ARQUITETURA MODULAR_ ESCOLHA DE MATERIAIS


ARQUITETURA MODULAR_ 
ESCOLHA DE MATERIAIS

Como escolher os materiais de revestimento externo de uma casa modular?

O primeiro passo para construir uma Arquitetura modular é investigar os fatores climáticos do local e estudar a região. É muito importante ter o domínio sobre o local aonde você irá construir, reformar ou ampliar, sendo profissional liberal atuante tais como: arquiteto, designer, engenheiro civil, e ou engenheiro ambiental. O Brasil tem 93% de seu território localizado no Hemisfério Sul, o restante (7%) encontra-se no Hemisfério Norte, isso significa que o território está na zona intertropical do planeta, com exceção da região Sul.


Em virtude da imensidão do território brasileiro (8 514 876 km²), são identificados diversos tipos de climas, sendo os principais: 
  • equatorial, 
  • tropical, 
  • tropical de altitude, 
  • tropical úmido, 
  • semiárido e 
  • subtropical.











Pensando assim, a arquitetura Laura Lidia Rosa, separou informações pertinentes ,desde fator climático, a implantação de materiais e registrou as naturezas geográficas do Brasil, especificando zonas. Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil possui diferentes climas ao longo de seu território.

Muito importante conhecer o solo (Características e importância do solo, que pode ser classificado em arenoso, argiloso, humoso e calcário.) fatores que permeiam a localidade, como a topografia ( íngreme, acidentada, em declive, plano ou ambos), estudo do entorno das áreas de proteção permanente, (APP), terrenos de várzeas, úmidos ou secos, próximo a água (lago, riachos, rios)  índices solares (ondas de calor, posicionamento adequado), ventos (força máxima de ventos), vegetação (arborização), o Clima corresponde ao conjunto de variações do tempo de uma determinada localidade. 

Para estabelecer o clima de um lugar é necessário analisar os fenômenos atmosféricos durante um período de, aproximadamente, 30 anos. O clima está diretamente relacionado à formação vegetal.


No território brasileiro ocorre uma grande diversidade climática, pois o país apresenta grande extensão territorial com diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, todos esses fatores influenciam no clima de uma região.


A maior parte da área do Brasil está localizada na Zona Intertropical, ou seja, nas zonas de baixas latitudes, com climas quentes e úmidos. Outro fator interessante do clima brasileiro refere-se à amplitude térmica (diferença entre as médias anuais de temperatura máximas e mínimas), conforme se aproxima da linha do Equador, a amplitude térmica é menor.


Conheça as diferenças regionais com construção modular:
Esse projeto iniciou a partir da necessidade do cliente de concebê-la no menor tempo possível, tanto de projeto quanto de obra, pois precisava de uma moradia naquela cidade para onde estava de mudança.


COMO FAZER A ESCOLHA DE MATERIAIS DE FECHAMENTOS COBERTURA E PAREDES?

A construção modular é uma metodologia otimizada de construção civil, baseada na pré-fabricação padronizada de módulos individuais, que serão montados no local da obra. Além da madeira, o vidro, o concreto, o aço/steel frame e outras matérias-primas podem ser utilizadas na construção pré-fabricada.
Vou te auxiliar na escolha de materiais, deixando algumas dicas que foram adotadas nos modelos de projetos postados abaixo:


PAREDES INTERNAS:

  • Steell Frame;
  • Dry Wall ;
  • Gesso;
  • Espuma;
  • vidro;
  • tijolos;
Basicamente, a placa de gesso drywall pode ser encontrada em 3 tipos e divididas em cores. São placas brancas, conhecidas como standard (ST), placas verdes (RU) resistentes à umidade, e placas rosas (RF) resistentes ao fogo.

PAREDES EXTERNAS:
  • MADEIRA
  • TIJOLOS
  • CONCRETO
  • TAQUARAS
  • CHAPAS METÁLICAS
  • CHAPAS 
  • CERÂMICA
Utilizar um revestimento de parede externa é uma ótima opção para valorizar a casa ou renovar o visual da residência. Entre as alternativas existentes no mercado estão a cerâmica e o porcelanato que apresentam variadas texturas, cores e formatos. Os dois tipos podem ser aplicados em muros, fachadas, varandas e qualquer outra superfície externa.



PAREDES EXTERNAS_COBERTURAS ESTÉTICAS:

  • BRISE ;
  • COBOGÓ;
  • PORCELANATO;
  • AÇO CORTEIN;
  • GRADES EM FERRO;
  • ECO PLÁSTICO;

Algumas dicas da arquiteta Laura Lidia Rosa, acompanhe as postagens nas redes sociais. Invista em materiais que valorizem a fachada:

  1. Realce o desenho arquitetônico com revestimentos
  2. É possível combinar diferentes formatos e texturas
  3. Uma ótima opção para proteger muros e paredes do jardim
  4. Com azulejos cerâmicos você pode criar um painel decorativo
  5. Deixe sua casa com um visual contemporâneo
  6. Mais proteção e beleza para as paredes externas
  7. Use para destacar portões e entradas
  8. Para as varandas, composições coloridas e aconchegantes
  9. Modernize sua casa com revestimentos em cerâmica
  10. Cor para os muros com praticidade e durabilidade
  11. Você pode revestir apenas um trecho das paredes externas
  12. Além de decorar, a cerâmica proporciona conforto térmico para a casa
  13. Com textura de aço corten para compor uma entrada de destaque
  14. Agregue um ar rústico com tijolinho cerâmico
  15. Sofisticação com porcelanato que imita mármore
  16. Valorize ainda mais as peças com a iluminação externa
















































ESTUDO DA ÁREAS:
  • INSOLAÇÃO (melhores horários do sol);
  • VENTOS ( Paredes sul);
  • ESTUDO CLIMÁTICO;









Conheça as diferenças regionais com construção modular:


O tempo, a densidade populacional, distâncias geográficas, e arquitetura de habitação local desempenham um papel na utilização de construção modular para a construção de casas. Porque a construção modular é tão adaptável, ele começou a permear todas as regiões do Brasil.


Nordeste
O clima do nordeste ( temperuraturas de 40° ou mais) exige placas mais densas, pelo calor, é preenchida com as fábricas que podem combinar habitação design modular com outros métodos de construção, como panelization e PIS . 
Os módulos são tipicamente limitados a 16' de largura e até 70 m de comprimento por causa da estrutura de estrada estreita e áreas densamente povoadas da região. Outras limitações são colocados no transporte para locais de destino.


Meio-Atlântico
A região Atlântico é semelhante para o nordeste, em termos de construção de restrição de criação e de transporte para módulos para uma largura de não mais do que 16' .


Sudeste
Fabricantes do Sudeste Grande Sao Paulo SP e Belo Horizonte- MG, muitas vezes limitam a sua capacidade de personalizar casas e se concentrar em planos muito tradicionais único piso história. 
Grande parte do sul é em áreas de vento costeiras e altas; construção modular pode provar o apelo nesta área, uma vez que já é inerentemente mais forte como deve ser construído para o transporte e esticou a instalação, portanto, oferecendo resistência ao vento tão bom ou superior a construção local construído.


Centro
As planícies centrais estados normalmente são compostas de agricultura e as comunidades rurais. casas de fazenda são o sustentáculo da região. Propensa a tempestades fortes e condições furacão, construção modular oferece a capacidade de suportar melhor esses padrões de tempestade do que seu local de contraparte construído. Os anexos entre os módulos que devem ser feitas ao montar uma casa modular em uma fundação oferecem uma casa inerentemente mais forte do site construído construção pode oferecer. acabamentos interiores de ambos as paredes e tectos são geralmente texturizado. Cantos em paredes interiores são tipicamente arredondado e terminar cortar em torno das janelas é opcional. Por causa da estrada mais larga e baixa densidade de população, os módulos podem ser tão grande como 20' e 90' ​​, desde que. A capacidade de proporcionar módulos maiores reduz a quantidade de módulos necessários para completar uma casa.




Sul_
O alto custo de vida nas zonas costeiras e, especialmente, RS, SC, pode fornecer construção modular uma vantagem devido ao seu custo mais baixo. 


Regras de Construção extrema e exigências ambientais pode atrasar o início da construção residencial. Várias fábricas especializados em construção ambientalmente responsável, seguindo normas de construção verde e oferecer zero de casas energia.


Vivendo em áreas costeiras também significa que a estrutura modular casa deve ser forte o suficiente para resistir a ventos com velocidade elevada. casas modulares, construídas corretamente, têm esse tipo de resistência para suportar alta velocidade do vento, sem quaisquer problemas danos.








O critério utilizado no Brasil para classificar os diferentes tipos de clima relaciona-se à origem, natureza e, principalmente, movimentação das massas de ar existentes no país (equatoriais, tropicais e polares). Conforme análises climáticas realizadas no território brasileiro, foi possível estabelecer seis tipos de climas diferentes, são eles:

Equatorial – Presente na Amazônia, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão, sofre ação direta das massas de ar equatorial continental e equatorial atlântica, de ar quente e úmido. Apresenta temperaturas médias elevadas (de 25 °C a 27 °C), chuvas durante todo o ano e reduzida amplitude térmica (inferior a 3 °C).

Tropical – Clima do Brasil central, também presente na porção oriental do Maranhão, extensa parte do território do Piauí, na porção ocidental da Bahia e de Minas Gerais, além de ser encontrado também no extremo norte do país, em Roraima. Caracteriza-se por temperatura elevada (18 °C a 28 °C), com amplitude térmica de 5 °C a 7 °C, e estações bem definidas (uma chuvosa e outra seca). A estação de chuva ocorre no verão; no inverno ocorre a redução da umidade relativa em razão do período da estação seca. O índice pluviométrico é de cerca de 1,5 mil milímetros anuais.

Tropical de Altitude – É encontrado nas partes mais elevadas, acima de 800 metros, do planalto Atlântico do Sudeste. Abrange principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Está sob influência da massa de ar tropical atlântica, que provoca chuvas no período do verão. Apresenta temperatura amena, entre 18 °C e 22 °C, e amplitude térmica anual entre 7 °C e 9 °C. No inverno, as geadas ocorrem com certa frequência, em virtude da ação das frentes frias originadas do choque entre as massas tropical e polar.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Tropical Atlântico – Conhecido também como tropical úmido, compreende a faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao Paraná. Sofre a ação direta da massa tropical atlântica, que, por ser quente e úmida, provoca chuvas intensas. A temperatura varia de 18 °C a 26 °C, apresenta amplitude térmica maior à medida que se avança em direção ao Sul. No Nordeste, a maior concentração de chuva ocorre no inverno, já no Sudeste, ocorre no verão. O índice pluviométrico médio é alto, de 2 mil milímetros anuais.

Subtropical – Ocorre nas latitudes abaixo do trópico de Capricórnio. Está presente no sul do estado de São Paulo e na maior parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É influenciado pela massa polar atlântica, possui temperatura média anual de 18 °C e amplitude térmica elevada (10 °C). As chuvas não são muito intensas, mil milímetros anuais, porém, ocorrem de forma bem distribuída na região. Nessa região climática do Brasil são comuns as geadas e nevadas. O verão é muito quente e a temperatura pode ultrapassar os 30 °C. O inverno, bastante frio, apresenta as temperaturas mais baixas do país, inferiores a 0 °C.

Semiárido – Ocorre no interior do Nordeste, na região conhecida como Polígono das Secas. Corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médio e inferior do rio São Francisco. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (média de 27 °C) e chuvas escassas e mal distribuídas, em torno de 700 milímetros anuais. Há períodos em que a massa equatorial atlântica (superúmida) chega ao litoral norte da região Nordeste e atinge o sertão, causando chuvas intensas nos meses de fevereiro, março e abril.



Para obter mais informações sobre o assunto, entre em contato via whatsapp:
Fone: 55 99735 6611 
 email: contato.urbanetc@gmail.com

#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:
#paisagismo #meioambiente #pisoecologico #acessibilidade #desenvolvimentosustetavel #paradaecologica #obrasurbanas #vasovietnamita #vasovietnamitavantagensedesvantagens #vasocerâmica #vasodecimento #vasodemadeira #lauralidiarosa #designbiofílico #urbanjungle #designdeinteriores #arquitetapaisagista #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #sustentabilidade #jardimeco #permacultura #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #arquiteturaacessivel #permacultura #vasodefibradecoco #designbiophilic #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquitetura #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #engenharia #interiores #constru #engenhariacivil #interiordesign #projeto #arquiteto #reforma #casa #obra #construcaocivil #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #obras #bhfyp

Comentários

TOP CONTÉUDO