10 motivos para contratar um arquiteto ?







O arquiteto é o profissional que ajuda a transformar as ideias do cliente em realidade, ou seja, realizar uma obra que atenda às necessidades dos moradores e também aos requisitos básicos de uma construção confortável e de bom gosto. Esses e outros argumentos são importantes para conversar com o cliente e agregar valor ao trabalho.



10 motivos para contratar um arquiteto?





1.OBRA BEM PLANEJADA: O arquiteto é o profissional tecnicamente capacitado para resolver os problemas de uma obra, podendo conceber melhor os ambientes para o ser humano viver.

Meus primeiros métodos envolvem:
  • Briefing com o cliente (PERGUNTAS);
  • Descobrir todas as necessidades da obra ( DESEJOS);
  • Pesquisar referências, modelos (APRESENTAR);
  • Fazer esboços com o cliente ( DESENHAR);

Com esse planejamento, é possível ver qual é o resultado da obra sem ter quebrado ainda nenhuma parede. Você vai poder conferir as saídas hidráulicas e elétricas, o tamanho que os móveis vão ocupar e se as cores combinam da forma como tinha pensado.



2. Espaço bem aproveitado: Esse profissional faz o projeto arquitetônico, que é o conceito do imóvel, com as soluções de acordo com o espaço e as necessidades do cliente, e apresenta diferentes alternativas de custos.




Uma das coisas que o arquiteto aprende a fazer é aproveitar o tamanho do ambiente da melhor forma possível,  otimizando os espaços disponíveis e garantindo que tudo tenha seu devido lugar.

Alguns apartamentos têm um formato difícil de explorar, mas é provável que o arquiteto tenha boas ideias para resolver esse impasse e tornar o espaço útil para os moradores.
A decoração e os móveis planejados deixam o local com outra cara. Às vezes, ele nem tem potencial para ser útil e funcional, mas pode ser usado para criar um cantinho decorativo, deixando o ambiente com mais personalidade.







Uma releitura de um layout pequeno pode representar algo muito maior se for explorado de forma eficiente. E essa é uma das especialidades do arquiteto: propor soluções inteligentes para os ambientes desafiadores.


Adoto em meus projetos, algumas diretrizes de Espacialidade tais como:
  • Estudo de alturas (pé direito elevado);
  • Conceito aberto ( ambientes integrados);
  • Implantação de aberturas (janelas e portas);
  • Aplicação de Cores claras (amplitude visual e limpeza);
  • Posicionamento de móveis (áreas de circulação);
  • Ergonomia dos móveis (parâmetros do corpo dos clientes);
  • Acessibilidade (design universal);



3. SEGURANÇA E DEFINIÇÕES DA OBRA NOVA OU REFORMA: 
Em Arquitetura, segurança é fundamental. É preciso proteger a obra, os trabalhadores e também o bolso do cliente.  Em caso de uma construção nova, o arquiteto ajuda desde a escolha do terreno. Nas REFORMA, avalia a estrutura que pode ser mantida e a que precisa ser renovada ou removida.  

A Segurança decorre de um bom projeto e de uma obra bem planejada e executada. Significa atender às exigências dos órgãos de fiscalização e executar o trabalho com um profissional legalmente habilitado. A responsabilidade técnica dos serviços deverá estar registrada pelo seu autor perante o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, garantindo segurança técnica, jurídica e patrimonial ao cliente e ao imóvel.




4. DISTRIBUIÇÃO DE ÁREAS_ SETORIZAÇÃO: O cálculo correto do que pode ser feito ajuda no melhor aproveitamento do espaço. No projeto, a circulação e a distribuição dos móveis são previstas com exatidão.

Com a distribuição das áreas, tudo fica mais visível para calcular;





5. DEFINIÇÃO DO LAYOUT: A partir do projeto, o arquiteto planeja a compra do material adequado e na quantidade certa, o que evita o desperdício e resulta em economia no custo final da obra.




Você escolherá os materiais e estilos e fornecerá essas informações ao cliente:
  • Arquiteto híbrido: opta por todas as construções;
  • Arquiteto Modular: opta por construção sustentável;
  • Arquiteto bioconstrutor: atua com obra sustentável;
Um arquiteto também está preparado para observar as referências escolhidas pelo cliente e adaptá-las ao projeto. O profissional, depois de se reunir com o cliente e saber as suas preferências, pode combinar diferentes vertentes da arquitetura para que o resultado cumpra as expectativas, por exemplo escolhendo estilos tais como arquitetura:
  • KITSH;
  • MINIMALISTA;
  • MAXIMALISTA;
  • MODERNO;
  • CONTEMPORÂNEO;
  • RETRÔ;
  • GÓTICO;




Ele não deve impor seus gostos, mas é importante saber quando as escolhas do cliente não vão gerar um resultado interessante. Nesses casos, é melhor intervir e mostrar que outras decisões podem ser mais adequadas para o objetivo estabelecido para a casa.

No caso contrário, quando o cliente não tem ideia de por onde começar, o arquiteto pode mostrar algumas opções que combinam com a sua personalidade e estilo de vida ou que são interessantes para o estilo escolhido. 

O arquiteto é capaz de definir prioridades e mostrar para onde o projeto deve seguir, baseado na sua experiência em lidar com diferentes referências.

Sem essa ajuda, existe uma grande chance de a casa ficar sem originalidade, ou muito pesada com tendências que não harmonizam entre si.



6. GERENCIAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE OBRA: Quando gerencia a obra, o profissional contrata mão de obra qualificada e acompanha cada etapa do processo. 
Isso evita maiores dores de cabeça com erros e atrasos nos serviços. 
O acompanhamento técnico, dá uma desenvoltura e qualidade na obra, sempre faça essa exigência do profissional, entrem em um acordo;




7. PLANEJAMENTO: Sem um planejamento, os erros são maiores, incorrendo em execuções e demolições até o acerto final e gerando despesas maiores que as previstas no início da obra. 




8. INSTALAÇÕES: A obra com projeto feito por um arquiteto é mais econômica. A previsão, desde o início, de todas as instalações possíveis, entre elas
  • Instalações hidrossanitárias;
  • Instalações hidraúlicas ;
  • Instalações elétricas; 
  • Soluções sustentáveis, energias limpas;
  • Instalações de conforto térmico e acústico;

Soluções sustentáveis podem ser uma saída para economizar em contas de água e energia elétrica, e um jeito de reafirmar as preferências dos moradores que se preocupam com a preservação ambiental. Os profissionais de arquitetura estão cada vez mais preparados para adaptar sua casa a essa tendência, que é boa tanto para o seu bolso quanto para o planeta.



Conforto-higiene, que está relacionado à saúde e bem-estar, como iluminação natural, ventilação, dimensão das aberturas até a distância entre edifícios.

Conforto-bem-estar, que tem a ver com a forma de satisfazer o gosto das pessoas. Tudo que traz comodidade, incluindo o bom aproveitamento dos espaços internos, bem como as dimensões corretas para móveis e equipamentos eletroeletrônicos.



Conforto-economia, que está relacionado a moradias mais simples e mais baratas, porém confortáveis e dignas, para se viver bem e não apenas morar.



Conforto ambiental, que busca o máximo de satisfação possível para as pessoa, compreendendo o estudo das condições climáticas, acústica, luminosidade, consumo energético e redução de emissão de poluentes para o meio ambiente.


9. PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS: O cronograma, feito pelo arquiteto, prevê a ordem dos serviços. Isso faz com que um trabalho não leve a refazer o outro. Exemplo: a raspagem do assoalho de madeira após a pintura das paredes, 
O arquiteto e urbanista sabe entender o sonho de cada cliente, interpretá-lo e transformá-lo em realidade. 
Mais que isso, ele sabe otimizar o seu projeto, explorando todo o seu potencial, propondo ambientes modernos e funcionais. 
Ele sabe valorizar pequenos espaços, criar uma iluminação inteligente e sustentável aproveitando a luz natural, zelar pelo arejamento e, ainda, ele é fundamental na colaboração para um acabamento adequado. E tudo isso, na certa, vai tornar o imóvel muito mais valorizado.





10. CONTRATO: Para adquirir uma garantia de serviços sempre elabore o contrato com o cliente, informando detalhes, memorial descritivo, acertos de contas e prazos. 
Com um arquiteto envolvido na obra, naturalmente ela é mais valorizada e organizada. 
Além disso, no contrato, o profissional dá garantia contra vazamentos ou erros de instalações.


Enfim, posso resumir para vocês que a presença de um arquiteto pode ser o diferencial entre um projeto bem-sucedido e uma obra que não atingiu as expectativas do cliente. 

É um investimento que garante resultados melhores e dentro de um prazo adequado para as suas necessidades.


Por isso, neste post vamos listar alguns dos principais motivos para contratar um arquiteto. 

Vamos ajudar você a ter mais argumentos na hora de conversar com seu cliente e agregar valor ao trabalho, já que muitas vezes o arquiteto é responsável por montar a casa dos sonhos.

Um projeto bem-elaborado valoriza o preço comercial do imóvel, aumenta a funcionalidade dos móveis, deixa espaço para as pessoas se movimentarem com conforto e comodidade.

Atenção, dedicação e profissionalismo. Como muitas outras coisas que são importantes na vida, para construir ou reformar um imóvel, você precisa fazer do jeito certo. E para fazer do jeito certo, você vai precisar contratar um arquiteto e urbanista. 

Ele é o profissional adequado para a realização de um bom projeto. Em razão de seu conhecimento técnico, o arquiteto é capaz de entender os desejos de seus clientes e traduzi-los da melhor maneira possível, tornando-os reais, independente do tamanho e do valor. 


Continue lendo o meu blog para saber mais sobre as vantagens de ter um arquiteto em obras residenciais!







Para obter mais informações sobre o assunto, entre em contato via whatsapp:
Fone: 55 99735 6611 
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa


#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:

#especialista #ceo #lauralidiarosa #arquiteta #arquiteturamodular #bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio #projetista #empreendedora #llr #inclusao #designbiofílico  #paisagismo #urbanjungle  #meioambiente #pisoecologico #acessibilidade #accessibility #desenvolvimentosustetavel #revitalização #infraestrutura #urbanismo #designdeinteriores #arquitetapaisagista #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #sustentabilidade #jardimeco #permacultura #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #arquiteturaacessivel #permacultura #vasodefibradecoco #designbiophilic #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquitetura #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #engenharia #interiores #constru #engenhariacivil #interiordesign #projeto #arquiteto #reforma #casa #obra #construcaocivil #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #obras #bhfyp #paradaecologica #obrasurbanas #vasovietnamita #vasovietnamitavantagensedesvantagens #vasocerâmica #vasodecimento #vasodemadeira 

Comentários

TOP CONTÉUDO