PAISAGISMO_TIPOS DE PLANTAS


Gif  jungle_ fonte reprodução









TIPOS DE PLANTAS PARA

IMPLANTAR EM PAISAGISMO

Fonte Reprodução: Lírio da Paz,Antúrio e Liríope







Índice do conteúdo:
  • 1) Plantas para jardim resistentes ao sol;
  • 2) Plantas para jardim vertical em vasos;
  • 3) Plantas para jardim pequeno;
  • 4) Plantas para jardim de inverno;
  • 5) Plantas resistentes à chuva;
  • 6) Fotos de Paisagismo Vertical;



1) Plantas para locais com sol pleno:
Espécies de Plantas para Jardim Vertical em dias ensolarados/ Sol Pleno
Nome comum/ Nome científico:
  1. Aspargo-rabo-de-gato
  2. Aspargo-pluma (Asparagus densiflorus)
  3. Barba-de-serpente (Ophiopogon jaburan)
  4. Brilhantina (Pilea microphylla) 
  5. Colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus)
  6. Clorofito (Chlorophytum comosum) 
  7. Flor-canhota (Scaevola aemula) 
  8. Flor-de-coral (Russelia equisetiformis) 
  9. Hera-inglesa (Hedera helix)
  10. Jibóia (Epipremnum pinnatum)
  11. Lambari-roxo (Tradescantia zebrina)
  12. Russélia
  13. Trapoeraba-roxa (Tradescantia pallida purpúrea)
  14. Liríope (Liriope spicata)
  15. Trapoeraba-roxa (Tradescantia pallida purpúrea) 
  16. Tilândsia (Tillandsia sp)
  17. Orquídea-grapete (Spathoglottis unguiculata)


PLANTAS DE SOL PLENO















Bromélia 





Barba-de-serpente - Ophiopogon jaburan




A barba-de-serpente é uma planta versátil, que se adapta a diferentes ambientes. Seja com luz indireta ou direta, é possível colocá-la em jardins verticais para um efeito denso. 
O diâmetro da barba de serpente é de 0,7m. 
Essa espécie dura o ano inteiro, tem aparência de grama e cresce bastante algo em torno de 30 a 45 cm no total de altura, suas folhas são verdes escuras viçosas e brilhantes e possuem cerca de 1,3cm na largura. Elas vão se espalhando devagar e podem cobrir um espaço aproximadamente de 30cm, mas pode ficar tranquilo que elas não se espalham como pragas de forma agressiva, isso acontece lentamente. Possui suas raízes bem fibrosas. 



Barba de Serpente 
Barba de serpente é o nome popular da planta Ophiopogon jaburan, característica do território asiático e, devido às condições geográficas, se tornou muito popular no Japão. A folhagem dessa planta é impressionante, e quando está sendo cultivada em ambientes de sol pleno pode alcançar até meio metro de tamanho. Quando chega o verão, as flores que nascem são belíssimas!

Barba de Serpente 



Os tipos de espécies de plantas para jardins verticais são divididos em duas categorias gerais: as de sol pleno e as de meia sombra. Tudo depende da incidência de vento e se a luz solar recebida é direta ou indireta. Quando o lugar recebe luz direta e maior incidência de ventos, quer dizer que as plantas deverão ser próprias para sol pleno.



COLAR DE PÉROLAS
Colar de Pérolas

Para aqueles que possuem pouco espaço para o jardim vertical, a planta colar de pérolas é uma excelente opção, já que à sol pleno pode atingir até 15 centímetros. A planta dela é em formato de bolinhas na cor verdade e por isso recebe esse nome popular, mas a sua nomenclatura oficial é Senecio rowleyanus, de origem africana.


Colar-de-pérolas O nome dela é auto-explicativo, com pendentes que facilmente se assemelham a pequenas pérolas verdinhas. É uma planta que se adapta a temperaturas amenas, mas vai melhor no calor em sol pleno.

Para aqueles que possuem pouco espaço para o jardim vertical, a planta colar de pérolas é uma excelente opção, já que à sol pleno pode atingir até 15 centímetros. A planta dela é em formato de bolinhas na cor verdade e por isso recebe esse nome popular, mas a sua nomenclatura oficial é Senecio rowleyanus, de origem africana. 





FLOR CANHOTA


O nome verdadeiro da flor canhota é Scaevola aemula, sendo que “scaevola” significa “canhoto” em latim e por isso é chamada assim popularmente. Quando cultivada em contato direto com o sol, as suas folhagens azuladas, lilases ou brancas podem crescer em até 50 centímetros é um pequeno arbusto da família Goodeniaceae, nativo do sul da Austrália. Cresce até 50 cm de altura e produz flores brancas ou azuis em espigas de até 24 cm de agosto a março em sua área nativa. – ideal para um jardim vertical.




HERA INGLESA-


A hera inglesa, Hera - Hedera helix A hera-inglesa é muito parecida com a hera-da-algéria (Hedera canariensis), tendo porém folhas menores e mais profundamente recortadas,

é uma daquelas plantas que possuem folhagens que se destacam quando estão em jardins, em meio a outras espécies. As origens dela estão relacionadas à África, Ásia e Europa, podendo crescer até 12 metros. Para jardins verticais, o indicado é que sejam cultivadas heras de porte anão.
Hera-inglesa
Uma planta para jardins verticais bem conhecida é a hera-inglesa. Geralmente usada para forrar muros e paredes, ela pode ser a aliada perfeita para conseguir aquele visual preenchido de seu jardim.








LAMBARI ROXO
Popularmente chamada de lambari roxo, a planta Tradescantia zebrina pode crescer em até 25 centímetros de altura, mas a média é de 15cm, apesar de aumentar mais na largura do que na altura. Ela possui as suas origens no México, sendo que as folhagens da mesma são perenes, adquirindo uma cor esverdeada e arroxeada.
Quando a planta lambari roxo é cultivada em pleno sol, ela se fecha e deslumbra as suas tonalidades de roxo escuro para qualquer admirador, enquanto que quando é criada em meia sombra costuma permanecer aberta e exibir a coloração esverdeada.
Lambari-roxo
Uma planta perfeita para o preenchimento de jardins verticais é o lambari-roxo. Suas folhas decorativas trazem vida e cores a uma parede verde. É excelente para locais de sombra ou meia-sombra.



RUSSÉLIA


Uma das mais queridinhas do paisagismo para jardim vertical em sol pleno é a russélia, que cientificamente atende por Russelia equisetiformis. Ela possui uma coloração avermelhada, misturada com o amarelo e ganhando um aspecto coral.


Aspargo-rabo-de-gato

O aspargo-rabo-de-gato é uma planta que cresce bem em ambientes de meia-sombra e sol. É uma planta muito usada em jardins verticais, por suas folhas bem decorativas.




Liríope
A liríope é uma planta perene, muitas vezes utilizadas para a forração de paredes verdes. Ela é uma planta que aprecia mais o sol, mas vai bem em ambientes de meia-sombra.





2) Plantas para locais semi-sombreados (internos ou externos)
Espécies de Plantas para Jardim Vertical – Meia Sombra, com controle de iluminação;
Nome comum/ Nome científico:
  1. Antúrio (Anthurium andraeanum)
  2. Aspargo
  3. Asplênio (Asplenium nidus)
  4. Babosa-de-pau (Philodendron martianum)
  5. Barba-de-sepente (Ophiopogon jaburan)
  6. Bromélia (Guzmania sp)
  7. Chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum)
  8. Chuva-de-ouro (Oncidium sp)
  9. Columéia-peixinho (Nematanthus wettsteinii)
  10. Dedo-de-moça (Sedum morganianum)
  11. Dinheiro-em-penca (Callisia repens)
  12. Falenópsis (Phalaenopsis x hybridus)
  13. Flor-batom (Aeschynanthus radicans)
  14. Flor-de-maio (Schlumbergera truncata)
  15. Guzmania
  16. Jibóia
  17. Liríope (Liriope spicata)
  18. Peperômia (Peperômia scandens)
  19. Rabo-de-burro
  20. Rabo-de-gato (Acalypha reptans)
  21. Renda-portuguesa (Davalia fejeensis)
  22. Ripsális (Rhipsalis bacífera)
  23. Samambaia (Nephrolepis exaltata)
  24. Singônio (Syngonium angustatum)
  25. Vriésia (Vriesea sp)
  26. Véu-de-noiva




Bromélia (Guzmania sp)


Ripsális
A ripsales, ou Cacto Macarrão, se desenvolve em ambientes semi-sombreados. São plantas pendentes delicadas, que podem compor discretamente um jardim vertical.








3) Plantas para jardim resistentes ao sol


Para quem tem um espaço com muitas horas de sol, veja algumas sugestões de plantas que apreciam a luz solar direta e que vão ficar lindas no seu jardim:



1. Cactos
São plantas fáceis de cuidar e uma ótima opção para jardins de baixa manutenção. Conseguem armazenar água em quantidades muito maiores do que outras espécies e adoram receber a luminosidade direta do sol.

2. Suculentas
São plantas de clima desértico e, por isso, são resistentes ao sol e apreciam o calor. Existem milhares de espécies de suculentas e algumas cabem em qualquer lugar do jardim. Cultive em solo bem drenado e regue somente uma vez por semana.

3. Yucca

É uma espécie arbustiva utilizada como planta ornamental nos jardins, em canteiros ou vasos. É facilmente adaptável a diversos climas e bem resistente ao sol pleno. As regas devem ser espaçadas, para que o solo seja mantido seco na maior parte do tempo.


4. Árvore-do-viajante

É uma planta de aspecto escultural e folhagem ornamental em formato de leque. Uma espécie de sol pleno e resistente, inclusive, ao calor extremo. Pode ser cultivada isolada ou em grupos, mas precisa de espaço para se desenvolver.  Essas são algumas plantas que vão adorar receber a luminosidade do sol durante horas, então já pode separar um cantinho bem iluminado no seu jardim para recebê-las.



4) Plantas para jardim vertical em vasos



Para aproveitar muros ou paredes, é possível criar um jardim vertical com vasos. A seguir, você confere algumas sugestões de plantas pendentes que vão ficar um charme cultivadas dessa forma:
5. Peperômia


Uma folhagem pendente com aparência delicada e ideal para ser cultivada em cestos, jardineiras ou vasos suspensos. Deve ser colocada em locais de sombra ou meia sombra do jardim. As regas devem ser regulares.
6. Hera inglesa
Tem uma folhagem decorativa com formato recortado e pode ser cultivada como planta pendente em vasos ou jardins verticais. Pode ser colocada tanto em locais de pleno sol como de meia-sombra.

7. Tostão
Também conhecida como dinheiro-em-penca, tem uma folhagem pequena e perfeita para o cultivo em vasos suspensos, pois apresenta um crescimento rápido com folhas pendentes. Deve ficar à meia-sombra ou em locais sombreados, como varandas e sacadas.



8. Renda Portuguesa

Uma planta da mesma família das samambaias, com folhas com recortes interessantes que se assemelham aos detalhes das rendas. Aprecia locais sombreados, bastante água e umidade. Uma boa opção para cultivo em vasos suspensos e jardins verticais. Evite o sol direto. Mesmo em espaços verticais é possível cultivar uma vasta variedade de plantas. Prefira espécies menores, com raízes pequenas e pouco agressivas, para iniciar, junto com essas sugestões, a montagem do seu.

Plantas para jardim pequeno A falta de espaço não é um problema para cultivar plantas. Veja, a seguir, algumas espécies que se encaixam em qualquer cantinho:



9. Lança-de-São-Jorge

Possui um visual escultural com suas folhas cilíndricas e, por ser uma planta de crescimento vertical, ocupa pouco espaço, sendo ideal para vasos e canteiros estreitos. É de fácil cultivo e tolera o sol pleno, meia-sombra ou luz difusa.



10. Buxinhos

É uma planta arbustiva com grande durabilidade e crescimento lento. Com o tempo e podas de formação, pode tornar-se compacto e denso. É utilizado para compor cercas vivas, mas adapta-se bem ao cultivo em vasos. Necessita de poucas regas e bastante luminosidade.


11. Orquídea-bambu

Uma espécie com porte alto, mas delgado, que ocupa pouco espaço e por isso é indicada para acompanhamento de muros e paredes. Também pode ser cultivada em vasos. Floresce durante o ano todo e necessita de muita luz e solo úmido.


12. Antúrio

É uma folhagem de pequeno porte, fácil de cuidar e bem resistente. Não tolera sol direto, mas deve ser cultivada em um local com muita claridade, por isso, aproveite canteiros embaixo de árvores ou espaços menos iluminados do jardim.


Ter um jardim bonito e colorido não é exclusividade dos grandes espaços. Com as plantas certas é possível criar um cantinho verde em qualquer espaço, mesmo em locais pequenos.



Plantas para jardim de inverno


No jardim de inverno, a natureza se integra com o interior da casa e as condições são bem diferentes de um espaço aberto. Conheça, então, algumas plantas que são indicadas para esse local:



13. Bromélia

É uma planta tropical resistente e de fácil cultivo. Suas cores e folhas deixam qualquer espaço mais bonito. Cresce bem em locais com luz indireta e aprecia o calor e a umidade. Pode ser cultivada no chão, no vaso ou amarrada em galhos e troncos.


14. Samambaias

São bastante comuns e facilmente encontradas por aí. Adoram ambientes úmidos, bem iluminados e arejados, mas não toleram sol direto. Por isso, são excelentes plantas para varandas, jardins de inverno e locais sombreados. Regue sempre que o solo estiver seco.



15. Orquídeas

Elas encantam com sua beleza e delicadeza. Gostam de locais iluminados, mas sem sol direto, o que as torna uma boa opção para locais menos ensolarados, como os jardins de inverno. Podem ser cultivadas em vasos ou de forma suspensa.


16. Pacová

Uma planta que se destaca pela beleza das suas folhas e é ideal para locais sombreados ou com iluminação parcial. Pode ser cultivada em vasos ou ser plantada diretamente no solo. Regue sempre que o substrato estiver seco, em torno de 2 a 3 vezes na semana.


A intensidade de luz pode variar bastante nos jardins de invernos, por isso, para acertar na escolha das plantas para esse local, opte por espécies que se adaptem melhor no seu cantinho.



Plantas resistentes à chuva



Algumas plantas podem ser mais sensíveis e sofrerem danos expostas as intempéries. Outras resistem muito bem no exterior mesmo com as mudanças climáticas. Confira algumas espécies que se dão muito com a chuva:
17. Moreias


Uma planta bastante resistente e excelente para ambientes externos. Floresce várias vezes ao ano e apesar de preferir um clima moderado, tolera o frio, o calor e a chuva. Fica linda em canteiros ou bordaduras. Prefere o sol pleno, mas também se desenvolve em meia-sombra.
18. Primavera


Tem uma grande adaptabilidade, podendo ser cultivada de diversas formas em canteiros ou vasos. Aprecia muito o sol, mas também resiste ao frio, geadas e chuva. Floresce no final do inverno e necessita de podas para manutenção.

19. Orelha-de-elefante

De origem tropical, possui grandes folhas ornamentais. É uma planta muito rústica, resistente e que necessita de poucos cuidados. Aprecia a umidade, o calor e terrenos alagadiços. Pode ser cultiva em sol pleno ou meia-sombra, como planta isolada ou em maciços no jardim.



20. Beijo SunPatiens

Essa variedade da espécie possui grande adaptabilidade e tem alta tolerância às variações climáticas como o calor intenso, chuvas e até geadas leves. Floresce o ano todo com cores vibrantes e é uma ótima opção para jardins, canteiros e vasos.


A água é essencial em qualquer jardim, e apesar de serem resistentes, essas plantas também podem sofrer com o excesso de chuvas. Por isso, fique atento a drenagem do solo e utilize materiais como pedras para facilitar o escoamento do excedente de água.


Plantas para jardim vertical


Para que haja sucesso no seu projeto do jardim vertical, é necessária uma avaliação do local a ser instalado, levando em consideração a iluminação e o clima do local, fatores que determinam a escolhas das plantas ideais para serem cultivadas.
– Ambientes internos onde não há muita incidência de sol, recomendamos essas espécies de planta:



  • Samambaia
  • Antúrio
  • Asplênio
  • Singônio
  • Véu-de-noiva
  • Dinheiro-em-penca
  • Peperômia
  • Renda-portuguesa
  • Babosa-de-pau
  • Chifre-de-veado




– Ambientes externos onde há muita incidência de sol, recomendamos essas espécies de planta:

  • Lambari-roxo
  • Aspargo-pluma
  • Barba-de-serpente
  • Colar-de-pérolas
  • Tillandsia
  • Orquídea-grapete
  • Brilhantina
  • Clorofito
  • Hera-inglesa
  • Jiboia



_________________________________________________________________________







Espécies para Jardim Vertical

Vasos:

  • Dinheiro em penca
  • Lambari Roxo
  • Peperômia

Blocos:

  • Barba de serpente
  • Aspargo
  • Samambaia


PAISAGISMO AMBIENTE INTERNO 
MEIA SOMBRA

Algumas plantas indicadas para o jardim vertical que ficará em ambiente interno, são: samambaia, antúrio, singônio, jiboia, véu de noiva, entre outras.

Antúrio 



Lírio da paz 







Mini Bamboo 





PAISAGISMO TROPICAL_

Resistentes ao calor




















15 dicas de plantas para 
JARDIM VERTICAL 


que fazem a diferença 


Jibóia

A jibóia é uma das plantas mais comuns em jardins verticais. Isso porque, além de se adaptar à diferentes tipos de luzes, tem fácil manutenção e ajuda a preencher o jardim.








Véu-de-noiva
A planta véu-de-noiva cresce bem em ambientes internos e é usada para um efeito pendente em jardins verticais. A véu-de-noiva tem folhas finas e delicadas, mas que se aglomeram em abundância. Dá um efeito e tanto à parede!




Antúrio
O antúrio é uma das plantas mais famosas no Brasil. Isso porque, além de super decorativa, se adapta bem à ambientes dentro de casa e de sombra. Vale a pena para um toque de cor nos jardins verticais.






Flor-batom
Mais uma flor pendente para cogitar colocar em seu jardim vertical. Ela gosta de ambientes iluminados, mas ainda protegidos do sol pleno.




Samambaia
A popular samambaia é um dos ‘musts’ quando se trata de jardins verticais tropicais. Elas dão um efeito super volumoso e cheio de verde para ambientes internos – onde ela prospera bem.





Singônio
O singônio é uma ótima escolha. Isso porque ela é bem resistente, aguenta sol ou sombra e sobe bem nas paredes. 












Chifre-de-veado
O chifre-de-veado é uma samambaia com formato diferenciado. Ela é robusta, com a forma que o próprio nome dela já diz. Ela cresce bem em ambientes de meia-sombra com muita umidade.






Já pensou em fazer uma hortinha em seu jardim vertical?





"#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:






Para obter mais informações sobre o assunto, entre em contato via whatsapp:
Fone: 55 99735 6611 
Ou através do email: contato.urbanetc@gmail.com

"#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:



OBSERVAÇÃO: NÃO VENDEMOS ESSES PRODUTOS!
APENAS INDICAMOS SOLUÇÕES EM ARQUITETURA E PAISAGISMO

Comentários

TOP CONTÉUDO