISMO   e alguns APP aplicativos para cultivar horta em casa!


Acompanhe nossas redes sociais: www.instagram.com/lauralidiarosa


Para obter mais informações sobre o assunto, entre em contato via whatsapp:
Fone: 55 99735 6611 
E -mail: contato.urbanetc@gmail.com




#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:



Comentários

TOP CONTÉUDO