CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL






Fonte arquivo LLR


Construção sustentável:

Para a arquiteta Laura Lidia Rosa especialista em 4 áreas em Projetos Sustentáveis  com muitas práticas  recomendáveis para este projeto:


ARQUITETURA ESCOLAR

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO AMBIENTE ESCOLAR


OBRAS SUSTENTÁVEIS:


Fonte arquivo LLR

Fonte arquivo LLR





Procurando conjugar a educação tradicional com o respeito ao meio ambiente, criou-se o nome IDEOLOGIA com o uso responsável dos recursos e o desenvolvimento de relações humanas sustentáveis, a primeira escola pública sustentável de Santa Maria -RS , foi projetada sob o método construtivo desenvolvido pela arquiteta Laura Lidia Rosa que pesquisou referências em diversos países e trouxe as soluções pertinentes a nossa região Sul, com clima subtropical.

O edifício de 570 m2 se localiza em Camobi, parque São José .

Sua construção é composta de blocos de encaixe em concreto, aproximadamente 60% de materiais tradicionais, com fácil instalação, possui uma cobertura verde, caracterizada como eco telhado, e as plantas Heras que atuam como "Brises verdes" caindo sobre o concreto, em toda sua extensão, trazendo plantas específicas de fácil manutenção e 40% de materiais recicláveis utilizados em mobiliários;



A escola IDEOLOGIA procura obter o máximo aproveitamento da energia do sol, da água, do vento e da terra. 

Para isso, a envolvente é sensível às orientações, abrindo-se ao norte para aproveitar ao máximo a luz e a energia solar através de um largo corredor envidraçado que atua como distribuidor das três salas de aula e das duas alas de serviço da escola, projetando ao exterior uma simples e contundente fachada dominada pelo vidro inteligente (glass inteligent) também responsável pelo conforto térmico e acústico e o concreto ecológico.




ARQUITETURA EDUCACIONAL, COMUNITÁRIO•

ESCOLA IDEOLOGIA_ CRIAÇÃO EDUCACIONAL SUSTENTÁVEL



Autor/escritório: Laura Lidia Rosa/ Urban etc e Associados Arq Projecon

Ano: 2016

Construção: Inexistente

Superfície: 570 m2

Tempo de obra: ( Prazo de 3 meses)

Render: Urban etc 









Fonte arquivo LLR




Fonte arquivo LLR



Fonte arquivo LLR
Fonte arquivo LLR




DIRETRIZES PROJETUAIS
_Escritório Urban etc:

Responsabilidade Social:
  • Acessibilidade
  • Eventos sociais
  • Eventos Comunitários
  • Feiras Colaborativas

Saúde Alimentar:
  • Permacultura e Horta Comunitária
  • Refeitório vegano

Curriculo Escolar:
  • Ideologia Ambiental
  • Oficinas de corte e costura
  • Oficinas culturais: teatro, música e dança
Sustentabilidade
  • Energias Renováveis
  • Conforto Térmico
  • Jardins Verticais

Fonte arquivo LLR


Projetos de paisagismo vertical e eco telhado













4 ideias para 

implementar no condomínio



Fonte reprodução



O desenvolvimento sustentável é mandatório nos dias atuais, preconizando qualidade de vida e longevidade para os seres humanos e os recursos do planeta. Nesse contexto, cada vez mais pessoas optam por morar em construções sustentáveis.



Esse modelo de moradia é feito a partir de projetos que utilizam materiais reciclados e de baixo impacto ambiental, priorizando, assim, soluções que aumentam a eficiência de consumo de recursos, como água e energia elétrica, por exemplo.



Os benefícios vão desde a edução de gastos em contas de consumo até o maior conforto térmico e acústico. Além disso, uma construção sustentável têm seu valor incrementado para locação e venda no mercado de imóveis.



Poucos imóveis têm a certificação LEED-NC Platinum, que reconhece construções ecologicamente corretas, mas algumas ações podem tornar o seu local de moradia muito melhor de se viver. Veja, agora, como é possível tornar o seu condomínio sustentável!

Quais as vantagens da construção sustentável?



Além das vantagens ambientais, que são evidentes, por meio de maior preservação de recursos, manutenção de espécies nativas, redução de poluição do ar e erosão no solo, por exemplo, o uso racional de recursos naturais e a diminuição da geração de resíduos apresenta vantagens econômicas e sociais.



Primeiro, porque a redução de gastos no consumo de água e energia elétrica justifica o investimento, com retorno financeiro em médio prazo, o que aumenta o valor do imóvel no mercado com o passar do tempo. Construções sustentáveis também melhoram a qualidade de vida dos seus moradores, uma vez que podem ajudar a diminuir a incidência de doenças, como as do trato respiratório, por exemplo, sem prejudicar o conforto da infraestrutura.


Como fazer um condomínio
ser sustentável?

Uma construção sustentável pode, por exemplo:
ser projetada para o aproveitamento de água da chuva e de energia solar;
usar, de forma eficiente, a ventilação e a luz natural;
priorizar o uso de materiais advindos de reciclagem e reaproveitamento nas obras.

Veja, a seguir, como é possível transformar o local onde você em um ambiente sustentável.


1. Invista em ações 
de economia de água

É preciso otimizar a manutenção da temperatura da água, de modo a minimizar o uso de equipamentos para esse fim. Além disso, armazenar a água da chuva em cisternas para o reaproveitamento na lavagem de roupas, calçadas e nas plantas, aumenta a eficiência hidráulica de construções sustentáveis.


2. Use material reciclado 
ou reaproveitado

Já existem no mercado muitos materiais produzidos a partir de produtos de pós-consumo — tijolos ecológicos e madeira plástica, por exemplo. Madeira e plástico são exemplos de insumos que podem ser reciclados. Já o concreto e o metal podem ser reutilizados. Também é possível aumentar a sustentabilidade de edificações com o uso de bambu e cortiça em forros e pisos.


3. Aposte no teto verde

O teto verde reduz a temperatura do ambiente por meio da absorção de raios solares pelas plantas que o compõem. Dessa forma, as casas ficam mais frescas e o ar com melhor qualidade. Além disso, esse tipo de telhado combate à poluição, aumenta o isolamento acústico do imóvel e deixa o ambiente mais bonito. A manutenção do teto verde deve ser constante e os responsáveis podem implementar uma horta coletiva para otimizar ainda mais o espaço, com plantas medicinais e ervas que podem ser usadas pelos moradores.



4. Reduza o consumo
 de energia

A quantidade de luz natural que entra nos ambientes das construções sustentáveis é diretamente proporcional à economia de energia elétrica gerada.

Por isso, durante o projeto, as salas de aula foram dispostas estrategicamente, para otimizar essa incidência de luz solar.

Assim, é possível obter a redução do uso de aquecedores e condicionadores de ar.

Na maioria dos projetos desse tipo, ambientes e salas são direcionados para o leste, enquanto banheiros e área de serviço para o oeste.

Também é possível substituir lâmpadas comuns pelas de LED e priorizar a geração de energia solar.

Como vimos, uma construção sustentável é aquela que usa elementos reaproveitados e reciclados, sendo capaz de melhorar a capacidade de aproveitamento de recursos naturais para minimizar a dependência por aparelhos elétricos e de alto consumo energético.

Agora que falamos sobre questões de sustentabilidade, entenda como a Terra está mais verde e o que isso significa para sua vida!




ESPIE ESSES GIFS ANIMADOS_CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS













Fonte: https://www.archdaily.com/802031/why-do-we-love-gifs










Para obter mais informações sobre o assunto, entre em contato via whatsapp:
Fone: 55 99735 6611 
E -mail: contato.urbanetc@gmail.com




#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:



Comentários

TOP CONTÉUDO