URBAN JUNGLE_TENDÊNCIAS GLOBAL




“Urban jungle”: conheça a tendência que inclui a natureza na decoração









Plantas distribuídas por toda parte!

Quando se trata do “urban jungle”, não estamos falando de um vasinho de flores na mesa de centro, e sim de plantas posicionadas em locais inusitados. Laura Lidia Rosa, arquiteta do escritório urban etc, e sócia do escritório familiar ARQ PROJECON a ideia do estilo é exibir com orgulho as plantas escolhidas, e isso pode ser feito de diversas formas em todos os cômodos de sua casa ou escritório; 



LIVROS ORGANIZADOS COM PLANTAS_URBAN JUNGLE


Vamos começar? POSICIONAMENTO DAS PLANTAS, VAMOS BRINCAR!

Na sala e em quartos, por exemplo, os vasos podem ser pendurados pelas paredes, posicionados no chão, entre livros nas prateleiras de uma estante, entre móveis e onde mais você tiver vontade. 





Dracena arbórea e Fenix



Em banheiros, a coisa fica mais divertida ainda e, se você está achando a ideia estranha, saiba que, além de ser uma tendência, algumas espécies de plantas fazem bem para a saúde.




De acordo com um levantamento realizado pelo Pinterest rede social que reúne ideias de beleza, decoração, organização e mais – no intervalo de um ano, houve um aumento de 302% nas buscas pelo tópico “plantas no banheiro”.  
Nessa hora, porém, é necessário ter moderação. “O ideal é aplicar plantas nos detalhes, como em pequenos vasos dentro da área do box, ao lado da cuba ou apenas um vaso maior de chão”, diz a arquiteta Laura Lidia Rosa.

Laura Lidia Rosa afirma também que espécies como a ráfia, a samambaia e a hera inglesa são ótimas opções para purificar o ar do ambiente, e que o eucalipto e o capim-limão liberam aromas agradáveis quando entram em contato com a umidade do chuveiro, ajudando no combate a problemas respiratórios, resfriados e estresse.






























Atenção ao escolher as plantas!

Mesmo que tenha janelas amplas, o interior da casa não recebe tanta luz natural quanto o exterior. Além disso, por conta da correria do dia a dia, é comum que as pessoas se esqueçam de cuidar das plantas. Sendo assim, não é uma boa ideia “aprisionar” dentro de casa aquelas espécies que só vivem bem debaixo do sol e requerem muita atenção. Conforme explica a arquiteta Laura Lidia Rosa, bromélias, samambaias e costelas-de-adão são algumas escolhas interessantes para interiores, já que estas espécies não precisam de muita água nem de luz natural em abundância para crescer com saúde. 



SUCULENTAS

Outro tipo de planta que também tem feito a cabeça de muita gente é a suculenta e os cactos. Normalmente, elas são pequenininhas e, assim como os cactos, precisam de pouquíssima água.




Varie os vasinhos e recipientes

PLANTAS PARA JARDIM DE INVERNO




Se você já está planejando encher algum cômodo da casa com plantas, saiba que elas não precisam ficar sempre em vasinhos ou jardineiras convencionais nem contidas em espaços delimitados. 



O visual de uma samambaia na estante, por exemplo, fica mais interessante quando cresce e “esparrama” como uma cascata para além da prateleira.



Para flores, que são temporárias e precisam ficar em recipientes com água, você pode inovar e usar garrafas ou potes de vidro para inovar ainda mais o visual do cômodo. No caso das suculentas, você pode montar um terrário, ou seja, pequenos jardins que sobrevivem com pouquíssimos cuidados.  Se algumas das plantas forem pequenas, você pode até montar um jardim suspenso, pendurando os recipientes em cordinhas ou arames.












Aposte em revestimentos naturais

Se você está pensando que a única forma de trazer a natureza para dentro de casa é espalhando plantas pelos cômodos, se engana. Nos cômodos em que a decoração “urban jungle” está presente, é uma boa ideia usar e abusar de materiais naturais.


ALGUMAS DICAS VOCÊ CONFERE NAS FOTOS!

Móveis de madeira, acessórios de antiquários com estilo vintage, placas, quadros, ferros antigos, banheiras,  tapetes e pufes feitos com fibras naturais, estofados confeccionados com algodão cru e pisos feitos de madeira ou pedra (como tacos ou placas de ardósia) também ajudam a conferir um estilo “selvagem” ao ambiente, móveis confeccionados com pallets, também conferem um clima rústico.
E não pense que isso serve apenas para salas e quartos. Madeira, pedra e outros elementos naturais também podem estar presentes em áreas molhadas da casa , como o banheiro e a cozinha. 



urban jungle na cozinha


DICAS PARA SEUS MÓVEIS! Para isso, é preciso escolher os tipos certos dos materiais, madeiras e ferro merecem atenção extra ter certeza de que eles estão bem tratados com uma pintura adequada, para resistir à água e ao vapor e caprichar na limpeza para manter tudo bem conservado. Ideal ter um bom acompanhamento desses materiais que geralmente sofrem corrosão ou ataque de pragas;


urban jungle

Cores e papéis de parede

Para Laura Lidia Rosa, uma boa ideia na hora de tentar levar a natureza para a decoração da casa é investir em certos tons de tinta respeitando uma paleta de caráter pessoal e determinados tipos de estampas em papéis de parede, sempre com cuidado para não misturar muitas coisas e deixar o ambiente pesado, ou deixar, para isto temos arquitetura minimalista (menos e mais!) & arquitetura maximista (mais é demais!).








SEGUINDO A PERSONALIDADE DO CLIENTE!

Segundo a arquiteta, a escolha de revestimentos dependem muito do caráter de cada cliente e seguem estilos emocionais, às vezes inspiração religiosa, étnica, período da história, uma temática musical ou um filme apaixonante, podem ter tecidos, quadros não precisam ser uniformes e levam motivos tropicais – como folhagens, flores, animais e até frutas – e os tons quentes e vivos não são condicionantes, podendo adotar tons pasteis ou quentes na paleta de cores como: laranja, marrom, azul,  rosa pink, roxo, violeta , azul turquesa, verde escuro, entre outros – podem fazer um bom trabalho nesse tipo de decoração.

















Para obter mais informações sobre o assunto, entre em contato via whatsapp:
Fone: 55 99735 6611 
E -mail: contato.urbanetc@gmail.com




#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:



Comentários

TOP CONTÉUDO