XEROPAISAGISMO




Xeropaisagismo_ Xeriscape


A nomenclatura tem origem no grego Xeros, que significa seco, e Phytos, planta ou vegetal. Uma tradução literal do nome seria: planta de seco. Seus caules e raízes são capazes de armazenar água para as necessidades vitais das plantas. As folhas, pequenas e cerosas, muitas vezes têm a forma de espinhos, que reduzem a evaporação da água. As principais espécies são Aloe, Agaves, Cactos e Suculentas.

Tipos de cactos e suculentas

No Brasil é cada vez mais comum não conseguir distinguir totalmente as estações do ano, sendo cada vez mais normal vermos o aumento repentino no volume de chuvas, bem como as temperaturas e intensidade dos ventos não corresponderem a estação designada, ou seja o clima e as estações estão fora de suas características padrão e o xeropaisagismo é uma maneira de manter jardins plenos, independente do clima. 

Vale a pena planos de paisagismo. Xeriscaping é uma paisagem projetada especificamente para pátios localizados em áreas vulneráveis ​​às condições de seca. 


Foto Reprodução Pinterest

Um paisagismo digno pode exigir plantas resistentes à seca, xeriscaping não significa que você precise recorrer apenas a cactos e outros materiais vegetais do deserto. Com esta prática, você pode usar muitas plantas diferentes e adoráveis; você só precisará aplicar medidas razoáveis ​​para ajudar a economizar água.

Tipos de suculentas


Princípios de XERISCAPING 
Foto Reprodução Pinterest

O Al Norris Memorial Xeriscape Garden em Wichita Falls, Texas

Originalmente concebido por Denver Water , os sete princípios de design de xeriscaping se expandiram para conceitos simples e aplicáveis ​​à criação de paisagens que usam menos água. Os princípios são apropriados para várias regiões e podem servir como um guia para a criação de uma paisagem de conservação de água que seja regionalmente apropriada e, desde que foram concebidas para proprietários de casas, são fáceis de implementar.

1. Planeje e projete: Crie um diagrama desenhado em escala que mostre os principais elementos da paisagem, incluindo casa, garagem, calçada, deck ou pátio , árvores existentes e outros elementos. 

Uma vez determinado o plano básico de um local existente, é realizada a criação de um plano conceitual (diagrama de bolhas) que mostra as áreas de grama , canteiros perenes, vistas, telas, declives etc. Uma vez terminado, é feito o desenvolvimento de um plano de plantio que reforça as áreas na escala apropriada. 

Foto Reprodução Pinterest
Um exemplo de Xeriscaping fora do Capitólio dos Estados Unidos em Washington, DC .

2. Alteração do solo - A maioria das plantas se beneficiará do uso de composto , o que ajudará o solo a reter água. Algumas plantas do deserto preferem solos de cascalho em vez de solos bem alterados. As plantas devem se ajustar ao solo ou o solo deve ser alterado para se adequar às plantas.

3. Irrigação eficiente: Xeriscape pode ser irrigado de forma eficiente à mão ou com um sistema de aspersão automático . Divida as áreas de grama separadamente de outras plantas e use o método de irrigação que rega as plantas em cada área com mais eficiência. Para grama, use rotores acionados por engrenagem ou bicos de pulverização rotativos que tenham gotas maiores e ângulos baixos para evitar o desvio do vento. Os emissores de spray, linha de gotejamento ou borbulhador são mais eficientes para regar árvores, arbustos , flores e coberturas de solo .

Ao regar manualmente, evite aspersores oscilantes e outros aspersores que jogam água no ar ou liberam uma névoa fina. Os aspersores mais eficientes liberam grandes quedas perto do chão.

Regue profundamente e com pouca frequência para desenvolver raízes profundas. Para reduzir a água perdida por evaporação, nunca regue durante o dia. Com o uso de sistemas de aspersão automáticos, ajuste o controlador mensalmente para acomodar as condições climáticas. Além disso, instale um sensor de chuva para desligar o dispositivo quando chover. 

4. Seleção apropriada de planta e zona: Diferentes áreas de um quintal recebem diferentes quantidades de luz, vento e umidade. Para minimizar o desperdício de água, agrupe as plantas com requisitos semelhantes de luz e água e coloque-as em uma área que atenda a esses requisitos. Coloque plantas de uso moderado de água em áreas de drenagem baixas, próximo a calhas ou à sombra de outras plantas. A grama geralmente requer mais água e os canteiros de arbustos / perenes exigirão aproximadamente metade da quantidade de água. As áreas secas e ensolaradas suportam plantas de baixo uso de água que crescem bem em um clima específico. Plantar uma variedade de plantas com diferentes alturas, cores e texturas cria interesse e beleza. 

5. Palha : A palha mantém as raízes das plantas frescas, evita a formação de crostas no solo, minimiza a evaporação e reduz o crescimento de ervas daninhas. Coberturas orgânicas, como lascas de casca de árvore , cascas de mastros ou trituradores de madeira, devem ser aplicadas de 2 a 4 polegadas de profundidade. As coberturas de fibras criam uma rede mais resistente ao vento e à chuva. Coberturas inorgânicas, como pedras e cascalho, devem ser aplicadas de 2 a 3 polegadas de profundidade. Plantas circunvizinhas com pedras tornam a área mais quente; limitar essa prática. 

6. Áreas limitadas de grama: As gramíneas nativas (estação quente) que foram cultivadas para gramados, como a grama de búfalo e a grama azul , podem sobreviver com um quarto da água que as variedades de capim-azul precisam. As gramíneas da estação quente são mais verdes de junho a setembro e podem ficar adormecidas nos meses mais frios. 

As gramíneas nativas (estação fria), como o bluegrass e a festuca alta , são mais verdes na primavera e no outono e ficam adormecidas no calor do verão. Novas cultivares de bluegrass, como Reveille e festuca alta, podem reduzir as necessidades típicas de água de bluegrass em pelo menos 30%. Festivais finos podem proporcionar economia substancial de água e são mais utilizados em áreas com pouco tráfego ou em locais com sombra.

Use a grama apropriada e limite a quantidade de grama para reduzir os requisitos de rega e manutenção.

7. Manutenção: Todas as paisagens requerem algum grau de cuidado durante o ano. A grama requer aeração na primavera e no outono, juntamente com fertilização regular a cada 6 a 8 semanas. Deve ser cortado a uma altura de 3 polegadas, permitindo que os recortes caiam. Árvores, arbustos e plantas perenes precisarão de podas ocasionais para remover caules mortos, promover o florescimento ou controlar a altura e a propagação. Grande parte do material vegetal removido pode ser triturado e usado em pilhas de compostagem. 

Foto Reprodução Pinterest

Tipos de cactos

Tipos de cactos

Tipos de cactos

Tipos de cactos

O conceito do Xeropaisagismo ou Xeroscape traz para os nossos jardins as espécies xerófitas.


O xeropaisagismo tem ganho cada dia mais adeptos no Brasil, com jardins repletos de espécies xerófitas como a pata de elefante, dragoeiro e cactos, por exemplo. 

Foto Reprodução Pinterest






Conheça agora algumas plantas usadas na técnica do xeropaisagismo




Principais espécies de plantas utilizadas no xeropaisagismo:

Algumas plantas usadas no xeropaisagismo são bem fáceis de achar e de cuidar. As opções de plantas para serem usadas no xeropaisagismo são muitas e as espécies com maior presença são os cactos, suculentas, áloe e agave, por esse motivo separamos outras plantas muito comuns, mas que não necessariamente se enquadram no grupo acima, são elas:

– Cactos: O cacto é um tipo de planta usada no xeropaisagismo. Eles geralmente são usados para decoração e agradam diferentes tipos de pessoas. Por ser uma planta que contém muitos espinhos, algumas pessoas também se mostram resistentes a ela. Mas é necessário apenas cuidado para com essa planta. Existem algumas espécies de cactos que podem dar flores, essas são ainda mais procuradas pelos praticantes do xeropaisagismo. Os cactos podem ser cultivados em locais extremamente quentes, pois são muito resistentes ao Sol e locais airosos. Por essa razão, eles podem ser cultivados tanto na parte interna quanto externa.
Pata de elefante – uma planta da família Ruscaceae de origem mexicana, com estrutura similar a uma palmeira, mas que pode ser classificada como um arbusto ou arvoreta, pois atinge cerca de 5 metros de altura;
Pitaya amarela – uma árvore frutífera de clima tropical, nativa das américas, faz parte da família das Cactaceae e como tal exige pouca manutenção e pode alcançar entre 4 a 6 metros de extensão a depender do local de cultivo;

Espada de são Jorge – essa planta popular nos jardins e canteiros também é classificada como uma xerófita. De origem africana a espada de são Jorge pertence à família Asparagaceae e pode atingir até 90 cm de altura;

Pata de vaca – de origem asiática, essa árvore muito comum na região da Amazônia, também resiste bem a locais áridos e com pouca oferta de nutrientes. Da família Fabaceae, a pata de vaca pode atingir até 12 metros de altura;
Mungulo – o Mungulo de nome científico Erytrina velutina é uma espécie da família das Leguminosae-papilionoideae, facilmente encontrada desde a América Central até o estado de São Paulo, sendo mais comum na região nordestina. Pode alcançar até 12 metros de altura. A pata de vaca é um exemplo que pode ser usado na técnica do xeropaisagismo. Seu cultivo é bem simples e essa é uma planta medicinal que age em diferentes tipos de doenças. Além de ser ótima para decorar, ela tem um papel importante já que pode ser usada para tratar problemas de saúde como diabetes e colesterol. Ela pode ser conhecida como mão de vaca, unha de boi e unha de vaca, justamente pelo formato de sua folha. Sua coloração pode ser esbranquiçada ou avermelhada.

Além dessas espécies, existem outras muito conhecidas como a orapronobis, a figueira da índia, entre outras. No site do Sítio da Mata você encontra todas as espécies de plantas listadas além de outras que podem complementar um jardim de espécies xerófitas.

Foto Reprodução Pinterest



Foto Reprodução Pinterest



Foto Reprodução Pinterest



Foto Reprodução Pinterest




Foto Reprodução Pinterest


A grama de búfalo e a grama azul são gramíneas nativas que precisam de uma contribuição mínima para parecerem boas. 


Novas cultivares de grama de búfalo, do tipo relvado, criam um gramado que aproxima os festivais tradicionais. 

Faça sua lição de casa para ter certeza de selecionar a cultivar com melhor desempenho em sua região.

Outras idéias de xeriscape incluem a criação de zonas de irrigação, que dependem do agrupamento das plantas pelas necessidades de água. 


Esse princípio de design do xeriscape é uma prática de jardim que, na verdade, só faz sentido - e também promove um jardim mais saudável. 

Para criar zonas de irrigação, é necessário planejar sua paisagem, que é outro princípio central do design do xeriscape. Esteja você começando do zero ou reformando as plantações existente.

A irrigação também deve se concentrar na eficiência nos projetos de xeriscape. 


A rega manual, mangueiras de imersão, emissores borbulhantes e sistemas de irrigação por gotejamento fornecem água eficiente, garantindo que a água alcance as raízes. 

Para aspersores, selecione aqueles que forneçam gotas maiores de água mais perto do chão. 
Evite aspersores aéreos ou que soltem uma névoa finates, o planejamento cuidadoso resulta nas áreas mais eficientes em xeriscape.






Foto Reprodução Pinterest



Foto Reprodução Pinterest



Foto Reprodução Pinterest



Foto Reprodução Pinterest





Foto Reprodução Pinterest








Os cactos são algumas das plantas com 
baixo consumo de água usadas no Xeriscaping. Dicas da Arq. Paisagista e Designer Biofílica Laura Lidia Rosa
Foto Reprodução Pinterest



Vantagens:

Menor consumo de água: as paisagens Xeriscaped podem reduzir o uso de água em 60% ou mais em comparação com as paisagens regulares do gramado. 
Disponibiliza mais água para outros usos domésticos e comunitários e para o meio ambiente.
Reduza a manutenção: além de capinar e mulching ocasionais, o Xeriscaping requer muito menos tempo e esforço para manter.  As plantas Xeriscape com projeto de plantio apropriado, e classificação e cobertura do solo aproveitam ao máximo a retenção de chuvas. 
Menos custo de manutenção: o Xeriscaping requer menos fertilizantes e equipamentos, principalmente devido às áreas reduzidas do gramado. 
Redução de resíduos e poluição: os recortes de grama podem contribuir para o lixo orgânico em aterros e o uso de fertilizantes pesados ​​contribui para a poluição do escoamento urbano . 
Reduzir o uso de fertilizantes (fósforo, nitrogênio, potássio) que ajudam a cultivar algas nocivas



As possibilidades de criação, além de serem muitas, exigem pouca manutenção para quem cuida, o que por consequência torna essa modalidade do paisagismo mais econômica e sustentável. 


São plantas que possuem adaptações morfológicas e fisiológicas em sua estrutura e que permitirão sua adaptação em ambientes hostis, como desertos, locais de grande altitude com solos pedregosos e áreas abertas com alta intensidade de raios solares.

Foto Reprodução Pinterest

O xeropaisagismo é um tipo de cultura de plantas raras e que é desconhecido para muitas pessoas. 

E para poder fazer esse tipo de cultivo é preciso ter conhecimento das técnicas usadas, já que o xeropaisagismo é a técnica de cultivo de plantas que consomem pouca água. Essas plantas podem ser denominadas “raras” justamente por serem diferentes da grande maioria das espécies. 

Geralmente as pessoas que fazem esse tipo de cultivo, são apaixonados por plantas e já tem um certo conhecimento. Pois é preciso saber um pouco sobre o assunto para que o cultivo seja perfeito.

Além de demandar pouca água, elas necessitam de solos mais arenosos com ótima drenagem e possuem maior resistência a ventos fortes e doenças.



Foto Reprodução Pinterest


Foto Reprodução Pinterest

Foto Reprodução Pinterest

Foto Reprodução Pinterest

Foto Reprodução Pinterest

Fluxo seco: características do planejamento e aplicação no projeto paisagístico.

No Brasil, presenciamos atualmente uma falta de referência em relação às estações do ano, em que o volume de chuvas, temperaturas e intensidade dos ventos não correspondem mais ao perfil climático com suas características padrão. Passamos por crises hídricas que oscilam no correr do ano e as temperaturas estão cada vez mais elevadas.

Como manter um jardim tropical, que tem como características um mosaico de cores, folhagens de várias formas, texturas e necessidades específicas por luminosidade e água, onde é relevante um projeto de irrigação, com o racionamento de água?

Tudo em equilíbrio com a arquitetura local e elementos externos, como pérgulas, gazebos, caminhos e cascatas, agregando ainda um elemento surpresa para o espaço, com lindas, coloridas e dóceis aves ornamentais para complementar a harmonia dos jardins.

Elementos não padronizados ajudarão a decorar o interior perto de sua casa de verão e torná-lo um lugar aconchegante e confortável para relaxar. Hoje, no projeto paisagístico, a criação de riachos secos se tornou muito popular. Tais estruturas, consistindo apenas de pedras de várias formas e cores, parecem bonitas, atraem a atenção dos hóspedes e, ao mesmo tempo, ocultam as falhas da paisagem. Grandes despesas para sua criação não são necessárias. Vamos aprender a fazer um fluxo seco com nossas próprias mãos.

Foto Reprodução Pinterest

Riacho seco bonito


Inicialmente, os riachos secos se espalharam nos jardins japoneses. Às vezes, fazer riachos naturais cheios de água era problemático - e os inventores japoneses encontraram uma excelente maneira de sair da situação.



Foto Reprodução Pinterest


Para começar, basta seguir os 7 princípios do Xeriscaping:

• Planejamento e Projeto;
• Análise e Melhoria do Solo;
• Áreas Práticas de Grama;
• Seleção de Plantas;
• Irrigação;
• Mulching; e
• Manutenção.

Foto Reprodução Pinterest

Etapas da construção de um fluxo seco!


O processo de construção de riachos secos pode ser dividido em várias etapas:

Etapa 1. Determinando os contornos do fluxo futuro.
Etapa 2. Terraplenagem - preparação do local selecionado e criação do "canal".
Etapa 3. Seleção e colocação de pedras.
Etapa 4. Decoração do córrego pelas plantas.

Vamos nos aprofundar mais detalhadamente no primeiro estágio. Recomendamos experimentar algumas formas interessantes. Desenhe o esboço do projeto, levando em consideração os recursos e a forma que a paisagem do seu jardim possui. Além disso, você precisa desenhar não no papel, mas diretamente no chão com a ajuda da areia. Marque ao longo das bordas do limite do fluxo, se necessário, corrija a forma. Em seguida, desenhe os contornos de outros "canais". Compare-os e escolha a opção que você mais gosta.


Foto Reprodução Pinterest

Foto Reprodução Pinterest

Foto Reprodução Pinterest


Escavação
Depois de decidir sobre a forma e a localização do futuro fluxo seco, você pode prosseguir para a fase de escavação preparatória. Dentro do perímetro do circuito que você escolheu, você precisa cavar um "poço de fundação" removendo uma camada de terra com uma pá de 10 a 30 centímetros de espessura.

Foto Reprodução Pinterest
Preparação de canal de fluxo seco
Informações úteis: Se você quiser resolver o problema de inundações domésticas com um fluxo seco, crie a inclinação necessária no canal e a água será drenada.

Para impedir o crescimento da vegetação, os especialistas aconselham que o fundo do poço resultante seja coberto com uma fina camada de cimento ou revestido com material de polímero. Se o estágio seco desviar a água da casa - pelo lado oposto, coloque um material poroso que permita que a água penetre no solo sem impedimentos. E só depois disso você pode começar a colocar pedras.

Foto Reprodução Pinterest

Seleção de pedras
Depois de decidir sobre a forma e preparar o terreno para a postura, você pode começar a escolher o tipo de pedra e seu número.

A paisagista recomenda não insistir em nenhum tipo específico de pedra, mas usar suas várias combinações. A combinação de pedras grandes e pequenas que diferem em cores ajudará você a criar uma composição verdadeiramente espetacular.

Foto Reprodução Pinterest

Pedras azuis ajudam a recriar a cor da água
Informações úteis: Se você deseja que o futuro fluxo seco pareça com água real, você pode pintar as pedras de azul ou usar ardósia, gnaisse, basalto - materiais com um tom azulado. Ficará ainda mais interessante se você os abrir com verniz transparente. Eles refletirão os raios do sol, criando o efeito de pedras molhadas.

O riacho, de granito, mármore e calcário, terá um tom levemente acastanhado. A propósito, para que um riacho seco em sua dacha esteja em harmonia com a paisagem natural da área, é recomendável usar rochas locais de pedras ao criá-lo.

Das pedras maiores, faça as margens, enquanto as pequenas enchem a cama improvisada. Se a largura do canal for grande o suficiente, você pode colocar várias outras pedras grandes no meio. Eles parecerão ilhas no meio de um rio.

Para criar um efeito de fluxo - use pedras planas. E naqueles lugares onde há uma irregularidade ou depressão natural, você pode facilmente criar uma cachoeira. Seixos brilhantes são ideais para ele.

Para dar originalidade ao seu fluxo, ajudará pedras decorativas multicoloridas. Espalhe-os em grupos de várias peças ao longo da "corrente".

Isso é interessante: uma ponte de madeira, situada diretamente acima de um riacho seco, decorará ainda mais seu jardim. Ele dará à aparência do seu site um toque de romance. Em geral, tente usar o maior número possível de atributos decorativos, o que adicionará efeito ao seu fluxo.
Foto Reprodução Pinterest

Ponte de madeira adicionará romance
Decoração por plantas
Tendo completado a formação do canal e das margens - comece a decorar o córrego com plantas. Eles são um dos elementos mais importantes de uma composição decorativa. Quaisquer flores e plantas que se enrolem o ajudarão a recriar uma imagem de um fluxo real improvisado.

Para decorar o córrego, você pode usar plantas arbustivas e plantas frondosas ou floridas. Mas lembre-se da harmonia: não parecerá muito bonito se uma margem for plantada com arbustos de tamanhos diferentes e dezenas de flores diferentes serão plantadas ao longo da segunda. Plantas de altura pequena que não ocultarão seu fluxo da vista ficarão bem.

Não se esqueça de reconhecer as características individuais de cada planta e escolher as menos "caprichosas" delas. Considere o nível de iluminação do seu site, a umidade e a composição do solo. Será melhor plantar plantas perenes - nesse caso, você não precisará plantá-las todas as estações novamente. Outro ponto importante: se você escolher flores, recomendamos que você prefira as espécies que florescem durante a estação quente.

Seria apropriado usar plantas que realmente crescem em condições naturais perto de corpos d'água e, ao mesmo tempo, são capazes de criar raízes normalmente em solos comuns de jardins. Existem muitos deles. 

Oferecemos apenas alguns exemplos que lidarão perfeitamente com a tarefa de criar uma “costa verde” do seu leito seco do rio.

Eles foram selecionados por parâmetros como resistência ao gelo, velocidade de reprodução e alta decoratividade.

Foto Reprodução Pinterest

LISTA DE PLANTAS:
-Astilba - uma ótima opção para decorar um fluxo seco
-Astilba possui folhagem aberta, de cores claras a verdes saturadas e inflorescências de várias formas e cores. Pode ser plantada ao longo do riacho em pequenos grupos. Manchas únicas de astilbe parecem especialmente elegantes quando estão localizadas no meio de plantações de coníferas decorativas.
-Brunner é um enorme miosótis, distinto com folhas ásperas em forma de coração. Começa a florescer em meados de maio. Parece ser bom em grandes grupos, juntamente com tulipas. 
-Brunner mantém sua forma durante toda a temporada. Suas folhas parecem arrumadas e raramente ficam doentes.
-Verbeynik é uma erva perene ereta ou rastejante. Para o projeto das margens de um reservatório seco é ideal. Parece ótimo perto de grupos de cereais ornamentais ou junça.
-Onokleya é uma espécie resistente ao frio e de rápido crescimento que merece ser usada para decorar sua corrente seca. Cresce melhor em áreas sombreadas do jardim.
-Prímula ou prímula também tem excelente resistência ao frio. Floresce lindamente e por muito tempo. Esta planta irá decorar o seu jardim de março a agosto.
-Hosta As folhas azuladas, azuladas, verdes ou douradas do hospedeiro, juntamente com bordas e listras contrastantes, trarão cores incomuns à aparência do seu jardim. Lembre-se: para sombra, é melhor escolher plantas azuis e verdes, para áreas ensolaradas - variadas.
-Daylily é uma bela planta perene que se tornará uma decoração digna de um fluxo seco. É importante que essa cor não seja exigente com condições externas. Ele pode ser plantado, tanto em grandes grupos quanto em separado, e Lilynik parece muito natural - nas margens de um reservatório real.
-Tulipas e daylilies perto de um fluxo seco

Foto Reprodução Pinterest


Benefícios

Listamos as principais vantagens da decisão de criar um fluxo seco em uma cabana de verão:
O processo de preparação e criação leva um tempo mínimo.
Custos financeiros significativos não são necessários para a compra de bombas de água caras.
É muito fácil cuidar do riacho: basta apenas colher periodicamente as ervas daninhas em germinação.
Nas "margens" você pode criar um verdadeiro paraíso das flores.
Um fluxo seco, diferente de um comum, é seguro para crianças.
Isso ajudará a resolver o problema de inundar a casa, desviando a água dela.
Esconderá as deficiências da paisagem natural do campo interno - mesmo as diferenças de altura podem ser apresentadas como cachoeiras.
Opcionalmente, divida visualmente o site em várias zonas separadas.
Finalmente, um fluxo seco adiciona beleza e originalidade ao seu jardim, tornando-se sua verdadeira decoração.

Foto Reprodução Pinterest

Exemplos de riachos secos em uma cabana de verão (galeria de fotos)
Muitos jardineiros sonham que sua horta deve ser decorada com um riacho de água que flui por todo o território, mas construir tal decoração não é tão simples e, em muitos casos, não é prático, porque os paisagistas sugerem a substituição de um fluxo de água por um fluxo seco de jardim. 

Foto Reprodução Pinterest

Como fazer caminhos de jardim em concreto, leia!
Na imitação de um fluxo de água feito por meio de pedra natural, por exemplo, cascalho. A idéia é baseada no design japonês, porque é no Japão que todos sabem como usar pedras no paisagismo de um jardim.

Foram os japoneses que inventaram jardins rochosos e fizeram da pedra inanimada parte de um jardim aconchegante.

Foto Reprodução Pinterest
Como fazer um fluxo seco no país?
Para criar um fluxo de pedra seca, no projeto da paisagem, você deve seguir as seguintes instruções:
Inicialmente, você deve decidir sobre o material a partir do qual o fluxo será feito. Basicamente, areia, pedra natural e decorativa, além de seixos, são usados \u200b\u200bpara criar um leito seco do rio.

Criando um fluxo seco, é necessário ser guiado não apenas pelo desejo pessoal, mas também confiar na naturalidade e naturalidade do fluxo.

É necessário fazer marcações e determinar o local onde o fluxo será localizado. Limite a área com paus e corda.
Em seguida, você precisa remover a grama em cerca de 7 cm.

Foto Reprodução Pinterest

Plantas usadas no xeropaisagismo são muito resistentes
As plantas usadas na técnica do xeropaisagismo são bem resistentes. E enfrentam até mesmo grandes ventanias e não sofrem dano algum.

A grande preocupação que se deve ter com esse tipo de planta é o consumo a mais de água. Pois elas não precisam de uma quantidade grande para sobreviver.

Veja algumas informações sobre o cultivo no xeropaisagismo
As plantas usadas nessa técnica são bem resistentes, elas são conhecidas como plantas xerófitas e conseguem viver com baixo consumo de água. 

Podem ser cultivadas em locais bem secos como: áreas abertas, deserto, solos pedregosos e locais de grande exposição do Sol.

Foto Reprodução Pinterest
Cultivo do xeropaisagismo dentro de casa:
Quem quer plantar esse tipo de planta dentro de casa vai precisar de vasos, que em seu interior podem conter: pedras e areias. Depende muito da espécie escolhida. O bom é saber que não precisa de muitas coisas para se praticar essa técnica até mesmo em um apartamento. Mas é necessário que a planta receba um pouco de Sol também, por isso o ideal é que a mesma fique em um local que bata Sol em algum momento do dia.

EXEMPLOS DE XEROPAISAGISMO:

Foto Reprodução Pinterest

Foto Reprodução Pinterest

Foto Reprodução Pinterest



Foto Reprodução Pinterest





Foto Reprodução Pinterest

Foto Reprodução Pinterest


Cultivo do xeropaisagismo fora de casa:
Como já falei antes, as plantas usadas na técnica de xeropaisagismo são fáceis de plantar. Elas gostam de locais secos e que tenham Sol, mas é preciso sim que ela receba um pouco de água. Dessa forma seu cultivo será perfeito.

Foto Reprodução Pinterest

Foto Reprodução Pinterest

Foto Reprodução Pinterest

Foto Reprodução Pinterest


Foto Reprodução Pinterest

Foto Reprodução Pinterest

Foto Reprodução Pinterest

Foto Reprodução Pinterest

Foto Reprodução Pinterest


Quanto custam as plantas usadas no xeropaisagismo?

O valor desse tipo de planta é muito relativo. Existem algumas que podem custar R$10,00 e outras R$150,00 ou até mais.

Quanto mais rara for a planta, a tendência é que ela seja mais cara também.

A justificativa para esses valores é devido a finalidade das plantas xerófitas serem usadas em decorações diversas.




Lembre-se de que uma compra de plantas nativas por meio de um viveiro pode não ser reforçada com a resistência à seca de alguém que cresce na natureza. 

Pode levar um ano ou dois para o sistema radicular crescer profundamente no solo antes de apoiar a planta em condições muito secas. 


À medida que as plantas amadurecem, elas se tornam mais duras e requerem menos rega. A atenção a um novo xeriscape é muito importante para o sucesso a longo prazo.


Foto Reprodução Pinterest


O Escritório @URBAN_ETC atua com Projetos de Paisagismo urbano e residencial, empresa brasileira, especializada em macropaisagismo e xeropaisagismo, tem em seus projetos, assinados pelae Arquiteta Urbanista  designer biofílica Laura Lidia Rosa, com trabalhos exclusivos e sustentáveis, onde exóticas, belas e originais espécies da flora xerófita criam um cenário único para os nossos clientes, como o desenvolvido para o Condomínio Jardins dos Saberes.

Como vimos aqui nesse texto, o xeropaisagismo é bem mais simples que parece. Só é preciso usar as técnicas de cultivo de forma correta!



Continue acompanhando nossas postagens para saber mais sobre o que é xeropaisagismo e tudo que envolve esse universo que tem ganho cada vez mais espaço. Entre em contato para mais informações.
Foto Reprodução Pinterest

Etimologia e termos similares
A Denver Water cunhou o termo xeriscape em 1981, combinando "paisagem" com o prefixo grego xero- , de ξηρός ( xēros ), que significa seco. O termo escapamento zero ou zeroscaping às vezes é substituído por xeriscaping devido à semelhança fonética. Quando usada com seriedade, a escassez zero geralmente se refere a um tipo diferente de paisagismo com baixa água que geralmente é desprovido ou quase desprovido de plantas. Como o é a vogal de conexão mais comum no vocabulário greco-romano, o xeriscaping às vezes é grafado incorretamente como xeroscaping .
https://www.wikiwand.com/en/Xeriscaping



Para obter mais informações sobre o assunto, entre em contato via whatsapp:
Fone: 55 99735 6611 
E-mail: contato.urbanetc@gmail.com
CNPJ: 27.481.210/0001-03
Arquiteta_ CEO: Laura Lidia Rosa


#Hashtags" de pesquisa "#ARQUITETURA" SUSTENTÁVEL E PAISAGISMO:

#especialista #ceo #lauralidiarosa #arquiteta #arquiteturamodular #bim #lumion #autocad #skecthup #coreldraw #photoshop #kerkyhtea #workana #behance #portfoliodigital #portfolio #projetista #empreendedora #llr #inclusao #designbiofílico  #paisagismo #urbanjungle  #meioambiente #pisoecologico #acessibilidade #accessibility #desenvolvimentosustetavel #revitalização #infraestrutura #urbanismo #designdeinteriores #arquitetapaisagista #projetosdepaisagismo #projetoecoeficientes #paisagismosustentavel #sustentabilidade #jardimeco #permacultura #arquiteturapaisagistica #arquiteturasustentável #plantas #pensamentoverde #concretoecologico #plantaspurificadorasdear #arquiteturaacessivel #permacultura #vasodefibradecoco #designbiophilic #arquiteturaefemera #arquiteturadeeventos #design #arquitetura #decora #designdeinteriores #decor #decoracao #arquiteturadeinteriores #engenharia #interiores #constru #engenhariacivil #interiordesign #projeto #arquiteto #reforma #casa #obra #construcaocivil #homedecor #home #projetos #construcao #brasil #arquiteturaeurbanismo #obras #bhfyp #paradaecologica #obrasurbanas #vasovietnamita #vasovietnamitavantagensedesvantagens #vasocerâmica #vasodecimento #vasodemadeira 

Comentários

TOP CONTÉUDO