ARQUITETURA MODULAR_ AÇO CORTEN

ARQUITETURA MODULAR_ AÇO CORTEN








OS REVESTIMENTOS INTERNOS PROPORCIONAM DIVERSAS SENSAÇÕES A SAÚDE:



A Arquiteta Laura Lidia Rosa, buscou através de pesquisa qualitativa relacionar problemas que relevam as seguintes problemáticas.

  1. Como se deu a necessidade de evolução das práticas construtivas e a utilização de novas tecnologias na construção?
  2. Quais são as dificuldades para mudar os parâmetros e métodos construtivos, assim como mudar o jeito de projetar e pensar as construções de forma que possam ser menos prejudiciais ao meio ambiente?
  3. Como as inovações tecnológicas, a globalização, e a fabricação de novos produtos mais sustentáveis e menos degradantes a natureza podem ajudar no processo de sustentabilidade das construções?
Através desses dados foi concebida a pesquisa que busca salientar a relevância de cooperação tanto de projetistas da construção, engenheiros, arquitetos, como fabricantes, construtores, cientistas, administradores, na implantação de uma cultura de práticas de sustentabilidades em produtos finais, e produtos extrativistas, tais como areia, brita, madeira, utilizados na concepção de edifícios, e na redução de uso de recursos naturais como a água, e na geração de resíduos da construção. 

A adoção de projetos integrados, integração de equipes e uso de novas tecnologias como programas computacionais, técnicas gerenciais, simuladores em três dimensões,ajudam na previsão de problemas e soluções, minimizam imprevistos, geram menos incertezas, reduzem desperdícios de recursos, tempo e dinheiro.



OQUE É AÇO CORTEN?

Aço patinável, também conhecido pelas marcas Corten, Cor-Ten, Cosacor ou Niocor é um tipo de aço que em sua composição contem elementos que melhoram suas propriedades anticorrosivas. Este tipo de aço é muito utilizado na construção civil, apresenta em média 3 vezes mais resistência à corrosão que o aço comum.

Uma de suas principais características é a camada de óxido de cor avermelhada que se forma quando ocorre a exposição do aço aos agentes corrosivos do ambiente.

Aplicável também na fabricação de esculturas e objetos decorativos.

Há mais de 100 anos que pequenas quantidades de elementos como o cobre e o fósforo enriquecem o aço, beneficiando-o na redução da corrosão, quando são expostos ao ar e a diversos outros tipos de atmosfera. Foi no início da década de 1930, que a companhia norte-americana United States Steel Corporation estimulou o uso de aços enriquecidos com esses elementos, que são os chamados aços de baixa liga, desenvolvendo então um aço cujo nome comercial era Corten.







O uso do aço corten na construção e no acabamento de projetos de interiores apresenta uma série de vantagens, veja:

  • Alto grau de resistência e durabilidade;
  • Não exige manutenção ou pintura;
  • Resistente a agentes corrosivos;
  • Instalação rápida;
  • Sustentável (o material é 100% reciclável);
  • Estética diferenciada e contemporânea;
  • Variedade de aplicações e usos;
  • As chapas de aço corten podem ser cortadas e manipuladas facilmente, aumentando a versatilidade do material.
  • E quais as desvantagens do aço corten?
  • Alto custo – o preço do aço corten varia, em média, entre R$ 300 a R$ 400 o metro quadrado;
  • Dificuldade de acesso às placas de aço corten, uma vez que o Brasil não é um grande produtor do material e acaba sendo obrigado a importar de países como os EUA, esse detalhe acaba se tornando também um fator para elevação do preço do aço corten;












Onde usar?

O modo mais comum de uso do aço corten é no revestimento de fachadas, sejam elas residenciais ou empresariais. No entanto, hoje em dia, o material também está sendo muito requisitado para a composição de ambientes internos, revestindo as paredes principais da casa, como aquelas próximas à escada, por exemplo. O aço corten também pode receber desenhos vazados e se tornar uma divisória sofisticada de ambientes.

Outro uso frequente do aço corten é na fabricação de portas, oferecendo um toque contemporâneo e refinado à entrada da casa.


Utilização DO AÇO CORTEN

Os aços patináveis são utilizados no mundo todo na construção de edifícios de múltiplos andares, passarelas, pontes, defensas, viadutos, torres de transmissão, telhas, edifícios industriais, entre outros.

É aplicável também na fabricação de esculturas e objetos decorativos. No Brasil este tipo de aço possui grande aceitação entre os arquitetos. Um exemplo da sua utilização é a estrutura da Catedral de Brasília e do edifício-sede da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), em São Paulo, dentre inúmeras pontes e viadutos espalhados por todo o país.



Alternativas ao uso do aço corten

Se o preço ou a dificuldade de acesso deixam o seu sonho de usar o aço corten um pouco distante, saiba que já é possível remediar esse problema. Estão disponíveis no mercado soluções alternativas muito interessantes ao uso do aço corten, como o porcelanato que imita com muito realismo o material ou, ainda, a tinta aço corten. Essa tinta possui uma textura e cor também muito próxima ao aço corten original, com a vantagem de ser muito mais barata e fácil de encontrar à venda.


A arquiteta Laura Lidia Rosa deixou diversos modelos de  fachadas e ambientes que utilizam o aço corten para você se inspirar.

Confira a seguir uma seleção de fotos de ambientes internos e externos que apostaram no uso aço corten. 

































Use como referência no seu projeto:
Aço Corten como elemento estrutural dando uma estética na residência.
Aço Corten como elemento estrutural dando uma estética na residência.


Aço Corten como elemento estrutural dando uma estética na residência.

Aço Corten como elemento estético nas paredes da Residência Unifamiliar

Aço Corten como elemento estético nas paredes da Residência Unifamiliar
Aço Corten como elemento estético no Paisagismo residencial
Conjunto para impressionar: o local, a arquitetura e o revestimento em aço corten.



Ambiente externo rústico na medida, graças ao uso equilibrado entre a madeira e aço corten.
Hoje a construção sustentável é uma realidade em diversos países, como também no Brasil, apesar de ainda ser uma parcela pequena de todos os empreendimentos da construção civil. 


Esse nicho de construção já tem seu mercado consumidor e vem sendo implementada em variados níveis, algumas construções utilizam apenas alguns itens de sustentabilidade e outras se comprometem de forma formal com o tema, através de selos de qualidade internacional, emitidos por órgãos de fiscalização governamentais, ou não, que testam, atestam e mantêm controle sobre os materiais de construção, classificados como sustentável ou ecológico, acompanham a extração vegetal e de minérios e instituições internacionais que certificam construções verdes ou sustentáveis. 

Essas instituições acompanham as obras, da concepção do projeto até a entrega da obra pronta, e fiscalizam a manutenção e funcionamento dos empreendimentos e exige que os parâmetros sustentáveis fiquem dentro dos padrões aconselhados pelo selo de qualidade sustentável.


Os aços patináveis são utilizados no mundo todo na construção de edifícios de múltiplos andares, passarelas, pontes, defensas, viadutos, torres de transmissão, telhas, edifícios industriais, entre outros.

É aplicável também na fabricação de esculturas e objetos decorativos. No Brasil este tipo de aço possui grande aceitação entre os arquitetos. Um exemplo da sua utilização é a estrutura da Catedral de Brasília e do edifício-sede da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), em São Paulo, dentre inúmeras pontes e viadutos espalhados por todo o país.



Além de dispensar a pintura em certos ambientes, os aços patináveis possuem uma resistência mecânica maior que a dos aços estruturais comuns.

Esta vantagem é melhor observada em ambientes extremamente agressivos, como regiões de orla marítima e também regiões que apresentam grande poluição de dióxido de enxofre. Em ambas situações, os aços patináveis apresentam uma proteção superior àquela inerente aos aços comuns.




A aparência rústica e enferrujada do aço corten está em alta ultimamente, fazendo sucesso em fachadas de casas, edifícios públicos e até mesmo no design de interiores. Mas, afinal, o que é esse tal de aço corten, você sabe?



O aço corten é, na verdade, um aço patinável. O nome corten, refere-se à marca registrada de uma das empresas fabricantes desse material, a Companhia do Aço dos Estados Unidos (United States Steel Corporation). A palavra corten deriva da junção das palavras “resistência à corrosão”, só que na versão em inglês “corrosion resistance”.

O aço corten vem sendo utilizado desde os anos de 1930 pela indústria ferroviária. Nessa época, o aço corten era a matéria prima dos vagões de trem. Com o passar do tempo, a arquitetura se apropriou da beleza e resistência do material.

Mas o que torna o aço corten diferente dos outros tipos de aço? Essa é a pergunta que não quer calar. O aço corten possui diferentes agentes químicos em sua composição que retardam a ação corrosiva do material, tornando-o mais resistente e durável. Já o tom vermelho ferrugem do aço corten vem do processo de oxidação do aço, também chamado de patina, contudo, essa oxidação permanece apenas na superfície do material e não progride, alias, a camada de ferrugem criada atua como uma barreira protetora impedindo o avanço da corrosão.

Vale citar ainda que o grau de oxidação na superfície do aço corten está diretamente relacionado ao grau de umidade e radiação solar com que o material fica exposto, ou seja, o aço corten tende a oxidar mais rapidamente em ambientes externos sujeitos à ação da chuva e do sol, realçando a aparência avermelhada e rústica.




Características do AÇO CORTEN

Uma de suas principais características do aço patinável, é que sob certas condições ambientais de exposição aos agentes corrosivos, este tipo de aço pode desenvolver uma película de óxido de cor avermelhada aderente e protetora, chamada de pátina, que atua reduzindo a velocidade do ataque dos agentes corrosivos presentes no meio ambiente.

A figura abaixo mostra as curvas de avaliação da resistência do aço patinável à corrosão e de um aço carbono comum, ambos expostos às atmosferas industrial, urbana, rural e marinha.

Nos primeiros anos de exposição à atmosfera, a perda de massa metálica por unidade de superfície cresce devido a uma função potência do tipo Δm = kt1-n onde Δm é a perda de massa por unidade de superfície (mg/cm2), k e n são constantes e t é o tempo de exposição, em meses.

Vantagens do aço corten


Desenvolvido originalmente para a indústria ferroviária, a grande virtude do aço Corten era permitir a construção de vagões mais leves. Porém, o fator resistência à corrosão era até então desconhecido, embora desde o final do século XIX os benefícios do cobre e do fósforo em influências benéficas à corrosão atmosférica já serem conhecidos.

Porém, somente a partir de 1958 que o aço patinável começou a ser utilizado em inúmeras obras de arquitetura, devido às suas características anti-corrosivas.


Os engenheiros seguiram os passos dos arquitetos e as aplicações dos aços de alta resistência e baixa liga, resistentes à corrosão atmosférica, foram se expandindo. A partir do lançamento do Corten até os dias de hoje, desenvolveram-se outros tipos de aços com características semelhantes, que constituem a família dos aços conhecidos como patináveis.

Uma de suas principais características do aço patinável, é que sob certas condições ambientais de exposição aos agentes corrosivos, este tipo de aço pode desenvolver uma película de óxido de cor avermelhada aderente e protetora, chamada de pátina, que atua reduzindo a velocidade do ataque dos agentes corrosivos presentes no meio ambiente.

Nos primeiros anos de exposição à atmosfera, a perda de massa metálica por unidade de superfície cresce devido a uma função potência do tipo Δm = kt1-n onde Δm é a perda de massa por unidade de superfície (mg/cm2), k e n são constantes e t é o tempo de exposição, em meses.







































































Qual é a melhor maneira de cortar chapa de aço?

Oxicorte. 
O oxicorte com maçarico ou corte por chama é de longe o processo de corte mais antigo que pode ser utilizado em aço macio. 
Corte de plasma. 
Corte a laser. 
Corte sob jato de água. 
Critérios de decisão. 



Processos de corte térmico

Existem vários processos de corte térmico diferentes que podem ser usados ​​para cortar metal. Esses processos usam uma fonte de energia para aquecer porções específicas do metal e fazer com que ele se torne líquido. Nesse ponto, o metal fundido é expelido do restante do metal sólido, criando um corte. O corte térmico é preferido em relação a outros processos em certas aplicações devido à velocidade na qual o metal pode ser cortado.
  • O corte por chama é um exemplo de processo de corte térmico. Por exemplo, o corte com chama de oxi-combustível usa a combinação de oxigênio e um combustível como acetileno ou propileno para criar uma chama que derrete o metal. O fluxo da mistura de gás oxi-combustível também é usado para soprar o metal fundido e criar o corte.
  • O corte a plasma é semelhante ao corte por chama, mas em vez de uma mistura de gás oxi-combustível, ele usa um arco elétrico como fonte de calor.
  • O corte a laser também é um processo de corte térmico, com a energia do laser sendo usada para derreter o metal. Um feixe de luz monocromático e coerente é criado dentro de um ressonador a laser e focado através de uma lente no material metálico. Isso faz com que as seções-alvo do metal fiquem aquecidas e derretam, resultando em um corte.

Processos de corte mecânico

Os processos de corte mecânico usam meios físicos em vez de térmicos para cortar material metálico. Existem várias maneiras pelas quais o corte mecânico pode ser realizado. A velocidade e a qualidade do corte variam muito, dependendo do processo de corte mecânico usado.
  • O corte da serra de produção é realizado usando uma serra de fita na posição horizontal ou vertical. O corte de serra de produção é um processo de corte relativamente lento, mas muito robusto, pois pode ser usado para cortar muitos tipos e formas diferentes de metal. Normalmente, é usado um líquido de refrigeração para remover o calor causado pelo atrito da lâmina de serra que corta o metal.
  • O cisalhamento é um processo de corte mecânico que corta o metal usando uma aresta afiada que é pressionada com muita força. A lâmina deforma a folha até, eventualmente, criar um corte. O cisalhamento pode produzir cortes de alta qualidade, embora possa deixar o metal com uma aresta deformada. O cisalhamento é normalmente usado para cortar chapas de metal.
  • O corte em esquadria é outro processo de corte mecânico usado com freqüência. As serras de esquadria são cortadas com uma lâmina de serra circular de metal, geralmente feita de carbonetos. A lâmina é girada e abaixada no material metálico, fazendo o corte. Uma característica única de uma serra de esquadria é a capacidade de cortar material metálico em uma ampla gama de ângulos precisos.
  • A perfuração é um método de corte semelhante ao cisalhamento. Ao perfurar, uma ferramenta de metal (que pode ter várias formas) com bordas afiadas é pressionada sobre um material metálico até que seja cortada. A perfuração é usada principalmente para cortar certas formas em um metal.
  • O entalhe é frequentemente feito usando o processo de perfuração. Uma aplicação comum do entalhe é remover o material de uma folha ou placa de metal para que ele possa ser modelado tridimensionalmente.
  • A perfuração é semelhante à perfuração. Normalmente não é usado para cortar um material, mas para cortar uma forma em um material. A perfuração empurra uma broca no metal para remover o material. A maioria das brocas corta furos cilíndricos em um material; no entanto, uma broca escareada pode ser usada para fazer um corte cônico em um metal.
  • O corte por jato de água é outro tipo de processo de corte mecânico no qual a água é forçada através de um bico a uma pressão extremamente alta. Somente a água pode ser usada para separar materiais macios; no entanto, a água quase sempre é combinada com um material abrasivo que ajuda a corroer o metal que está sendo cortado.


Para obter mais informações sobre o assunto, entre em contato via whatsapp:
Fone: 55 99735 6611 
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa


#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:

#especialista #ceo #lauralidiarosa #arquiteta #projetista #empreendedora #llr #inclusao #designbiofílico  #paisagismo #urbanjungle  #meioambiente #pisoecologico #acessibilidade #accessibility #desenvolvimentosustetavel #revitalização #infraestrutura #urbanismo #designdeinteriores #arquitetapaisagista #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #sustentabilidade #jardimeco #permacultura #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #arquiteturaacessivel #permacultura #vasodefibradecoco #designbiophilic #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquitetura #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #engenharia #interiores #constru #engenhariacivil #interiordesign #projeto #arquiteto #reforma #casa #obra #construcaocivil #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #obras #bhfyp #paradaecologica #obrasurbanas #vasovietnamita #vasovietnamitavantagensedesvantagens #vasocerâmica #vasodecimento #vasodemadeira 

Comentários

TOP CONTÉUDO