BRISE_ ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO SUSTENTÁVEL


BRISE_ ILUMINAÇÃO E 
VENTILAÇÃO SUSTENTÁVEL




O que é brise?

Brise é um elemento que protege o interior de um ambiente da incidência da luz solar.

Usamos esse termo no Brasil como forma de abreviação do termo original, brise-soleil, que vem do francês e significa “quebra-sol”.

Seu formato mais conhecido é em lâminas, chamadas aletas, que são colocadas no lado de fora de janelas ou em fachadas.

Os brises barram a incidência da radiação solar antes que ela atinja a fachada e, consequentemente, o ambiente interno, reduzindo o calor recebido. 



Em comparação a outros dispositivos de proteção solar, oferece melhor controle dos ganhos térmicos, iluminação natural adequada e ventilação. É um elemento de uso externo às fachadas.



Quando falamos de fachada com brise, existem basicamente dois tipos: verticais,horizontais ou mistos;


Os brises verticais são indicados para as fachadas leste e oeste que recebem, respectivamente, o sol da manhã e o da tarde.
 Enquanto que os brises horizontais são utilizados em fachadas voltadas para o sentido NORTE, pois recebem SOL durante todo o dia.
Já os Brises Mistos, entram para equilibrar a estética do prédio.

Dimensionamento de Brises
Estabelecer dias prioritários de sombra e insolação pela carta solar; 

  1.  Identificar os ângulos para o mascaramento; 
  2.  Transferir os ângulos para a carta solar. 
Desempenho térmico de edificações|Orientação e diagrama solar.

Programa SOLAR Permite traçar a máscara desejada para, posteriormente, partir para o projeto das proteções solares.
  1.  • Desenvolvido pelo LabEEE
  2.  • Ferramenta para projeto de proteções solares
  3.  • Máscara de sombra sobre a carta solar dados os ângulos α, β e γ
  4.  • Temperaturas do arquivo TRY (test reference year) para cada localidade cadastrada
  5.  • Fornece a Rosa dos Ventos do TRY


VERTICAIS, HORIZONTAIS OU MISTOS

Os brises podem ser pré-fabricados, fabricados sob medida ou moldados in loco. São classificados por diversos aspectos, resultando em ampla variedade de soluções. As categorizações mais comuns se dão pela tipologia de suas lâminas (verticais, horizontais ou mistas), pela sua mobilidade (fixa ou móvel) e pelo acabamento (liso ou perfurado).


“Quando especificado brise móvel, deve-se ter o cuidado de criar passarelas para manutenção das lâminas”, ressalta Joene. A arquiteta também lembra que as características do material impactam na capacidade do dispositivo. “A cor preta absorve 97% da radiação solar incidente, refletindo apenas 3% da mesma. Parte absorvida é conduzida e emitida para o ambiente”, exemplifica.


Os brises podem ser fabricados com os seguintes materiais:
  1. aço,
  2.  concreto,
  3.  madeira,
  4.  tela,
  5.  vidro, 
  6. policarbonato,
  7.  painéis fotovoltaicos,
  8.  painéis prismáticos
  9.  e outros. 
“Para escolher a melhor opção para o projeto, o profissional deve considerar as características dos materiais, a necessidade e condições econômicas e como será o investimento do cliente, assim como as questões estéticas envolvidas”, explica Laura.

SOMBREAMENTO BRISE HORIZONTAL Os brises instalados na parte de cima das aberturas são projetados para dar proteção contra ângulos altos do sol (principalmente em verão), sendo especialmente apropriados para uso na fachada norte (no sul do país) ou norte e sul (no norte do país).


 Deve dar sombra na abertura no período em que se tem o maior ganho solar indesejável (outubro a abril no sul do país). Não são muito eficazes no inverno, já que o ângulo de incidência de sol é mais baixo, mas geralmente neste período é aconselhável o ganho solar para o aquecimento passivo (no sul do país), mas deve combinar-se com o uso de persianas internas para controle de ofuscamento.


 São usados na parte externa da edificação e podem ser apoiados por meio de uma estrutura leve, presos diretamente na fachada da edificação ou podem ser combinados com uma prateleira de luz interna para um controle maior do ganho solar, ofuscamento e aproveitamento da luz natural

Brises de Aletas Verticais ou Horizontais 

BRISE HORIZONTAL VERSOS BRISE VERTICAL


“O que assegura o bom desempenho do brise é o dimensionamento adequado desse dispositivo de sombreamento frente às necessidades de projeto.


SOMBREAMENTO PERSIANAS EXTERNAS 

SOMBREAMENTO PERSIANAS EXTERNAS Sistema de sombreamento externo que corre ao longo das aberturas da edificação. Podem criar-se inúmeras possibilidades em termos de tamanho das persianas e sistema construtivo. Persianas maiores permitem maior visibilidade externa com bom sombreamento. Uso de persianas na posição vertical é apropriado para fachadas leste e oeste. As persianas podem ser fixas ou ajustáveis a vários ângulos para permitir níveis maiores de controle solar, o que pode ser feito de forma manual ou incorporada na automatização da edificação. 

SOMBREAMENTO VENEZIANAS INTERNAS OU EXTERNAS

SOMBREAMENTO VENEZIANAS INTERNAS OU EXTERNAS  Sistemas de venezianas podem ser usados externamente, internamente ou entre vidros na edificação. Venezianas externas tem além de controle da luz solar, um maior controle do ganho térmico que entra na edificação. Este sistema é ideal para fachadas leste e oeste e por ser retrátil usa-se quando o sol está atingindo a fachada, podendo ser recolhido quando não é necessário. Podem ser usados manualmente ou de forma automática. O desenvolvimento da tecnologia neste sistema encontra-se mais na automatização do mesmo, recomendado para uso externo, já que pode além de ser coordenado de acordo às necessidades de sombreamento, também pode ser com a velocidade do vento, sendo recolhido caso o vento passe na velocidade máxima estimada para segurança.


BRISES 
Para Laura Lidia Rosa, acertar na escolha do Brise " é necessário conhecer as principais características de cada obra e tudo vai depender do programa de necessidades do projeto, assim será definido, o LAYOUT DO BRISE,   o projeto, aliás, deve ter facilidade de manutenção como regra geral na definição dos materiais escolhidos tanto para as áreas condominiais quanto para a fachada, buscando materiais esteticamente em Harmonia com o edifício, com maior durabilidaderesistência a impactos e a intempéries".


Além de proteger um ambiente de fortes raios solares, o brise também garante que quem está do lado de dentro de uma edificação consiga ter uma boa visão do lado de fora. Outro papel importante desse elemento é ajudar no conforto térmico.

Também não podemos esquecer que ele pode ter um papel importante na estética do projeto. Basta lembrarmos quantas fachadas com brise aparecem em destaque quando falamos de obras de arquitetura famosas.

Edifício Copan, de Oscar Niemeyer, e o Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek, de Lelé, são alguns exemplos.


___________________________


QUALIDADE SUSTENTÁVEL

Embora não exista certificação específica para dispositivos de sombreamento,
 O uso do brise garante impacto significativo em quesitos de eficiência energética e desempenho térmico e luminoso de selos de sustentabilidade — como o AQUA e o LEED. 

Para Laura, associar o desenvolvimento sustentável a edificação quanto ao 
seu uso pode melhorar a classificação sustentável de construções.

 “É um elemento que controla os ganhos térmicos e equilibra a iluminação no ambiente interno, além de permitir a ventilação. Dessa forma, reduz o consumo energético com iluminação artificial e climatização”, explica Laura. Ela afirma que o brise pode ser classificado como um componente sustentável. “Ele visa o conforto térmico do usuário, das condições de luz natural e redução da carga térmica nas edificações, tendo impacto significativo na melhoria do desempenho da edificação e, portanto, nas condições de conforto ambiental”.

Não existe uma norma específica para aplicação dos brises, apenas orientações de uso de elementos de proteção solar em edificações. A ISO 15099, por exemplo, é uma norma internacional que determina o fator solar para dispositivos da categoria em geral, mas não se aplica aos dispositivos externos à fachada em função das múltiplas variáveis envolvidas no processo.


COMO COMPRAR?

Antes de adquirir o brise, o profissional deve ter certeza de que o modelo especificado atende aos requisitos definidos em projeto. “A partir da definição da solução geométrica, pode-se prever a quantidade e dimensões das placas, a área de fachada ou abertura a ser protegida, e o material e acabamento superficial do dispositivo”, diz Laura.

Deve-se levar em consideração a quantidade de m² onde será aplicado o brise, a necessidade de estrutura auxiliar para fixação, mão de obra especializada para aplicação e garantia do produto

CUSTO-BENEFÍCIO:

Embora os brises tenham custo elevado, é necessário considerar a economia que proporcionam na redução de consumo de energia e bem-estar das pessoas. “A previsão de custo considera apenas a execução de obra. Não é avaliada a relação custo-benefício obtido com a economia da eficiência térmica do dispositivo, com a redução do consumo de energia para condicionamento artificial. Em relação a ambientes de trabalho e estudo, pesquisas mostram que o conforto do usuário tem impacto direto na produtividade do trabalhador e aprendizagem de alunos”, pontua Laura.  Outros aspectos precisam ser considerados como o peso, a estrutura de fixação, manutenção e limpeza e custo da solução. Assim, se obterá a melhor relação custo-benefício”, completa.

VANTAGENS:

  1. Redução da carga térmica;
  2. Desempenho térmico e luminoso;
  3. Economia de energia;
  4. Durabilidade do material;
  5. Permite ventilação e visibilidade;
  6. Privacidade dos ambientes de convívio;
  7. Elemento compositivo minimalista "MENOS É MAIS";

DESVANTAGENS:

  • Manutenção difícil das lâminas móveis;
  • Limpeza complicada;
  • Custo elevado comparado a outras soluções da categoria;
  • Não existe mão de obra qualificada na limpeza;

Para escolher qual é o melhor tipo de brise, você também deve levar em conta outros fatores além do material:

Um dos principais, claro, é a disponibilidade financeira do cliente. Sabemos que o brise é um elemento caro e que exige manutenção constante, por isso o arquiteto deve avaliar qual material se encaixa melhor no orçamento.

O local aonde deverá ser instalado, preocupa os profissionais, nada como ter um estudo de ventilação e insolação.

O brise do lado de dentro da fachada tende a durar mais, além de ser limpo com mais facilidade.

 Outra vantagem é que ele permite que o arquiteto crie uma bela fachada de vidro sem prejudicar o conforto térmico.

Porém, a função desse elemento é proteger a edificação da forte incidência dos raios solares e garantir uma temperatura agradável.

Sem dúvida, o brise é um elemento de destaque entre as diversas possibilidades da arquitetura.

 Agora que você conhece mais sobre Brises, espie esses modelos:
___________________________

Proteções Solares O conhecimento do movimento aparente do sol é utilizado para o projeto de proteções solares (brises) que impeçam a entrada de raios solares no interior do ambiente durante as horas do dia e os meses do ano em que se deseja esta proteção. 


BRISE HORIZONTAL INFINITO: Os brises horizontais impedem a entrada dos raios solares através da abertura a partir do ângulo de altitude solar. O traçado do mascaramento proporcionado por este brise é determinado em função do ângulo α




SOMBREAMENTO ZENITAL

O sombreamento zenital pode ser utilizado de forma externa ou interna. O sombreamento externo fornece um controle maior da luz solar e reduz o ganho térmico que entra na edificação em maior quantidade que na sua utilização interna. A rotação das venezianas permitem abertura total do sistema com entrada de luz natural ou o fechamento do mesmo, e pode ser operado de forma manual ou automática.













TIPOS DE BRISE:
Brises metálicos
São leves
Têm produção industrial (controle de qualidade e garantia)
Oferecem maior precisão na construção
São mais fáceis de limpar e instalar

O que é brise: chapas perfuradas_ Uma forte tendência é adoção de " layouts de BRISES  SOB MEDIDA", uma dica da Especialista Laura Lidia Rosa, é utilização de layouts inovadores, seja com utilização de materiais modulares, chapas metálicas, produtos descartados, reciclados, "um design único", cortados a laser e sob encomenda de serralherias e fábricas, com assinaturas pessoais, muitos arquitetos e designers trabalham com esses modelos, que levam suas assinaturas. 

Metálicos (aço ou alumínio)
O que é brise: brise metálico
Brise Metálico



Outro tipo de brise que vem sendo usado com frequência em projetos comerciais são as chapas perfuradas de aço ou alumínio.
CHAPAS PERFURADAS


Metálico





Brises de madeira

O que é brise de madeira?

  1. Oferecem maior conforto térmico e visual
  2. Se destacam na questão estética
  3. São sustentáveis com o uso da madeira de demolição
  4. Proporcionam um vasto campo de madeiras e tipos (muitos arquitetos adotam o bambu);



Brise de Madeira
Brise de  MADEIRA




Brises de Concreto 


O que é brise: brise de concreto
Brise em Concreto






Brises de PVC_
O que é brise: brise de PVC

BRISE EM _PVC_MATERIAL MAIS ATUAL










BRISE COBOGÓ
Brise Cobogó

Apesar dessa definição, também podemos classificar outros tipos de proteções como brises, por exemplo, persianas, cobogós e muxarabis.

A invenção desse famoso elemento arquitetônico usado na construção civil é creditada ao arquiteto Le Corbusier. Uma de suas obras mais famosas, a Unité d’Habitation de Marseille, faz o uso extensivo dos brises.
Unité d’Habitation de Marseille

Centro Georges Pompidou - Renzo Piano e Richard Rogers - Arquitetura High Tech

O Centro Georges Pompidou foi desenvolvido pelos Arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers para o concurso idealizado pelo presidente da França entre (1969-74) Georges Pompidou. Na época em que foi escolhido o projeto, a população não teve muito apreço por ele, tanto pelos desenhos e as decisões projetuais como também por ter sido idealizado por arquitetos quase que desconhecidos.

BRISE MUXARABI
O que é brise muxarabi?

BRISE MUXARABI_ O MAIS ANTIGO

Brises verdes


O que é brise VERDE?



Brise verde


Brises verdes conferem conforto térmico e reduzem o ruído dos centros urbanos
Solução cria um microclima protegendo a edificação contra o sol, melhorando a temperatura e a umidade do entorno


A construção metálica recebe plantas trepadeiras que se entrelaçam e criam um microclima, protegendo o prédio contra o sol, melhorando a temperatura dos ambientes e a umidade do entorno


A Especialista em Sustentabilidade e Arquiteta Urbanista Laura Lidia Rosa selecionou alguns materiais para uso como brises. 
Espie também a Galeria Pinterest:











APARTAMENTOS• SÃO JOÃO, BRASIL

Área: 1742
Ano: 2017
Fotografias: Rodolpho Reis

Fabricantes: Esquadrias Vetrus, Vidrotil


SISTEMA DE INSTALAÇÃO DE BRISES:

Os tipos de brise também são divididos entre fixos e móveis. 

Brise fixo
O que é brise fixo? O brise fixo é indicado em projetos comerciais, para evitar a movimentação constante das lâminas por várias pessoas.
brise fixo

Brise móvel
O que é brise móvel? 

O brise é flexível, permitindo que o usuário mude a sua posição de acordo com a incidência da luz solar, também pela estética visual, conforto térmico e acústico do lar , qualidade da integração com o meio ambiente e a necessidade de privacidade, outros elementos que também podem ser considerados brises, como cobogós e muxarabis.
brise móvel

BRISE SOLEIL HORIZONTAL / EM AÇO / MOTORIZADO / ORIENTÁVEL
BRISE MOVEL POR AUTOMAÇÃO

Tecnologia, design e inovação, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente. Projetado em nome da compatibilidade ambiental de design de alta tecnologia e fácil acesso, o Salão do Congresso em Riccione é inteiramente feito de vidro, combinando-se com o ambiente ao redor.
___________________________



BRISE SUSTENTÁVEL



Com o intuito de proteger a edificação, o brise verde o uma estrutura que permite que a vegetação cresça sobre ela e resguarde o empreendimento do calor, da insolação excessiva. “A construção metálica recebe plantas trepadeiras que se entrelaçam e criam um microclima, protegendo o prédio contra o sol, melhorando a temperatura dos ambientes e a umidade do entorno”, explica Laura Lidia Rosa.

Novo no Brasil, o brise verde ainda é pouco usado. “Em um clima tropical como o nosso, a solução é muito indicada pela baixa manutenção demandada e pela eficiência que representa quando comparada ao brise de metal convencional”, comenta Cardim.
CROQUI BRISE VERDE

ESTRUTURA
O brise verde é composto por um recipiente chamado cocho, semelhante ao usado para gado, constituída por estrutura de metal leve, galvanizado e resistente a intempéries e à corrosão.

 “Essa estrutura é fixada na fachada do edifício, abaixo da janela, formando uma jardineira contínua que recebe um substrato – terra especial muito leve e durável – onde são plantadas trepadeiras, com uma pequena distância entre elas. Desse cocho saem cabos de aço que vão até cinco, seis metros acima, e são fixados a uma distância de cerca de 20 cm da fachada que é por onde a trepadeira vai subir.
CROQUI BRISE VERDE



 A planta vai se entrelaçar e formar uma fachada contínua viva, deixando o prédio inteiramente verde. No cocho, há uma irrigação por gotejamento que economiza água e, ao mesmo tempo, mantém a saúde da vegetação”, expõe a arquiteta Laura.

.A construção metálica recebe plantas trepadeiras que se entrelaçam e criam um microclima, protegendo o prédio contra o sol, melhorando a temperatura dos ambientes e a umidade do entorno

CROQUI BRISE VERDE
Brise Vegetal / brises verdes
O QUE É?
O Brise Vegetal é bem mais eficiente do que a brise similar de alumínio, pois além de não acumular energia solar ainda consome no processo de fotossíntese. 
Brise Vegetal é uma jardineira criada para renovar e dar vida às fachadas de prédios. Utiliza um método de instalação de plantas (geralmente trepadeiras), fixadas às paredes externas das construções. 


A instalação é feita com um sistema modular composto de contêineres dispostos externamente ao prédio, por onde as plantas são conduzidas via cabos de aço inoxidável presos por fixadores do mesmo material.


O objetivo é cobrir a fachada do prédio e implantar uma melhor qualidade de vida para edificação e pessoas;
  • Proteger o Edifício de Chuvas fortes (granizo);
  • Proteger o Edifício de Irradiação Solar
  • Implantação de Paisagismo;
  • Conforto Acústico;
  • Conforto Térmico;
  • Qualidade da umidade do ar;
  • Terapia do verde;
  • Sistema de irrigação automatizada:ferti-irrigação
Uma das maiores preocupações da arquiteta Laura, é que os centros urbanos encontram-se com excesso de calor, em função do avanço da construção, e isso precisará ser equilibrado com a escolha de materiais, incluindo brises com vegetação;

 Jardineira Brise
PAISAGISMO VERTICAL:
O Sistema Brise Vegetal é o conjunto dos seguintes elementos:
  1. Suportes de Jardineira Brise
  2. Suportes superiores de cabos
  3. Cabos de aço
  4. Jardineiras Brise com cabeceira
  5. Jardineira Brise intermediária
  6. Módulo Piso Nuvem
  7. Dreno de fundo
  8. Adaptador auto ajustável com junta de vedação 25mm x 3⁄4 (com flange)
  9. Tubo de PVC 100 cortado para dreno com 45cm de comprimento
  10. Substrato Leve Ecotelhado
  11. Vegetação

CROQUI BRISE VERDE
BENEFÍCIOS:
  • O Brise colabora com a diminuição da poluição, melhorando a qualidade e umidade do ar.
  • Promove isolamento acústico e térmico.
  • Decora o ambiente externo da construção.
  • Tem montagem e manutenção muito simples.
  • Contribui para a maior durabilidade dos prédios, porque reduz a amplitude térmica.
  • Aumenta a oportunidade de convívio com a natureza em diferentes locais.
  • Traz de volta a beleza e o verde aos centros urbanos.
  • Contribui muito na pontuação de certificações como LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

COMO POSSO ADQUIRIR?
Há três maneiras de adquirir o Brise Vegetal:
  1. Somente Material
  2. Material + Instalação
  3. Material + Instalação + Vegetação


Os brises podem alcançar cerca de dois a três andares. As estruturas não podem cobrir um pavimento inteiro devido a disponibilidade de terra e crescimento médio das espécies.

CROQUI BRISE VERDE

A instalação exige mão-de-obra especializada  dispostos na parte externa do prédio, no qual as plantas – geralmente trepadeiras – são conduzidas por cabos de aço inoxidáveis presos por fixadores do mesmo material, não pode ser realizada em paredes de drywall, porque chegam a pesar 120 kg/ metro linear. É importante lembrar que os brises devem ficar próximos às janelas para facilitar a manutenção.ao contrário do que muitos acreditam, essa técnica de irrigação não atrai insetos ou acumula água, compondo uma forma eficiente de manter um jardim externo e prevenir a dengue.


A manutenção dos brises é simples. Eles precisam apenas de podas regulares e aplicação anual de adubo líquido.

Normalmente, é feito um brise verde e um cocho para cerca de dois, três andares, dependendo do tamanho da edificação. “Não é possível fazer um cocho que cubra vários pavimentos de um prédio porque a trepadeira cresce de acordo com a quantidade de terra disponível”, diz Laura

 E alerta: “Apesar de leve, não é possível colocar o brise verde em uma fachada de drywall, pois o sistema tem que ser ancorado numa estrutura resistente. Mas não é tão mais pesado do que uma estrutura de brise convencional metálico. O cocho, que recebe as raízes da trepadeira, é onde se concentra o maior peso – cerca de 120 quilos por metro linear”.


De acordo com a arquiteta Paisagista Laura,ao especificar o brise verde o arquiteto precisa saber se tem um ponto de água na fachada para alimentar a vegetação. A estratégia do projeto deve ter em mente os tipos de local para instalar e como será feita a manutenção, preparando um determinado local para acesso em caso de alguma urgência. 

 É necessário também deixar um acesso, como uma janela, para que se consiga fazer a manutenção no sistema de irrigação.


 “O painel é uma estrutura bem robusta parafusada na fachada, com parafuso inox. Depois de fixado, é feito o plantio.


CROQUI BRISE VERDE

CROQUI BRISE VERDE

CROQUI BRISE VERDE

CROQUI BRISE VERDE
 Primeiro coloca-se o substrato tecnológico, muito durável, e depois são plantadas as trepadeiras”, orienta, lembrando a importância da escolha da espécie adequada para o rápido cobrimento da fachada. 



“Só podem ser usadas plantas trepadeiras da flora brasileira e algumas tropicais da Ásia”, diz Laura.

Uma grande área de fachada pode contribuir de forma significativa para aquecimento ou resfriamento passivo do prédio.

 O sombreamento dessa área por vegetação vai refrescar no verão e também aquecer no inverno se forem plantas caducifolias. 



Em clima tropical, realidade na maior parte do país, o benefício é ainda maior por proteger contra o acúmulo de calor.

O brise verde


VANTAGENS do BRISE VERDE:


  • O brise verde proporciona aos ambientes conforto térmico,
  • Durabilidade das fachadas,
  • Umidificação do ar e redução do barulho
  • Ele funciona como uma esponja que absorve os sons da rua.
  • Atua, também, como barreira contra poeiras e partículas do ar,
  • Combate pragas como barata e cupins,
  • Além de ser esteticamente bonito, oferecendo destaque ao local.
  • Estudo de vegetação e plantas para o local;
  • Outra vantagem é a constante renovação, não necessitando de pinturas.

Adoção de algumas plantas trepadeiras para os Brises verdes:


  • Trepadeiras frutíferas, ex: Maracujá
  • Trepadeiras com flores ex: Bouganville
  • Trepadeiras nativas:Era, Unha de Gato,
  •  Escolhes espécies nativas;
O brise verde



“Diferentemente do que muitos pensam, o brise verde não atrai mosquitos ou outros insetos. Pelo contrário, atrai passarinhos que se alimentam dos insetos.

 O sistema usa um substrato que não acumula água e, portanto, não atrai mosquitos como o da dengue, além de ser leve e durável.

 É como uma árvore que as pessoas têm na frente de casa”, destaca Laura.



Segundo Laura que atua como arquitetura  paisagística o brise verde pode ser adotado em áreas urbanas e projetos sociais. Pois ele possui ótima durabilidade e proteção,uma vez que a folhagem está sempre se reciclando. “Basta mantê-la sempre bonita.

CROQUI BRISE VERDE

MANUTENÇÃO E PODA:
Importante informar ao cliente ou aos condominos da manutenção desse paisagismo vertical do brise.
É como cuidar de um jardim, só que na vertical. A manutenção também é simples e não exige grandes investimentos. É preciso fazer eventuais podas e, uma vez por ano, colocar um adubo líquido”. 




A especificação desse elemento no projeto e a avaliação da eficiência baseiam-se na geometria de insolação, dimensões, orientação da fachada e na determinação do fator solar. Laura, especialista em 4 áreas da Sustentabilidade,  explica que o profissional precisa avaliar a orientação solar da superfície e definir o horário que deseja proteger a construção da radiação solar.


CROQUI BRISE VERDE
Acesse aqui para ver o Projeto Inteiro:
https://albertoarch.wordpress.com/2014/08/21/desarrollo-tipologico-u3/








 “Essas informações são requisitos para verificar o tipo de brise ideal, sendo necessário considerar:


  1. Luminosidade;
  2. Ventilação;
  3. Visibilidade;
  4. Custos de aquisição;
  5. Manutenção;
___________________________


Carta solar

Carta solar
Carta solar

Carta solar

Carta solar

Carta solar

Carta solar

Carta solar

Carta solar

Carta solar

ESTUDO SOLAR: PDF
http://labeee.ufsc.br/sites/default/files/disciplinas/Aula-Orientacao%20e%20Diagrama%20solar.pdf

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: PDF
file:///C:/Users/Laura/Downloads/3348-7639-1-SM%20(1).pdf


Importância
 • As proteções solares são utilizadas quando a radiação direta não é desejada dentro do ambiente.
 • O traçado das proteções exige o conhecimento dos movimentos do Sol e da Terra, e de seus efeitos sob a visão do observador na terra.
 • Observador: pode ser um ponto, uma reta, um plano como uma parede ou janela ou um volume, no caso de uma edificação.

ESTUDO DE INSOLAÇÃO

ESTUDO DE INSOLAÇÃO

ESTUDO DE INSOLAÇÃO



ESTUDO DE INSOLAÇÃO

LIVRO EM (PDF)
http://labeee.ufsc.br/sites/default/files/disciplinas/Aula-Orientacao%20e%20Diagrama%20solar.pdf




PARA ELABORAR UM BOM PROJETO DE BRISE: É preciso, além disso, determinar em quais situações o sombreamento é desejável.



Analise do entorno/local; Em climas quentes, é fundamental para reduzir o ganho de calor. Já nos climas ou em períodos frios, a insolação é bem-vinda, orienta Laura.



PESQUISA E UM BOM BRIENFING:
Para Laura é muito importante elaborar uma pesquisa e um briefing detalhado sobre o cliente e sobre a edificação. Pois não existem materiais que guiem os arquitetos e paisagistas; não há uma especificidade de Brise para cada tipo de construção.

IMPLANTAÇÃO DE BRISE EM EDIFÍCIOS EXISTENTES:
 “No caso de edifícios de grande altura, há de ser considerado o peso do elemento (pois irá impactar diretamente na estrutura), bem como a limpeza e a manutenção das placas”, observa.

ESCOLHA DE MATERIAIS: As sujestões da Arquiteta não param por aqui, você deve pensar na instalação a curto e longo prazo, durabilidade de material.Recomenda-se, também, o uso de um brise fixo em edificações de grande porte para evitar a movimentação constante das lâminas por diversas pessoas.

 O afastamento mínimo da fachada deve ser de 60 cm para permitir a execução de uma passarela vazada, ventilação natural e facilitar manutenções. “A lâmina perfurada tem sido bastante utilizada, pois garante boa visibilidade interior-exterior, mesmo para brises com angulação de abertura menor”, aponta Laura.


Unidade de produção SOPHISA

Uma fachada de aço muito moderna
BRISE DE AÇO_FACHADA MODERNA


BRISE DE AÇO_FACHADA MODERNA


BRISE DE AÇO_FACHADA MODERNA


BRISE DE AÇO_FACHADA MODERNA


BRISE DE AÇO_FACHADA MODERNA


O edifício tem a forma de um paralelepípedo, com 75 m de comprimento, 27 m de largura e 10 m de altura em média. A fachada é feita com o Gascogne ® da ArcelorMittal Construction , um sistema de tapume fixo de 240 mm de largura, localizado na parte superior do edifício, e persianas helicoidais na frente das partes envidraçadas da fachada. As persianas, Hélice, feitas de aço revestido com Kristal® e parte da linha de produtos Arval, variam de ângulo de acordo com a orientação, luz solar, vistas e tipo de atividade que está sendo alojada. As tiras podem ser perfuradas nas áreas de visão e dobradas nas bordas do edifício.

Uma estrutura feita de tubos de aço galvanizado medindo 50x30 mm em uma estrutura de 90 cm suporta tiras cegas nos suportes de montagem colocados em diferentes ângulos. As folhas de vidro são cobertas com vidros duplos com uma camada de baixa emissão.

O interior do edifício possui um ambiente limpo, adequado para laboratórios. O processo de projetar e fabricar instrumentos de precisão requer o uso de materiais suaves, leves e duráveis. O aço inoxidável é usado em vários lugares, especialmente nas escadas e dentro da sala branca.

Armação de aço para-sísmica
A estrutura é feita de aço projetado de acordo com padrões para-sísmicos, que são diretamente integrados nos níveis de fundação e rodapé com pinos de ancoragem de concreto para o piso térreo. É composto por quinze portões de ECI 360 ou ECI 400 e uma viga longitudinal central nas seções IPE 550 para estabilidade. Os postes centrais variam entre 150 e 340 mm. Uma estrutura secundária é suspensa para anexar dutos, suspender tetos falsos e segurar as passagens do plenum.


E falando em projetos, como anda sua prospecção de clientes? 

Se você precisa dar um UP na sua estratégia, receba nosso material e aprenda, com dicas práticas, a se destacar da concorrência:




Para obter mais informações sobre o assunto, entre em contato via whatsapp:
Fone: 55 99735 6611 
 email: contato.urbanetc@gmail.com




#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:





#paisagismo #meioambiente #pisoecologico #acessibilidade #desenvolvimentosustetavel #paradaecologica #obrasurbanas #vasovietnamita #vasovietnamitavantagensedesvantagens #vasocerâmica #vasodecimento #vasodemadeira #lauralidiarosa #designbiofílico #urbanjungle #designdeinteriores #arquitetapaisagista #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #sustentabilidade #jardimeco #permacultura #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #arquiteturaacessivel #permacultura #vasodefibradecoco #designbiophilic #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquitetura #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #engenharia #interiores #constru #engenhariacivil #interiordesign #projeto #arquiteto #reforma #casa #obra #construcaocivil #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #obras #bhfyp

Comentários

TOP CONTÉUDO